coelho comcrostas nas orelhas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
SofiaCM
Membro
Mensagens: 125
Registado: sábado ago 16, 2008 1:03 pm

terça jan 06, 2009 10:56 pm

ola a todos,
ha cerca de um mes comprei um coelhinho bélier (tem agora 2meses), e ha uma semana sensivelmente reparei k na ponta da orelha do lado de dentro tinha uma crosta dura de cor branca, pensei que fosse de roçar com as orelhitas no chão da gaiola(onde tem brita para gatos).
entretanto reparei que noutras zonas da orelha tambem está a ganhar essa crosta, e k também tem unas crostas brancas na ponta do nariz e á volta da boca.

pelo k andei a pesquisar, pode ser sarna ou sarna auricular.

nesse mesmo site falava de uma outra doença, a desinteria, os sintomas sao ventre inchado, perda de apetite, bebem muita água, olhos baços, pêlos arrepiados e pêlos em volta do ânus sujos de fezes moles.

ele bebe cerca de 80mL de agua por dia(não sei se é muito ou nao), notei que nao come tanto como comia apesar de nao ter perdido o apetite (aliás ele se pudesse passava o dia a comer verduras e frutas, mas como me aconselharam a nao dar muito, nao dou) e tambem na altura que o comprei po umas 2 ou 3 vezes apresentou os pelos sujos de fezes moles.

será posivel que esteja perante um caso de desinteria?
penso que takvez nao, até porque ele continuo bastante activo e ha bastante tempo k nao mostra as fezes moles,mas gostaria de uma opinião.

ainda assim de estiver perante um caso de desinteria continua sem explicar as crostas nas orelhas.

peço desculpa pelo texto enorme, e agradecia bastante as vossas opinioes.
stellar1
Membro Veterano
Mensagens: 393
Registado: quinta jan 24, 2008 9:10 pm
Localização: 2 cães, 7 porquinhos-da-índia e 2 coelhos

terça jan 06, 2009 11:17 pm

Bem, para seu descanso e dos demais, penso que o mais assertivo seria consultar um veterinário. Sendo que os lagomorfos são animais sensíveis e muitas vezes camuflam as patologias.

E deixe-me que lhe dê uma opinião, o material que usa como litter não é de todo o mais apropriado para o seu animal, tendo como substitutos: os rolos prensados, o corn cob, as aparas de madeira. Estes não serem tão nocivos para o animal, como é a areia de gato, pela libertação de pós.

As melhoras do seu pequeno... :wink:
StellaR ;)
SofiaCM
Membro
Mensagens: 125
Registado: sábado ago 16, 2008 1:03 pm

terça jan 06, 2009 11:19 pm

esqueci me de mencionar que tenho o coelhinho em casa, e que o unico contacto que pode ter tipo alguma doença, foi com outros 2coelhinhos SRD que tinha numa gaiola ao lado, mas como eles estao perfeitamente saudavéis, desconfio que quando o comprei ja vinha doente
SofiaCM
Membro
Mensagens: 125
Registado: sábado ago 16, 2008 1:03 pm

terça jan 06, 2009 11:22 pm

pois quanto a isso já nao sabia... agradeço a informaçao, mas as aparas de madeira nao serão perigosas? é que ele rói tudo. se nao tivessemos atentos, ja nao tinhamos moveis, tapetes, e ate o cabelo da minha irmã ele se lembro de roer um dia. :lol:
Loriath
Membro Veterano
Mensagens: 283
Registado: sexta set 12, 2008 4:03 pm
Localização: Coelha mini lop, 6 hamsters sírios, 7 cães e muita passarada

quarta jan 07, 2009 2:06 am

As aparas de madeira são uma hipótese. Eu pessoalmente prefiro madeira prensada ao género do cat's best porque não deixa qualquer tipo de odor, não se agarra aos pêlos e é fácil de limpar, além de absolutamente higiénica.

Quanto ao seu coelho, acho que o melhor mesmo era levá-lo ao vet, porque quanto mais se adia a ida, maiores são as probabilidades de o seu estado piorar e poder acontecer algo inesperado. Desinteria não me parece, mas a possibilidade de ser sarna é bastante elevada, e tem de ser muito cuidadosa se assim for.

Quanto ao ficar doente, é bem possível que tenha vindo assim da loja, não imagina a quantidade de coelhos que já vi virem doentes de lojas (alguns com fim menos feliz :( )
SofiaCM
Membro
Mensagens: 125
Registado: sábado ago 16, 2008 1:03 pm

quarta jan 07, 2009 11:51 am

ola Loriath..
obrigado pelas informações..
estive a ver os seus pets e reparei que a coelhinha sushi veio de aveiro. nao sei de que local, mas o meu coelhinho comprei o na loja de animais do centro comercial glicinias, po isso se eventualmente pensar em comprar algum animal la, repare se está saudavel. :wink:
Loriath
Membro Veterano
Mensagens: 283
Registado: sexta set 12, 2008 4:03 pm
Localização: Coelha mini lop, 6 hamsters sírios, 7 cães e muita passarada

quarta jan 07, 2009 7:03 pm

A Sushi realmente veio de Aveiro, de um criadeiro. E o resultado foi que após um mês de estar comigo, morreu... Quando me apercebi umas semanas depois a mãe dela já tinha outra vez mais coelhos que estavam a ser vendidos, o que é sempre bom. Raios partam os criadeiros e eu que me deixei enganar feita parva.
SofiaCM
Membro
Mensagens: 125
Registado: sábado ago 16, 2008 1:03 pm

quinta jan 08, 2009 5:41 pm

é verdade... compramos os animais e afeiçoamo ns a eles pa depois os perder pela falta de sinceridade de certas pessoas que so pensam em ganhar dinheiro.
hoje fui co meu coelhinho para ver do que tem. nao me souberam(ou nao quizeram) dizer, mas dizem k ha possibilidade de ser mixomatose.
eu tive a pesquizar e de facto ele apresenta alguns sintomas disso, mas nem todos os sintomas se encaixam, ate porque na maioria dos sites diz que o coelhinho morre 4 a 8 dias após o aparecimento dos primeiros sintomas, e já foi ha mais tempo que isso que nos reparamos no aparecimento das crostas numa das orelhas.
agor nao sei se será ou nao, estou a aplicar lhe uma pomada para reduzir lhe a comichão e acho que está a fazer efeito nesse sentido.
espero bem que nao seja mesmo mixomatose, ate porque se for nao faço ideia como ele a pode ter apanhado
Loriath
Membro Veterano
Mensagens: 283
Registado: sexta set 12, 2008 4:03 pm
Localização: Coelha mini lop, 6 hamsters sírios, 7 cães e muita passarada

quinta jan 08, 2009 6:19 pm

E deixa que não lhe digam o que o coelho tem? Se pagou a consulta é para saber. Às tantas eles nem fazem a mínima do que o seu coelho tem e pagou para que um incompetente lhe desse uma pomada para pôr no coelho, que eventualmente até nem lhe fará nada se realmente foi mal diagnosticado.

A mixomatose transmite-se através de vectores, neste caso mosquitos. Ou seja, não é preciso estar em contacto directo para que haja transmissão da doença. Assim sendo tente isolar o coelho o mais possível para que não seja fonte de transmissão a outros, porque caso seja mesmo mixomatose é preciso muito cuidado.

(já agora, onde tem ido ver informações sobre as doenças?)
stellar1
Membro Veterano
Mensagens: 393
Registado: quinta jan 24, 2008 9:10 pm
Localização: 2 cães, 7 porquinhos-da-índia e 2 coelhos

quinta jan 08, 2009 10:48 pm

Loriath, como deve saber, bem melhor que eu, este tipo de patologias não se diagnosticam assim com uma facilidade extrema. Não quero com isto dizer, que a atitude do vet foi a mais competente. Só para dar um exemplo e eu sei que a Loriath tem conhecimento disto, o meu coelho tinha um pequeno nódulo, andou a ser medicado e isso tudo e acompanhada por uma vet conhecida da user; anteontem o coelho foi operado e até pensaram que aquilo fosse um tumor, quando o vet abriu a massa para verificar o que seria aquilo, era um "simples" abcesso. Por isso, um diagnóstico médico nem sempre é assim tão simples de realizar. Na minha opinião sincera, é que quando um vet dá um diagnóstico assim à primeira, eu não confio, pois os animais como não falam, muitas vezes até camuflam sintomas e sem exames complementares, só mesmo sendo vidente para proferir diagnósticos!

SofiaCM, só uma questão, o que o vet fez durante a consulta ao seu coelho? Apenas viu as orelhas e recomendou a tal pomada?
StellaR ;)
Loriath
Membro Veterano
Mensagens: 283
Registado: sexta set 12, 2008 4:03 pm
Localização: Coelha mini lop, 6 hamsters sírios, 7 cães e muita passarada

quinta jan 08, 2009 10:57 pm

Dado o estado epidemiológico desta doença no nosso país, parece-me que um teste baseado em reacções antigénio-anticorpo não seria de pôr de parte. Mas isso sou eu, que me preocupo com os restantes coelhos além do meu. Um coelho com esta patologia pode tornar-se num foco da doença se não for tratado convenientemente, e um "acho que é mixomatose" é um bocado vago demais.
SofiaCM
Membro
Mensagens: 125
Registado: sábado ago 16, 2008 1:03 pm

sábado jan 10, 2009 10:45 am

sim, o médico olhou e disse que nas orelhas devia ser de ele se coçar(mas é normal que ele se coçe, porque aquilo lhe deve provocar comichao), mas como tambem tinha á volta de nariz e boca provavelmente era mixomatose e não haveria nada a fazer nesse caso.
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado jan 10, 2009 1:24 pm

A mixomatose não tem cura?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Deadzao
Membro Veterano
Mensagens: 322
Registado: segunda dez 29, 2008 7:35 pm
Localização: tudo que mexa, morre!!!

sábado jan 10, 2009 3:09 pm

eu pensava que nao dino
<p>1.1.0 pavo cristatus x.x,x. gallus domesticus 1.3.0 phasianus colchicus torquatus x.x.x  anas platyhynchos 1.1.0 anser cygnoides 1.1.0excalfactoria chinensis</p>
mfls
Membro Veterano
Mensagens: 625
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cadelas, canários, periquitos, peixes, tartarugas.

sábado jan 10, 2009 3:18 pm

Se tem crostas nas orelhas e no focinho, o mais provável é ser sarna. Os meus também já tiveram isso e o médico mandou por "Sarcoderma". Foi remédio santo. Ao fim de poucos dias ficaram limpos e a comer. Tenho sempre esse remédio. São umas gotas´que se põem nas zonas afectadas.
Responder

Voltar para “Exóticos”