Hamster a amamentar, algumas dicas na alimentação?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Telmafrr
Membro Veterano
Mensagens: 218
Registado: sábado set 06, 2008 6:01 pm

sexta jun 25, 2010 5:38 am

Bom dia,
Como todos sabem, eu adquiri um pequeno hamster que o vendedor garantiu que era macho, no entanto, é um fêmea e adivinhem...GRÁVIDA!
A menina passou então a chamar-se Ruth e pariu 11 lindos bebés há 2 dias, correu tudo bem, ela não comeu nenhum até agora e ela está muito relaxada, ela sempre confiou muito em mim. :wink:
Está tudo a correr mesmo muito bem, estou já informada à cerca dos passos que terei de dar, pois nunca fiz uma única criação na vida, nem tenciono, portanto quanto a isso, não haverá problemas, no entanto não estou informada à cerca da alimentação mais adequada para uma hamster a amamentar, eu continuo a dar-lhe a mesma mistura que contém também ração de gato, no entanto gostaria de receber algumas boas dicas aqui, para que ela possa alimentar como deve de ser os filhos.

A alimentação corrente que lhe estou a oferecer chama-se Hamster Nature.

Deixo-vos aqui a foto do pacote e da composição do conteúdo:

Imagem

Imagem


E já agora, uma foto deles e da mãe, da qual, estou muito orgulhosa:

Imagem
Imagem


Alguém com experiência me pode dar opiniões sobre a ração e algumas dicas do que lhe possa dar por causa do leite?


Muito obrigada pela vossa atenção,
Com os meus mais sinceros cumprimentos,
Telma Ferreira
<p><strong>Eu sou aquele que nunca te abandonar&aacute;...</strong></p>
Nativee
Membro
Mensagens: 174
Registado: quarta jun 23, 2010 2:16 pm

sexta jun 25, 2010 8:07 am

bolas, enganou se no sexo dum sirio? ainda por cima macho, então os sirios que são sempre bem adornados :twisted:
<strong>Adoro a arca</strong>
Pure
Membro Veterano
Mensagens: 638
Registado: quinta abr 23, 2009 3:46 am

sexta jun 25, 2010 10:38 am

Nativee Escreveu:bolas, enganou se no sexo dum sirio? ainda por cima macho, então os sirios que são sempre bem adornados :twisted:
Já apanhei uma rapariga a atender numa loja a teimar comigo que uma fêmea tortoiseshell era macho (para quem não sabe, tortoiseshell é o gene yellow, ou o tartaruga em gatos, que só ocorre em fêmeas).

Em relação às questões, a ração é adequada, pode adicionar uns grãos de ração de cão/gato e/ou sementes de girassol para inserir mais gorduras na alimentação. Um bom suplemento que costumo usar em mães é papa para aves, de preferência insectívora que os gajos costumam curtir à brava.


Algumas dicas, mexer só o essencial nas crias, limpeza na gaiola só quando elas já andarem a passear pela gaiola (por volta dos 7-10dias), separar da mãe aos 21/30dias (consoante o crescimento, visto ser uma ninhada grande provavelmente será mais tarde), e a partir do mês e meio no máximo separar machos das fêmeas e assim que reparar que há brigas um pouco mais frequentes que o normal é separá-los todos (sírios = 1 por gaiola).

Boa sorte com a recém-mamã e com a ninhada.
HamsterVille - Cria&ccedil;&atilde;o e selec&ccedil;&atilde;o de hamsters s&iacute;rios http://hamsterville.no-ip.org/
__dani__
Membro Veterano
Mensagens: 1785
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

sábado jun 26, 2010 12:53 pm

concordo com tudo o que foi dito e ainda acrescento:

Mal os bebes atingam 10 dias aproximadamente retire o algodão do ninho, que pode fazer com que os bebes ou mesmo a mae perca algum membro, pois prende-se nas patinhas e faz amputação. Ou poderá mesmo causar morte (com qualquer tipo de algodão - até mesmos os ditos "específicos para hamster").

Isto porquê?

Os hamsters podem sem querer engolir o algodão. Durante a digestão, quando o algodão entra no intestino, muito dificilmente consegue saír, porque o intestino dos hamsters não tem músculo, são as fezes que empurram as restantes e assim sucessivamente para que sejam expelidas, logo o algodão acaba por obstruir o intestino, muitas vezes causando um prolapso rectal (que é basicamente a saída do recto para o exterior do anús), algo que é muito dificil de tratar nos hamsters.
Já tive conhecimento de 3 hamsters que soferam deste problema.

Um deles era meu (um dos meus primeiros hamsters - foi assim que aprendi, com o erro). Ainda tentamos recupera-lo fazendo um "elástico" à volta do anus no vet, mas não resultou pois voltava a sair para fora 30 minutos depois, e eu não podia andar a cada 30 minutos a metê-lo para dentro, alem disso ele já tinha andado a roer o seu próprio intestino e estava em ferida, pelo que quando eu mexia, naturalmente lhe doia. Tive de decidir eutanasia-lo. :(

Os restantes 2, ambos os donos já tinham sido alertados neste sentido, e mesmo assim quiseram arriscar.

É uma questão ignorada, e tomada de ânimo leve, mas muito importante.

Em relação à comida, tenho só a acrescentar que durante a faze da gestação e amamentação aumento os frutos/legumes na sua dieta.

Depois quando tiverem pêlo coloque fotos para nos mostrar :D

Boa sorte
Telmafrr
Membro Veterano
Mensagens: 218
Registado: sábado set 06, 2008 6:01 pm

domingo jun 27, 2010 5:09 am

Bom dia,
Peço desculpas por só conseguir responder agora.
Queria agradecer imenso a ambos os users.
Dani, não tinha conhecimento do que escreveu, obrigadíssima pela sua dica. :D

Aqui deixo uma foto tirada há poucas horas:

Imagem
Imagem
<p><strong>Eu sou aquele que nunca te abandonar&aacute;...</strong></p>
Telmafrr
Membro Veterano
Mensagens: 218
Registado: sábado set 06, 2008 6:01 pm

sábado jul 03, 2010 2:48 pm

Apenas para dizer que os meus bebés estão de perfeita saúde, fizeram 10 dias hoje, estão enormes e gordos!!
Estou a passar neste momento algumas fotos deles e vou postar brevemente. :D
E adivinhem, há um panda preto e branco como eu queria! Ou seja, vou ter mais um membro da família, neste caso três, vou ficar com três. :D
Vou hoje comprar a 3º gaiola pois só tenho duas disponíveis. :D
A minha Ruth está a ser uma excelente mãe, ando babada. :oops:

Imagem
Imagem

Como podem ver tirei-lhe o mais que consegui do algodão e vou ainda tirar mais quando voltar da loja, não há nada com que se preocupar, estou a adorar vê-los começar a comer, são tão queridos. :oops:
Começaram ontem a comer. :wink:
<p><strong>Eu sou aquele que nunca te abandonar&aacute;...</strong></p>
__dani__
Membro Veterano
Mensagens: 1785
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

sábado jul 03, 2010 4:22 pm

São Lindos! Parabens! :)
Bondage2010
Membro Veterano
Mensagens: 5838
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Localização: *********

sábado jul 03, 2010 4:44 pm

Deveria tirar o algodão todo...troque por pedaços de papel higienico ou só aparas ou está á espera que algum fique com um membro amputado ou morra??
Telmafrr
Membro Veterano
Mensagens: 218
Registado: sábado set 06, 2008 6:01 pm

sábado jul 03, 2010 8:01 pm

Já retirei tudo e não, não espero isso como deve saber, agradecia um pouco mais de compreensão de vez em quando. :wink:
Se eu disse que não haviam preocupações foi porque sabia o que realmente estava a fazer.
Já comprei tudo, mas estou indignada com os preços. :|
Mas como não tenho outra loja aqui perto e como não tenho autorização para encomendar por internet que remédio tive eu, achei 4,99€ por um bebedouro médio muito dinheiro e não só, por uma simples casinha de plástico quase 5€, ao paço que a gaiola foi 13€ com tudo incluído e é bem grande! Não estava à espera de ser tão barata, no entanto o resto separado, visto que já tenho as gaiolas achei um grande abuso, digo e admito! :|
<p><strong>Eu sou aquele que nunca te abandonar&aacute;...</strong></p>
euniceebia
Membro
Mensagens: 65
Registado: sexta ago 21, 2009 10:39 pm

segunda jul 05, 2010 9:05 pm

aqui tens de te habituar á frontalidade por vezes são indelicados, mas é para teu bem, comigo ao inicio foi igual, quando vires que eles se desenrascam sozinhos, separa-os porque se nao acontece o mesmo k a mim, outra ninhada, eles por volta de 1 mes ja estao aptos para acasalar, e acasalam mesmo, podes crer.
e quanto ás raspas, poe só raspas, mais nada, eles gostam assim.
podes dar-lhe como goloseima, maça, frutos secos, eles adoram.
boa sorte
__dani__
Membro Veterano
Mensagens: 1785
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

segunda jul 05, 2010 9:38 pm

euniceebia Escreveu:quando vires que eles se desenrascam sozinhos, separa-os porque se nao acontece o mesmo k a mim, outra ninhada, eles por volta de 1 mes ja estao aptos para acasalar, e acasalam mesmo, podes crer.
Por acaso eu gostava de deixar aqui uma questão (e peço muita desculpa pelo off topic, embora esteja relacionado).

Alguém aqui teve a experiência de gravidez em hamsters sírios com um mês?? É que eu crio hamsters à 3 anos e até à data, isso nunca me aconteceu (felizmente), e nunca os tirei antes disso (deixo-os normalmente juntos por mais tempo! Às vezes até às 6 ou mesmo 8 semanas!)
É que eu já ouço e leio isso de acasalarem com um mês à muito tempo, mas concretamente e na pratica, acho um pouco impossível!

Euniceebia isso aconteceu-lhe mesmo com sírios? Gostava realmente de saber se alguém teve essa experiência para saber se de facto eu ando a ter muita sorte e estou a fazer as coisas mal, ou se estou à vontade para os deixar juntos. :roll:

Afinal de contas, estamos sempre a tempo de corrigir os nossos erros (se for caso disso)

Quanto a lutas também nunca tive problemas até essa idade.

euniceebia Escreveu:e quanto ás raspas (...)
Também podes acrescentar feno que alem de servir para fazer o ninho também podem comer! É saudável, e deixa um cheirinho agradável na gaiola. :wink:
euniceebia
Membro
Mensagens: 65
Registado: sexta ago 21, 2009 10:39 pm

segunda jul 05, 2010 9:47 pm

tive uma vez uma ninhada que tinha pouco mais de um mes a femea, quando fui dar por conta estava o pai dela de roda dela e engravidou-a coitadinha, só teve 1 bébe, porque coitadinha tb era pequenina, e acabou pouco ainda o criar 1 semana, até pensava k ia sobreviver, mas depois dessa semana, fui dar com ela a comê-la, ja sem cabeça, foi horrivel, por isso nunca mais arrisco, digam o k disserem
__dani__
Membro Veterano
Mensagens: 1785
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

segunda jul 05, 2010 11:45 pm

De certeza que era um hamster sírio? Não seria um anão russo? Desculpe a insistência, pergunto pois nos seus petsites são apenas anões.. e como eu estou curiosa com esta questão gostava mesmo saber dados correctos e concretos! Não leve a mal :wink:
Pure
Membro Veterano
Mensagens: 638
Registado: quinta abr 23, 2009 3:46 am

terça jul 06, 2010 12:12 am

__dani__ Escreveu:
euniceebia Escreveu:quando vires que eles se desenrascam sozinhos, separa-os porque se nao acontece o mesmo k a mim, outra ninhada, eles por volta de 1 mes ja estao aptos para acasalar, e acasalam mesmo, podes crer.
Por acaso eu gostava de deixar aqui uma questão (e peço muita desculpa pelo off topic, embora esteja relacionado).

Alguém aqui teve a experiência de gravidez em hamsters sírios com um mês?? É que eu crio hamsters à 3 anos e até à data, isso nunca me aconteceu (felizmente), e nunca os tirei antes disso (deixo-os normalmente juntos por mais tempo! Às vezes até às 6 ou mesmo 8 semanas!)
É que eu já ouço e leio isso de acasalarem com um mês à muito tempo, mas concretamente e na pratica, acho um pouco impossível!

Euniceebia isso aconteceu-lhe mesmo com sírios? Gostava realmente de saber se alguém teve essa experiência para saber se de facto eu ando a ter muita sorte e estou a fazer as coisas mal, ou se estou à vontade para os deixar juntos. :roll:

Afinal de contas, estamos sempre a tempo de corrigir os nossos erros (se for caso disso)

Quanto a lutas também nunca tive problemas até essa idade.

euniceebia Escreveu:e quanto ás raspas (...)
Também podes acrescentar feno que alem de servir para fazer o ninho também podem comer! É saudável, e deixa um cheirinho agradável na gaiola. :wink:
Nunca tive ninhada nenhuma com fêmeas com idade inferior a 2meses.
Uma vez, por lapso, ao sexar passou um macho e engravidou as "manas", mas elas já tinham perto de 3meses quando tiveram os putos.

Por outro lado já tive hamsters machos com 3meses que ainda não cruzavam, (cruzamentos propositados), penso que dependerá um pouco do exemplar em si também.

No que diz respeito às brigas, +/- mês e meio entre fêmeas e cerca de 2meses e meio a 3meses entre machos.
HamsterVille - Cria&ccedil;&atilde;o e selec&ccedil;&atilde;o de hamsters s&iacute;rios http://hamsterville.no-ip.org/
__dani__
Membro Veterano
Mensagens: 1785
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

terça jul 06, 2010 9:58 pm

Obrigada pelo "depoimento" Marco :)

Brigas eu nunca tive antes dos 3 meses por acaso, nem com machos nem com fêmeas.

Mais algum testemunho? :P
Responder

Voltar para “Exóticos”