Papagaio Cinzento - Falta de Cálcio

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
rfan
Mensagens: 3
Registado: terça ago 02, 2011 11:44 pm

terça ago 02, 2011 11:53 pm

O meu papagaio está doente. Fui com ele ao veterinario no dia 22/07/2011 e as análises revelaram falta de cálcio. Pelo que foi dito a ração que lhe tenho dado é insuficiente e a marca não é a melhor.

Neste momento come frutas e legumes mais a ração Pretty Bird e dou-lhe osso de choco. Já passou 1 semana e meia e ele continua a bater com a pata de vez em quando sintoma que o levou ao veterinario e que ainda nao passou.

O veterinario diz que ainda é cedo para ver melhoras mas eu sinceramente já estou a desesperar do ver assim. Alguma sugestão ?

Muito obrigado, Ricardo Nortadas
PauloC3
Membro Veterano
Mensagens: 278
Registado: sexta jul 22, 2011 11:46 am
Localização: Cães, peixes e aves...muitas aves.

quarta ago 03, 2011 10:04 am

Olá,
O Vet onde foi é especializado em aves? Se assim é, deverá confiar no que o veterinário mandou fazer e seguir à risca. Se não confia no vet, procure uma segunda opinião de outro vet.
Só por cusriosidade, para além do Osso de Choco não lhe está a dar cálcio sob nenhuma forma, tipo Calci-Lux na àgua, por exemplo? Atenção não estou a dizer para dar, isso só o vet deverá fazer, estou só a perguntar!
<p>Paulo C., a virar frangos na Arca desde os finais do s&eacute;culo XX .</p>
rfan
Mensagens: 3
Registado: terça ago 02, 2011 11:44 pm

quarta ago 03, 2011 1:43 pm

O veterinário é especializado em aves\papagaios. Não lhe receitou nenhum produto que tenha como base o cálcio para melhorar a sua situação.

Disse-me para mudar a alimentação para legumes e frutas mais o Pretty Bird para além da injecção de cálcio que levou logo na altura.

Obrigado.
PauloC3
Membro Veterano
Mensagens: 278
Registado: sexta jul 22, 2011 11:46 am
Localização: Cães, peixes e aves...muitas aves.

quarta ago 03, 2011 2:15 pm

rfan Escreveu:O veterinário é especializado em aves\papagaios. Não lhe receitou nenhum produto que tenha como base o cálcio para melhorar a sua situação.

Disse-me para mudar a alimentação para legumes e frutas mais o Pretty Bird para além da injecção de cálcio que levou logo na altura.

Obrigado.
Ah...faltava há pouco ter dito esta parte ;) Assim fico mais descansado. Mas continue vigilante, e se ele continua com esses sintomas, vá mantendo dialogo telefónico com o vet e pedindo orientações.
<p>Paulo C., a virar frangos na Arca desde os finais do s&eacute;culo XX .</p>
lmgcardoso
Membro Veterano
Mensagens: 483
Registado: sexta fev 15, 2008 8:17 pm

quarta ago 03, 2011 2:42 pm

Caro forista
Sugira ao veterinário se não seria pertinente dar uma injecção de calcio, os sintomas deveriam melhorar no mesmo dia, se realmente for só falta de cálcio.
Deixe o seu papagaio apanhar sol durante a manhã e ao final do dia pois é só com o sol que a vitamina D se processa.
Se não tiver possibilidade de o deixar apanhar um pouco de sol, então arranje uma luz ultravioleta e a ponha ao pé do seu papagaio.
boa sorte
lmgcardoso
rfan
Mensagens: 3
Registado: terça ago 02, 2011 11:44 pm

domingo ago 07, 2011 11:28 am

Voltei a levá-lo ao veterinário. O nivel de cálcio dele estava em 5.5 ou seja baixou desde a primeira vez que o levei ao veterinario com o problema (7.2).

Já está a tomar calci-délice diluido na àgua e um bocado sobre os alimentos (meio-comprimido). Espero que com a nova alimentação e este medicamento melhor.

Sobre a questão da luz eu não tenho varanda mas ele está junto à janela e apanha muito sol de tarde. Não será suficiente ?

Obrigado.
tekillaa
Membro Veterano
Mensagens: 724
Registado: quarta mar 02, 2011 11:58 am
Localização: um cabo verdiano ilegal

domingo ago 07, 2011 12:25 pm

o vidro da janela filtra a radiaçao solar, a ave tem de receber o sol sem nada no meio entre os dois
Eu nem gosto de cobras, pá!
PassarilReal
Membro
Mensagens: 183
Registado: segunda nov 08, 2010 12:02 pm

segunda ago 08, 2011 12:10 pm

tekillaa Escreveu:o vidro da janela filtra a radiaçao solar, a ave tem de receber o sol sem nada no meio entre os dois
Exato. Esta é uma situação que leva muitos donos de aves ao engano, ao pensarem que o facto da luz de uma janela é suficiente. Mas a verdade é que, tal como foi dito, os vidros filtram alguma da radiação solar mais importante.
Tenha muito cuidado com esse papapagio a mantenha-o sobre vigilância apertada. Vá fazendo algumas pesquisas na net e procure por alimentos que possam ajudar a fornecer cálcio ao animal, bem como vitamina D, e coisas que ajudem a fixá-lo.
Mandy66
Mensagens: 1
Registado: segunda jan 26, 2015 2:37 pm

segunda jan 26, 2015 2:57 pm

Hey meu papagaio começou com uns sintomas estranhos ele começa incha e bate o pé para trás parece q ele esta passando mal estou dando remédio para verme mais ele ainda nao melhorou .. O q pode ser? ?
Me ajudem Por favor ..
tenho um video dele fazendo..para quem pode ajudar
OBS: acha q pode ser falta de cálcio?
Responder

Voltar para “Aves”