Castração... nova preocupação

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Magnolya
Membro Veterano
Mensagens: 298
Registado: sábado jul 05, 2008 12:04 am

terça out 28, 2014 11:29 am

Mais uma arrelia...

O meu gato vai ser castrado na próxima 6ª feira...

Por mais que saiba que é uma intervenção quase sem riscos, não consigo evitar de pensar só em desgraças :(

Tenho bastante medo que a anestesia cause algum problema, pois tenho lido por aí coisas dramáticas.

Outra coisa que me deixa apreensiva é o facto de a cirurgia ser feita durante as consultas. Isto é, está marcada para as 17:30 e uma hora depois estará prontinho para o trazer para casa. :o

Isso não é cedo demais? E se ele tiver alguma reação inesperada?

Como foi com os vossos gatinhos?


Obrigada!!
Alexpat
Membro Veterano
Mensagens: 862
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

terça out 28, 2014 11:56 am

Não se preocupe, é claro que os azares acontecem, mas normalmente é uma coisa muita simples, gatos só tenho 2 e as castrações correram lindamente, nas gatas é que é um bocadinho mais complicado, tadinhas, até mete dó :( , mas felizmente correram sempre bem, excepto com uma gatinha de rua que arrancou pontos e formou uma hérnia e teve ir faca outra vez.
Para ver o quanto é simples, o sacanita do meu Nino 2 a 3 dias depois de ser castrado, conseguiu engravidar uma irmã da ninhada posterior da "minha"gata de rua :evil: Não fui alertada pelo vet e assim que ele veio juntei-o aos outros e ele não foi de modas :evil: Tava muito doente, tadinho :evil: :evil: :evil:

A anestesia nos machos é bem mais fraquinha, nem me lembro de terem vomitado, e passado um bocado já estavam a comer. Vai ver que vai correr tudo bem :wink:
Vandocasmm
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

terça out 28, 2014 12:15 pm

O D. Sebastião foi castrado há dias, e correu tudo muito bem.

é como nos humanos a recuperação é feita dependendo do organismo.

a minha cadela a Guida teve um acordar muito pior que ele (gato)
LordNagash
Membro Veterano
Mensagens: 628
Registado: quarta jul 25, 2012 1:13 pm

terça out 28, 2014 2:44 pm

Gatos é menos complicado, vai voltar murchinho mas recupera o animo dum dia pro outro. Insista com o veterinário em colocar um funil, digo eu por mim.Vai evitar mtas preocupações pq ele não conseguira coçar os pontos. O vet já deve provavelmente ter dito mas aqui fica, esclareça qual o período de jejum senão o gato pode vomitar com a anestesia e sufoca.
<p><a href="http://www.arcadenoe.pt/forum/viewtopic ... 696">Nunca viram um choco de 4 patas?</a></p>
silvanus
Membro
Mensagens: 56
Registado: sexta dez 27, 2013 2:50 pm
Localização: Gata Europeu Comum
Casal de Caturras

terça out 28, 2014 2:52 pm

falo por experiência, os machos tem um pós operatório bem mais facil que as femeas, o meu antigo gato o Simba, em 2 dias já estava ali 5 estrelas, pronto para mais uma :)
já a minha Hazel foi para esquecer, foi a primeira femea que tive e posso dizer que foi um pós operatorio muito complicado, uma semana e meia de dores de cabeça..ela nao podia pular mas quem a parava? queria correr de um lado para o outro e assanhava-se a mim quando eu a proibia.
aprendeu a por-se em duas patas para com as da frente tentar arrancar os pontos..valha-me deus, felizmente já passou..

mas vai correr tudo bem é so preciso manter a calma o veterenario com certeza que sabe o que está a fazer :)
Silvana Martins
Magnolya
Membro Veterano
Mensagens: 298
Registado: sábado jul 05, 2008 12:04 am

terça out 28, 2014 6:49 pm

Obrigada a todos!

Eu bem sei que é mais fácil nos rapazes, mas ... existe sempre o mas ...

Quando esterilizei uma gata que tive, a recuperação foi bastante complicada. Também me tinham dito para a manter o mais calma possível, mas era dificil tê-la sossegada.

Tenho receio que ele venha a ter algum problema com a anestesia e que tenha alguma reação inesperada em casa pois não vai ficar tempo nenhum na clínica após a operação, regressando logo a casa :?

A minha gata tinha ficado na clínica todo o dia. Foi operada de manha e só a fui buscar à tarde.

Sim, fui alertada para lhe retirar a comida a partir das 8h e a água a partir das 12h, para uma operação às 17:30.
Tfvs
Membro
Mensagens: 57
Registado: sexta mai 16, 2014 8:05 am

terça out 28, 2014 7:09 pm

O meu Beethoven foi castrado em Portugal, deixei-o as 15h, às 18h fui buscá-lo. Já estava acordado quando o fui buscar.
O Summer já foi castrado aqui na Bélgica, e nós assistimos à cirurgia. Demorou 10 minutos, se tanto e trouxemos-lo logo para casa. Demorou cerca de 3h a acordar.
Ambos no mesmo dia já andavam aos pulos e a brincar. Numa semana já nem parecia que tinham passado por cirurgias... Os machos têm um pós-operatório mais fácil.
Vá descansada :)
Magnolya
Membro Veterano
Mensagens: 298
Registado: sábado jul 05, 2008 12:04 am

sábado nov 01, 2014 12:18 am

Já tenho o Frederico castrado.

Correu tudo bem. Chegamos Às 17:30 e uma hora depois já estavamos a sair da clínica. Assistimos à anestesia e ficamos com ele até adormecer. Foi bastante impressionante para mim saber que eles não fecham os olhos quando estão sob o efeito da anestesia.

Acordou em casa, por volta das 21:00. Aos poucos lá conseguiu sair da sua cestinha, mas estava completamente desorientado. Pareceia bebedo :(

Que aperto no coração.

Acordou todo molhado, pensei que fosse xixi, mas devido à falta de cheiro deduzo que fosse apenas transpiração.

A vet disse-me que não havia problema em não lhe dar comida ou água hoje, enquanto ele parecesse não ter voltado ao seu estado normal.

Agora parece-me que já está bem acordado, já brincou (deitado) e já se lavou e tem passado o serão , não junto de nós, mas deitado junto das suas taças... vazias, o que me leva a crer que está cheio de fome. Não come desde as 8 da manhã.

Ele nem mia, nem nada, mas farta-se de farejar o chão e daqui por mais um pouco vou dar-lhe alguma água e ração.
Magnolya
Membro Veterano
Mensagens: 298
Registado: sábado jul 05, 2008 12:04 am

sábado nov 01, 2014 1:31 pm

Venho manifestar o meu alívio :D

Ele já está ótimo e voltou completamente ao normal.

Agora, se tudo correr bem, e assim o espero, só voltaremos à clínica em outubro de 2015 para a vacinação anual.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

sexta nov 07, 2014 2:50 pm

Magnolya Escreveu:Mais uma arrelia...

O meu gato vai ser castrado na próxima 6ª feira...

Por mais que saiba que é uma intervenção quase sem riscos, não consigo evitar de pensar só em desgraças :(

Tenho bastante medo que a anestesia cause algum problema, pois tenho lido por aí coisas dramáticas.

Outra coisa que me deixa apreensiva é o facto de a cirurgia ser feita durante as consultas. Isto é, está marcada para as 17:30 e uma hora depois estará prontinho para o trazer para casa. :o

Isso não é cedo demais? E se ele tiver alguma reação inesperada?

Como foi com os vossos gatinhos?


Obrigada!!
Tenha é a certeza de que leva o gato para casa, após estar muito beeeeeeeeem, acordado! Digo isto pois apesar da experiência do pós operatorio em gatos castrados, aconteceu-me trazer um cujos efeitos da anestesia ainda estavam muito presente e o caso deu para o torto... que entretanto se resolveu, felizmente, mas foi complicado...!

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

sábado nov 08, 2014 3:07 pm

Por acaso a ler isto estava exactamente a pensar o mesmo. Nunca trouxe para casa um gato anestesiado pelo simples facto que o meu vet não deixa. E se eu insistisse em semelhante coisa ainda era homem para me dar uma cabeçada.

Entram de manhã e só saem ao final do dia, bem acordados. E por via das dúvidas só comem no dia seguinte. Tenho autorização para dar água mas sob a minha supervisão.
Magnolya
Membro Veterano
Mensagens: 298
Registado: sábado jul 05, 2008 12:04 am

sábado nov 08, 2014 4:37 pm

WaterMonitor Escreveu:Por acaso a ler isto estava exactamente a pensar o mesmo. Nunca trouxe para casa um gato anestesiado pelo simples facto que o meu vet não deixa. E se eu insistisse em semelhante coisa ainda era homem para me dar uma cabeçada.

Entram de manhã e só saem ao final do dia, bem acordados. E por via das dúvidas só comem no dia seguinte. Tenho autorização para dar água mas sob a minha supervisão.

Também nunca me passou pela cabeça trazê-lo nesse estado para casa... :?

Mas pronto, já passou e está já ótimo.
Bingley
Membro Veterano
Mensagens: 1396
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

sábado nov 08, 2014 8:48 pm

WaterMonitor Escreveu:Por acaso a ler isto estava exactamente a pensar o mesmo. Nunca trouxe para casa um gato anestesiado pelo simples facto que o meu vet não deixa. E se eu insistisse em semelhante coisa ainda era homem para me dar uma cabeçada.

Entram de manhã e só saem ao final do dia, bem acordados. E por via das dúvidas só comem no dia seguinte. Tenho autorização para dar água mas sob a minha supervisão.
Idem. Já trouxe uma vez um ainda um bocado grogue, porque fez uma micro cirurgia na hora e não se justificava ficar lá, e ainda assim veio com recomendações de ficar fechadinho, em repouso e odiei a experiência. Mas já vinha acordado, ainda não estava era a 100% e ficou muito agitado e nervoso.
Mas gostei muito do alerta da Leonilde, depois do facto consumado :lol:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

segunda nov 10, 2014 2:10 pm

Bingley Escreveu:
WaterMonitor Escreveu:Por acaso a ler isto estava exactamente a pensar o mesmo. Nunca trouxe para casa um gato anestesiado pelo simples facto que o meu vet não deixa. E se eu insistisse em semelhante coisa ainda era homem para me dar uma cabeçada.

Entram de manhã e só saem ao final do dia, bem acordados. E por via das dúvidas só comem no dia seguinte. Tenho autorização para dar água mas sob a minha supervisão.
Idem. Já trouxe uma vez um ainda um bocado grogue, porque fez uma micro cirurgia na hora e não se justificava ficar lá, e ainda assim veio com recomendações de ficar fechadinho, em repouso e odiei a experiência. Mas já vinha acordado, ainda não estava era a 100% e ficou muito agitado e nervoso.
Mas gostei muito do alerta da Leonilde, depois do facto consumado :lol:
Não interessa ter "vindo tardiamente" desde que fique a informação de que muitos possam necessitar. Não respondo nos topicos só "porque sim", mas sim para que possa servir de prevenção a algumas situações ou até para que sirva de ajuda para quem não saiba...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Bingley
Membro Veterano
Mensagens: 1396
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

segunda nov 10, 2014 4:32 pm

leonildecarvalho Escreveu:
Bingley Escreveu:
WaterMonitor Escreveu:Por acaso a ler isto estava exactamente a pensar o mesmo. Nunca trouxe para casa um gato anestesiado pelo simples facto que o meu vet não deixa. E se eu insistisse em semelhante coisa ainda era homem para me dar uma cabeçada.

Entram de manhã e só saem ao final do dia, bem acordados. E por via das dúvidas só comem no dia seguinte. Tenho autorização para dar água mas sob a minha supervisão.
Idem. Já trouxe uma vez um ainda um bocado grogue, porque fez uma micro cirurgia na hora e não se justificava ficar lá, e ainda assim veio com recomendações de ficar fechadinho, em repouso e odiei a experiência. Mas já vinha acordado, ainda não estava era a 100% e ficou muito agitado e nervoso.
Mas gostei muito do alerta da Leonilde, depois do facto consumado :lol:
Não interessa ter "vindo tardiamente" desde que fique a informação de que muitos possam necessitar. Não respondo nos topicos só "porque sim", mas sim para que possa servir de prevenção a algumas situações ou até para que sirva de ajuda para quem não saiba...

Leo
E achei o alerta muito bom, mas dizer à forista "tenha a certeza que o traz bem acordado" quando ele já tinha ido para casa ainda anestesiado, já há bastante tempo, teve alguma piada. Foi uma questão não do que disse, mas de como o disse :roll:
Responder

Voltar para “Gatos”