está aqui: home > artigos > o que o seu cão nunca pode com...

Envie a um amigo
Recomende o vivapets
de:


para:


mensagem:

[ enviar ]

 

O que o seu cão nunca pode comer...

Como evitar acidentes com o seu amigo

ARCADENOE.SAPO.PT

É um especialista sobre este tema? 
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
Enviar este artigo a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o seu nome:
o seu email:
nome do seu amigo:
email do seu amigo:
comentários:
 
Quarta, 09 de Julho 2008

O que o seu cão nunca pode comer...

Chocolate


Nunca deve dar chocolate ao seu cão. Por mais inofensivo que pareça, o chocolate é tóxico para o seu cão. Contém teobromina, um alcalóide que os cães não conseguem eliminar rapidamente do sangue, e que por isso pode atingir um nível de concentração tal que se torna extremamente tóxico. Os sintomas de envenenamento por chocolate incluem vómitos, diarreia, urinar excessivamente, batimentos cardíacos muito rápidos e respiração ofegante. Se a quantidade ingerida for muito grande o seu cão pode mesmo morrer por paragem cardíaca. O chocolate preto tem uma quantidade maior de teobromina que o chocolate de leite. O chocolate branco não tem teobromina porque é feito a partir de manteiga de cacau, sendo por isso relativamente inofensivo se ingerido acidentalmente.


Veneno de Ratos


Uma das causas mais comuns de envenenamento nos cães é a ingestão de veneno de ratos, muitas vezes deixado após uma desinfestação ou por alguém que tenha habitado a sua casa anteriormente. O veneno de ratos é muito saboroso e é tão atraente para o seu cão como para os ratos. Tem um componente potencialmente fatal para o seu cão, e a única cura possível é o tratamento com vitamina K. Deve por isso certificar-se que não existem resíduos do veneno na sua casa, e ter um cuidado extremo se for obrigado a aplicar o veneno. È preferível que os seus animais não estejam em sua casa durante o período de aplicação do veneno.

Algumas plantas potencialmente perigosas:
  • Azáleas e rododendros: podem provocar paragem cardíaca se ingeridas

  • Filodendro: podem causar náuseas, vómitos. Se as folhas forem ingeridas, o animal pode entrar em choque.

  • Teixo: pode provocar paragem cardíaca

Se o seu cão gosta de mascar plantas, pode ser um sinal de falta de fibras na sua alimentação. Tente mudar a sua dieta para uma ração rica em fibras vegetais. Se persistir, tente dar ao seu cão qualquer coisa para ele roer, como um osso ou outro artigo apropriado que poderá adquirir numa loja especializada. A solução mais radical? Dê as plantas ao seu vizinho!

Alguns cães podem ainda comer os mais variados objectos domésticos como sapatos, pequenos brinquedos, roupa, etc. Muitas vezes só podem ser retirados através de intervenção cirúrgica, por isso é importante que observe o seu animal atentamente e coloque fora do alcance dele items potencialmente perigosos.
Comentários (2)adicionar comentário
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
26.11
josete disse:
É fácil falar que devemos tirar tudo do alcance do cão quando se tem 1 ou 2... Eu tenho 17 cães, de todos os tamanhos, impossível cuidar com 100% de efetividade. Tenho 2 dogues alemães que alcançam mais alto que eu, tenho 7 dálmatas que fazem coisas que imaginamos impossível para um animal e sem falar na vitaminada Billie Jean... Ela abre a geladeira, o que fazer? Todo cuidado é pouco, mas controlar uma matilha grande é humanamente impossível. "Mas a matéria está ótima, parabéns."
27.05
Xanoca1 disse:
Uma vez no veterinário havia um senhor que estava à espera para saber do seu cão...ele tinha comido chocolates que estavam "abandonados" em cima da mesa...acreditem...o pobre animal sobre vários ataques epiléticos. Desde aí, sempre que como um chocolate lembro-me dessa história e faço tudo por tudo para o meu cão e a minha gata não se aperceberem, pois não quero que os bichinhos passem pelo mesmo. Às vezes o acto mais inocente e carinhoso por parte do dono, pode prejudicar em grande o seu grande amigo, o seu animal de estimação....
rede vivapets:  Português Português English English Español Español Deutsch Deutsch