Peso médio dos cachorros segundo a idade!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
daktari
Membro Veterano
Mensagens: 608
Registado: segunda jan 07, 2002 12:38 am

segunda set 24, 2007 5:35 pm

Após aqui da arca pela via da MP eu ter sido questionado por alguém que por agora não interessa saber quem é; e pelo facto de esse alguém me ter pedido se eu podia lhe vir em ajuda para lhe dizer qual seria eventualmente o peso ideal dos cachorros a ter-se em conta em função da idade dos mesmos. Eu achei por bem após ter respondido a dita pessoa daqui da arca, também aqui no fórum colocar aqui os ditos elementos de que eu disponho sobre o assunto, pois talvez os mesmos possam assim interessar ou ajudar a mais alguém.
Aqui vai:

Um cachorrinho Pastor Alemão pesa, em média:
Ao nascer: 425g
No fim da 1ª semana: 820g
No fim da 2ª semana: 1,5 kg
No fim da 3ª semana: 2,1 kg
No fim da 4ª semana: 2,6 kg
No fim da 5ª semana: 3,6 kg
No fim da 6ª semana: 4,4 kg
No fim da 7ª semana: 5,4 kg
No fim da 8ª semana: 6,6 kg
A seguinte tabela que aqui vou colocar é segundo uma tabela da SCBA (clube de raça do Pastor Alemão em França). A mesma indica os pesos médios que o Pastor Alemão deve de acusar desde o nascimento até ao ano de idade.
Com a mesma poderá se aperceber que é dos 2 aos 5 meses que o crescimento é mais acentuado. O cachorro deverá portanto ser alvo de cuidados mais atentos, um atraso nesta fase não será seguramente recuperável mais tarde:
Idade: - Fêmea (kg)/ Macho (kg)
Nasc.: - 0,450 / 0,500
1º mês - 3,150 / 3,700
2º mês - 7,500 / 8,900
3º mês - 12,200 / 14,500
4º mês - 16,400 / 19,300
5º mês - 19,900 / 23,300
6º mês - 22,500 / 26,500
7º mês - 24,600 / 29,200
8º mês - 26,200 / 31,400
9º mês - 27,400 / 33,100
10º mês- 28,200 / 34,300
11º mês - 28,700 / 35,100
12º mês - 29,000 / 35,700
<p>Vindo do passado, galopando no presente a caminho do futuro. Criando Pastor Alem&atilde;o - Fazendo Amigos. </p>
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
daktari
Membro Veterano
Mensagens: 608
Registado: segunda jan 07, 2002 12:38 am

segunda set 24, 2007 7:11 pm

Aqui vai um endereço onde também é possível visualizar-se uma outra tabela quase idêntica a da SCBA.

http://www.mygermanshepherdpuppy.com/
<p>Vindo do passado, galopando no presente a caminho do futuro. Criando Pastor Alem&atilde;o - Fazendo Amigos. </p>
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
daktari
Membro Veterano
Mensagens: 608
Registado: segunda jan 07, 2002 12:38 am

segunda set 24, 2007 7:17 pm

Já depois de ter aqui colocado este tema relacionado a idade e ao peso dos cachorros em função da mesma lembrei-me que este mesmo assunto já havia sido anteriormente abordado e por isso aqui fica também o endereço do tal tópico onde alguém já havia falado do assunto.

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=43776
<p>Vindo do passado, galopando no presente a caminho do futuro. Criando Pastor Alem&atilde;o - Fazendo Amigos. </p>
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
goodangel
Membro Veterano
Mensagens: 226
Registado: sexta ago 31, 2007 12:18 pm

segunda set 24, 2007 7:44 pm

aproveito para agradeçer mais uma vez pois como lhe disse achei estranho o facto do vet me disser que o max estava gordo, e agora fiquei com a certeza que nao esta, visto isto vou ver outro vet e falar com o meu actual se for preciso apresento-lhe esta tabela.
peço desculpa mas nao me apercebi que ja havia um forum sobre o assunto, vou começar a fazer mais atençao :wink: .
e aproveito para lhe dizer que afinal a data de nascimento do max esta correcta falei agora com a sr que me ofereceu o max para tirar todas as duvidas.
:D :D
como ja disse ja tive uma pa mas como na altura que ela era bebe eu tambem era por isso nao sei estas coisas :) lembro-me muito dela mas ja grande...
comprimentos
ricardoliveira
Membro Veterano
Mensagens: 524
Registado: segunda jan 28, 2002 4:17 pm

quarta set 26, 2007 1:46 pm

As tabelas devem ser sempre apenas indicativas, cada caso é um caso...

Vejam o meu Max... vê-se ligeiramente as costelas, o ideal seria não verem... serem apenas sentidas ao tacto... mas vê-se ligeiramente as costelas, ele está magro (elegante) de facto, mas come bem e é super activo... segundo a vet ele está bem.

Mesmo magro, pesa "apenas" 38 Kg com 10M e 3semanas... está acima de todas as tabelas que encontro... tenho vindo a registar mensalmente o peso e evoluiu exponencialmente para cima...

CADA CASO É UM CASO... e a vet é que sabe... mas não custa nada ter uma 2ª opinião... e FOTOS ??? Não há ninguem que meta fotos mensais ou do género... e é tão engraçado ver a evolução ...
goodangel
Membro Veterano
Mensagens: 226
Registado: sexta ago 31, 2007 12:18 pm

quarta set 26, 2007 3:50 pm

tem toda a razao cada caso e um caso mas com tabelas consigo-me "guiar" melhor para ver se estou a fazer tudo certiho, realmente como disse ao daktari pedi-lhe a opiniao pois gosto sempre de ouvir mais do que uma :D
"deram-me" tambem esta "tabela" que vou afixar pois penso ser outra mais valia:
CARACTERÍSTICAS DO ESTADO CORPORAL

1. Emaciado
Costelas vértebras lombares, ossos pélvicos e todas as proeminências ósseas evidentes a uma certa distância. Nenhuma gordura corporal discernível. Perda óbvia de massa muscular.

2. Muito Magro
Costelas vértebras lombares, ossos pélvicos e todas as proeminências ósseas facilmente visíveis. Nenhuma gordura palpável. Perda mínima de massa muscular.

3. Magro
Costelas facilmente palpáveis e podem ser visíveis sem nenhuma gordura palpável. Topos das vértebras lombares visíveis. Os ossos pélvicos estão ficando proeminentes. Cintura e afinamento abdominal óbvios.

4. Abaixo do Peso Normal
Costelas facilmente palpáveis, com uma camada mínima de gordura. Cintura facilmente notada, vista de cima. Abdômen afinado quando visto do lado.

5. Ideal
Costelas palpáveis sem excesso de camada de gordura. Cintura observada atrás das costelas quando vista de cima. Afinamento abdominal evidente.

6. Acima do Peso Normal
Costelas palpáveis, com um pequeno excesso de camada de gordura. Cintura discernível quando vista de cima, mas não é proeminente. Afinamento abdominal aparente.

7. Pesado
Costelas palpáveis com dificuldade, camada de gordura pesada. Depósitos de gordura perceptíveis sobre a área lombar e base da cauda. Cintura ausente ou quase imperceptível. O afinamento abdominal pode estar ausente.

8. Obeso
Costelas não palpáveis sob a camada de gordura muito pesada ou palpável apenas com uma pressão significativa. Depósitos de gordura pesados sobre a área lombar e base da cauda. Cintura ausente. Nenhum afinamento abdominal. Uma distensão abdominal pode estar presente.

9. Demasiado Obeso
Depósitos de gordura volumosos sobre o tórax, espinha e base da cauda. Cintura e afinamento abdominal ausentes.


nao cito a fonte pois quem me enviou tambem nao a citou mas vou pedir..
quanto as fotos todas as semanas acrescento no petsite do max pode ir la dar uma espreitadela ele esta a ficar enorme :lol: :lol: lindo...
DiogoCampos
Membro Veterano
Mensagens: 527
Registado: sábado nov 23, 2002 9:01 pm
Contacto:

quinta set 27, 2007 12:44 am

Boa noite Sr Daktari.
"O cachorro deverá portanto ser alvo de cuidados mais atentos, um atraso nesta fase não será seguramente recuperável mais tarde"
A minha questão é a seguinte no caso de um cachorro ter uma diferença de 1 ou 2 kg, isso futuramente pode ser reflectido ?

Queria também lhe pedir se por acaso tem alguma tabela de altura em relação á idade (em cm ou na escala que estiver).

Muito Obrigado
Diogo Campos
<p><strong><u>Diogo S&aacute; Campos</u></strong></p>
jcsousa
Membro Veterano
Mensagens: 1947
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quinta set 27, 2007 8:52 am

Como disse o Ricardo, cada caso é um caso... as tabelas de peso têm realmente apenas interesse indicativo, que até pode não ser correcto, uma vez que não têm em conta a altura, o comprimento e a força óssea do cão.

Na prática, a um cão com peso normal deve ver-se o desenho das costelas quando corre, e deve apresentar boa vitalidade.

Num cachorro é preferível que esteja magro do que gordo. O sobrepeso actua directamente sobre o esqueleto, podendo acelerar o aparecimento de displasias se o cão fôr genèticamente propenso, ou fazê-lo "dar-se de mãos".

Cumprimentos

José Carlos
ricardoliveira
Membro Veterano
Mensagens: 524
Registado: segunda jan 28, 2002 4:17 pm

quinta set 27, 2007 11:29 am

Para terem uma ideia o Max ja esteve 4 kg abaixo do percentil qd tinha uns 4/5 meses (altura muda dentes)... mas... recuperou bem, agora está 4 kg acima, mas como ele é uma "estaca" não o posso comparar e guiar-me por tabelas... eu guio-me por aspecto do pelo, energia e apetite... e depois pelas costelas...

Por acaso poucos são os pastores que conheço ao vivo, mas todos me parecem pequenos em estatura quando comparados com o meu murcão... eu até chamo ao meu na brincadeira... Urso... hehehehehe... é que parece mesmo um urso, tem uma cabeçorra e é enorme, come e chega a ressonar quando está cansado... é o que digo, é um sao bernardo com um casaco de um pastor alemão...
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”