URSOS DE UM CIRCO ENJAULADOS HÁ 5 ANOS!!!!!!!

Fórum para tópicos de animais para adoptar.
Responder
uaimori
Membro Veterano
Mensagens: 1532
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm
Localização: gatos

segunda out 25, 2010 12:33 pm

Tive conhecimento através de outro fórum desta situação. O que pretendo com abertura deste tópico, é proposta para tentar ajudar a resolver esta situação e divulgação, por todo o lado, fóruns, nacionais e Internacionais, Email, Associações e tudo o que mais souberem. Pretendo também ajuda para soluções possíveis a actuações mais adequadas e que ajudem a resolver a situação destes animais o mais rápido possível.

O tópico é este para quem quiser seguir o registar para lá intervir:

http://forum.autohoje.com/off-topic/919 ... ursos.html



O Post de quem descobriu esta situação e resolveu tentar fazer alguma coisa:
Viva.

Venho aqui expor uma situação que me deixa com um nó na garganta cada vez que penso nela. Pretendia se possível obter dos elementos deste fórum alguma ajuda, influência ou mesmo alguma projecção mediática se for necessário (julgo que sim) para levar a bom termo algo bastante caricato.



Aqui perto da zona onde moro (concelho de Marco de Canavezes) está estacionado um pequeno circo, ou o que resta dele junto a um café na margem do Rio Tâmega, freguesia de Vila Boa do Bispo.

O que se passa, assim por alto, é que o circo faliu devido á idade avançada do proprietário e a uma doença que o incapacitou.

O seu filho toma conta agora do que resta, mas herdou uma valente herança, 3 grandes ursos (dois machos e uma fêmea) que por alguma razão foram apreendidos, estando ele como fiel depositário.

A razão da apreensão (feita pelo ICN-B provavelmente) deveu-se a alguma falta de documentação ou legalização dos bichos...

Burocracias á parte, estamos perante 3 ursos enjaulados num camião com um espaço de 2m por 3m, á cerca de 5 anos!!!! Sim, 5 anos, leram bem.

O filho do proprietário disse que já esgotou todas as tentativas de os doar a algum Zoo (Maia, Qta. Sto Inácio, Gaia, etc etc.... ) e ninguém quer ficar com eles. Vale-lhe a ajuda de algumas padarias que fornecem algum pão para os animais e a boa vontade de algumas pessoas em fornecer alguma fruta...

Os animais devem ter entre 15 e 17 anos (não sei a idade média destes animais, mas não aparentam ser velhos) e segundo soube o veterinário municipal acompanha a dieta e saúde dos mesmos...

Eu tirei algumas fotos com o telemóvel que colocarei aqui logo que possível.



Agora pergunto-me eu, se as entidades que são responsáveis por estes casos nada fazem, recorre-se a quem???? Ao país vizinho?????



3 grandes animais, numa jaula sem luz solar directa de 5 metros quadrados aproximadamente, estes anos todos.... É de lamentar que situações destas ainda ocorram num país destes.

A equipa de ambiente da GNR foi alertada e informado o ICN... ou seja, as entidades que devem e podem fazer algo estão informadas. E agora??? Continuamos na mesma?????



Ou existe algum grande imbróglio aqui que a gente não sabe ou então não sei... Ficamos á espera que os animais morram nestas condições????

Abate-se um animal que tem 17 anos e pode viver mais do dobro em condições dignas só porque ninguém o acolhe???



Dito pelo filho do dono, que apenas alimenta os animais pelo gradeamento e devido ao stress das condições a que estão sujeitos apenas já só consegue lidar com um.

É notório nos animais a pressão a que estão sujeitos e o stress traumático de estarem anos a fio dentro de uma pequena jaula.



Sinto-me triste e desolado cada vez que penso nisto, gostava de poder ajudar em algo e se possível alertar os média para o que se está a passar.



Assim, venho deste modo alertar e solicitar a ajuda de algum(s) membro(s) mais influente(s) para esta situação.

Toda a ajuda é bem vinda.

Imagem

Imagem

Imagem


Esses animais estão bem tratados? Como ele pode dizer isso?

Os ursos são animais MUITO inteligentes e a forma como estão mantidos é de bradar aos céus.

Só de olhar para as patas do urso do lado esquerdo, é visível alguma atrofia por falta de exercício...

Em animais com esta força, vitalidade que percorrem por vezes dezenas de kms por dia em estado selvagem penso que é inaceitável essa situação.

Deviam pelo menos ir para umas instalações provisórias até que a situação registe um veredicto. Nenhuma instituição arranja mais espaço para eles? Aí poderia verificar-se se têm condições para regressar ao estado selvagem. Se não der, pelo menos para uma pequena reserva natural (com vedações claro) ou para um espaço mais amplo e ao ar livre, com distracções naturais para estes animais altamente curiosos.

O Autohoje tem ajudado tanta gente e tantos animais, que tenho quase a certeza que este caso vai ter um melhor fim. Vou direccionar este caso para algumas pessoas amigas.

A esperança é sempre a última a morrer.
Charlie2
Membro Veterano
Mensagens: 4381
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

segunda out 25, 2010 1:01 pm

em que difere a situação deste animal da situação da esmagadora maioria dos animais de circo?
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
uaimori
Membro Veterano
Mensagens: 1532
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm
Localização: gatos

segunda out 25, 2010 1:06 pm

Por amor de Deus,...poupe-me.
PauloC1
Membro Veterano
Mensagens: 2964
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

segunda out 25, 2010 2:03 pm

O mal desta e de outras situações similares está exactamente aqui:
……que por alguma razão foram apreendidos, estando ele como fiel depositário.
Em suma, a legislação existe e as entidades fiscalizadoras também. Nem que seja por denuncia, lá têm que agir, aplicar as devidas coimas e apreender os animais. O problema é que para aplicar as coimas e receber o dinheirinho eles têm os meios necessários, mas para alojar os animais apreendidos não têm infra-estruturas nenhumas. Por isso, faz-se op alto, aplicam-se as coimas, mas os animais ficam no mesmo sitio. Inclusivamente muitas das vezes continuam exactamente na mesma situação que estiveram na origem da denúncia e do levantamento do auto.
Enfim……Portugal no seu melhor

Resta-me por isso perguntar se quem teve conhecimento directo do caso foi mesmo quem comunicou com o SEPNA e com o ICNB, ou se ouviu apenas dizer que estes já foram contactados. A meu ver, se de facto a inércia destas entidade existe e subsiste há 5 anos, é caso mesmo para denunciar esta situação aos média. Pode ser que com mediatismo surja algum Zoo que se disponibilize a recolhê-los ou as autoridades se vejam na obrigação de agir de alguma forma a que esta situação não se mantenha
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><a href="http://www.passarilreal.com"></a></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&nbsp;</p>
uaimori
Membro Veterano
Mensagens: 1532
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm
Localização: gatos

segunda out 25, 2010 2:13 pm

A ideia é mesmo essa Paulo, denunciar a situação o mais possível, para ver se se consegue ajudar estes animais. Por isso penso para divulgarem por todo o lado por onde andarem. :wink:
Pinfinhas
Membro Veterano
Mensagens: 1016
Registado: terça abr 27, 2010 12:56 pm

segunda out 25, 2010 2:14 pm

Enfim, é o País que temos. Mas não se podia fazer um abaixo assina ou uma petição, qualquer coisa que servisse para alertar para esta e outra situações que proliferam por este país fora?
mcsc123
Membro Veterano
Mensagens: 279
Registado: quinta jan 01, 2009 4:05 pm

segunda out 25, 2010 2:35 pm

:arrow: :arrow: :idea:
TheOne
Membro Veterano
Mensagens: 3802
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

segunda out 25, 2010 3:00 pm

Não sendo possível citar por causa do INFERNO do anúncio da Royal Canin que insiste em pairar fantasmagoricamente neste fórum, o que vou dizer refere-se ao que escreveu a Pinfinhas...

Não se pretende agir no papel mas sim em algo que tenha resultados práticos para tirar estes animais da situação em que estão há mais de 5 anos.

Já houve quem conseguisse mexer alguns cordelinhos na BBC em Inglaterra, já estão a tentar contactar com organizações internacionais, mas até agora não tem havido feedback....
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Pinfinhas
Membro Veterano
Mensagens: 1016
Registado: terça abr 27, 2010 12:56 pm

segunda out 25, 2010 3:06 pm

Volto a repetir... "É o país que nós temos..."
Por incrível que pareça temos que denunciar o problema fora de portas para que seja viável uma solução. Não se pode fazer mais nada??? Eu assino !!
Mas infelizmente não é só com estes ursos é com muito mais, e nunca terá solução se não for feita alguma coisa, eu até acho que existe alguma legislação (pouca coisa, mas...) que apoia os animais. Mas de que nos serve a legislação se porventura não for regulamentada? E se eventualmente for, não é cumprida porque não há fiscalização. Neste país não se pode ser humano quanto mais animal, sinto-me envergonhada, cada vez mais...
martasal
Membro Veterano
Mensagens: 1757
Registado: terça dez 22, 2009 6:48 pm
Localização: Nina, Tété e Ruca; mais os que vão aparecendo em condições especiais...

segunda out 25, 2010 6:23 pm

Pinfinhas Escreveu:Volto a repetir... "É o país que nós temos..."
Por incrível que pareça temos que denunciar o problema fora de portas para que seja viável uma solução. Não se pode fazer mais nada??? Eu assino !!
Mas infelizmente não é só com estes ursos é com muito mais, e nunca terá solução se não for feita alguma coisa, eu até acho que existe alguma legislação (pouca coisa, mas...) que apoia os animais. Mas de que nos serve a legislação se porventura não for regulamentada? E se eventualmente for, não é cumprida porque não há fiscalização. Neste país não se pode ser humano quanto mais animal, sinto-me envergonhada, cada vez mais...

iDEM :arrow: :arrow:
<p>Se os humanos t&ecirc;m Alma,os animais tamb&eacute;m t&ecirc;m Alma. Se os humanos t&ecirc;m Livre Arb&iacute;trio, os animais tamb&eacute;m o t&ecirc;m. Se n&atilde;o podermos saber isto com toda a certeza,ao menos poderemos dar-lhes o benef&iacute;cio da d&uacute;vida!&nbsp; </p>
<p>Marc Bekoff</p>
moslie
Membro Veterano
Mensagens: 2263
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

segunda out 25, 2010 8:55 pm

Há uma coisa nesta história horrivel que acho esquisito: pesquisei de toda a forma e feitio na net e não encontro nada, absolutamente nada!

Desculpem mas não acredito que uma coisa destas passasse desapercebida a jornais e televisão!

Nem pensar. Não é todos os dias que se vê ursos fechados numa jaula em plena terriola!

E o cheiro? As jaulas de animais selvagens tem um cheiro terrivel e caracteristico, como é que o homem as limpa se os animais já são muito stressados? Não há queixas, não há nada?

Isto é o tipo de coisa que qualquer televisão pegaria.

Porque é que não está na net? Porque é que nenhum zoo pegou nos animais? Não é lógico, pensem um bocadinho!
VascoDV
Membro Veterano
Mensagens: 398
Registado: sábado out 23, 2010 1:38 pm

segunda out 25, 2010 9:07 pm

Finalmente consegui citar.A moderação continua sem responder ao bug da publicidade. :roll: :roll: :roll: :roll: :roll:

Há forma de se contactar com esse sr de forma a saber o que ele realmente pretende fazer ? E igualmente depois de saber, juntamente com ele fazer uma queixa de imediato a nível da União Europeia ? Eu vou contactar a RSPCA para ver se através das suas ligações internacionais podem ajudar.

Fico à espera.

O Badoca Park poderá aceitá-los como atracção ?
moslie
Membro Veterano
Mensagens: 2263
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

segunda out 25, 2010 9:20 pm

O Badoka ou o Monte Selvagem em Montemor.

Mas esta história não tem lógica, mesmo em casos de animais apreendidos, eles são colocados em outro tipo de instalações. Continua a fazer-me confusão o facto de só me aparecer na net o tópico do outro fórum.
Há 5 anos, em 5 anos, a Animal não sabia disto? Não havia reclamações?
O SEPNA?
Nada?....querem ver que a coisa mais natural do mundo são 3 ursos dentro de um camião?

Alguém já pensou contactar a Junta de Freguesia ou a CM desta terra para averiguar da situação?
buzio
Membro Veterano
Mensagens: 2399
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

segunda out 25, 2010 9:46 pm

que outro tipo de instalações moslie? não existem "outro tipo de instalações"
Existem algumas coisas na área das aves e a boa vontade de zoos e parques. tudo o resto fica exactamente no mesmo sitio com o dono como fiel depositário.
moslie
Membro Veterano
Mensagens: 2263
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

segunda out 25, 2010 10:02 pm

Não me parece que animais selvagens de grande porte sejam uma situação tão, tão comum que nenhum zoo ou parque selvagem (e já há alguns de norte a sul) arranje espaço para eles.
E porque acho a história estranhissima, vou procurar saber melhor.
Responder

Voltar para “Animais para Adopção”