Shih Tzu doente

Fórum para trocar ideias e discutir tópicos relacionados com os animais em geral.
Responder
Marluca
Mensagens: 3
Registado: segunda fev 02, 2015 11:49 pm

terça fev 03, 2015 12:05 am

Boa noite

Venho pedir ajuda!! Tenho um Shih Tzu que faz 3 anos agora em março e desde há coisa de um ano anda com um problema: está sempre a lamber-se, lambe as patas e quase que as põe toda na boca. Levo-o sempre a uma tosquia e banho, falei com a senhora que lhe dá o banho e ela sugeriu uma grande tosquia. Com a pele a descoberto notou-se que não existe alergia nenhuma. Levei-o ao veterinário, fez exames de sangue e nada. Usei ração para alergia e nada mudou. De uns tempos para cá também deixou de comer e só come quando estamos em casa, mas como tem muita fome come tão rapidamente que acaba por vomitar. Então dou-lhe a comida na boca, muito devagar para evitar o vómito. Falei com um amigo meu que lida com muitos cães e a 1ª pergunta que me fez foi em relação ao tempo que ele passa sozinho. Pois é, deu-me o clik, faz um ano que as coisas aqui em casa mudaram, deixei de vir a casa a hora do almoço e chegamos a noite por volta das 7h30/8h. O meu filho na faculdade e a minha filha o dia todo numa sala de estudo depois das aulas pioraram. O meu cãozinho está com depressão por causa da solidão. Tem vários brinquedos e um em que faço uma papinha para pôr lá dentro e nem assim. Ele melhorou nas férias do Natal, mas continuava a coçar-se porque a pele está irritada. Comprei um champoo de aloé vera e um creme também do mesmo produto, é tudo específico para peles sensíveis e não adianta porque ele durante o dia está sempre a lamber-se. Já me sugeriram arranjar um cão para companhia, mas não tenho hipóteses de ter outro cão. Nem condições económicas, nem espaço, moro num apartamento. Para o próximo ano a minha filha também vai para a faculdade e é mais um membro da família que só vem ao fim de semana. Ele tem acesso ao corredor, cozinha e varanda. Quanto aos passeios diários,confesso que não tem havido muitos. Depois do trabalho ainda trato dos meus pais idosos e fico mesmo de rastos. Agradecia que me dessem dicas. Alguém já passou por isso? O que posso fazer? Sugestões, por favor!!! Já me sugeriram comprimidos para acalmar, mas achei disparate. :(
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

terça fev 03, 2015 1:06 pm

Não, não é disparate, existem antidepressivos para AUXILIAR a modificação comportamental, mas claro, em último recurso e em terapias combinadas. Por si só, não.
Ora estamos perante uma situação de mudanças feitas na vida do cão que não foram geridas da melhor forma.
Um cão que de um momento para o outro, passa o dobro das horas sozinho, não tem a companhia dos miúdos que estão na faculdade, poucas saídas à rua e pelo que entendi, pouca atenção por parte da dona e quando a tem não é da melhor forma (alimentar à mão), estão aqui reunidas as condições ideais para esse desvio comportamental.
Questiono-lhe no que respeita a tempo, hábitos o que está disposta a mudar ou a abdicar para ajudar o seu cão?
Porque esta situação não se resolve com kongs ou rádios ligados, ou outras supostas dicas que se calhar esperava….
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Marluca
Mensagens: 3
Registado: segunda fev 02, 2015 11:49 pm

terça fev 03, 2015 11:35 pm

LFGomes Escreveu:Não, não é disparate, existem antidepressivos para AUXILIAR a modificação comportamental, mas claro, em último recurso e em terapias combinadas. Por si só, não.
Ora estamos perante uma situação de mudanças feitas na vida do cão que não foram geridas da melhor forma.
Um cão que de um momento para o outro, passa o dobro das horas sozinho, não tem a companhia dos miúdos que estão na faculdade, poucas saídas à rua e pelo que entendi, pouca atenção por parte da dona e quando a tem não é da melhor forma (alimentar à mão), estão aqui reunidas as condições ideais para esse desvio comportamental.
Questiono-lhe no que respeita a tempo, hábitos o que está disposta a mudar ou a abdicar para ajudar o seu cão?
Porque esta situação não se resolve com kongs ou rádios ligados, ou outras supostas dicas que se calhar esperava….
Não posso lhe responder porque os meus pais têm 85 anos e estão cada vez mais dependentes de mim. Sou a única filha. Depois do meu trabalho tenho que fazer compras para eles e para mim, vou para casa deles preparar refeições, limpar,... e sou a última a chegar aqui em casa. Dou-lhe de comer à mão para evitar que vomite porque não quero que fique pior. São situações de desespero, mas sei que estou a fazer mal. Quando estou com ele dou-lhe atenção, mas tenho trabalho a fazer. As horas que me restam em casa são para trabalhar e tenho que dormir. Não sei o que lhe diga e só me inscrevi aqui por desespero. Não sei como arranjar mais tempo...não o tenho. Também notei outra coisa, ele deve comer as fezes. Vou marcar noutro veterinário a ver o que ele me diz. Obrigada!
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quarta fev 04, 2015 12:04 pm

O Veterinário trata os problemas físicos. Pelo que diz, os problemas do seu cão são a nível psicológico, portanto, terá que recorrer à ajuda de um profissional no âmbito da psicologia canina.
Compreendo que esteja a passar por uma situação difícil, só estou tentar explicar que se quer ajudar o seu cão, terá que acima de tudo despender mais do seu tempo e idealmente contratar um profissional para a ajudar.
Se não reúne as condições necessárias para ter o cão (não estou a falar de cuidados médicos e conforto… estou a falar de atenção, tempo e empenho) considere se não será melhor arranjar-lhe outro Lar.
Boa sorte
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Marluca
Mensagens: 3
Registado: segunda fev 02, 2015 11:49 pm

quarta fev 04, 2015 9:26 pm

LFGomes Escreveu:O Veterinário trata os problemas físicos. Pelo que diz, os problemas do seu cão são a nível psicológico, portanto, terá que recorrer à ajuda de um profissional no âmbito da psicologia canina.
Compreendo que esteja a passar por uma situação difícil, só estou tentar explicar que se quer ajudar o seu cão, terá que acima de tudo despender mais do seu tempo e idealmente contratar um profissional para a ajudar.
Se não reúne as condições necessárias para ter o cão (não estou a falar de cuidados médicos e conforto… estou a falar de atenção, tempo e empenho) considere se não será melhor arranjar-lhe outro Lar.
Boa sorte
Fico triste que ao lerem isto que pensem que não quero saber do meu cãozinho, mas não é verdade. Chego a levantar-me durante a noite a ver se ele está bem. Mas tenho os meus pais e não posso fazer escolhas, porque não deveria ser assim. Vou ver se consigo um profissional na área nesta zona onde resido. Só quero que ele fique bem. Obrigada pela ajuda!
zebrazul
Membro
Mensagens: 152
Registado: quarta out 29, 2008 3:13 pm

quarta fev 25, 2015 4:46 pm

boa tarde,
está de facto a passar por uma fase difícil e o canito ressente-se por isso. Veja o que pode fazer para lhe dar mais atenção...por exemplo não o pode levar quando vai tratar dos seus pais? assim ele estava consigo tinha companhia e provavelmente até podia fazer bem aos seus pais. Não me querendo meter na sua vida vai aos seus pais 1 vez por dia ou mais? eles moram perto de si? gostam de cães? outra solução poderia ser leva-lo de manhã (se fosse possível) para os seus pais e traze-lo ao fim do dia. São apenas ideias que não sei se poderão ser viáveis. Não acho que o tenha que dar, as crises são vividas em família e o canito faz parte da mesma. Tenho a certeza que irá encontrar a melhor solução já descobriu que ele se está a ressentir da mudança agora é só encontrar a forma de ultrapassar. Tudo de bom
Responder

Voltar para “Animais de Estimação”