A minha cadela não quer comer.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Anarsvv
Membro Veterano
Mensagens: 215
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 am

segunda set 08, 2008 11:16 pm

Olá. Há 2 semanas adoptei uma cadelinha de 5 meses numa Sociedade Protectora dos Animais Domésticos na Madeira. A caminho de casa parei na loja de animais e comprei-lhe ossinhos de roer, uma coleirinha, uma trela e uma saca de ração Pedigree Júnior. Ao ir para casa calculei que esta tivesse fome e pus-lhe ração na tacinha. Não comeu nada mas não me preocupei! Era o primeiro dia, ao segundo dia não comeu nada da ração (mas quando estivéssemos a comer era queria era comer do nosso tendo ração no seu prato). Misturámos arroz cozido (apenas arroz cozido sem nada adicionado) com a ração para ver se ela comia. Novamente não comeu a ração, apenas o arroz. Esta situação foi-se repetindo e mesmo que a forçasse a comer a sua ração (enfiando-a para a boca) ela cuspia! Mas sempre que almoçavamos ou jantavamos ela sempre vinha connosco para comer do nosso. Durante uma semana tive que misturar a ração com o arroz cozido para que ela pelo menos não morresse à fome até que eu a levasse ao vet! Levei-a ao vet e pesei-a , tinha 3,500 kg (na semana anterior quando a tinha adoptado tinha 3,600 kg). Falei com a veterinária a dizer que ela não comia e a veterinária até estranhou pois no canil só comiam era ração! A Vet aconselhou-me a não lhe dar mais nada senão a ração , nem que a cadelinha tivesse que passar fome por um dia mas tinha que comer a ração pois ainda era um bebé e precisava dos nutrientes que a ração lhe fornecia. Assim fiz, não lhe misturei mais nada com a ração nem lhe dava goluseimas. Ela tinha o seu comer e haveria de comê-lo (pelo menos foi o que pensei!). Como ela nem à fome queria comer a ração tentei forçá-la, peguei na ração e dei-lhe à boca. Esta começou a comê-la! Continuei com esse procedimento por uns 5 dias, mas também não quero habituá-la a comer assim. Inclusive até comprei uma saca de ração da que lhe davam no canil e ela não comeu! Ela come tudo o que é comida humana! Até quando estamos distraidos vai comer a comida dos gatos (e quando a apanhamos em flagrante brigamos com ela, porque essa comida pode lhe fazer mal), mas a comida que ela tem, não come! Já não sei que mais fazer. Voltei ao procedimento da fome mas não está a resultar. Preciso de conselhos.

Obrigado.
tonyV
Membro Júnior
Mensagens: 44
Registado: sábado jun 07, 2008 8:05 pm

segunda set 08, 2008 11:50 pm

Ora bem, não come a ração, mas come o arrozinho; muito simples é só fazer o que o vet disse coloca-lhe a ração no prato, quando a fome apertar a sério vai comer, tão simples quanto isso. Não se pode ceder aos caprichos do animal.
Anarsvv
Membro Veterano
Mensagens: 215
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 am

terça set 09, 2008 1:27 am

Sim eu sei, mas preocupa-me e como dona e amante de animais que sou não consigo suportar saber que ela está com fome, mas também zango-me por ela não comer a ração! Porque até comprei uma ração boa. Mas ela ate já teve praticamente 2 dias sem comer nada, só bebia água e recusavasse a comer a ração.
Anarsvv
Membro Veterano
Mensagens: 215
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 am

terça set 09, 2008 1:27 am

E obrigada pelo seu conselho.
mpgbg
Membro
Mensagens: 65
Registado: quarta out 31, 2007 1:53 pm

terça set 09, 2008 9:45 am

Passou-se da mesma forma com o meu thor, não comia absolutamente nada… foi complicado as primeiras semanas mas hoje ta o cão que esta.
Sabe muitas fezes eles podem estranhar o novo lar é um choque muito grande para eles, é tudo diferente, tudo mesmo, e para alem disso ele não devia so comer a ração (como o thor) habituados a comer a comida de panela (restos), e agora apanha-se com um novo lar com alimentação completamente nova e normal.
Posso-lhe dizer que o meu thor ficou sem comer 1 semana so bebia agua, depois começou a comer na mão e hoje mal coloco a cominada no pratinho dele sorve-a.

Tenha muita paciência não ceda faça o que o vet disse e coloque-lhe muita agua a disposição

Boa sorte e muitos parabéns
susanalapa
Membro Veterano
Mensagens: 804
Registado: sexta jan 18, 2002 4:37 pm
Localização: 2 Dogues Alemães e uma Parson Russell Terrier
Contacto:

terça set 09, 2008 10:05 am

Anarsvv Escreveu:Sim eu sei, mas preocupa-me e como dona e amante de animais que sou não consigo suportar saber que ela está com fome, mas também zango-me por ela não comer a ração! Porque até comprei uma ração boa. Mas ela ate já teve praticamente 2 dias sem comer nada, só bebia água e recusavasse a comer a ração.
Nenhum cão é estupido ao ponto de morrer de fome com uma taça de comida à frente :wink:
<p>Susana Lapa</p>
www.fawnangel.com
Ritaleitao
Membro
Mensagens: 145
Registado: segunda jan 14, 2008 3:11 pm

terça set 09, 2008 10:08 am

Já tentou ir mudando de ração :?:

Compre sempre embalagens pequenas e vá experimentando várias rações, porque pode ser que ela goste muito de alguma e decida comer.

Isso aconteceu com a cadela da minha tia. A cadela quando veio, também, não comia a ração, só comia a nossa comida, mas a minha tia foi experimentando várias rações e ela começou a comer de duas, royal canin e purina. Ela só gostava das rações de boa qualidade. Experimente comprar uma embalagem pequena de uma ração de boa qualidade e pode ser que ela goste. :wink:

P.S. - Pedigree não é uma ração de boa qualidade, nem Friskies. Rações de boa qualidade são: Royal canine, purina, eukanuba, hill's...
<strong>Ritaleitao</strong>
tonyV
Membro Júnior
Mensagens: 44
Registado: sábado jun 07, 2008 8:05 pm

terça set 09, 2008 1:03 pm

susanalapa Escreveu:
Anarsvv Escreveu:Sim eu sei, mas preocupa-me e como dona e amante de animais que sou não consigo suportar saber que ela está com fome, mas também zango-me por ela não comer a ração! Porque até comprei uma ração boa. Mas ela ate já teve praticamente 2 dias sem comer nada, só bebia água e recusavasse a comer a ração.
Nenhum cão é estupido ao ponto de morrer de fome com uma taça de comida à frente :wink:
Exactamente, a cadela já está a aprender a dar a volta à dona. Parece-me um caso típico de "chantagem psicológica" :lol:
mpgbg
Membro
Mensagens: 65
Registado: quarta out 31, 2007 1:53 pm

terça set 09, 2008 1:51 pm

Anarsvv Escreveu:
Exactamente, a cadela já está a aprender a dar a volta à dona. Parece-me um caso típico de "chantagem psicológica" :lol:
chantagem psicológica :?: :!: :!: :o á amimais que “sofrem” :cry: com as mudanças repentinas é natural que ele esteja a manifestar-se. Como qualquer animal tirado do seu habita é normal que haja uma reacção do mesmo, agora cada um tem a sua forma de se manifestar ok :wink: .
E claro e concordo que o seu instinto não o fará morrer com um prato de comer a frente, não é tão ignorante de chegar a esse ponto.

Agora chantagem!!!!!
:o :o
Anarsvv
Membro Veterano
Mensagens: 215
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 am

terça set 09, 2008 1:56 pm

Pois. hehe realmente já me parece chantagem psicológica. Sim já experimentei a purina, a minha vizinha tem um cão bebé e dá-lhe a purina para juniores e eu pedi-lhe que me emprestasse um poucosó para experimentar com a minha cadelinha e ela deu-me. Mas mesmo a Purina a minha cadelinha não come. O que vou fazer é como alguns disseram aqui. Deitar-lhe bastanta água e nenhum cão e tão estupido de se deixar morrer à fome tendo comer no prato realmente. Espero que resulte. :D Obrigada.
Se tiverem mais conselhos são todos bem-vindos. Tenho um outro dilema agora com ela. Ela quando veio para cá na primeira semana DE VEZ EM QUANDO fazia xixi dentro de casa (não fazia cocó), e portanto sempre que a levava à rua ela fazia as suas necessidades (levava-a sempre de 1 em 1 hora +/-, se ela tivesse vontade fazia, senão não fazia). Mas agora nesta semana ela só me tem feito as necessidades dentro de casa. Eu continuo a levá-la à rua para fazer, como de costume de 1 em 1 hora e ela não faz! Mas quando entra dentro de casa faz logo. Eu não entendo. Até de manhã eu a levava e ela fazia o seu cocó e o seu xixi e nesta semana nem de manha faz na rua. Alguns conselhos? Estou a ter cá umas dificuldades com esta pequena... hehe
tonyV
Membro Júnior
Mensagens: 44
Registado: sábado jun 07, 2008 8:05 pm

terça set 09, 2008 2:09 pm

mpgbg Escreveu:
Anarsvv Escreveu:
Exactamente, a cadela já está a aprender a dar a volta à dona. Parece-me um caso típico de "chantagem psicológica" :lol:
chantagem psicológica :?: :!: :!: :o á amimais que “sofrem” :cry: com as mudanças repentinas é natural que ele esteja a manifestar-se. Como qualquer animal tirado do seu habita é normal que haja uma reacção do mesmo, agora cada um tem a sua forma de se manifestar ok :wink: .
E claro e concordo que o seu instinto não o fará morrer com um prato de comer a frente, não é tão ignorante de chegar a esse ponto.

Agora chantagem!!!!!
:o :o
Quer dizer a cadela come o arrozinho cozido, come a comida dos gatos, come tudo o que seja comida excepto a sua ração...ui, ui está num período de difícil adaptação.

Eu também concordo que haja uma reacção ao novo habitat...entre comer ração ou algo mais saboroso eu também preferia o arroz :D

P.S. Esta situação também já aconteceu com o meu cão, houve uma altura em que a minha mãe começou a colocar-lhe arrozinho cozido com frango e depois não queria mais nada; a ração ficava de lado e recusava-se a comê-la. Dia e meio sem comer chegou para "curar as peneiras".
Anarsvv
Membro Veterano
Mensagens: 215
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 am

terça set 09, 2008 2:18 pm

hehe . Sim, e é iso que agora vou fazer. Ela que passe ''fome'', tem água e a sua ração no prato. Eu até nem me importava de lhe dar restos a panela com a ração desde que ela comesse também a ração!! Mas não come, portanto não dou. Os meus outros caes não comem só ração mas se eu misturar com restos da panela eles comem tudinho e até choram por mais! hehe. Alfuns conselhos sobre o que escrevi mais em cima sobre ela fazer xixi dentro de casa? Preciso mesmo de alguns. :wink:
mpgbg
Membro
Mensagens: 65
Registado: quarta out 31, 2007 1:53 pm

terça set 09, 2008 2:32 pm

tonyV Escreveu:
mpgbg Escreveu:
Anarsvv Escreveu:
Exactamente, a cadela já está a aprender a dar a volta à dona. Parece-me um caso típico de "chantagem psicológica" :lol:
chantagem psicológica :?: :!: :!: :o á amimais que “sofrem” :cry: com as mudanças repentinas é natural que ele esteja a manifestar-se. Como qualquer animal tirado do seu habita é normal que haja uma reacção do mesmo, agora cada um tem a sua forma de se manifestar ok :wink: .
E claro e concordo que o seu instinto não o fará morrer com um prato de comer a frente, não é tão ignorante de chegar a esse ponto.

Agora chantagem!!!!!
:o :o
Quer dizer a cadela come o arrozinho cozido, come a comida dos gatos, come tudo o que seja comida excepto a sua ração...ui, ui está num período de difícil adaptação.

Eu também concordo que haja uma reacção ao novo habitat...entre comer ração ou algo mais saboroso eu também preferia o arroz :D

P.S. Esta situação também já aconteceu com o meu cão, houve uma altura em que a minha mãe começou a colocar-lhe arrozinho cozido com frango e depois não queria mais nada; a ração ficava de lado e recusava-se a comê-la. Dia e meio sem comer chegou para "curar as peneiras".
Então desculpe a minha ignorância.. o que me esta a tentar dizer é o seguinte ou colocas aqui o belo do arrozinho ou a comidinha do gato ou eu não como correcto???? é isto mais ou menos que me esta a dizer!!! E isto para si é chantagem???para mim é maus hábitos alimentares de parte dos antigos donos (ou de onde ela veio). E como lhe disse não deixa de ser uma reacção de adaptação por parte da cadelita, como tinha referido anteriormente na minha 1º intervenção.

Sabe o que eu acho, qualquer dia vejo os cães a fazer birrinhas por não terem a comida preferida deles!!!
Anarsvv
Membro Veterano
Mensagens: 215
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 am

terça set 09, 2008 7:10 pm

Bom, ainda agora apanhei-a a comer na tacinha a ração. Parece que está mesmo a resultar a fome :)
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça set 09, 2008 9:19 pm

Evidentemente.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Cães”