Campanha de esterilização arranca em freguesias de Lisboa

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda out 07, 2013 1:22 pm

"Grupo de Lisboa reuniu com nova gestão do canil/gatil municipal

Outubro 7, 2013

Realizou-se, no dia 1 de Outubro, a reunião pedida pelo Grupo de Lisboa, em Agosto passado, para apresentação da proposta [link no site] de uma “Campanha de Esterilização dos Gatos Silvestres de Lisboa”.

Por parte da CML estiveram presentes o Dr. Veríssimo Pires, Chefe de Divisão do Ambiente Urbano, a Dr.ª Elizabete Andrade, da mesma divisão, a Drª Marta Videira (médica veterinária, nova responsável técnica do canil/gatil), e a Dr.ª Ana Machado, veterinária que tem tido a seu cargo o Programa CER. Por parte da Campanha, compareceram cinco voluntários.

Foram apresentados os objectivos e as grandes linhas do plano de acção apontados para a Campanha, tendo a discussão decorrido de uma forma muito construtiva e empenhada por parte de todos os intervenientes. Foi realçada a importância, por ambos os lados, de encontrar um caminho que conduza a uma solução consistente para a sobrepopulação das colónias de gatos de Lisboa que têm sido sujeitos, no decorrer dos anos, a uma politica de abate de extrema violência, sem que tal solucione, por exemplo, o problema das queixas de moradores.

Conforme se refere na proposta, só através da esterilização se consegue controlar uma população que se estima em cerca de 40 mil gatos, dispersos pelas múltiplas colónias existentes em Lisboa, numa acção concertada e devidamente planeada que envolva uma rede, promovida e coordenada pela CML e constituída por consultórios/clínicas veterinárias, faculdades de medicina veterinária, juntas de freguesia, associações e voluntários da área de Lisboa, que complementem os recursos materiais e humanos do canil/gatil.

Ficou estabelecido que a equipa da CML vai analisar cuidadosamente a proposta e convocar uma próxima reunião, tendo os proponentes frisado que se trata de um documento de trabalho para cuja afinação existe a maior abertura, uma vez que se pretende envolver no projecto o maior número possível de participantes e se reconhece o papel preponderante que a CML tem de desempenhar na sua implementação.

No final da reunião, foram abordados alguns pontos referentes ao funcionamento do canil/gatil que a seguir se resumem:

- Canil 1 e Canil 2:

# As boxes do Canil 1 estão em vias de acabamento e já foram transferidos para as novas boxes alguns cães do canil 1;

# O Canil 2, onde estão presos, em condições miseráveis, os animais “suspeitos de raiva”, vai ser melhorado mas guardará sempre a forma semicircular das boxes por questões de segurança dos tratadores;

- Relativamente ao gatil, também em fase de conclusão, a Dr.ª Marta Videira informou que o processo de transferência dos gatos vai ser feito com toda a segurança para evitar a instalação de doenças, pelo que os gatos terão de ser primeiro vacinados;

- Foi referida pela Campanha a necessidade de leitura dos chips de todos os animais que dão entrada no canil/gatil municipal, vivos ou mortos;

- Referido também que quem atende os munícipes que contactam o canil não pode estar a sugerir esquemas para iludir a proibição do tribunal de aceitação de animais entregues pelos donos até à conclusão das obras, tais como carta do senhorio a dizer que não aceita animais, atestados médicos, bilhetes de avião;

- Sobre o papel da policia, quando atesta que os animais foram encontrados por quem pretende entregá-los no canil/gatil, e para evitar que esteja a ser dada cobertura involuntária, por parte das autoridades policiais, a falsas declarações, foi frisado pela Campanha que deverão proceder a diligências que confirmem os termos da participação;

- Igualmente abordada foi a questão do voluntariado no canil/gatil, medida que foi dito estar nas intenções dos responsáveis presentes e que irá ser aberta a inscrição de voluntários brevemente.

- O Dr. Luís Veríssimo Pires informou que está disponível no site da CML o manual de procedimentos do canil/gatil:

http://www.cm-lisboa.pt/noticias/detalh ... -de-lisboa

- Relativamente ao futuro regulamento do canil/gatil, a Campanha, baseando-se em brochura da DGV que exibiu, referiu que não existe obrigatoriedade de os centros de recolha aceitarem animais de que os munícipes se querem desfazer, sem motivos de doença incurável /terminal ou agressividade provada, desde que tal não esteja contemplado no regulamento, e sublinhou ainda o princípio, que consta da mesma brochura, de que estes centros não são local de reprodução."

in http://campanhaesterilizacaoanimal.wordpress.com/
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta nov 27, 2013 10:37 pm

A famigerada ala fechada do canil/gatil de Lisboa deixou finalmente de existir. Que os milhares de animais que lá sofreram e não puderam ser salvos nos perdoem por ter sido tão tarde.


Imagem

Imagem
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta nov 27, 2013 10:38 pm

"Lisboa – AML aprova por unanimidade a criação de um posto móvel para esterilizações e tratamentos

A Assembleia Municipal de Lisboa, na sua sessão de ontem, dia 26 de Novembro, aprovou por unanimidade a seguinte moção apresentada pelo BE :

Considerando que:

1 – Em Portugal tem sido seguida, salvo honrosas exceções, uma política de erradicação de cães e gatos errantes que se baseia no abate anual de dezenas de milhares de animais que dão entrada nos canis/gatis e centros de recolha oficiais, no seguimento do abandono pelos donos ou que nascem já nas ruas.

2 – Este abate é eticamente condenável, porque retira aos animais aquilo que lhes é mais valioso – a vida -, e porque não é para os humanos a única forma de lidar com esta situação.

3 – O abate dos animais quando existem outras soluções cria na esfera das relações entre as pessoas e os seus animais o parêntesis da sua desvalorização como seres possuidores de interesses, necessidades e vida, banalizando a violência para com eles e para com outros seres humanos, colocando-nos como uma sociedade mais atrasada, que não consegue respeitar os animais com os quais decidimos partilhar as nossas vidas.

4 – A política de erradicação implementada não resolve os problemas de reprodução e abandono existentes pois o abandono, a rapidez de reprodução de animais não esterilizados, em casa dos donos ou na rua, a venda impulsiva de animais e a falta de adoção superam as sucessivas mortes provocadas no conjunto dos animais errantes.

5 – A prática da esterilização para reduzir a sobrepopulação de cães e gatos é uma opção mais eficaz e economicamente menos dispendiosa face ao custo verificado com as recolhas, alimentação, eutanásia e incineração.

6. Mantêm-se a inexistência de campanhas de esterilização gratuita de animais pertencentes a famílias mais carenciadas, levadas a cabo pela autarquia, apesar da AML já ter anteriormente aprovado esta proposta.

7. Existe a necessidade de envolver um maior número possível de famílias e de animais, reduzindo drasticamente dificuldades de deslocação até ao canil/gatil de Monsanto.

Assim, o Grupo Municipal do Bloco de Esquerda propõe que a Assembleia Municipal de Lisboa reunida em sessão ordinária de 26 de Novembro de 2013, delibere:

Que a Câmara Municipal de Lisboa crie um posto móvel para efetuar esterilizações e tratamentos de cães e gatos, com atendimento prioritário aos bairros onde possa existir um maior número de animais negligenciados/abandonados, trabalhando com as associações e grupos de proteção dos animais da cidade, hospitais e clínicas veterinárias e outras entidades da sociedade civil para o lançamento e manutenção desta estrutura."

in http://campanhaesterilizacaoanimal.wordpress.com/
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta jan 02, 2014 7:22 pm

"ESTERILIZA​ÇÃO DOS GATOS SILVESTRES DE LISBOA – UM IMPORTANTE ANÚNCIO

Foi um projecto que nasceu em 2010 e que nunca logrou concretização:a esterilização maciça dos gatos das colónias de Lisboa numa parceria envolvendo a CML , através do canil/gatil, juntas de freguesia, associações de animais e voluntários da cidade, clinicas veterinárias e veterinários individuais, patrocinadores, numa grande congregação de esforços que, freguesia a freguesia, permita resolver o problema da sobrepopulação de gatos , que se estimam em cerca de 40 000, com todas as vantagens que daí advêm para os próprios e para os moradores.

2014 verá nascer , muito em breve, o projecto piloto de intervenção, numa zona central e antiga de Lisboa, que se iniciará pelo levantamento e sinalização das colónias, com o envolvimento das pessoas que lhes prestam cuidados, seguindo-se a informação e sensibilização dos moradores, as capturas, a esterilização, os cuidados pós-operatórios e a recolocação.

O desenrolar do projecto permitirá testar procedimentos e formas eficazes e flexíveis de coordenação entre os diferentes agentes no terreno, de forma a que logo que atingidos os objectivos na zona se possa iniciar uma outra freguesia, para só acabar quando a esmagadora maioria dos gatos da cidade se encontrar integrada em colónias CER, com os seus responsáveis locais identificados e os animais, que pretendemos ver, protegidos e livres de capturas, maus tratos e abates.

Este foi o feliz desfecho das reuniões que se têm realizado entre a nova equipa do canil/gatil e o Grupo de Lisboa da Campanha de Esterilização, e que anunciamos com a maior alegria a todos os que têm participado na longa luta pelo bem estar dos animais errantes e negligenciados da cidade.

O caminho que temos pela frente é árduo e só podemos chegar a bom termo se formarmos um verdadeiro colectivo, com diferentes polos de dinamização da acção. A flexibilidade no funcionamento, com respeito pelas características locais, a definição de metas e resultados realistas, e os progressos que se forem constatando, vão certamente despertar energias que hoje desconhecemos , apesar do período de crise, com pesados reflexos na vida de cada um, em que vamos ser obrigados a trabalhar.

Em breve, vamos dirigir uma mensagem às associações e voluntários de Lisboa, com informações e questões concretas, para a qual esperamos uma resposta à altura das ambições que todos temos para o futuro dos gatos silvestres da cidade.

Grupo de Lisboa"

in http://campanhaesterilizacaoanimal.wordpress.com/
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta fev 26, 2014 6:22 pm

"Mensagem – Por uma Campanha de Esteriliza​ção dos Gatos Silvestres de Lisboa

Às Associações e Voluntários da causa animal actuando no concelho de Lisboa


Caros(as) amigos(as)

O projecto que vimos apresentar-vos nasceu em 2010 e consiste na esterilização maciça dos gatos das colónias de Lisboa numa parceria envolvendo a CML , através do canil/gatil, juntas de freguesia, associações de animais e voluntários da cidade, clinicas veterinárias e veterinários, patrocinadores, numa grande congregação de esforços que, freguesia a freguesia, permita resolver o problema da sobrepopulação de gatos , que se estimam em cerca de 40 000, com todas as vantagens que daí advêm para os próprios e para os moradores.

Na altura, apresentámos este projecto com a contrapartida de a CML parar com as capturas e abate de milhares de gatos (entre 2002 e 2009, foi capturada uma média de 1000 gatos por ano, dos quais 80% morreram, a maioria por abate) mas a proposta não teve sequer resposta. A Campanha de Esterilização acabou por interpor uma providência cautelar contra o canil /gatil, como certamente é do vosso conhecimento, ao mesmo tempo que se intensificava a pressão do movimento animal para que fossem realizadas as obras e alteradas as deploráveis condições de funcionamento do mesmo.

Finalmente, em Setembro de 2013, o canil/gatil foi dotado de uma nova gestão e hoje, com as obras quase concluídas, é possível apresentar à CML um novo projecto, já não o da Campanha de Esterilização de 2010, mas um outro, assente num plano de acção que resulte da congregação dos esforços de todos os que em Lisboa desejam dar um passo decisivo para mudar a vida, cheia de sofrimento, dos gatos silvestres da cidade.

Muitos grupos de voluntários, com a colaboração do canil/gatil ou de clinicas e veterinários particulares solidários, realizam esterilizações de colónias em Lisboa. Milhares de lisboetas alimentam colónias de gatos.

Todos executam estas tarefas de acordo com as suas possibilidades, muitas vezes à custa de enormes sacrifícios humanos e materiais.

Julgamos que uma acção sincronizada permitirá uma utilização mais racional dos recursos e, por conseguinte, a obtenção de melhores e mais rápidos resultados.

Por exemplo, ao concentrarmos esforços numa determinada área geográfica, podemos dar uma visibilidade à acção, impossível de conseguir no quadro da intervenção numa só colónia, conquistar simpatias e cativar cada vez mais recursos.

Uma vez que esteja definida e aceite uma metodologia de trabalho, esta união de esforços deve respeitar a identidade dos grupos formais ou informais que adiram à Campanha de Esterilização dos Gatos Silvestres de Lisboa, de forma a aproveitar os laços criados e experiência adquirida durante anos de trabalho em comum.

Eis aqui, de forma sintética, a ideia que trazemos à vossa consideração.

Esta primeira abordagem destina-se a obter manifestações de interesse por parte de associações e de voluntários em nome individual, organizados ou não em grupos. Agradecemos uma resposta até ao dia 14 de Março.

Seguidamente enviaremos tópicos para análise, após o que será convocada uma reunião dos interessados.

Na expectativa da vossa resposta, apresentamos cordiais saudações."

in http://campanhaesterilizacaoanimal.wordpress.com/


Quem estiver interessado em participar é favor enviar um e-mail para [email protected]
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta jul 17, 2014 12:51 pm

"Canil/gatil de Lisboa- Processo contra a CML terminou


No dia 19 de Janeiro de 2011, o Grupo de Lisboa da Campanha de Esterilização anunciava que ia lançar uma providência cautelar contra o município por práticas lesivas do bem estar animal no canil/gatil de Lisboa considerando que não era “admissível que se prolonguem por mais tempo as condições de verdadeira tortura a que está sujeita a maioria dos animais detidos no canil/gatil de Lisboa, que são do conhecimento de todos e que têm merecido os maiores destaque e repúdio neste site”.

A audição das testemunhas no Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa iniciou-se a 8 de Abril (a súmula dos mesmos pode ser lida no site da Campanha) e em Junho o Tribunal aceitou a providência cautelar contra o canil/gatil de Monsanto proferindo uma extensa sentença (http://www.campanha-esterilizacao.com/d ... ntenca.pdf). Em Julho foi apresentada a acção principal, sem a qual cairia a sentença proferida no âmbito da providência.

No entanto, o não cumprimento de vários pontos da sentença, determinou que em Maio de 2012 se avançasse para um processo de incumprimento da sentença.

NOTA – Clicando na categoria Canil de Lisboa (80 posts) no site da Campanha, tem-se acesso a toda esta informação, apresentada de uma forma sucinta.

Quase dois anos depois, em 31 de Março de 2014, o Tribunal decretou a inutilidade superveniente da lide em virtude da CML “ter dotado o canil/gatil de condições no âmbito da execução da sentença proferida”.


As custas de tribunal destas 3 acções (providência cautelar, acção principal e incumprimento) ascenderam a 1249,50 euros e foram custeadas através de donativos, registados, por nome, data e montante, na coluna do lado direito do site em ALERTAS – Lisboa, custas do Tribunal – Donativos. Quando for recebida a conta final de custas, da qual constarão as custas que a CML foi condenada a suportar, será a mesma publicada no site da Campanha.

Os advogados que patrocinaram as diferentes fases deste processo, sempre de uma forma pro bono, foram os ilustres causídicos Drª Alexandra Moreira (providência cautelar), Dr. Rui Santos ( acção principal e incumprimento) e Drª Catarina Limpo Serra (incumprimento) a quem agradecemos calorosamente e para quem os animais de Lisboa têm uma imensa dívida de gratidão.

Este processo mostrou que a mobilização, a congregação de esforços e a persistência de um vasto conjunto de pessoas, cada um dando a colaboração e contribuição possíveis, com vista à concretização de um objectivo, por mais difícil que pareça alcançá-lo, dá mais cedo ou tarde, os seus frutos.

Em Setembro de 2013, com a nomeação de uma nova gestão para o canil/gatil, hoje Casa dos Animais de Lisboa, e a alteração da política de capturas e abates seguida até então, a CML encerrou um capitulo negro da história da cidade no que respeita aos direitos dos animais.

Recordamos e pedimos desculpa a todos os milhares de cães e gatos para quem a mudança não chegou a tempo e que morreram cheios de espanto pela maldade e incúria humanas e que nunca podiam ter sequer o consolo de saber que havia muita gente a lutar por eles."

in http://campanhaesterilizacaoanimal.wordpress.com/
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda jul 28, 2014 7:19 pm

"Lisboa – Inaugurada a Casa dos Animais de Lisboa e assinado o Protocolo CML – GLCEAA

Referindo concretamente a votação do orçamento participativo em 2009/2010 e a providência cautelar, o Presidente da CML , no discurso proferido hoje na inauguração da Casa dos Animais de Lisboa, agradeceu aos cidadãos de Lisboa a sua mobilização e intervenção que levou à mudança, quer nas instalações quer na gestão, que hoje se verifica.

Penitenciando-se pelo tempo que a autarquia levou a reagir, António Costa disse esperar agora que se estabeleça um ambiente de confiança entre município e munícipes no que respeita ao funcionamento da CAL (segundo informação, o discurso será brevemente disponibilizado no site da CML).

Após a inauguração foram assinados 4 protocolos:
- com o Grupo de Lisboa da Campanha de Esterilização de Animais Abandonados visando a esterilização de gatos silvestres nas colónias das antigas freguesias de S. Vicente de Fora,Castelo, Santiago, São Miguel e Sé (http://www.campanha-esterilizacao.com/d ... tocolo.pdf)
- e com as Faculdades de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa e da Universidade Lusófona e Liga Portuguesa dos Direitos do Animal

Foi também anunciado pelo Presidente da Autarquia que a Drª Inês Real é a nova Provedora do Animal."

in http://campanhaesterilizacaoanimal.wordpress.com/
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta set 17, 2014 1:20 am

"Campanha de Esterilização de Gatos Silvestres arranca nas freguesias de S. Vicente e de Santa Maria Maior


Com sessões de apresentação para os moradores previstas para o dia 7 de Outubro em Santa Maria Maior e para o dia 9 de Outubro em S. Vicente, está em marcha, com o apoio activo das respectivas Juntas de Freguesia, a Campanha de Esterilização de Gatos Silvestres nestas duas freguesias de Lisboa.

Para dar a conhecer aos moradores as razões desta Campanha, a forma como irá decorrer e como podem participar, foram elaborados folhetos (http://www.campanha-esterilizacao.com/d ... icente.pdf e http://www.campanha-esterilizacao.com/d ... MMaior.pdf) que irão ser colocados em locais estratégicos das freguesias.

Esta Campanha decorre do protocolo celebrado entre a CML e o Grupo de Lisboa da Campanha de Esterilização de Animais Abandonados ( GLICEaa).

Quem quiser inscrever-se como voluntário da Campanha é favor enviar e-mail para [email protected]"

in http://campanhaesterilizacaoanimal.wordpress.com/


https://www.facebook.com/campanhaesterilizacao?fref=ts
Última edição por Tassebem em quarta set 17, 2014 8:30 am, editado 1 vez no total.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta set 17, 2014 1:24 am

Quem tiver conhecimento de colónias de gatos por esterilizar nestas freguesias, por favor informe a Campanha pelo e-mail: [email protected]
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta out 09, 2014 11:43 am

A campanha de esterilização está em marcha, estando a fazer-se capturas e recolocações em várias colónias das freguesias de Santa Maria Maior e S. Vicente, em Lisboa.

Realizou-se no dia 7 de Outubro a sessão de apresentação aos moradores da freguesia de Santa Maria Maior.

Hoje será a vez de S. Vicente, às 17h30, também com a presença da responsável técnica pela Casa dos Animais de Lisboa, a dra. Marta Videira: http://www.campanha-esterilizacao.com/d ... icente.pdf

Se quiser ser voluntário nesta campanha que se pretende se vá estendendo a toda a cidade de Lisboa, envie e-mail para [email protected]
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”