FURAO, PRIMEIRO CIO?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
SuaAlteza
Membro
Mensagens: 99
Registado: segunda nov 05, 2012 2:13 am
Localização: Weimaraner - Benji

segunda nov 05, 2012 2:39 am

boas pessoal , tenho dois furoes em conjunto com o meu namorado , e compramo los a uma senhora , sao irmaos , mas ja me disseram que nao ha quaisquer problemas em acasala los. Gostaria de perguntar , eles tem 4 meses , daqui a mais ou menos quanto tempo eles tem o primeiro cio para acasalar?
outra pergunta : tenho de separar a mae do pai , estou correcta ou nem por isso?
E uma ultima : quero leva los a praia , nao ha problema com a agua do mar salgada ou ha?
cumprimentos a todos os FerretLovers <3
Sasha99
Membro Veterano
Mensagens: 1327
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

segunda nov 05, 2012 2:21 pm

quem é que lhe disse essa barbaridade??
em nenhuma espécie os animais devem acasalar entre irmãos!
recomendo que esterilize e fêmea.
Omlet24
Membro Veterano
Mensagens: 338
Registado: quarta fev 08, 2012 2:52 pm
Localização: Chinchila Macho Preto Veludo
Chinchila Fêmea Branco Mosaico
Cão - Chow Chow Creme

segunda nov 05, 2012 2:24 pm

SuaAlteza Escreveu:boas pessoal , tenho dois furoes em conjunto com o meu namorado , e compramo los a uma senhora , sao irmaos , mas ja me disseram que nao ha quaisquer problemas em acasala los. Gostaria de perguntar , eles tem 4 meses , daqui a mais ou menos quanto tempo eles tem o primeiro cio para acasalar?
outra pergunta : tenho de separar a mae do pai , estou correcta ou nem por isso?
E uma ultima : quero leva los a praia , nao ha problema com a agua do mar salgada ou ha?
cumprimentos a todos os FerretLovers <3
Em nenhum caso deve haver acasalamentos em qualquer espécie, inclusive humana onde exista consaguinidade...

Esterilize a fêmea e dê uma paulada na cabeça de quem lhe vendeu os furões irmãos e lhe disse isso (ISTO FOI A BRINCAR... +/- LOL)
_____________________________________

www.chinchilasboq.webnode.pt

SlbTelmo no Youtube
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

segunda nov 05, 2012 2:27 pm

Nunca deve acasalar os dois irmãos. E deve saber que a criação de furões deve ser deixada para quem realmente sabe e tem conhecimento de tudo o que esta envolve, tal como gravidez, genética, acompanhamento veterinário, entre outros.

É recomendado que esterilize a fêmea ou castre o macho, para evitar uma gravidez indesejada e/ou outros problemas.

Em relação à praia, os furões não são cães e, na minha opinião, devia limitar-se a dar aos animais uma gaiola grande o suficiente e passeios diários pela casa.
Acredite, não há nenhum benefício em levar os furões à praia. A única coisa que vai fazer é pô-los com medo, assustados e em stress por irem para um ambiente totalmente desconhecido.
Omlet24
Membro Veterano
Mensagens: 338
Registado: quarta fev 08, 2012 2:52 pm
Localização: Chinchila Macho Preto Veludo
Chinchila Fêmea Branco Mosaico
Cão - Chow Chow Creme

segunda nov 05, 2012 2:34 pm

Nitara Escreveu:Nunca deve acasalar os dois irmãos. E deve saber que a criação de furões deve ser deixada para quem realmente sabe e tem conhecimento de tudo o que esta envolve, tal como gravidez, genética, acompanhamento veterinário, entre outros.

É recomendado que esterilize a fêmea ou castre o macho, para evitar uma gravidez indesejada e/ou outros problemas.
- CONCORDO

Em relação à praia, os furões não são cães e, na minha opinião, devia limitar-se a dar aos animais uma gaiola grande o suficiente e passeios diários pela casa.
Acredite, não há nenhum benefício em levar os furões à praia. A única coisa que vai fazer é pô-los com medo, assustados e em stress por irem para um ambiente totalmente desconhecido.
Em relação a levar um furão à praia eu acho que não tem problema nenhum... os furões na américa são o terceiro animal de estimação e são tratados como cão e gato... NA MINHA OPINIÃO e nunhum de nós está errado, desde que o furão esteja desparasitado e com tudo em dia deve leva-lo a passear sempre com um peitoral e ensinar-lhe algumas regras... em relação ao ambiente, aí sim... deve levar o furão para onde não haja muita confusão
_____________________________________

www.chinchilasboq.webnode.pt

SlbTelmo no Youtube
Bondage2010
Membro Veterano
Mensagens: 5838
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Localização: *********

segunda nov 05, 2012 4:19 pm

Não podem dizer nunca em qualquer especie se devem crusar irmãos, pois animais gregarios e que vivem em colonia acasalam entre irmãos sem problema, por exemplo em ratazanas e musmusculos é dificil existirem problemas de consaguinidade mesmo ao fim de muitas gerações de cruzamentos dentro da colonia, gerbos tambem se conseguiu a palete de cores existente justamente fazendo cruzamentos do genero e na maior parte dos animais, as raças foram-se "aperfeiçoando" ou desenvolvendo usando o inbreeding com peso e medida ;) dependendo das especies pode ou não cruzar-se irmãos ;)
Zahn
Membro Veterano
Mensagens: 1495
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

segunda nov 05, 2012 4:48 pm

Se a forista insistir em levar os seus animais para o exterior, tenha a atenção de ter sempre consigo os documentos legais deles, para não correr o risco de lhes serem apreendidos.
hperika
Membro Veterano
Mensagens: 304
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda nov 05, 2012 4:50 pm

Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

segunda nov 05, 2012 9:55 pm

Bondage2010 Escreveu:Não podem dizer nunca em qualquer especie se devem crusar irmãos, pois animais gregarios e que vivem em colonia acasalam entre irmãos sem problema, por exemplo em ratazanas e musmusculos é dificil existirem problemas de consaguinidade mesmo ao fim de muitas gerações de cruzamentos dentro da colonia, gerbos tambem se conseguiu a palete de cores existente justamente fazendo cruzamentos do genero e na maior parte dos animais, as raças foram-se "aperfeiçoando" ou desenvolvendo usando o inbreeding com peso e medida ;) dependendo das especies pode ou não cruzar-se irmãos ;)
Concordo em grande parte. É verdade que a consanguinidade é natural em muitas espécies na Natureza e pode ser feita para conseguir novas cores, padrões, etc. No entanto, não apoio a criação consanguínea sem um grande conhecimento prévio de tudo o que esta exige. Na minha opinião, fazer uma criação consanguínea exige muito mais do que uma criação não consanguínea. E se a criação não consanguínea já exige o que exige ...

Neste caso, a SuaAlteza parece-me uma pessoa mal informada que, creio eu, recebeu informação incompleta de outra pessoa ou que muito provavelmente nem sabe o que é consanguinidade ou nem se deu ao trabalho de explicar o que esta envolve. Nenhuma pessoa bem informada dá informações destas.
Logo, creio que a SuaAlteza não está preparada para fazer uma criação destas assim. Coisas como saber quando é o cio ou se se deve separar o pai da mãe são do mais básico no que toca à questão da criação.

Espero que não leve a mal SuaAlteza. É apenas um alerta.

Acrescento só: quando me registei neste Fórum, tinha uma opinião bem vinculada acerca da consanguinidade, a qual não apoiava e considerava anti-natural. No entanto, com a ajuda de alguns membros e com a minha constante pesquisa, cheguei à conclusão que a consanguinidade não é assim tão má e até pode ter resultados positivos, mas exige muitos conhecimentos e muito pouca gente está preparada para tal.

:wink:
vitor22
Membro Veterano
Mensagens: 1039
Registado: sexta jul 30, 2010 12:28 pm

segunda nov 05, 2012 10:09 pm

O problema de acasalar em mus e ratz entre irmãos é ético, nada mais. Claro que, eu noto, que em consaguinidade, por vezes alguns exemplares saem mais pequenos, ficam anões. Têm problemas de crescimento, mas acontece a cada 1 em 10(assim a olho)
"A compaix&atilde;o para com os animais &eacute; das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
SuaAlteza
Membro
Mensagens: 99
Registado: segunda nov 05, 2012 2:13 am
Localização: Weimaraner - Benji

segunda nov 05, 2012 10:20 pm

Boas meus caros , em relacao a sanguiniedade concordo com o Bondage2010 , se formos a ler todo o seu texto tem logica.Em casos de passaros SIM , NAO SE CRUZA irmaos , ja vi casos de deformidades bastande grandes. Em casos de Mustelideos foi me dito , e quem mo disse foi um Biologo , portanto alguma coisa deve estar ele certo do que fala.
quanto a praia concordo com o Omlet24 .
Nitara , estes animais sao dos animais mais curiosos que ja vi, levei os da casa do meu namorado para a minha casa que tem um quintal , sitio que nunca viram na vida , e so deram milhoes de pulos de alegria , ficaram tolos , so brincavam e saltavam. Acho que ao deixares os furoes em casa so os vais negar os habitats diversos que ha por ai , e vais deixa los com medo do exterior , enquanto que se os habituares a levar a passear com trela e tudo eles sao muito mais felizes.Tu e que crias o medo que eles poderiam ter . O que achavas se durante a tua infancia os teus pais te proibissem de sair de casa? entao , os argumentos seriam os mesmos , assustavas te , e eras muito pequenina para sair de casa. Acho temos de pensar neles um pouco como pensamos connosco e temos de ter a nocao que eles sao animais que tem instinto mais vincado que o nosso e que procuram a natureza e a exploracao , a cacar sozinhos( desculpem pc ingles , nao tenho c de cedilha) , acasalarem , e ao mantermo los em cativeiro no nosso mundo humano , nao lhes abre , a eles os horizontes , nem as nos proprios.
Nitara claro que nao levo mesmo a mal , agradeco imenso as opinioes e os alertas. Vou procurar mais sobre acasalamentos e falar com um VET.
Obrigada a todos vos pelas vossas opinioes , vou comprar uma trelinha e vou leva los a praia ! com pouca gente e claro , nao quero criancinhas indesejaveis a correr atras deles! :P
Cumprimentos a todos !
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

segunda nov 05, 2012 10:27 pm

SuaAlteza Escreveu:Em casos de passaros SIM , NAO SE CRUZA irmaos , ja vi casos de deformidades bastande grandes.
Desculpe, mas aqui discordo.

Principalmente nas aves, são feitas muitas criações consanguíneas com o objectivo de criar novas mutações cromáticas, novos padrões, ...
E se for feita como deve ser não acarreta quaisquer problemas.

SuaAlteza, sinceramente não me parece preparada para fazer uma criação consanguínea. Se realmente quiser investir nesta, pesquise muito, fale com criadores experientes neste tipo de criações, leia revistas/livros/enciclopédias que abordem este assunto, etc.
Não se lance assim sem mais nem menos. É a saúde dos seus furões e dos futuros bébés que pode estar em risco.



Em relação à praia, acho que é uma questão de opinião. Eu pessoalmente não levava, mas se acha que se deve levar ... outros membros irão dar a sua opinião e orientá-la melhor :wink: .

Mais uma vez, espero que não leve a mal tudo o que eu disse.
Titanum
Membro Veterano
Mensagens: 1600
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

segunda nov 05, 2012 10:47 pm

Nitara Escreveu:
SuaAlteza Escreveu:Em casos de passaros SIM , NAO SE CRUZA irmaos , ja vi casos de deformidades bastande grandes.
Desculpe, mas aqui discordo.

Principalmente nas aves, são feitas muitas criações consanguíneas com o objectivo de criar novas mutações cromáticas, novos padrões, ...
E se for feita como deve ser não acarreta quaisquer problemas.

SuaAlteza, sinceramente não me parece preparada para fazer uma criação consanguínea. Se realmente quiser investir nesta, pesquise muito, fale com criadores experientes neste tipo de criações, leia revistas/livros/enciclopédias que abordem este assunto, etc.
Não se lance assim sem mais nem menos. É a saúde dos seus furões e dos futuros bébés que pode estar em risco.



Em relação à praia, acho que é uma questão de opinião. Eu pessoalmente não levava, mas se acha que se deve levar ... outros membros irão dar a sua opinião e orientá-la melhor :wink: .

Mais uma vez, espero que não leve a mal tudo o que eu disse.
8) 8) caso faça criação, ja sabe o que fazer com os filhos?
SuaAlteza
Membro
Mensagens: 99
Registado: segunda nov 05, 2012 2:13 am
Localização: Weimaraner - Benji

segunda nov 05, 2012 11:03 pm

Claro que nao estou preparada , se nao nao estaria aqui a pedir a vossa ajuda e a pedir os vossos conhecimentos e ajuda :P Nao claro , nao levo mesmo a mal , cada opiniao e' valida , e uma mais valia! :)
Mas Nitara sabe de alguma informacao valiosa que me possa ajudar em termos de criacoes , sei que devo separa los , e nao mexer nos filhotes , que ela pode rejeita los e come los com o nervosismo. A parte disso , creio que e deixar a natureza desenvolver se por si. Intervir no basico, e deixar a mama trabalhar :P Mas alguma opiniao de alguem mais experiente e' bem vinda!
Titanium , depende da quantidade de filhotes mas tenho amigos interessados , tou a pensar em vende los, assim sempre faco um improvement nas coisinhas deles , compro mais racoes etc etc
Bondage2010
Membro Veterano
Mensagens: 5838
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Localização: *********

segunda nov 05, 2012 11:03 pm

Eu em relação a animais exoticos criados em cativeiro nque possivelmente têm um sistema imunitário muito mais debilitado que um selvagem, tenho um certo receio em expo-los a agentes e porcarias da rua, já basta o monte de bacterias e ovos de parasitas que podemos levar da rua nos nossos pés, podemos em casa te-los tão ou mais felizes do que levando-os á rua, basta para isso criar desafios e estimulos e passar tempo de brincadeiras com eles. Mas é apenas a minha opinião ;)
Última edição por Bondage2010 em segunda nov 05, 2012 11:06 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Exóticos”