Baixar o PH naturalmente

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
BdM
Membro
Mensagens: 104
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Gatos, Chinchilas, Furões, Petauros do Açucar, Degus, Hamsters ( vários tipos), Psitacídeos e peixes
Contacto:

segunda nov 25, 2002 10:54 am

Olá!

Tenho alguns aquários em que não consigo baixar o PH. A minha àgua é de furo e o PH é de 8,5 mas preciso que fique 6,5 - 7.

Se utilizo os buffers da JBL à àgua fica branca e leitosa.
Se paro os motores dos filtros a substancia branca vai para o fundo e parece que tenho neve dentro dos aquarios.

Como posso fazer para baixar o PH rapidamente em aquarios de 200 litros mas de uma forma natural pois quimicamente dá-se a reacção quimica que vos falei???
hugorsf
Membro
Mensagens: 140
Registado: sexta out 04, 2002 9:07 am

segunda nov 25, 2002 1:38 pm

Eu tenho um problema parecido (embira ainda mais crítico), mas respondendo.

Os tamponadores (quimicos apra baixar/subir o PH) têm muito que se lhe diga:

As mudanças de PH, estão directamente ligadas com o KH (capacidade tampão da água). Quanto menor for o KH, maior será a probabilidade de haver variações de PH. No poço da herdade dos meus pais a água vem com PH de 8 e Kh 1, o que é um KH muito pequeno.

Usando tamponadores, na prática, e por isso não existem quantidades certas, usa-se tanta quantidade que gaste totalmente todo o KH, depois disto conseguido, alterar o PH é fácil. Os tamponadores, têm a desvantagem de, para além de serem sempre necessários, quando deixares de os usar, o PH vai voltar aos valores naturais. No teu caso 8,5.

Por isso quanto maior for o KH, menos variações de PH existiram. Ao contrário do que muita gente pensa, não existe ligação directa entre valores de PH e KH. Não é verdade que um KH alto tem de ter um PH alto e vice-versa. Tenho um aqua com KH de 12 e ph de 6.8, por exemplo. O que acontece é que um KH alto leva o Ph a estabilizar em 8.2.

Outra forma de baixar o PH é inserir troncos no aqua. Têm ainda a vantagem de servirem de abrigo apra os peixes e esteticamente são bonitos. E não temos de inserir todos os dias troncos como nos tamponadores... hehehe (atenção ao tratamento dos troncos...). Isto nem sempre funciona, como é o meu caso.

Outa forma de baixar o PH é adicionando CO2. Tenho usado este método e o PH baixou dos 7.6, para os 7.0. Este método tem a vantagem de ainda dar o CO2 necessário para as plantas. E de que maneira.... Crescem que nem loucas... Tem a desvantagem de assim que o CO2 deixar de ser injectado, o Ph volta aos valores naturais.

Uma outra opção é o uso de turfa. A turfa, pode ser usada directamente como materia filtrante, estar a "boiar" no aqua, ou ser apenas usada na água das mudanças. Desvantagens: Pode turvar a água, o que em alguns casos até pode ser bom para os peixes (muitos peixes tem esse tipo de água no seu habitat natural). a turfa como materia filtrante entope facilmente o filtro.

Julgo que estas são as opções + utilizadas na aquariofilia para reduzir o PH da água.

P.S.:Se a tua água é de furo, aconselho-te a ter especial atenção ao GH. a água de furo normalmente não é dura é durrísima.... ;)

Até +!
zooexotico
Membro Veterano
Mensagens: 392
Registado: segunda mar 11, 2002 12:42 pm
Localização: Tudo o que se possa imaginar...
Contacto:

segunda nov 25, 2002 9:05 pm

Sim, a minha àgua deve ser duríssima pois os sedimentos de cálcario (?) que encontro nos termostatos e afins é enorme.

Como posso baixar a dureza da àgua?

Também já pensei que essa dureza estivésse directamente ligada com as sedimentações brancas que falei no post anterior.
Que houvesse uma reacção quimica devido à dureza da àgua.

Por exemplo noto também que no Verão esta reacção é menor.

Obrigado pela ajuda. ;)
luisqueiroga
Membro
Mensagens: 57
Registado: domingo ago 04, 2002 12:02 am

segunda nov 25, 2002 10:19 pm

Olá

Se é uma questão de rapidez, tem que ir através dos ácidos, que é o método que eu uso.
Para grandes quantidades de água, que me parece ser o seu caso, e por uma questão de rentabilidade, há marcas que vendem o ácido em pó e ao Kg (o mesmo que depois aparece diluido em água nos frascos) e que funciona bastante bem - é o que eu uso actualmente.

Para uma solução a longo prazo, talvez fosse melhor informar-se sobre as unidades de osmose inversa.

Cumprimentos,

Luis Queiroga
zooexotico
Membro Veterano
Mensagens: 392
Registado: segunda mar 11, 2002 12:42 pm
Localização: Tudo o que se possa imaginar...
Contacto:

segunda nov 25, 2002 10:30 pm

E esse metodo dos àcidos não será o que eu menciono com os buffers ou propers e que não me dá resultado?

Que àcidos usa?
luisqueiroga
Membro
Mensagens: 57
Registado: domingo ago 04, 2002 12:02 am

segunda nov 25, 2002 10:45 pm

Eu não conheço muito bem os bufers.
A minha água tb é dura e eu baixava o ph c/ ácidos de várias marcas (Sera, JBL:o do frasco do tricogaster).
Como gastava muito $, pois tratava mts litros, arranjei ácido em pó para aquariofilia (salvo erro mutafi (?) forte, da Prodak, que é utilizado para quem lida c/ grades qts de água.
hugorsf
Membro
Mensagens: 140
Registado: sexta out 04, 2002 9:07 am

terça nov 26, 2002 9:10 am

Já agora como é que funciona esse ácido?´

É preciso estar sempre adicionar, ou basta, por exemplo, adicionar à água das trocas?

Até +!
luisqueiroga
Membro
Mensagens: 57
Registado: domingo ago 04, 2002 12:02 am

terça nov 26, 2002 6:33 pm

Funciona da mesma forma do que existe à venda, só que é puro (não está diluido).
Responder

Voltar para “Peixes”