P.A. com 4 meses e 12 kg - pedido de ajuda

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
lgoncalves
Mensagens: 4
Registado: quinta out 06, 2011 12:54 pm

quinta out 06, 2011 1:04 pm

Boa tarde a todos.
Nunca tive um cão, mas, devido a recente mudança de casa, tal tornou-se quase uma necessidade,uma vez que preciso de um guarda para o espaço.
A escolha recaiu sobre um pastor alemão, macho, e estou muito contente com ele. O problema está na alimentação: foi-me entregue com diarreias, sem apetite, e lá o levei ao veterinario, que me aconselhou a mudar de raçao (comia ração do continente). Exprimentei eukanuba e nada.. não pegava... comprei royal canin e resultado idêntico.. nao pegava na ração - se lhe deitasse porem arroz ou frango devorava-o.
Fiz-lhe dieta indicada pelo veterinario (arroz e frango,mas sempre na presença das bolitas da ração ) e a diarreia terminou.
Como teimava em não pegar na ração passou um dia e meio sem que lhe desse mais nada que nao fosse raçao e lá se acabou por habituar a royal canin maxi junior - o problema é que come pouco,muito pouco, e só na nossa presença. Esteve no vet esta semana, que confirmou que esta magro, com cerca de 5 kg a menos do que o deveria ter ( pesou 12 kg certos ).
O que posso fazer ? devo mudar novamente de ração ?
Agradeço toda a ajuda que me possam dar.
fontedasbicas
Membro Veterano
Mensagens: 1323
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

quinta out 06, 2011 1:36 pm

Boa tarde....

Parabéns pela nova aquisição...

"... foi-me entregue com diarreias..."
Pois...

Fez bem em trocar de ração...(lá vou eu levar nas orelhas)...

Que idade tem o cachorro?
Está sózinho, não tem outra companhia canina?
Falou com o criador?
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
Ziva2011
Membro
Mensagens: 130
Registado: quarta set 28, 2011 12:59 pm

quinta out 06, 2011 1:51 pm

lgoncalves Escreveu:O problema está na alimentação: foi-me entregue com diarreias, sem apetite, e lá o levei ao veterinario, que me aconselhou a mudar de raçao (comia ração do continente).

Ora aqui está....(apesar de ser novata aqui nas andanças do PA), pergunto eu...

Foi-lhe entregue por quem? Criador, amigo, canil....?! É que um bom criador, do que tenho lido NÃO dá ração Continente...mas tudo bem...fez bem em mudar.

Mas e o criador, ou quem lho deu/ vendeu já foi contactado? Este seria o meu primeiro passo, se o cão fosse meu...

Sr. A. Pato...mais uma vez, um prazer lê-lo e aprender qualquer coisa consigo!
lgoncalves
Mensagens: 4
Registado: quinta out 06, 2011 12:54 pm

quinta out 06, 2011 5:45 pm

boa tarde.

o pastor tem actualmente 4 meses.
sim, contactei o vendedor,um " amigo de um amigo" que me disse que não sabia que o cao estava com diarrreias...enfim, para nunca mais.
Agora felizmente as diarreias terminaram, mas o problema de comer pouco é que me preocupa...nao é normal, ou é ?
Só come se estivermos junto dele e mesmo assim nao come as quase 400 gramas que deveria comer... come ai metade aproximadamente
A veterinaria diz que esta bom de saude (tomou vacina da raiva e colocou chip+ desparasitante na terca feira ), mas o meu receio é que nesta fase de crescimento nao seja suficiente.
fontedasbicas
Membro Veterano
Mensagens: 1323
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

quinta out 06, 2011 6:54 pm

Boas...

lgonçalves... Ainda bem que aprendeu com a lição... A compra de um cachorro é uma coisa séria, e às vezes julgamos estar a fazer bem e a "coisa" sai ao contrário... mas o que interessa agora é o cachorro...

O "comer pouco", será normal se não for regra.
Há dias em que não me apetece comer nada. Ou é o calor, ou o facto de estar sózinho, sei lá, tanta coisa... Mas quando é regra, aí deve haver preocupação... nada nem ninguém melhor que o Vet pode ajudar!

400 grms???.... Não dá tudo a uma refeição, pois não?
Experimente dividir por mais vezes ao dia... e já agora, junte-lhe em cada taça, uma colher de óleo vegetal(girassol, soja, etc)... sem abusar e depois de ele aceitar e comer normalmente, páre.
Se ele começar a comer bem, mas um dia acontece voltar ao mesmo, tire-lhe a taça, e só volte a dar-lha na refeição seguinte...
Se vê que se distrai, tente focá-lo na comida, mexendo na própria comida e acompanhando de um "muito bem" bem alto...
Respeite sempre os horários das refeições, tornando-os um hábito... Você deve ser jovem, mas lembre-se que não pode falhar...
Lembre-se que um cachorro deve comer sempre no mesmo sítio e à mesma hora, sem que nos intervalos das refeições coma nada!
Durante a refeição, jogue com ele, tirando-lhe a taça, devolvendo-a a seguir... aumentará a sua voracidade.
Com o tempo, tem de lhe demonstrar a hierarquia... Comerá quando você quiser e não sempre que lhe apeteça... Você é o líder da matilha, não se esqueça.

Muita paciência e persistência da sua parte... Vai ver que vai passar...
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
lgoncalves
Mensagens: 4
Registado: quinta out 06, 2011 12:54 pm

sexta out 07, 2011 11:45 am

Sr Antonio Pato,

obrigado pela sua ajuda, vê-se que é alguém que conhece muito bem a raça.
Vou aceitar todas as suas sugestões.
Comprar e manter um cão é uma enorme responsabilidade, e a verdade é que criamos laços muito fortes com este tipo de animais, que é mais um membro da familia.
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”