hamster... macho ou fêmea?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
mOreirinha01
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

quinta dez 20, 2007 7:16 pm

Olá, boa noite!!

Eu tenho uma pequena dúvida... :|
Tenho dois hamsters e até à bem pouco tempo tinha a certeza que eram dois machos, mas agora... :?

Tudo começou quando o preto e branco teve o primeiro cio, a zona traseira dele ficou bastante mais desenvolvida, ficou mais activo do que o normal e começou a tentar cobrir o outro (mas o castanho nunca deixou)... Já o castanho não tem a zona traseira nada desenvolvida e solta um cheiro bastante intenso pela zona genital (coisa que não acontece com o preto), notei que também ficou mais agressivo com o preto, chegando a pressegui-lo para o atacar :!:

Também vejo diferenças no orgão genital... :|
Uma vez li que os machos tem "duas pintinhas" enquanto que as fêmeas têm apenas uma...
Bem... Ambos os meus hamsters tem as tais "duas pintinhas" mas as do preto são bem afastadas, enquanto que as do castanho ficam muito perto uma da outra :!:

Em acho que perante todas estas diferenças estou perante dois hamsters de sexos diferentes... Mas poderão ser hamsters do mesmo sexo com comportamentos diferentes :?: Eu não sou nada entendida em sexo dos hamsters, não queria estar a tirar conclusões precipitadas :|

Desde já obrigada!!

Ah... Eu não sei qual a raça deles, mas como são irmãos a raça é a mesma nos dois :!:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
sara__sfmr
Membro Veterano
Mensagens: 1425
Registado: sexta set 22, 2006 10:17 am

quinta dez 20, 2007 7:24 pm

Só vou por aqui duas imagens que a deve ajudar muito. :wink:

Imagem

Ou

Imagem

Agora veja com qual das imagens se indentifica a raça e o sexo. :wink:

Espero ter ajudado,
Eis a quest&atilde;o..
mOreirinha01
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

quinta dez 20, 2007 8:07 pm

sara__sfmr Escreveu:Imagem
São algo semelhante a esta foto...
O preto e branco assemelha-se à primeira foto, já o castanho assemelha-se à segunda foto :?
Parece que tenho um casalinho :|

Muito obrigada :!:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
Ophi
Membro Veterano
Mensagens: 658
Registado: domingo mar 04, 2007 4:38 pm

quinta dez 20, 2007 8:35 pm

tenta saber a especie, cada especie é diferente e pode ou não manter-se juntos casais.
PedroReis
Membro
Mensagens: 76
Registado: quarta nov 14, 2007 9:36 pm

quinta dez 20, 2007 11:53 pm

olá; vi os teus hamsters no teu pet site e vi que sao dois hamsters sirios logo nem deviam estár juntos.
mOreirinha01
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

sexta dez 21, 2007 8:12 am

PedroReis Escreveu:olá; vi os teus hamsters no teu pet site e vi que sao dois hamsters sirios logo nem deviam estár juntos.
não :?: mas porquê :?:
eles, por vezes, andam à bulha (quando o macho tenta cobrir a fêmea ela dá-lhe uma dentada), mas nunca se magoaram e até se costumam dar bem :?

enfim...
obrigada pela informação da raça, eu não fazia mesmo ideia... :?
vou pesquisar um bocadinho :!:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
mOreirinha01
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

sexta dez 21, 2007 9:12 am

feita a minha pesquisa não cheguei a grandes conclusões... :?

fiz uma pesquisa por hamster sírio e encontrei alguns sites :!:
um deles dizia que dois machos adultos não deveriam ser mantidos juntos pois iriam guerriar até à morte de um deles (não falava no caso de manter um macho com uma fêmea)... num outro site dizia que se os machos fossem colocados no território das fêmeas estas os poderiam rejeitar e magoar (não falava de ambos os sexos serem criados no mesmo território)... um outro site dizia que dois hamsters machos criados juntos, irmãos, poderiam viver em conjunto sem problemas (mais uma vez não expecifica a situação das fêmeas)... outro dizia que as crias teriam de ser separadas por sexos ( :!: :?: )
enfim...
eu tenho um macho e uma fêmea, que toda a vida estiveram juntos... dormem juntos, brincam juntos, comem juntos, estão sempre sempre juntos, às vezes lá têm as suas guerras mas nunca se magoaram... se eu tiro um da gaiola o outro fica tão perdido que não sabe o que fazer, se os colocar aos dois fora da gaiola eles procuram-se e mantêm-se juntos... :?

será mesmo necessária a separação :?:
como eu disse anteriormente... não sou nada entendida em hamsters, não fazia ideia que havia incompatibilidades em hamsters dentro da mesma raça... :?
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
sara__sfmr
Membro Veterano
Mensagens: 1425
Registado: sexta set 22, 2006 10:17 am

sexta dez 21, 2007 10:14 am

mOreirinha01 Escreveu:feita a minha pesquisa não cheguei a grandes conclusões... :?

fiz uma pesquisa por hamster sírio e encontrei alguns sites :!:
um deles dizia que dois machos adultos não deveriam ser mantidos juntos pois iriam guerriar até à morte de um deles (não falava no caso de manter um macho com uma fêmea)... num outro site dizia que se os machos fossem colocados no território das fêmeas estas os poderiam rejeitar e magoar (não falava de ambos os sexos serem criados no mesmo território)... um outro site dizia que dois hamsters machos criados juntos, irmãos, poderiam viver em conjunto sem problemas (mais uma vez não expecifica a situação das fêmeas)... outro dizia que as crias teriam de ser separadas por sexos ( :!: :?: )
enfim...
eu tenho um macho e uma fêmea, que toda a vida estiveram juntos... dormem juntos, brincam juntos, comem juntos, estão sempre sempre juntos, às vezes lá têm as suas guerras mas nunca se magoaram... se eu tiro um da gaiola o outro fica tão perdido que não sabe o que fazer, se os colocar aos dois fora da gaiola eles procuram-se e mantêm-se juntos... :?

será mesmo necessária a separação :?:
como eu disse anteriormente... não sou nada entendida em hamsters, não fazia ideia que havia incompatibilidades em hamsters dentro da mesma raça... :?
Se deixares um casal junto, vão se procriar, até nunca mais acabar, ainda por cima quando uma hamster do sirio dá à luz, tem que se tirar o macho um bocado antes, porque senão ele acaba por matar os filhos. Os hamsters do sirio são solitários, se os mantiveras em casal já sabes o que irá acontecer. Eles reproduzem-se muito rápido mesmo.

Espero ter ajudado,
Eis a quest&atilde;o..
mOreirinha01
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

sexta dez 21, 2007 11:56 am

sara__sfmr Escreveu:Se deixares um casal junto, vão se procriar, até nunca mais acabar, ainda por cima quando uma hamster do sirio dá à luz, tem que se tirar o macho um bocado antes, porque senão ele acaba por matar os filhos. Os hamsters do sirio são solitários, se os mantiveras em casal já sabes o que irá acontecer. Eles reproduzem-se muito rápido mesmo.

Espero ter ajudado,
Pois...
Esse poderá ser o problema, terem muitas crias... :|

Mas em relacção ao macho matar as crias... Não sei se serão excepções, mas... Os meus hamsters foram-me dados por pessoas conhecidas, eles têm uma fêmea e um macho juntos na mesma gaiola e quando ela teve as crias (os meus dois incluídos) o macho não os matou, bem pelo contrário, segundo os donos, o macho até ajudava a fêmea a tratar das crias... Tanto que os meus hamsters vieram cá para casa bem de saúde, sem qualquer arranhão e na casa antiga partilhavam a gaiola com os pais e com os irmãos e nunca tiveram problemas... :wink:

Mas muito obrigada :!:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
PedroReis
Membro
Mensagens: 76
Registado: quarta nov 14, 2007 9:36 pm

sexta dez 21, 2007 2:16 pm

pois; mas regra geral os hamsters sirios sao solitérios e perferam, viver assim.
sugiro que procures ajuda neste forum: http://cph.ninho-pt.org/
PHenrique
Membro
Mensagens: 81
Registado: sábado jun 09, 2007 8:03 pm
Localização: Hamsters Russos - Caturras - Piriquitos - Mandarins - Peixes Tropicais

sábado dez 22, 2007 1:20 pm

Boas...

Se for um casal e se a gaiola tiver bastante espaço de maneira a que eles so se encontrem na epoca de acasalamento n vejo o problema em estarem juntos :?

Cumps....
<p>&nbsp;&nbsp;PHenrique</p>
mOreirinha01
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

sábado dez 22, 2007 1:50 pm

PedroReis Escreveu:pois; mas regra geral os hamsters sirios sao solitérios e perferam, viver assim.
sugiro que procures ajuda neste forum: http://cph.ninho-pt.org/
muito obrigada pela dica :wink:
PHenrique Escreveu:Boas...

Se for um casal e se a gaiola tiver bastante espaço de maneira a que eles so se encontrem na epoca de acasalamento n vejo o problema em estarem juntos :?

Cumps....
A gaiola não é pequena, eles têm espaço, mas eles estão sempre sempre juntos, seja a comer, seja a dormir, onde estiver um o outro também está ... Enfim... Se algum dia notar uma agressividade por parte de algum deles, aí não tenho outra opção a não ser separa-los :!:

Mais uma vez, obrigada a todos :!:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
kitten
Membro Veterano
Mensagens: 5667
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
Localização: muitos !!!!!

domingo dez 23, 2007 12:09 am

No dia em que notar alguma agressividade provavelmente já vai tarde.
Os sirios são animais solitários sim, a fêmea em norma só tolera o macho no período de cio e atenção que as brigas em regra são muito feias acabando normalmente em ferimentos graves e em muitos casos em morte.

Quando a fêmea está prenhe e pare, entra de imediato em cio, assim que entra em cio é cruzada se o macho estiver junto e o mais normal é matarem e comerem as crias.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
mOreirinha01
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

domingo dez 23, 2007 12:39 pm

kitten Escreveu:No dia em que notar alguma agressividade provavelmente já vai tarde.
Eu vou ter muita atenção aos comportamentos deles :!: Se vir que começam a "embirrar" de mais um com o outro, separo-os de imediato :!:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
Native
Membro Veterano
Mensagens: 3294
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

domingo dez 23, 2007 12:46 pm

mOreirinha01 Escreveu:
kitten Escreveu:No dia em que notar alguma agressividade provavelmente já vai tarde.
Eu vou ter muita atenção aos comportamentos deles :!: Se vir que começam a "embirrar" de mais um com o outro, separo-os de imediato :!:
Visdto serem mais activos durante a noite, possivelmente um dia de manhã já só tem um vivo, ou o macho começa a ter feridas infectadas na zona genital e morrer, pois é onde geralmente a femea mais ataca.
Mas se prefere esperar para ver...
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Responder

Voltar para “Exóticos”