Cão de Utilidade - Opinião

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
MarcoUser
Mensagens: 1
Registado: quinta nov 24, 2011 2:12 pm

quinta nov 24, 2011 3:10 pm

Como admirador do cão de Pastor Alemão, e apesar de ainda não ser muito entendido nesta matéria ou ter contacto com a raça, estreio-me neste fórum com uma pequena reflexão sobre este cão e a sua criação.

Era apenas uma criança quando comecei a admirar o pastor alemão por ser o cão polícia. Mas este é apenas um dos seus muitos papéis ou não estivéssemos nós a falar de um verdadeiro cão de utilidade: cão de pastoreio, de guerra, militar, de busca e salvamento, de terapia, guia de cegos, de desporto, de guarda e vigilância, etc…

Extremamente inteligente, protector, rápido, de aparência nobre, carácter confiável, disponível para trabalhar até a exaustão e com um desejo insaciável de servir… Foram estas algumas das características idealizadas por Max von Stephanitz, e parece-me unânime dizer que tal foi conseguido.

Na história da raça, não podia deixar de destacar os períodos da 1ª e 2º Guerra Mundial em que tantos pastores alemães, como mensageiros; detectores de minas; guardas e sentinelas, contribuíram com feitos extraordinários. É certo que muitos soldados serviram-se destes cães sem olhar a meios, mas a sua integração na Guerra e os seus feitos demonstraram bem a grandeza do cão de Pastor alemão.

E, ao longo dos tempos, no campo do trabalho, o pastor alemão tem-se revelado, por inúmeras vezes, um verdadeiro herói de quatro patas.

Contudo, hoje, são muitos os criadores que não procuram o que outrora se desejava num bom exemplar da raça. Desde há algumas décadas, tem vindo a crescer o número de criadores a criar o cão de pastor alemão sobretudo pelas características físicas, sem dar, na minha opinião, a devida importância ao carácter, utilidade e funcionalidade. E é com pena que, hoje, vejo muitos de pastores alemães que integram os eventos de beleza a não apresentarem a desenvoltura e potencialidade para o trabalho típicas da raça.

Sou da opinião que na selecção dos reprodutores não se devia pôr em causa ou para segundo plano o carácter, inteligência e aptidão para o trabalho da raça. Deveriam ser só os exemplares que apresentassem efectivamente temperamento típico e características anatómicas para o trabalho a dar continuidade à raça. Acho que também seria benéfico incrementar a cultura dos eventos de trabalho desportivo e não criar apenas a pensar em exposições. E estas deviam ser mais exigentes relativamente ao carácter e temperamento dos exemplares.

A estrutura do cão também é muito importante e não pode ser descartada, na medida que afecta a sua aptidão para o trabalho. Mas por vezes exagera-se em certas particularidades desta ou daquela raça. No caso do cão de Pastor Alemão, acho que se encontram alguns exemplares com uma linha dorsal demasiado descendente e membros posteriores mal colocados que, segundo comentários de especialistas, pode afectar a capacidade de movimentação, impulso traseiro, para não falar dos problemas de saúde inerentes.

Deixo aqui a minha opinião, ainda que simplista, e, dito isto, cabe-me afirmar que apesar de discordar com a atitude que muitos criadores têm ao não darem a devida importância ao temperamento na hora da selecção dos reprodutores, não pretendo pôr em causa o seu trabalho e dedicação. Apenas temo que a fama que a raça conquistou desvaneça ao longo dos anos. Pois, mais do que a beleza, foram o carácter, a inteligência, aptidão e instintos para o trabalho que tornaram o Pastor Alemão famoso a nível mundial.

Enfim, gostava que se falasse do cão de pastor alemão como um só cão – um cão de trabalho. Pois, tal como dizia Max von Stephanitz, “Um cão Pastor Alemão é um Cão de Trabalho ou não é um Pastor Alemão”

Marco Martins















palexsantos
Mensagens: 3
Registado: segunda ago 08, 2011 5:42 pm

quinta nov 24, 2011 6:38 pm

para um conhecer , que belo discurso......
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”