montagem de um aquArio 54lts ajuda

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
vigariokoln
Mensagens: 10
Registado: domingo mai 05, 2013 11:06 pm

segunda set 15, 2014 2:51 pm

tou a montar um aquario de 54 lts
tou pensando colocar substrato fertil e um filtro da fluval para um aquario de 240lts max ( axam um beneficio?)
eu ja tenho outro com o mesmo filtro e ate agora tem corrido bem.
tem 6 mollys 6 tetras 3 platys e 4 corydoras anas.
pelos testes que fiz ta tudo bem so o valor do nitrato ta sempre a 50( pelos testas da tetra 6 em 1.

tou pensando plantar com anubias anas e por so 2 troncos . porque tenho na ideia de so colocar neons cardinais e umas 4 corydoras .
depois de um mes a fazer o ciclo quantos neona posso por neste aquario?

tendo em conta que o filtro e bem potente para este tipo de aquario.
nao tem filtro de fundo mas tambem tenho um para 30lts que tou pensando colocar para ajudar.
vigariokoln
Mensagens: 10
Registado: domingo mai 05, 2013 11:06 pm

terça set 16, 2014 5:37 pm

Nem uma respostinha?
vasco1978
Membro
Mensagens: 77
Registado: quinta out 31, 2013 8:03 pm

quarta set 24, 2014 10:40 am

Bom dia,

Que substracto fértil está a pensar? Se colocar fertilizante tem que colocar uma segunda camada de substracto por cima, não se esqueça disso.

Relativamente ao número de peixes existe uma regra simples, embora cada caso tenha que ser analisado devidamente, que é 1cm de peixe adulto por cada litro de água.

As anúbias são boa escolha, são plantas fáceis e se vai colocar troncos já pensou em prender as anúbias aos troncos? Fica um arranjo engraçado, eu tenho uma anubia presa a um tronco e o efeito é muito bonito.

Em relação ao filtro 1 chega, filtros de fundo é coisa do passado, filtros externos são os mais fáceis de manter, são potentes e muito fáceis e práticos de limpar.
vigariokoln
Mensagens: 10
Registado: domingo mai 05, 2013 11:06 pm

quarta set 24, 2014 11:22 am

Eu no primeiro aquário que referi o filtro é um para 150lts enganei-me
Eu quero colocar só neons nesse aquário e algumas corydoras . Sim quero por só duas valisferiAs e três anubias presas ao tronco.
O aquário está em cíclagem a duas semanas, mas não há maneira de os nitritos e nitratos subirem e amônia ate agora ta em valores 0 amonia 0 nitrito e 50 nitratos.
Eu coloquei uma molly negra para ajudar a ciclagem.
O filtro para um de 110lts e outro para 60lts já estavam no primeiro aquário a 2 anos, quando enchi o aquario coloquei 30% da água do velho.
Por quanto tempo devo deixar o aquario só com um peixe?
Devo usar baterias vivas da terra? Obrigado
vasco1978
Membro
Mensagens: 77
Registado: quinta out 31, 2013 8:03 pm

quarta set 24, 2014 1:09 pm

Boa Tarde,

Se utilizou água do aquario velho e colocou os filtros do aquario velho para o novo, em principio o aquario já se encontra em ciclo,dado que as bactérias nitrificantes necessárias já se encontram no aquario vindas da água e dos filtros.

Experimente adicionar 5 neon e vá controlando os valores, se ao fim de uma semana não houver alterações, adicione o resto dos peixes, tendo sempre em linha de conta o volume do aquario.
Mas tenha também em atenção aos outros parâmetros, como por exemplo o ph, os neons dão-se melhor com água ligeiramente ácida ph 6,5, se o ph for de por exemplo 7,5-8 não será boa ideia colocar neons.
vigariokoln
Mensagens: 10
Registado: domingo mai 05, 2013 11:06 pm

quarta set 24, 2014 10:45 pm

Mas os neons não são de pH 7.5 ou os cardinais? A água aqui vai sempre pros 7.5 no max
vasco1978
Membro
Mensagens: 77
Registado: quinta out 31, 2013 8:03 pm

quinta set 25, 2014 7:40 am

Bom dia,

Não, ambos tetra neons, como tretra cardinais são de água ligeiramente acida, alguns até sugerem PH 6 para realçar a cor do peixe, nomeadamente a faixa azul.

Se o PH da água anda na casa dos 7,5 deveria reconsiderar as especies a colocar no aquario. Ou se realmente quiser neons, colocar trufa no filtro, este material torna a água mais macia e ácida, tem é o inconveniente de a tornar ligeiramente amarelada.
vigariokoln
Mensagens: 10
Registado: domingo mai 05, 2013 11:06 pm

quinta set 25, 2014 9:53 am

Prontos realmente pensei que uma das espécies dava para manter nesse parâmetros mas visto que não posso mudar de ideias😄😄
Qual me aconselham?
Eu não quero andar constantemente à monitorizar todos os valores semanalmente;)

Não quero guppies mollys ou qualquer vivíparo já tenho um aquário com eles

Quero peixes fáceis de manter bonitos e que não me povoem o aquario num mês :lol:
vasco1978
Membro
Mensagens: 77
Registado: quinta out 31, 2013 8:03 pm

quinta set 25, 2014 10:34 am

Bom dia,

Não será muito fácil...procure por peixe arco-iris neon, são muito bonitos, fáceis de manter e vivem bem num ph neutro a ligeiramente alcalino. Não pode é colocar muitos pois chegam aos 6-7cm em adulto. Opte por um pequeno cardume com mais fêmeas do que machos. Os machos são mais bonitos, procure pela net fotos para ver de gosta.

Mais do que isso e sem ser guppys e afins só mesmo indo para os ciclideos africanos, mas para isso necessitava de um aquario maior!
vigariokoln
Mensagens: 10
Registado: domingo mai 05, 2013 11:06 pm

quarta out 15, 2014 1:45 am

Bem já acabei o aquário 54lts


Fauna:
2 plays vermelhos
8 tetras viúvas
6 molly
6 barbos sumatra
1 Otto
2 salmon qualquer coisa
flora:
1 musgo java
1 enchidora daquelas verdes folha mais larga(preso no tronco)
2 anuais
5 calombas californianas
muito peixe ou o suficiente?

+
Queria colocar 5 Corydoras mas já deve ser muito peixe

Eu uso dois filtros como disse... uma bomba de ar e faço tpas de 2 em duas semanas usando o denitrol( baterias vivas) e Nitrat minus da tetra.
opiniões? Obg
vasco1978
Membro
Mensagens: 77
Registado: quinta out 31, 2013 8:03 pm

quarta out 15, 2014 2:21 pm

Boas,

Isso é muito peixe a mais!!! Só os barbos chegam.
Como orientação do número de peixes use 1cm de peixe adulto por cada litro de água. Os barbos em adulto chegam aos 8cm, como tem 6 são 48cm=48 litros de água, para 54 sobra 6!!!!
As molly normalmente chegam aos 7cm em adulto, são mais 42...Devolva os peixes e pense no que quer.
Falou que a água tinha ph de 7,5 os barbos preferem água com ph a 6,5.

Repense seriamente o seu projecto.
vigariokoln
Mensagens: 10
Registado: domingo mai 05, 2013 11:06 pm

sexta out 17, 2014 10:32 am

O pH dos barbos pode ir até aos 7.5 e aninha já está nos 7

Sim são muitos mas como tenho outro de 120 em cíclagem fortemente plantado só para os barbos e os tetras até la é bom esperar até agora nenhuma fatalidade.

Nitratos 0
Nitritos 0
Amônia 0
Cloro 0

Tpas de 15 em 15 dias
Uso denitrol a cada pois o aquário só tem 2 meses e foi ciclado

A única coisa que os barbos fazem e andarem atrás dos da mesma espécie

Este manterei pra às mollys e as duas platys e colocarei 5 corydoras anãs
vigariokoln
Mensagens: 10
Registado: domingo mai 05, 2013 11:06 pm

sexta out 17, 2014 10:36 am

E os meus barbos já estão acasalando...não perderam tempo
Kubinhos2013
Mensagens: 7
Registado: sexta set 05, 2014 9:40 pm

domingo out 19, 2014 4:52 pm

vasco1978 Escreveu:

Como orientação do número de peixes use 1cm de peixe adulto por cada litro de água.


Isso é um mito, não é necessariamente assim. Podem ser peixes a mais mas se fossêmos por essas contas, 1 Guppy de 1 cm dava para um litro.
vasco1978
Membro
Mensagens: 77
Registado: quinta out 31, 2013 8:03 pm

domingo out 19, 2014 8:30 pm

Como disse é uma orientação, e falei cm de peixe adulto.

Cada peixe tem as suas necessidades especificas, por exemplo os barbos sumatra deveriam ser colocados num aquario com 80 litros.
Os labeo bicolor por exemplo só chegam aos 12cm e devem ser colocados num aquario com 200litros devido á sua agressividade.

Mas como disse anteriormente a regra do cm/litro serve somente para orientação, para não termos 50 peixes num aquario de 50 litros. Não é cientifico mas também não é mito.
Responder

Voltar para “Peixes”