Beber muita agua... saudável ou doença?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

99smiles
Membro Veterano
Mensagens: 1117
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

terça nov 02, 2010 3:59 pm

Não sei se a questão é pertinente ou não, mas ando a torcer o nariz ao facto dos meus 2 lindões beberem por dia uma tigela de agua.
Eles têm sempre disponiveis 2 tigelas de agua e o fim do dia uma vai a meio e a outra tm mt pouca.
Antes quase que os tinha de obrigar a beber agua, agora a coisa de 1 mês para cá ando a estranhar de eles beberem tanta agua.
Eu sei que beber agua é saudável e que os gatos por natureza são uns preguiçosos dai existiem fontes XPTO para os aliciarem a beber, mas....
Beber muita agua também pode ser sinal de doença.

Quando é que nos devemos preocupar? Quando é que beber muita agua deve ser sinal de alarme?

Eles estão os 2 bem aparentemente, não há nada no comportamento deles que me faça suspeitar que possam estar doentes. mas esta questão da agua intriga-me. :roll:
paulograve
Membro Veterano
Mensagens: 645
Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Localização: Nina;
Pretita;
Chico;
Sushi

terça nov 02, 2010 4:18 pm

Tenho uma das minhas gatas, a Pretita na mesma situação, desde que a adoptei, já adulta, que bebe mais do triplo da água da minha Nina, e a fazer chichi nem se fala, até faz poça!
Então por aquilo que pesquisei, pode ser muito grave como pode nem ser nada, pode ter a ver com excesso de sal na alimentação, caso consuma ração de baixa qualidade, no meu caso não é pois comem Royal.
Pode ser diabetes, para despistar vá ao vet e faça teste de glicémias, é barato, 3 ou 4 euros. Se der valores elevados é mau sinal.
Na pior das hipóteses, e é o nosso maior receio pode tratar-se de Insuficiência Renal, para despistar vá ao vet e faça análises á Ureia e Creatinina, se der valores elevados, provavelmente 75% da função renal estará comprometida... eu levei hoje a minha Pretita para fazer essas analises e estou à espera dos resultados, só mais logo é que a vet me vai ligar a informar. :|
Mas é assim, este sintoma por si só pode não ser nada, normalmente existem outros sintoma associados, mas pode também ser um sinal e o melhor é ir ao vet fazer umas analises, também não são caras, paguei 13€ hoje, mais vale prevenir, pois se se tratar de algo grave quanto mais cedo for detectado mais hipóteses terá o animal!

Espero ter ajudado!

Cumps
anja-azul
Membro Veterano
Mensagens: 3256
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

terça nov 02, 2010 5:01 pm

eu não sei o tamanho das taças. se isso acontecesse com os meus, ficava muito preocupada. aliás, fico sempre que vejo algum a beber demais. normalmente é sinal de insuficiencia renal. se a isso se juntar o muito xixi.
pelosanimais
Membro Veterano
Mensagens: 1211
Registado: sexta nov 28, 2008 1:09 pm

terça nov 02, 2010 5:32 pm

normalmente os gatos tem de beber 50ml de agua por kilo ou seja se o gato pesar 4kg tem de beber 200ml
99smiles
Membro Veterano
Mensagens: 1117
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

terça nov 02, 2010 5:43 pm

pelosanimais Escreveu:normalmente os gatos tem de beber 50ml de agua por kilo ou seja se o gato pesar 4kg tem de beber 200ml
As malgas têm menos de 0,5L são daquelas normais para gato imbutidas num tabuleiro, por isso entre os 2 deve dar mais ou menos isso.
Apesar da Suri beber muito mais que ele. Dai a minha preocupação, é ela que bebe muita agua, ela adora e chega a miar a porta na casa de banho para a gente lhe abrir a torneira do lavatorio.

Mas estive a ler a bocado quais os sintomas de insuficiencia renal e está também associada a perda de peso, falta de energia, mau halito..... Ela não tem nada disso.
paulograve
Membro Veterano
Mensagens: 645
Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Localização: Nina;
Pretita;
Chico;
Sushi

terça nov 02, 2010 7:46 pm

Pois, mas não descarte essa hipotese, faça analises!

A minha Pretita também nao tem mais sintomas e é bem gordinha, pesa quase 6 kg, e come bastante, mas fui agora informado dos resultados e são um pouco elevados, Creatinina = 2,15 mg/dl Ureia = 100 mg/dl
Pelo que a vet me disse o valor maximo considerado normal é de 1,9 na Creatinina e na Ureia já não me lembro.... mas devia ser inferior aos 100...
Aconselhou-me a fazer uma dieta com raçao especial para problemas Renais, a começar já, e daqui a 2 semanas voltar a fazer as analises, se se mantiverem os valores, fazer uma ecografia e outras analises complementares.

Como pode ver a minha gatinha bebe muita água desde que a adoptei, e que eu tenha reparado nunca teve nenhum sintoma além desses, agua a mais e chichi a mais... nada de perda de apetite ou peso, mau halito, nem comportamentos estranhos.
A vet até me disse que podia nao ser Insuficiencia Renal, mas para me manter alerta, pois os valores são ligeiramente acima do normal...

Nao a quero assustar mas faça as analises por descargo de consciencia, tal como eu fiz, infelizmente eu esperava outro resultado....
anja-azul
Membro Veterano
Mensagens: 3256
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

terça nov 02, 2010 8:18 pm

99smiles Escreveu:
pelosanimais Escreveu:normalmente os gatos tem de beber 50ml de agua por kilo ou seja se o gato pesar 4kg tem de beber 200ml
As malgas têm menos de 0,5L são daquelas normais para gato imbutidas num tabuleiro, por isso entre os 2 deve dar mais ou menos isso.
Apesar da Suri beber muito mais que ele. Dai a minha preocupação, é ela que bebe muita agua, ela adora e chega a miar a porta na casa de banho para a gente lhe abrir a torneira do lavatorio.

Mas estive a ler a bocado quais os sintomas de insuficiencia renal e está também associada a perda de peso, falta de energia, mau halito..... Ela não tem nada disso.
olhe que, olhe que não. o pantufinha sempre foi i.r. morreu quase com 13 anos e bem gordinho. quem o visse, não diria que tinha essa maldita doença. só as análises podem confirmar. e o pantufas só começou a beber muita água na fase final
paulograve
Membro Veterano
Mensagens: 645
Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Localização: Nina;
Pretita;
Chico;
Sushi

quinta nov 11, 2010 9:22 pm

Levei a minha Pretita a uma Clínica com uma boa equipa de vets que pertence ao grupo do Hospital Veterinário do Baixo Vouga, onde fez ecografia, analise a urina, analises bioquímicas de fosforo, cálcio, etc, e hemograma.
Os rins estão com alteração disforme, que não me conseguiram precisar o que possa ser, mas meteram em cima da mesa a neoplasia (tumor) apesar de não ser nada confirmado, não é nada bom fazer biopsia, pois é invasivo e a anestesia e o facto de mexer no rim poder agravar o estado dela, e com citologia pode não dar resultados conclusivos...
A minha Pretita aparenta estar bem, come bem a NF seca, bebe aguinha, brinca com o pirralhito, enfim, se eu não tivesse cismado se calhar só dávamos por ela quando fosse mesmo muito tarde, se é que já não é....
Estou a aguardar uma conclusão do diagnostico e quadro clínico dela para começar um tratamento... e ando super preocupado....
anja-azul
Membro Veterano
Mensagens: 3256
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quinta nov 11, 2010 9:46 pm

não percebi. disseram que a menina tinha um tumor? ou é apenas i.r.?
chillisauce
Membro Veterano
Mensagens: 612
Registado: domingo ago 08, 2010 9:39 am
Localização: Tiger - Bengal
Lea - bengal
Blu - Bengal

quinta nov 11, 2010 9:59 pm

99smiles Escreveu:
pelosanimais Escreveu:normalmente os gatos tem de beber 50ml de agua por kilo ou seja se o gato pesar 4kg tem de beber 200ml
As malgas têm menos de 0,5L são daquelas normais para gato imbutidas num tabuleiro, por isso entre os 2 deve dar mais ou menos isso.
Apesar da Suri beber muito mais que ele. Dai a minha preocupação, é ela que bebe muita agua, ela adora e chega a miar a porta na casa de banho para a gente lhe abrir a torneira do lavatorio.

Mas estive a ler a bocado quais os sintomas de insuficiencia renal e está também associada a perda de peso, falta de energia, mau halito..... Ela não tem nada disso.
Ele esta castrado? Se nao estiver castrado bebe mais agua para urinar e marcar territorio.
paulograve
Membro Veterano
Mensagens: 645
Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Localização: Nina;
Pretita;
Chico;
Sushi

quinta nov 11, 2010 10:02 pm

anja-azul Escreveu:não percebi. disseram que a menina tinha um tumor? ou é apenas i.r.?
Da IR já não se safa, pois os rins tem lesoes, quase que parecem uma massa, que na eco não dá para ter a certeza, não é apenas IR, pois na IR a deformaçao do rim costuma ser uniforme e proporcional, que não é o caso, por isso ela ter ponderado neoplasia (tumor), nada confirmado ainda, nao se sabe se é benigno ou maligno ou mesmo se é um tumor, até pode não ser e ser apenas uma IRC com uma deformaçao anormal e pouco vulgar dos rins, isto foi mais ou menos o que a Vet me disse. Ela é directora clinica do Hospital Veterinario e dá formaçao em ecografias e pós graduaçoes, tem bastante experiencia.
anja-azul
Membro Veterano
Mensagens: 3256
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quinta nov 11, 2010 10:05 pm

o pantufa na fase final, sofreu de hidronefrose. tb. ficou com deformação nos rins. não poderá ser isso'
paulograve
Membro Veterano
Mensagens: 645
Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Localização: Nina;
Pretita;
Chico;
Sushi

quinta nov 11, 2010 10:20 pm

anja-azul Escreveu:o pantufa na fase final, sofreu de hidronefrose. tb. ficou com deformação nos rins. não poderá ser isso'
Acho que a Vet na eco reparava se as vias de defluxo de urina estão dilatadas, o que julgo ser um sintoma de hidronefrose pelo que pesquisei.
Mas não sei, a gatinha não aparenta ter nenhum problema, o comportamento dela é normalissimo! Só se descobriu isto devido aos exames, pedidos devido ao facto de ela beber muita agua, mas tambem nao bebe 1 litro de agua por dia, talvez beba o dobro da minha outra gata...
anja-azul
Membro Veterano
Mensagens: 3256
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quinta nov 11, 2010 10:28 pm

paulograve Escreveu:
anja-azul Escreveu:o pantufa na fase final, sofreu de hidronefrose. tb. ficou com deformação nos rins. não poderá ser isso'
Acho que a Vet na eco reparava se as vias de defluxo de urina estão dilatadas, o que julgo ser um sintoma de hidronefrose pelo que pesquisei.
Mas não sei, a gatinha não aparenta ter nenhum problema, o comportamento dela é normalissimo! Só se descobriu isto devido aos exames, pedidos devido ao facto de ela beber muita agua, mas tambem nao bebe 1 litro de agua por dia, talvez beba o dobro da minha outra gata...
esta doença é muito matreira. o pantufa começou por vomitar muito. como era novinho, foi um castigo descobrir a causa. durante muitos anos, o único sintoma era a anorexia temporária. só mesmo no final, é que começou a beber muita água. continuou gordinho. paspalhão, sempre foi :lol:
oxalá que a menina não tenha nada demais
Chamarrita
Membro Veterano
Mensagens: 3988
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta nov 11, 2010 10:31 pm

Paulo, entre IR e diabetes, venha o diabo e escolha! Felizmente, ainda não me tocou nenhum caso desses, mas a diabetes num gato é deveras preocupante e muito difícil de controlar; e está na origem de múltiplos problemas, IR incluida.

Aumento ou deformação dos rins pode ter como consequência, efectivamente, a insuficiência renal crónica, mas é urgente determinar a causa dessa alteração. Já conheci casos de animais com pancreatite aguda, por exemplo, em que o aumeto dos rins foi apenas mais um sintoma... mas que foi tão valorizado que, se a dona não tivesse intuido que tinha de haver "mais qualquer coisa", a gata tinha ido desta para melhor. A pancreatite foi tratada, e os rins voltaram ao normal; também já soube de casos em que as bioqu+imicas mostraram valores dentro do normal, e uma ecografia revelou alterações acentuadas na forma de e dimensão dos rins!

Sei que a situação é difícil e desesperante, mas se a sua gatita aparenta estar bem e não mostra quaisquer sintomas de doença, é bom sinal, ou pelo menos sinal de que algo ainda pode ser feito para travar ou reverter a situação. Os gatos mostram-se muito "fortes", e é preciso estarem mesmo muito mal para revelarem fragilidades, ao ponto de não irmos a tempo quando alguma sintomatologia é apresentada.

Muita força e, sobretudo, esperança. A ser algo mau, que seja curável ou tratável e, sobretudo, que não perca qualidade de vida, dure ela quanto durar. Procure não se afligir nem submetê-la a demasiados exames, pois o stress costuma piorar as situações. E, se for IR, crónica ou aguda, não é o fim do mundo, a sua gata ainda pode viver muito tempo feliz. É nova, consegue melhor dar a volta! Coragem e ânimo. :)
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Responder

Voltar para “Gatos”