O focinho do cão - mito ou não?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
marta_vasques
Membro Veterano
Mensagens: 1178
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm
Localização: Calvin (Labrador Retriever)

segunda out 25, 2004 1:33 pm

Aquelas sabedorias dos nossos avós estão tantas vezes certas como erradas. E em relação aos focinhos dos cães?

Aquele mito de que quando estão secos, os bichos estão com febre, é verdade? Ou os focinhos molhados ou secos não têm nada a ver com a febre?
PauloC
Membro Veterano
Mensagens: 4980
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Caes, peixes e passaros
Contacto:

segunda out 25, 2004 1:53 pm

Olá,
Não é totalmente verdade, nem totalmente mentira. É verdade que a febre pode secar o focinho aos cães, mas isso não quer dizer que sempre que eles têm o focinho seco estejam febris. Por outro lado, os cães podem estar febris e terem o noariz molhado.
Por isso, se o seu cão estiver murcho, prostrado ou sem apetite, o melhor é medir-lhe a febre com um termometros ( ou levá-lo ao vet) e não confiar no 'teste do nariz'.

Cumprimentos
Paulo C.
aligra
Membro Veterano
Mensagens: 724
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm
Localização: Dylan, epagneul breton

segunda out 25, 2004 2:01 pm

O meu cão quando acorda (nem que seja duma soneca pequena) tem sempre o focinho seco e quentinho, mas logo fica molhado e fresco como de costume. Acho que deve ser normal uma pequena variação de temperatura se não tem outros síntomas, penso eu de que...

Alicia
marta_vasques
Membro Veterano
Mensagens: 1178
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm
Localização: Calvin (Labrador Retriever)

segunda out 25, 2004 2:01 pm

"O teste do nariz"... Boa expressão! :D

Ontem, o nosso cão estava estranhamente calmo (geralmente não nos larga e vem com todos os brinquedos possíveis e imaginários para nos pôr a brincar com ele). Fui ver-lhe o nariz e estava seco... Foi daquelas associações de ideias...
sportinguista
Membro Veterano
Mensagens: 1361
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm
Localização: Vários =)

segunda out 25, 2004 8:47 pm

segundo a vet do Ruby (a curar-se de uma laringite :( ) o nariz seco E gretado, ou seja, nota-se que está muito seco é sinal de febre, mas se o cão tem o nariz seco e anda aos saltos, como sempre pode ser outra coisa. Só o teste do nariz não é muito fiável.

Perguntei-lhe porque o meu pai pensava que era pela temperatura, ou seja: nariz quente: febre. Mas não, pois um cão pode ter muita febre e ter o nariz gelado ;)

Tenham sempre em atenção outros sintomas, tipo mais quietinho, muito sossegado e sem energia, e (não tenho a certeza) falta de apetite.

Cuidem da saude deles :D ;)
Responder

Voltar para “Cães”