Pelos do cao é perigoso para a saude ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

jujubele
Membro Veterano
Mensagens: 605
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Localização: Snoopy - FALECIDO 24/05/2010
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

sexta nov 14, 2003 11:32 am

Gostaria de saber a v/ opiniao sobre o seguinte assunto:

E frequente ouvir-se dizer que faz muito mal inspirar-mos os pelos do cao e / ou gato, que se alojao nos pulmoes podendo provocar problemas terriveis.
Agora pergunto, se nós tivermos os nossos bichanos devidamente limpos e desparazitados, fará algum mal se nós ou as nossas crianças, inspirarmos os ditos pelos ?
E que os meus filhos, em especial o mais novo que tem 7 anos anda sempre a abraçar os caes e a gata e até os beija ......
O que acham ?
xanda
Membro Veterano
Mensagens: 368
Registado: sexta fev 22, 2002 6:32 pm
Localização: Yorkhire Terrier

sexta nov 14, 2003 11:47 am

Olá!

Bem convém não abusar de beijos e abraços, mas por vezes torna-se irresistivel :lol: falo por mim.
E como diz o ditado "o que não mata engorda", enfim se as suas crianças não são alergicas ao pelo dos animais e se os mesmos tão lavados e desparasitados e de vacinas em dia, quanto a mim trata-se unicamente de uma questão de bom senso.
cumprimentos Alex
jujubele
Membro Veterano
Mensagens: 605
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Localização: Snoopy - FALECIDO 24/05/2010
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

sexta nov 14, 2003 12:06 pm

Pois é Alex. E nao sao só as minhas crianças, eu também nao consigo resistir..... O meu snoopy que é bem grande evito dar-lhe beijinhos , mas uso e abuso dos abraços e das festas, agora a minha Rita que tem 6 semanas, é absolutamente IRRESISTIVEL......
Pedra
Membro Veterano
Mensagens: 2492
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sexta nov 14, 2003 12:41 pm

A minha opinião é que os meus filhos nasceram com cães e gatos, galinhas e etc, e sempre foram muito saudaveis, até as constipações são raras.
A minha sobrinha que vive num ap. cheia de rocócós, não mexe aqui, não mexe ali, passa a vida a lavar as mãos, a mudar de roupa, etc. Essa coitada, é uma desgraçada sempre com alergias a tudo e mais alguma coisa. Uma pontadita de ar, lá está ela no medico a tomar antibiotico.
Deixem que o sistema imunitário das criancinhas trabalhe por si.
Isabel
KROZ
Membro Veterano
Mensagens: 3015
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sexta nov 14, 2003 12:47 pm

Ainda ontem noticiaram um estudo em que é preciso deixar as crianças terem contacto com .... "lixo"... "porcaria". Quanto mais as afastamos mais indefesas ficam. Por isso há que permitir o contacto, sempre com atenção.
Miau
Membro Veterano
Mensagens: 1131
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

sexta nov 14, 2003 12:52 pm

Olá,

Eu acho que não se devem privar as crianças de mexerem nos animais, brincarem com eles, rebolarem no chão... O nosso sistema imunitário ganha defesas em contacto com os microbios, o que nos torna mais resistentes.

Em relação a aspirar os pêlos, acho que pode ser perigoso. Se entrar um pêlo nos pulmões quais as consequencias? Conheço uma senhora que teve um tumor nos intestinos provocado por um pêlo de cão. felizmente foi detectado a tempo e a senhora recuperou bem. Continua com os seus cães e a sua amizade por eles não se alterou.

Miau
isabelpo
Membro Veterano
Mensagens: 1291
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

sexta nov 14, 2003 12:58 pm

KROZ Escreveu: Ainda ontem noticiaram um estudo em que é preciso deixar as crianças terem contacto com .... "lixo"... "porcaria". Quanto mais as afastamos mais indefesas ficam. Por isso há que permitir o contacto, sempre com atenção.
Ai Pedro...se o Spot te ouve!!! :o

Quanto ao tema...é assim, eu não tenho grandes preocupações a esse nível com a minha filha! Ela nunca está doente e sempre a deixei andar à vontade!!! Brinca, salta e pula, com ou sem as cadelas, mas não há nada pior do que manter as crianças em redomas!!! Deixe-as andar!!! Só assim ganham as defesas de que precisam!!!
Elsa
Membro Veterano
Mensagens: 818
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 cão d'água português; 1 Castro-Weiler e 3 gatos.

sexta nov 14, 2003 1:06 pm

olá,

Essa história da inspiração dos pêlos dos cães fazerem mal, normalmente referindo-se ao quisto hidático, é o resultado da má informação sobre a doença, inclusive, advogado no passado por alguns médicos mal esclarecidos.

Ora bem, não é pêlo do animal que provoca a doença, mas sim, os ovos do parasita Echinococcus granulosus que se encontram no pêlo.

Explicando melhor.... O Echinococcus granulosus é uma ténia que vive no intestino dos cães. Elas libertam ovos e que podem fica retidos nos pêlos do cão e espalhados se ele se lamber. De qualquer forma, a forma mais comum de infecção são as verduras mal lavadas, contaminadas com fezes do cão. Ora se uma criança lavar aos mãos á boca depois de ter estado a mexer num cão parasitado, pode ingerir os ovos e contrair quisto hidático.

Os ovos ao chegarem ao estômago libertam a larva ou embrião e migram através do sangue até chegarem ao figado ou outros orgãos como o pulmão e fixam-se aos tecidos criando um quisto cheio de liquido que pode crescer até atingir tamanhos tão grandes como uma bola de ténis ou maior.

O quisto não provoca sintomas a não ser que esteja a comprimir alguma estrutura adjacente e desde que seja único. Têm que ser removido cirurgicamente com muito cuidado, pois se rebenta, pode espalhar mais larvas e cada uma delas causa um novo quisto.

O homem á apenas um hospedeiro acidental, pois o objectivo do parasita é contaminar as ovelhas. Este ciclo de vida é simples:

O cão ao defecar contamina as ervas com os ovos. Por sua vez, as ovelhas comem essas ervas e desenvolvem quistos nas suas visceras. Os animais ao serem mortos, havia o costume de dar as visceras cruas aos cães que por sua vez se contaminavam comendo os quistos e desenvolvendo a ténia adulta no seu intestino, prepetuando assim o ciclo de vida do parasita.

Portanto, o quisto hidático era um problema mais dos cães pastores e das populações rurais. Na cidade é raro, pois não há forma do cão se contaminar com visceras de ovelhas.

De qualquef forma, as medidas de prevenção são as seguintes:

- Desparasitar o cão contra o Echinococcus granulosus. Alguns desparasitantes não abranjem esta ténia. Perguntar ao veterinário qual o mais indicado.

- Lavar muito bem as verduras com água corrente.

- Lavar bem as mãos depois de mexer no cão.


Em relação ao mito do pêlo do cão inspirado.. está ultrapassado. Está provado que um pêlo de cão não tem tamanho suficiente para passar das vias aéreas superiores. Nunca chega aos pulmões. Era uma forma antiga de explicar o ciclo de vida deste parasita...errada claro.

A única forma dos pêlos dos cães provocarem algum problema pulmonar, é se a pessoa for alérgica e mesmo assim é a caspa microscópica que está no pêlo e não o pêlo em si.

Espero que tenha ajudado.
;)
isabelpo
Membro Veterano
Mensagens: 1291
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

sexta nov 14, 2003 1:12 pm

Ó Elsa! O que não vale ter aqui uma profissional!!! Obrigada pelo esclarecimento! ;)
Lequinhas
Membro Veterano
Mensagens: 3529
Registado: sexta jul 11, 2003 9:32 am
Localização: Blacky e Spock canitos SRD'S, Blue-gata x-siamesa,Mateus-gato srd

sexta nov 14, 2003 2:00 pm

Obrigada também pelo esclarecimento, sempre pensei que a história do pêlo do cão ou gato inspirado poderia dar problemas...:oops:

Mais uma lição hoje ;)
<p><a href="http://www.refugiodaspatinhas.org/">htt ... /</a>&nbsp; <a href="http://www.abra.org.pt/html/index.php"> ... p</a>&nbsp; <a href="http://lojinhasaast.blogspot.com/">http ... ot.com/</a> <a href="http://www.animaisderua.org/">http://ww ... nbsp;&nbsp; <a href="http://www.liberta-me.org/">http://www. ... /</a>&nbsp; <a href="http://ajudaalimentaranimal.blogspot.co ... rmelha.com http://ajudaalimentaranimal.blogspot.com</a>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; <a rel="nofollow" target="_blank" href="http://qoasmi.hi5.com/">http://qoasmi.h ... nbsp;&nbsp; <a href="http://ocantinhodamilu.net">http://ocantinhodamilu.net</a></p>
aligra
Membro Veterano
Mensagens: 724
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm
Localização: Dylan, epagneul breton

sexta nov 14, 2003 2:12 pm

Obrigada, Elsa, pela aula!!! É bom ficar a saber com certeza como é que estas coisas são.
Eu sempre deixei às minhas filhas brincar com o cão, rebolarem no chão e sujar-se lindamente, sempre com o cuidado de lavar as mãos antes das refeições. Acho que os miudos mais sãos e felices são aqueles que desfrutam dos animais desde pequenos e podem brincar à vontade com os seus amigos de quatro patas

Alicia
nynf
Membro Veterano
Mensagens: 3030
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Gatos e Rottweilers
Contacto:

sexta nov 14, 2003 2:48 pm

Olá Elsa,

Será que posso utilizar o seu texto para enviar para algumas pessoas que conheço, de forma a desmistificar um pouco a balela dos pelos?

Eu sempre cresci com animais á minha volta, os meus gatos e cadela dormiam comigo, andava feliz pelo campo, com o gado e Serras da Estrela, e nunca tive qualquer problema de alergias...
Já o meu sobrinho é uma florzinha de estufa que mal sai á rua fica doente :(
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Elsa
Membro Veterano
Mensagens: 818
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 cão d'água português; 1 Castro-Weiler e 3 gatos.

sexta nov 14, 2003 3:21 pm

concerteza que pode usar. ;)
sea
Membro Veterano
Mensagens: 614
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm
Localização: Golden e Flat Coated Retriever

sexta nov 14, 2003 3:32 pm

Elsa, realmente assim é diferente!
Quando alguém que sabe nos explica tim-tim por tim-tim!

Na loja dos animais do Carrefur, a empregada demitiu-se ( ou foi convidada a sair!) porque tinha engravidado e não podia tocar nos animais... e dizia isso aos clientes...

Tenho de levar o texto da Elsa para a loja!!!
nynf
Membro Veterano
Mensagens: 3030
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Gatos e Rottweilers
Contacto:

sexta nov 14, 2003 4:00 pm

Elsa Escreveu: concerteza que pode usar. ;)
Obrigada Elsa!Colocarei o seu nome claro está :D É que é muito importante desmistificar este tipo de questões com a verdade cientifica, que a maioria das pessoas desconhece.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”