está aqui: home > artigos > o cão saltitão! como ensiná-lo...

Envie a um amigo
Recomende o vivapets
de:


para:


mensagem:

[ enviar ]

 

O cão saltitão! Como ensiná-lo a comportar-se...

Controlar os excessos de alegria

ARCADENOE.SAPO.PT

É um especialista sobre este tema? 
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
Enviar este artigo a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o seu nome:
o seu email:
nome do seu amigo:
email do seu amigo:
comentários:
 
Quinta, 12 de Julho 2007

O cão saltitão! Como ensiná-lo a comportar-se...
Bóbi, não!
Os saltos que alguns cães dão de contentamento quando vêem a sua família, podem ser um problema para os seus donos, especialmente aqueles que têm bebés ou crianças em casa. Geralmente quando um cão salta, está simplesmente a tentar dizer "Olá!" ao seu dono. No entanto, por mais afável e bem intencionado que seja o cão, este comportamento pode ser perigoso pois pode inadvertidamente magoar alguém.

Como se pode então corrigir este comportamento sem causar stress ou angústia no seu cão?

Ensine o comando "senta!"
O primeiro passo para ensinar o seu cão a não saltar para cima das pessoas é ensinar-lhe o comando "senta". Munido de um biscoito ou outro petisco que o seu cão aprecie, diga-lhe o comando "senta!" com uma voz firme, ao mesmo tempo que aponta para o chão. Quando o seu cão se sentar, terá que permanecer nessa posição até que você o mande levantar-se.

Se ele obedecer, deve então dar-lhe a guloseima. Se não obedecer diga o comando "não!" precedido do nome do animal. Isto vai-lhe ensinar-lhe que é o dono que tem o controle da situação. Se o seu cão não compreender à primeira vez, não desista. O segredo é persistir até que ele obedeça ao seu comando. Isto pode ser um processo cansativo mas ensina ao seu animal que você não desistirá enquanto ele não lhe obedecer.

Quando o seu cão obedecer na perfeição, comece a praticar este comando a alguma distância da porta de casa, mas de forma a que ele a consiga ver. Desta forma o seu cão irá habituar-se ao comando "senta!" nesta área da casa. Não se esqueça de ter a guloseima perto da porta para o recompensar se ele lhe obedecer. De seguida peça a alguém para bater à porta e coloque imediatamente a trela no seu cão dizendo numa voz firme o comando "senta!". O seu cão provavelmente irá ficar muito excitado com a perspectiva de uma visita em casa e poderá não obedecer ao comando nas primeiras vezes. Não desista! Quando conseguir completar este passo experimente entreabrir a porta e observe a sua reacção: se ele se quiser aproximar da porta volte a fechá-la.

Pode ser um processo aborrecido (especialmente para quem está a tentar entrar) mas tem que persistir até que ele permaneça sentado e quieto. Desta forma o seu cão perceberá que ninguém entrará na casa até que ele se mantenha sentado e afastado da porta. Quando ele obedecer a este comando recompense-o com a guloseima.

Nunca deixe o seu cão saltar para cima de si!
É muito importante que nunca deixe que o seu animal tenha este tipo de comportamento consigo. Pelo menos se espera que ele não diga "olá!" da mesma forma aos seus convidados. Muitos donos permitem que o seu cão faça isto com eles e depois esperam que o animal "perceba" que não é suposto fazer isso às visitas. Às vezes poderá custar-lhe resistir ao seu amigo quando ele está a fazer uma grande festa, mas se quer impedi-lo de saltar para cima das pessoas terá que resistir e dizer "não", "senta!". Se não conseguir resistir, tente ajoelhar-se para ficar ao nível dele, dando-lhe assim a atenção que ele procura mas sem lhe dar oportunidade para saltar. O único problema com este método é que provavelmente as suas visitas terão que fazer o mesmo!

O tempo que cada animal leva para aprender este comando, varia de cão para cão e de dono para dono. Não desista e lembre-se sempre que o seu cão tenta sempre aprender a melhor forma de lhe agradar. A sua tarefa é ensinar-lhe qual a melhor forma de o fazer. Nunca se esqueça de levar sempre umas guloseimas consigo quando vai em viagem com o seu cão, para não interromper o treino.
Comentários (0)adicionar comentário
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
Ainda não há comentários!
rede vivapets:  Português Português English English Español Español Deutsch Deutsch