Platys

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
Quicky
Membro Júnior
Mensagens: 23
Registado: terça set 10, 2002 5:47 pm
Localização: 1 cadela boxer,1 gata,3 neons,2 espadas,2 coridoras,2 limpa vidros,2 colisas,8 guppys,2 molys

domingo out 13, 2002 12:23 am

Olá, eu tenho uma platy grávida. Ela já veio para o aquário grávida e já faz quase 3 semanas que ela está assim, entretanto pus ela na maternidade.

A minha questão é a seguine:

Quanto tempo demora uma platy a ter os filhotes?

Brigado.
Kajo
Membro Júnior
Mensagens: 13
Registado: sábado dez 15, 2001 12:31 am
Localização: Peixes

segunda out 14, 2002 8:28 am

Mês a mês salvo erro, por volta das 20 crias :lol:
fraldinhas
Membro
Mensagens: 58
Registado: domingo out 06, 2002 9:45 pm
Localização: gata siamesa,guppys,neon,espada,mollys,platys,zebras

sábado out 19, 2002 12:42 pm

tens q ver se esta na altura de ela ter as crias,caso contrario entra em stress e pode ate morrer :cry: .Amelhor maneira de veres é olhares para a parte de tras donde saem os bebes e veres se tem uma bolinha branca(q é um tipo de dilataçao)se tiver podes coloca-la na maternidade.
Luinha
Membro
Mensagens: 68
Registado: domingo jun 16, 2002 5:52 pm
Localização: Gata (A Lua),3 guppys, 2 espadas, 2 platys, 2 mollys, 2 corydoras, 2 limpa-vidros, 6 neons, 2colisas

segunda out 21, 2002 1:52 pm

Olá Fraldinhas!

Isso da bolinha branca, também se aplica para os guppys, mollys e espadas?

Patrícia
fraldinhas
Membro
Mensagens: 58
Registado: domingo out 06, 2002 9:45 pm
Localização: gata siamesa,guppys,neon,espada,mollys,platys,zebras

segunda out 21, 2002 8:39 pm

Ola Luinha,a bolinha branca aplica-se para todos,mas a bolinha muda de cor consoante a cor dos peixes,as platti se forem laranja aparece uma bolinha laranja ,as guppy se forem brancas aparece uma bolinha branca.A bolinha de q falo aparece na propria pele do peixe ou seja ha uma dilataçao do orgao reprodutor devido á saida dos ovos.Quem me deu esta informaçao foi numa loja de peixes,quando a minha guppy estava para ter os bebes,e hoje sao 23 rebeldezinhos q ali andam a nadar.Felicidades para a tua platty. :)
Luinha
Membro
Mensagens: 68
Registado: domingo jun 16, 2002 5:52 pm
Localização: Gata (A Lua),3 guppys, 2 espadas, 2 platys, 2 mollys, 2 corydoras, 2 limpa-vidros, 6 neons, 2colisas

quarta out 23, 2002 9:22 am

Olá Fraldinhas,

sabes, é que eu tenho uma molly e estou desconfiada que ela está grávida, porque além de ter uma barriga muito maior que a do macho tem uma bolinha branca onde saem os ovos. Como é que eu posso ter a certeza?

Mais uma vez obrigada.

Patrícia
fraldinhas
Membro
Mensagens: 58
Registado: domingo out 06, 2002 9:45 pm
Localização: gata siamesa,guppys,neon,espada,mollys,platys,zebras

quarta out 23, 2002 6:48 pm

ola,luinhamse atua platty tiver a barriga mais escura atras é porque esta gravida. ;)
rsaraiva
Membro Veterano
Mensagens: 351
Registado: segunda mai 27, 2002 9:27 am

quinta out 24, 2002 11:15 am

olá ...
não posso dizer como identifico quando as minhas femeas estão no "ponto" porque não faço nada de diferente. elas vivem num aquário, engravidam e nascem alevins :) alguns são papados e outros não. acho quase um crime andar a "pegar" numa femea para a colocar noutro lugar qq numa das fases mais stressantes da vida dela. é um processo natural e quanto menos tentarmos intervir no processo mais provavel se torna de ser um sucesso. a unica coisa que podemos fazer é ter um aquário em boas condições para os peixes.
Luinha
Membro
Mensagens: 68
Registado: domingo jun 16, 2002 5:52 pm
Localização: Gata (A Lua),3 guppys, 2 espadas, 2 platys, 2 mollys, 2 corydoras, 2 limpa-vidros, 6 neons, 2colisas

quinta out 24, 2002 6:12 pm

Olá a todos!

Neste momento tenho guppys e platys bebés. Os guppys nasceram no aquário (fora da maternidade) mas acontece que vi a Sra. Molly Comilona a devorar os recém nascidos, e peguei neles (nos bebés) e pu-los na maternidade, assim crescem em segurança. Entretanto a platy também já estava a rebentar e passou para a maternidade teve os bebés ao fim de 1 dia ou 2, já não me recordo bem e depois tirei-a logo de lá. A diferença é que dos prováveis muitos guppys que tenham nascido restam só quatro e platys são dez (morreram bastantes ao nascer, talvez não estivessem bem formados).
Daí eu querer saber se existe alguma forma de poder detetar a altura mais próxima do nascimento, para elas estarem o menos tempo possível na maternidade.

Beijinhos para todos.

Patrícia
luisqueiroga
Membro
Mensagens: 57
Registado: domingo ago 04, 2002 12:02 am

quinta out 24, 2002 9:46 pm

Ao longo deste fórum, tenho lido várias discussões sobre os ovovivíparos (os ovos desenvolvem-se no ventre materno e eclodem momentos antes de sairem para o exterior) e as vantagens/desvantagens do uso da maternidade, bem como a determinação do momento do parto.
A minha opinião é a seguinte, resultado de vários anos a divertir-me com estes bonitos peixes;

- molinésias: proibido usar maternidade; os filhotes nascem já c/ um tamanho considerável; num aquário só com esta espécie, é raro os filhotes serem molestados.

- gupis, plátis e espadas: pode ser usada a maternidade se quisermos um maior aproveitamento da ninhada mas há que ter em atenção que este não é o local apropriado para os alevins se desenvolverem. Se for este o pensamento, mais vale deixar as fêmeas parirem no aquário (que deve ter muitas plantas e esconderijos), onde sobreviverão alguns, seguramente os mais fortes (selecção natural).
Se dispusermos de outro aquário para os alevins se desenvolverem, com areia fina para estes não se enterrarem, então podemos colocar aí a maternidade, grande e com uma grelha no fundo, para os peixitos nascerem e cairem directamente no aquário.
A maioria dos abortos e fêmeas mortas acontece com peixes comprados recentemente. Uma fêmea bem adaptada aos nossos aquários não costuma ter problemas.
De qualquer modo, quanto menos tempo a fêmea passar na maternidade, melhor. Com a experiência, é fácil prever a proximidade do parto, mas, se conhecermos o intervalo entre cada um (salvo erro 28 dias para os gupis), e se os registarmos, então basta fazer contas.

É importante perceber (e isto não é fácil) que:
- não vale a pena estarmos a "fabricar peixes em série" se não tivermos condições para os criar - mais vale ter 10 peixes saudáveis que 100 em más condições;

O meu conselho para os apreciadores destes peixes: um aquário grande, abundantemente plantado e deixar a natureza seguir o seu curso.

Boa sorte.
rsaraiva
Membro Veterano
Mensagens: 351
Registado: segunda mai 27, 2002 9:27 am

sexta out 25, 2002 8:47 am

aqui está uma boa resposta ) que diz tudo.
é mesmo isso ) para que querem ter uma ninhada de 30 peixes? eu continuo a achar que a natureza é para se seguir e os mais fortes de certeza que vão sobreviver ... os outros, bem, que sirvam para alguma coisa, nem que seja como alimento.
Para os que ainda não acreditam nesta coisa da natureza .. e querem uma maternidade ( não usem as maternidades de rede porque os alevins muitas vezes ficam feridos quando acidentalmente prendem uma barbatanazita ( é mesmo isto, nem se vê ) nos fios da rede. Por isso só restam duas opções, ou usam outro aquário que a maior parte das pessoas não tem mas é a melhor opção de todas ou então uma maternidade de plástico. Esta ultima é bem mais segura para os alevins mas tem a desvantagem da qualidade da água. Por ter poucas aberturas a água não circula bem e a alimentação usada para os alevins dissolve rápidamente na água e esta fica poluida muito depressa. A solução é conseguir fixar a maternidade bem perto da saida do filtro para se conseguir fazer circular a água dentro da maternidade.

Vou falar de guppies que é um peixe que todos conhecem e que é facil de criar. Os machos guppies quando entram na "adolescencia" procuram nadar perto dos outros machos adultos, isto acontece como em todo o reino animal ) há uma competição saudavel entre os machos que futuramente vai levar a que cada um queira ser melhor que o outro. Nestas condições os machos jovens desenvolvem as cores com o instinto de competição, como tudo o que acontece no seu crescimento se estiver entre machos. Se associado a isto ele tiver logo desde o seu nascimento de procurar abrigo, comida e a lutar pela sua propria sobrevivencia, vcs só terão peixes fortes, saudaveis e bonitos ... a "nata" da ninhada.
As maternidades e as ninhadas grandes são o oposto de tudo isto, os alevins não tem de fazer nada a não ser comer para engordar e os machos estão misturados com femeas o que origina femeas com algumas cores mas de desenvolvimento mediocre para procriar e machos pequenos de cores desbatidas. No fundo é a qualidade que se vende na maior parte das lojas (
santinho
Mensagens: 4
Registado: sábado nov 16, 2002 1:08 pm

sábado nov 16, 2002 3:46 pm

desculpem intrumeter mas acho q as mollys pretas n comem as suas próprias crias nem dos outros, pois quando estava menos dentro deste "mundo" os meus primeiros peixes foram esses e fiz bastante reprodução destes. Um das características quando uma fémea vai ter crias pode ser a libertação de fezes brancas? :roll: É q sempre qd as colocava na meternidade após dessa libertação estas tinham no dia seguinte já tinham libertado as crias. :idea:
Responder

Voltar para “Peixes”