recem-nascido, ajudem-me

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

marko88
Membro Júnior
Mensagens: 22
Registado: domingo ago 07, 2005 3:19 pm

domingo ago 28, 2005 3:38 pm

ok estou agradecido pela sua ajuda voce tem m ajudado imenso ;)
mas ja agora pk eu tenho k tirar a lata da alimentaçao? nao tava a par dixo
eu tenho lhe dado akilo k m rcomendou e ele aceitou muito bem, amoleço em agua pk ele so tem 4 dentes lol e ele aceita muito bem
fikem bem
uaimori
Membro Veterano
Mensagens: 1532
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm
Localização: gatos

domingo ago 28, 2005 4:37 pm

Marco a lata é uma alimentação muito incompleta,... especialmente para um bébé que está em crescimento,... como é saborosa eles habituam-se e depois é uma chatisse Os gatos se comerem sempre ração de muito pequenos até muito tarde,... depois são já eles que não querem a lata,... mesmo que se lhe coloque não ligam, eu tenho gatas assim,isto acontece se nunca se tiver dado lata sem ser nos primeiros tempos de bébé.

ele gosta da ração mole,... não de lata, pois ainda não tem dentes,... se ele já a come não alterne dê só biscoitos,... é mais saudavel para ele,... consentia que em sua casa só se comesse MacDonalds ou latas de sardinhas que são enlatados,... tá a ver a minha resposta está dada,...

Já agora se puder dê antes uma boa ração de loja, pois a de super não é tão boa, e eles da boa ração comem menos quantidade o que em termos de despeza vem a dar sensivelmente no mesmo, e é possível que venha a gastar menos em vet,...

Deixo aqui mais uma vez os cuidados a ter com os persas que pode adaptar ao seu gatinho,... pois o sistema é o mesmo:



CUIDADOS A TER COM GATOS PERSAS-I




• ALIMENTAÇÃO

A alimentação do gato persa deve restringir-se a uma boa ração, ou seja comida seca, adequada à faixa etária do gato.

MARCAS ACONSELHADAS

Em primeiro lugar a Nutros, Hills, em segundo outras como a, a Royal Canin, Pro Plan. A ração para gatinhos bebés é a ração que simultaneamente é adequada à gata grávida e que está a amamentar.
A ração para gatinho bebé deve ser dada até pelo menos aos doze meses.
Deve-se igualmente misturar duas rações, quando se quer trocar de marca para que o gato não sofra uma mudança brusca de alimentação o que poderá provocar diarreia. A mistura que aconselho é da Hill's ou Nutro para a faixa de idade do gato com as duas variantes da Hills, marca para o tratamento dos dentes e bolas de pêlo. No caso dos machos deverá dar-se uma ração, de prevenção dos cálculos renais de veterinário a partir do momento que tenham problemas.
O gato persa têm com uma certa frequência problemas renais que, podem ser prevenidos através de uma ração adequada, muita água à disposição, areia sempre limpa. Como prevenção, deverá de forma periódica dar com uma seringa chá de barbas de milho, pés de cereja e chá quebra pedra, à venda em lojas de produtos naturais. Este problema, deve-se não só, mas também, ao facto de eles muitas vezes beberem pouca água Portanto se isso acontecer deverá dar-lhe umas seringadas a mais por dia Apesar dos conselhos apresentados, deve no entanto, aconselhar-se com o seu veterinário. É um daqueles problemas que não dá para esperar um dia ou dois, para ir ao veterinário. Se notar que o gato não fez o chichi diário, que tem a bexiga inchada e está um pouco prostrado vá imediatamente ao veterinário.
A comida enlatada só deve ser dada como um “miminho” e não como um alimento completo. Resista à tentação de ceder pois se o fizer com frequência poderá provocar diarreia ao seu gato.
As marcas de comida aconselhadas são a Gormet Gold, Iams, e a Sheba.
O que anteriormente foi referido adequa-se igualmente ao peixe e à carne, porque não é necessário dar como alimentação principal, visto que a comida seca é equilibrada em termos vitamínicos e proteicos e adequada às necessidades nutricionais do gato.
Deve deixar sempre à disposição muita água fresca e comida para a noite e dia.
Deve dar vitaminas, a que gosto mais é FELOVITE II, mas há outras como Nurish-um pasta, Felobits, Nutriplus-gel (lojas ou veterinário). Para o pêlo Biotin-Hefe, Dermocanis, derm-caps (petvital) ou outras marcas ( lojas ou veterinário), ou mesmo levedura de cerveja.
Aconselho uma vez por ano fazer um tratamento ao pêlo, durante um mês dar uma ampola pet vital, 2 comprimidos de levedura de cerveja e se puder biotina (há uns comprimidos para pessoas muito bons que só há em Espanha).
Cálcio – 1/2 comprimido por dia (Lojas ou veterinário) se o gatinho estiver mais débil e pequenino. Dar igualmente um ou dois comprimidos de levedura de cerveja por dia para o pêlo.



• HIGIENE

Depois da vacinação completa (panleucópia. / coriza) (reforço de Ciana) poderá dar-se banho ao fim de quinze dias, devendo-se secar bem o pêlo com o secador. Aconselho primeiro a dar-lhe banho com Hexaderme e posteriormente com Proderme.
O gato persa deve tomar banho todos os meses com um champoo apropriado ao seu pêlo e cor, atenção à qualidade dos champôs, pois poderá dar cabo da camada protectora da pele do gato. O banho é necessário ao gato persa, pois como tem muito pêlo não consegue limpar-se sozinho, os gatos de exposições tomam banho todas as semanas e, o ideal seria pelo menos de 15 em 15 dias. Os champôs que aconselho são o Hexaderme que é desinfectante e o Proderme, que restitui a gordura natural á pele do animal; deverá de vez enquando lavá-lo com nizoral que é antifúngico... mas não abuse.... Deverá ser habituado desde pequenino, ao banho e ao barulho do secador. Os gatos têm muitas vezes seborreia (gordura no pele), que se traduz por muitos pontinhos pretos no pêlo. Há no entanto champôs adequados ao problema, como por exemplo o Sepiderma. O importante é por exemplo o último champô ser desinfectante e para isso deve conter como componente a Chlorhexidina (A Vetriderm, é uma boa linha, assim, como o proderma, hexaderm e sepiderma). Não utilize os champôs indiscriminadamente, utilize-os conforme o caso. Antes do banho e só de vez em quando a primeira lavagem para tirar a gordura e o pêlo ficar fôfô devera ser com desengordurante, que pode ser aquele com que os mecânicos lavam as mãos para tirarem o óleo (sim esse mesmo, não ache estranho! Mas não use um qualquer!!!!), eu uso o Super Gel ou se não tiver faiyre azul anti bacteriano. Estes dois produtos à anos e anos que são usados pelos criadores!!!
Deverá igualmente penteá-lo com frequência (preferencialmente uma vez por dia ) para lhe retirar o pêlo morto, a pele do seu gato respirar e ser mais saudável. Uma vez por semana deve penteá-lo com pó de talco. O pêlo deve ser penteado em sentido contrário, de trás para a frente.
As orelhas devem se limpas regularmente com uma loção, adequada para as mesmas.
As unhas devem ser cortadas uma vez por mês, devendo ter cuidado para não chegar ao sabugo. Estas, devem apertar-se para a unha sair para fora e, só então cortar.
Os olhos interiormente devem ser limpos com soro fisiológico e as manchas exteriores devem ser limpas com água morna de preferência ou com uma loção apropriada para o efeito por exemplo Optrex (embalagens grandes na farmácia), ou Água Bórica ou Diamond Eyes
Ingredientes da Água Bórica:
1/2 Litro de água fervida
15 Gramas de Ácido Bórico em pó
No caso de o gato apresentar manchas nos olhos poderão ser retiradas fazendo um preparado com optrex e ácido bórico, aplique e quando secar retire os restos com uma escovinha, que poderá ser de dentes. Deverá ter cuidado para que o preparado não atinja os olhos. O melhor é sempre evitar que as manchas não se instalem limpando-o todos os dias. Se os olhos estiverem inflamados aplique umas gotas de clorocil.
Em adulto o seu gato deverá fazer a destemização aos dentes para evitar doenças.
Relativamente aos parasitas externos (pulgas) deve administrar o Advantage (Bayer) ou o Strongold externamente e o Program internamente.

• EDUCAÇÃO

O seu animal é um felino devendo respeitar-se a sua independência, no entanto isso não quer dizer que não adore o seu dono, tal como irá verificar a medida que for aprendendo a conhece-lo e a desfrutar da sua companhia.
Há no entanto situações que podem ser evitadas se educarmos o gato.
O gato necessita um objecto para afiar as unhas, seja um arranhador de corda, um tronco, um tapete, um objecto de verga ou outro qualquer da sua preferência. Esta precaução deve ser tomada o mais cedo possível para o seu gato não se habituar onde não deve.
Tanto no caso referido anteriormente, como em outra situação qualquer que lhe desagrade, deve dar-lho a entender com voz firme e dando-lhe uma pequena pancadinha com o indicador no nariz. Logicamente que deverá procurar utilizar sempre a mesma palavra, como por exemplo: “Não”.
Não bata ao gato, pois não será necessário se aprender a lidar com ele. Isso só fará com que ele amue consigo e se torne medroso , em vez de um animal feliz.
Não agarre exageradamente o seu gato, no entanto deverá manusea-lo para o habituar ao contacto e para que se torne afectuoso.
Todas as experiências que o seu gato for obrigado a passar deverá procurar-se que não sejam violentas nem traumatizantes, é este o caso do banho e do pentear, às quais o seu gato se habituará e até apreciará que é o caso do pentear.
O gato é um animal curioso e por isso deverá ter certos cuidados com ele (suplementares quando é pequenino), deverá tomar muito cuidado com as varandas e janelas pois poderá ir atrás de uma mosca ou pássaros e cair. É um gato que não têm experiência do mundo exterior e assim não tem a noção de algumas coisas como a altura de um andar, etc.

• SAÚDE


A vacinação deverá estar completa (não sendo necessário a vacina da raiva, só caso se pretenda levar o gato para o estrangeiro).
É necessário ter cuidado com a desparasitação de preferência efectuar de quatro em quatro meses com Drontal.
Se o gato alguma vez tiver diarreia dar uma carteira de Ultra-Levure250 de manhã e à noite. Se a diarreia persistir dar ¼ de Dimicina (Farmácia) de manhã e à noite, durante oito dias. Deve no entanto consultar o veterinário.
Deverá dar-se pasta de malte para a eliminação dos pêlos no organismo todas as semanas. Se notar que não vai há mais de dois dias ao areão dê-lhe uma colher de parafina líquida de manhã e à noite durante três dias. Se conseguir poderá dar também uma colher de óleo de milho por semana pois faz muito bem ao pêlo e aos intestinos, mas cuidado, dar devagar para não o engasgar.
Se verificar que o seu gato coça muito a orelha esteja atento que poderá ser uma otite. Poderão ainda ser ácaros, caso se verifique que o ouvido tem uma pasta escura. Deverá neste caso deitar 3 gotas de Frontelaine spot nas orelhas depois de muito bem limpas, de seguida deverá colocar dia sim, dia não, oredermil nas orelhas do gato durante cinco dias. Vá ao veterinário se o problema persistir pois os ácaros poderão destruir os ouvidos do seu bichano.
Não dê medicamentos para os seres humanos aos gatos, pois há alguns que podem matá-los, como é o caso da vulgar aspirina.
Caso note um comportamento diferente do habitual no seu gato, consulte o veterinário, pois isso, poderá ser a forma dele manifestar o seu mal-estar.
Caso não deseje fazer procriação (as persas não fazem o parto sozinhas pois o nariz não lho permite.) deverá castrar o seu animal, pois termina o estímulo hormonal e, assim a vontade de procurar um parceiro. O animal deixara de sofrer (ao contrário do que normalmente se pensa), se for castrado, pois não existe a parte psicológica como no ser humano. Por outro lado, no caso dos machos, deixarão de marcar território. Deverá fazê-lo aos sete meses.
Carinho e muito amor dar o mais possível.
Qualquer dúvida deve consultar a criadora, (adoraria que me dessem notícias de vez em quando ou se precisassem de alguma ajuda estando o meu contacto na caderneta das vacinas) melhor que a criadora para poder ajudá-lo, só o veterinário. Escolha um que seja bom, pois a saúde do seu gatinho só o fará feliz.
marko88
Membro Júnior
Mensagens: 22
Registado: domingo ago 07, 2005 3:19 pm

domingo ago 28, 2005 5:18 pm

obrigado por isto tudo . obrigado por m esclarecer sobre akela pergunta minha k eu nao tinha mesmo a noçao k era assim :oops:
obrigado a todos ;)
marko88
Membro Júnior
Mensagens: 22
Registado: domingo ago 07, 2005 3:19 pm

domingo ago 28, 2005 5:18 pm

viva pessoal eu tenho uma duvida k é: eu tou a fazer a desmama ao fofinho k tem 5 meses tou lhe a dar como m foi recomendado por uaimori ração baby cat da Royal Canin amolecido com leite. a minha duvida é se eu devia continuar a dar de biberao mesmo k fosse apenas 1 ou 2 vezes por dia
Fkem bem!!! 8)
Responder

Voltar para “Gatos”