Ensinar o cão a fazer necessidades num só sítio

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Sporting7
Membro Veterano
Mensagens: 372
Registado: segunda abr 09, 2012 8:12 am

domingo mai 27, 2012 7:59 am

Ola como vou ter um cão eu gostava de ensina-lo a fazer as necessidades so num sito e mais tarde so na rua.Alguem me pode dar dicas para ensinar a fazer necessidades so num sitio?

[Título editado pela moderação]
Floripes2
Membro Veterano
Mensagens: 1868
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

domingo mai 27, 2012 9:41 am

Pesquise aqui no fórum, há imensos tópicos a respeito disso. :wink:
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
maraya
Membro Veterano
Mensagens: 4217
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

domingo mai 27, 2012 10:22 am

<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
maraya
Membro Veterano
Mensagens: 4217
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

domingo mai 27, 2012 10:44 am

Já agora sugio que abra um tópico do género "vou ter um cachorro-duvidas" onde concentre todas as questões em vez de andar a abrir diversos tópicos.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Sporting7
Membro Veterano
Mensagens: 372
Registado: segunda abr 09, 2012 8:12 am

domingo mai 27, 2012 10:54 am

maraya Escreveu:Já agora sugio que abra um tópico do género "vou ter um cachorro-duvidas" onde concentre todas as questões em vez de andar a abrir diversos tópicos.
Ok obrigado
Sporting7
Membro Veterano
Mensagens: 372
Registado: segunda abr 09, 2012 8:12 am

domingo mai 27, 2012 11:08 am

Mas a minha duvida é memo, como ensinar ele a fazer num jornal
fmoniz
Membro Veterano
Mensagens: 729
Registado: sexta abr 06, 2012 9:50 pm

domingo mai 27, 2012 11:19 am

Tem pouca experiência com cães, e foi logo escolher o Pastor Alemão!? Ok, boa sorte!
FCachapa
Membro Veterano
Mensagens: 355
Registado: segunda mar 21, 2011 2:44 am
Localização: a gata Milu e o Charlie, o cão!

domingo mai 27, 2012 11:57 am

Pode procurar pelo fórum ou simplesmente no youtube e irão aparecer muitas respostas à sua pergunta.

Mas como sei como é ingrato colocar uma dúvida e não ter resposta vou-lhe deixar uma dica (mas obviamente que deve fazer o seu "trabalho de casa"). Ter um cão não é fácil... Lembre-se que um cão não é uma máquina em que carregamos num botão e a partir daí faz tudo como queremos.Digo-lhe isto não para desmotivar mas para se lembrar que é normal as coisas falharem às vezes, ainda para mais no caso de um cachorro que está aprendendo tudo de novo! Acima de tudo, nunca desista! Porque uma coisa é certa: os cães aprendem SEMPRE.

Para o cachorro aprender a fazer num sítio que escolheu dentro de casa:

1. Defina muito bem que sítio é esse. Coloque lá o jornal ou a superfície que decidiu utilizar. No início coloque muitos jornais para que ele consiga "acertar" no sítio correcto. Quando estiver mais habituado pode ir diminuindo a área.
2. Quando notar que o cachorro começa a cheirar muito à volta é porque ele se prepara para fazer as suas necessidades. Agarre nele e coloque-o rapidamente no tal sítio correcto. Depois dele fazer as necessidades aí faça-lhe festas, palavras carinhosas e dê-lhe um biscoito apropriado para cães
2.1. Apesar de parecer fácil os cachorros são muito rápidos a fazer as suas necessidades, por isso é normal que você não "chegue sempre a tempo". Se chegar e ele já tiver feito no sítio errado, não ralhe com ele (ele não vai perceber). Simplesmente ignore a situação e limpe sem dar muita importância. Se por outro lado chegou e ele já tinha começado a fazer pegue nele na mesma (ele parará logo de fazer) e meta-o no sítio correcto. Mesmo que que ele não continue a fazer, ao fim de várias repetições ele vai associar as necessidades nesse sítio (aqui seja persistente, não desista mesmo que não veja logo resultados)
3. Dê-lhe uma recompensa (biscoito, um pedaço da ração dele, um bocadinho de frango cozinho) sempre que ele faça no sítio certo. Isto vai acelerar o processo porque para ele fazer no sítio errado = nada acontece e fazer no sítio certo = coisa boa!

Mas como lhe disse, faça a sua pesquisa. Leia muito, veja muitos vídeos e escolha a melhor forma que se adapte a si e ao seu cão.

Boa sorte!
FCachapa


"Todos os animais, com excepção do homem, sabem que a urgência da vida é aproveitá-la"
(Samuel Butler)

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados"
(Mahatma Gandhi)
Acena
Membro Veterano
Mensagens: 1952
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

domingo mai 27, 2012 12:08 pm

Preencha o campo assunto quando abre tópicos, ajuda em futuras pesquisas e só entra no tópico quem tiver interesse no assunto.
Dashuri
Membro Júnior
Mensagens: 27
Registado: quarta mai 09, 2012 9:38 pm

segunda mai 28, 2012 9:50 am

Sporting7 Escreveu:Ola como vou ter um cão eu gostava de ensina-lo a fazer as necessidades so num sito e mais tarde so na rua.Alguem me pode dar dicas para ensinar a fazer necessidades so num sitio?
Há também outra coisa a salientar, quando se adquire um cachorro pequeno não se opde esperar que eles se controlem e façam as necessidades apenas onde você queira. Os cachorros não têm muito poder de controle relativamente a isso. A partir aproximadamente dos 6 meses de idade, comece a tentar com mais frequência limitar o cachorro a um espaço para necessidades, ou mesmo a rua.
FCachapa
Membro Veterano
Mensagens: 355
Registado: segunda mar 21, 2011 2:44 am
Localização: a gata Milu e o Charlie, o cão!

segunda mai 28, 2012 10:16 am

Dashuri Escreveu:
Sporting7 Escreveu:Ola como vou ter um cão eu gostava de ensina-lo a fazer as necessidades so num sito e mais tarde so na rua.Alguem me pode dar dicas para ensinar a fazer necessidades so num sitio?
Há também outra coisa a salientar, quando se adquire um cachorro pequeno não se opde esperar que eles se controlem e façam as necessidades apenas onde você queira. Os cachorros não têm muito poder de controle relativamente a isso. A partir aproximadamente dos 6 meses de idade, comece a tentar com mais frequência limitar o cachorro a um espaço para necessidades, ou mesmo a rua.
Qualquer cachorro deve começar a ser educado ASSIM QUE CHEGA A CASA! Não é a uma determinada idade. É no PRIMEIRO minuto em que entre na nova casa. Os acidentes acontecem. Mas isso não quer dizer que só se comece a ensinar o cão quando ele já conseguir controlar-se com mais facilidade.
FCachapa


"Todos os animais, com excepção do homem, sabem que a urgência da vida é aproveitá-la"
(Samuel Butler)

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados"
(Mahatma Gandhi)
Responder

Voltar para “Cães”