O meu papagaio não quer comer sozinho, o que faço???????????

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Joaoejoca
Membro Veterano
Mensagens: 1202
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

terça set 02, 2008 12:46 pm

O joca não come sozinho, já o deixei a passar fome manhãs inteiras mas mesmo assim não vai comer sozinho, fica a pedir comida cada vez que me aproximo e acabo por lhe dar pois fica meio parado com ar de quem tem fome. Se não lhe dou comida, fica parado a dormir no poleiro, o que devo fazer, deixá-lo ter fome o dia todo e passar a dar só comida à noite? Já nem lhe dou a papa de criação porque o veterinário disse que devia parar essa papa pois já não lhe faz falta, dou-lhe ração demolhada que depois desfaço para entrar na seringa, penso que ele está "agarrado" à seringa, o que faço para que comece a comer sozinho???? Agradeço ajuda
Joaoejoca
Membro Veterano
Mensagens: 1202
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

terça set 02, 2008 3:50 pm

Espero que algum dos foristas com experiencia na criação de papagaios me possa responder
lmgcardoso
Membro Veterano
Mensagens: 483
Registado: sexta fev 15, 2008 8:17 pm

terça set 02, 2008 7:02 pm

Caro forista joaoejoca

Você deve continuar a dar a comida via seringa com frequencia, não deixe o seu papagaio com fome. mínimo 3 x ao dia, cada doze até o papo ficar cheio.(geralmente ele não come mais quando está satisfeito)

Dar a raçao demolhada como você faz é uma solução mas pode tambem dar papa de fruta e legumes (em seringa)

O seu papagaio não come sozinho porque provavelmente ainda é novo e não aprendeu ainda.

Deixe sempre na gaiola/poleiro um comedouro com ração ele vai acabar por lá chegar mas nesta fase é importante alimentar bem o seu papagaio pois você pode acabar por perde-lo por desnutrição.

Entre as refeições dê pedacinhos de frutas como maçã e banana e até mesmo uma ração demolhada para ele ir experimentando.

boa sorte
lmgcardoso
Joaoejoca
Membro Veterano
Mensagens: 1202
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

terça set 02, 2008 7:32 pm

Agradeço imenso a sua resposta, mas ele ja tem 4 meses e tudo o que leio diz que o desmame acontece aos 3 meses mais ou menos, vou continuar a dar-lhe a papa 3x por dia até que se farte de que lhe dê a comida à boca. Acha que devo dar pela seringa ou pela colher? Mais uma vez obrigado pela ajuda
ceupr
Membro Júnior
Mensagens: 14
Registado: terça jun 10, 2008 6:09 pm

domingo set 07, 2008 7:21 pm

Tenha calma. A minha Cucas tem 3 meses. Só lhe dou papa à noite. Também não vai comer durante o dia, mas se a tirar cá para fora e a puser em cima da minha cama com ração espalhada, ela come que se desunha. às vezes eles são um bocadinho chantajistas, até por que são muitos inteligentes e jogam connosco a favor deles.

Conselho: Não o deixe passar fome mas também não vá nas cantigas dele

Boa sorte Felicidades
Joaoejoca
Membro Veterano
Mensagens: 1202
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

segunda set 08, 2008 12:56 am

Estimada ceupr,
o seu papagaio só come papa à noite? então e durante o dia, não come? e isso não o deixa magro? é que o joca come 3x por dia. Sei que o Joca tambem é um caso um pouco à parte pois esta doente e precisa de reforço para se aguentar mas agora vomita cada vez que lhe dou a papa, já tentei faze-la mais grossa a ver se não anda tanto as voltas no papo mas só consegui que não vomitasse dando ração demolhada e pouca de cada vez. Agradeço a sua contribuição neste topico, e espero poder contar com mais
ceupr
Membro Júnior
Mensagens: 14
Registado: terça jun 10, 2008 6:09 pm

segunda set 08, 2008 1:52 pm

A minha Cucas só come papa à noite. Hoje, por acaso dei-lhe um bocadinho de manhã mas só por mimo. Por indicação do criador pode comer uma bolacha Maria de manhã e outra à tarde, porque no fundo acaba por comer só uma, perdem-se imensas migalhas. O que faço quando chego a casa é tirá-la da gaiola e dar-lhe à boca um pouquinho de ração que ela vai comendo porque está a brincar comigo e tem a minha atenção. Pode-se fazer o mesmo com maçã, banana ou outra fruta que eles gostem. Milho ou ervilhas. Eles acabam por comer nem que seja um bocadinho porque têm a nossa atenção e estão a brincar connosco. A minha Cucas não está magra e está muito activa. Como está o seu? Está parado sempre no mesmo sítio? Comunica? Não sendo muito conhecedora de papagaios, acho que deve analisar todos estes sinais porque, ás vezes, e isto foi-me dito pelo criador, eles não comem durante o dia porque sabem que à noite, ou a determinadas horas, vai-lhes ser dado aquilo que realamente gostam - papa! E a "fome" que passam nos intervalos não é tão significativa que os obrigue a ir comer ração. Podem perfeitamente esperar pela papa. Agora se ele vomita, isso já é diferente. Experimente para já, dar-lhe pouco de cada vez e mais vezes e quando vir que já não vomita ir espaçando as refeições aumentando ligeiramente a quantidade. Não lhe encha muito o papo. A minha à noite toma cerca de 30 a 35ml de papa. Não mais que isso. E por ordem do criador já só deviam ser 25 ml. Eu é que sou7 "mãe galinha".

Felicidades. Vá dando notícias.
canary
Membro Veterano
Mensagens: 325
Registado: segunda jan 06, 2003 10:42 pm

segunda set 08, 2008 10:08 pm

Boas!

Que isto sirva para explicar à maioria, que se não se tem experiência, só se deve comprar um papagaio já a comer sozinho!

O que geralmente só acontece depois dos 4 meses....Comprar um papagaio ainda a comer só à mão é quanto a mim um erro!

De qualquer maneira sempre podem tirar as dúvidas com o criador que vende o papagaio....ele tem obrigação de ajudar nas dúvidas.

Cumps,

Canary
Joaoejoca
Membro Veterano
Mensagens: 1202
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

segunda set 08, 2008 11:07 pm

Estimada ceupr,

O Joca já está mais animado, esta tarde estive em casa e coloquei-o perto da janela num poleiro para treinos que fiz quando tinha a aratinga e depois de apanhar um solinho, ficou com calor e esteve a tentar tomar banho na taça da agua e muito palrador, está a recuperar bem felizmente.
Relativamente à comida, deixei de lhe dar a papa que ele vomitava e passei a dar-lhe ração demolhada que sendo mais grossa ele ja não a vomita e assim fica no papo e é absorvida, relativamente a desmamar, vou esperar que fique completamente bom e se tiver de lhe dar mais umas semanas, darei, até porque ele já começa a ir sozinho ao comedor e começa a querer comer. Relativamente a dar-lhe comida enquanto brinca é mais complicado porque assim que apanha o meu dedo a jeito quer subir para o colo, é um mimado. De qualquer forma, vou postando a evolução com o passar do tempo, e, mais uma vez obrigado pela sua contribuição, não fazia ideia das medidas, dava-lhe até encher o papo, vou passar a controlar melhor.

Estimado Canary,

Realmente é pena que os criadores não sejam por vezes mais atentos e preocupados com as aves pós venda, eu quis comprar o papagaio muito jovem pois sempre pensei que poderia construir uma relação mais próxima com ele, até porque tinha criado uma aratinga meses antes sem qualquer dificuldade ou precauço. Realmente já percebi que as aratingas são aves bem mais resistentes e menos problemáticas que os papagaios, mas não concordo consigo, um papagaio deve ser comprado no desmame, para que reconheça o dono como quem o alimentou e ensinou a comer sozinho, um bom principio para que depois queira aprender outras coisas com o dono.
O que realmente é muito importante é que os criadores possam passar o máximo de informação aos novos donos assim como disponibilidade para esclarecimento de duvidas que surgem a principiantes. De qualquer forma, se tem experiência no assunto poderia colocar alguma informação util e com isso ajudar-me a mim e a todos os principiantes que tenham duvidas, cumprimentos
tfdventura
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: segunda set 15, 2008 8:12 pm

quarta out 01, 2008 10:35 pm

comece a dar fruta aos cubinhos pequenos e de-lhe apenas uma seringa por dia, tente lhe dar raçao tambem, ele tem que aprender a comer, se lhe estiver sempre a dar comida com a seringa ele nunca vai aprender, tem de ser rijo com ele, a natureza nao é mole...
Joaoejoca
Membro Veterano
Mensagens: 1202
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

quarta out 01, 2008 11:38 pm

Felizmente já começou a comer umas quantas coisas sozinho, já depenica na ração e nas sementes, assim como algumas verduras, mas o prato preferido é sem duvida a ração demolhada pela seringa.... Agora estou a dar só de manhã e à noite para que durante o dia tenha de comer sozinho e está a resultar, mas a fruta é que me manda comer a mim, por exemplo, estou a dar-lhe pedacinhos de ração e sementes à mão e vai comendo, assim como milho cozido, se lhe tento dar um pedaço de maçã ou banana, vira o bico e não quer, espero que quando coma sozinho pegue na fruta pois faz-lhe falta.
Quanto ao girassol, plantei uns quantos aqui nuns vasos e cresceram imenso, ele adora as sementes ainda verdes, estão moles, sei que girassol não tem qualidades nutricionais mas é uma boa forma de ele se habituar a comer solidos, será que estou a fazer errado?
Não deixo de dar todas as outras sementes assim como a ração mas ele pega muito bem o girassol por ser mole, não vou deixar nunca que coma demasiado girassol mas "acho" que não será assim tão mau dar algum apenas nesta fase que está a aprender e aprender com uma goluseima é sempre mais fácil. Se algum dos foristas mais experientes achar que estou a comenter um erro agradeço que após a leitura deixem a vossa resposta, pois tenho receio de estar errado, mas funciona tão bem......
Responder

Voltar para “Aves”