Dúvida: Alimentação gatinho com 1 mês

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Nita77
Membro Veterano
Mensagens: 1339
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am
Localização: Osky, Mika

quinta mai 28, 2009 11:35 am

Olá a todos!
Esta é a minha 1ª participação no forum.
Depois de muito ler e pesquisar, acho que esta comunidade é uma grande mais valia para quem ainda está "um pouco às escuras" com os seus pequenotes.

Embora já tenha tido um lindo Siamês durante 13 anos, nunca lidei com um gatinho tão pequeno e frágil como o Óscar. Este tem apenas 1 mesinho e foi encontrado numa garagem em hipotermia, completamente desidratado. Sobreviveu e está em nossa casa há 3 dias.

Como está em convalescença, a vet aconselhou leite (próprio, claro) e uma comidinha em lata (C/D), também própria para esta fase de recuperação, a qual estamos a misturar com RC weaning, também por recomendação da vet.

Reacções:
Leite - Desde que começou a ração húmida/convalescença já não quer (nem no biberão)
Mistura de rações: Come cada vez que se coloca no prato (mesmo que 2 vezes seguidas) e passa o tempo a pedir mais...

A minha questão refere-se portanto a quantidades...
Normalmente deixamos 2 colheres de chá (cheinhas) misturadas com 1/2 a 1 dúzia de biscoitinhos RC, com intervalos de 3h a 4h durante o dia.
De noite, come a última dose (reforçada) por volta das 23h / 00h00 e depois novamente às 07H00, depois +- às 11h00... e por aí fora.

Será muito? Será pouco? Será necessário misturar com o leite para que este se torne mais apelativo e ele tome?

Claro que tem sempre aguinha fresca à disposição e é importante referir que não tem demonstrado problemas em urinar ou defecar.

Ah, já come perfeitamente sozinho :)

Agradeço a Vossa ajuda. Queremos garantir que estamos a tratar do nosso pequeno companheirinho o melhor possível :)

Obrigada!
mOreirinha01
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

quinta mai 28, 2009 11:43 am

Os gatinhos devem ter sempre ração (júnior, claro) à disposição... e água, claro...
A minha também veio cá para casa com um mesinho... e desde sempre comeu ração seca... comeu sempre as quantidades que queria e quando queria, tinha sempre ração na taça...
Por vezes dava-lhe ração húmida, mas ela nunca mostrou grande interesse e a verdade é que não lhes faz falta nenhuma :wink:
E desde o momento que comem bem ração seca, já não precisam de leite, a ração tem tudo o que eles necessitam :D
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
mOreirinha01
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

quinta mai 28, 2009 11:45 am

Ah...
Parabéns pela adopção do pequeno... Espero que ele recupere a 100%, bem rápido :D
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

quinta mai 28, 2009 1:05 pm

Nita77 Escreveu: Olá a todos!


Reacções:
Leite - Desde que começou a ração húmida/convalescença já não quer (nem no biberão)
Se está a comer a ração weaning, nem necessita do leite!
Nita77 Escreveu:Mistura de rações: Come cada vez que se coloca no prato (mesmo que 2 vezes seguidas) e passa o tempo a pedir mais...

A minha questão refere-se portanto a quantidades...
Normalmente deixamos 2 colheres de chá (cheinhas) misturadas com 1/2 a 1 dúzia de biscoitinhos RC, com intervalos de 3h a 4h durante o dia.
De noite, come a última dose (reforçada) por volta das 23h / 00h00 e depois novamente às 07H00, depois +- às 11h00... e por aí fora.

Será muito? Será pouco? Será necessário misturar com o leite para que este se torne mais apelativo e ele tome?

Claro que tem sempre aguinha fresca à disposição e é importante referir que não tem demonstrado problemas em urinar ou defecar.

Ah, já come perfeitamente sozinho :)
Numa cria já autónoma, EU não restrinjo quantidades. Eles comem o que o organismo lhes pede :wink:
Quando são já jovens adultos e já castrados, aí sim restrinjo quantidades a dar, caso necessário, e duma ração específica para gatos castrados!

Parabéns e boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Nita77
Membro Veterano
Mensagens: 1339
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am
Localização: Osky, Mika

quinta mai 28, 2009 2:04 pm

Obrigada pelas vossas respostas!

Vou tratar de deixar o bichanico sempre com comidinha :)
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
Nayara
Membro Júnior
Mensagens: 19
Registado: domingo mai 28, 2006 1:46 pm

sexta mai 29, 2009 9:14 pm

Nita77 Escreveu:Obrigada pelas vossas respostas!

Vou tratar de deixar o bichanico sempre com comidinha :)
Boa, filhota :D vamos lá recuperar essa "mini-pulguita"

**
Nay
Katy500
Membro Veterano
Mensagens: 578
Registado: sábado mar 14, 2009 4:22 pm
Localização: Muitos e bons! :D

sexta mai 29, 2009 9:38 pm

Olá!
Nas caixas de rações para gatinhos há RECOMENDAÇÕES sobre a quantidade de ração que deve dar consoante o peso e a idade(pelo menos na zona onde eu vivo é assim).
Não é preciso seguir as recomendações á letra, se estiver ausente o dia inteiro pode deixar a taça cheia, porque ele vai comer quando o seu organismo sentir necessidade.
Como eu estou em casa sempre que são horas da minha Kitty ir comer, ponho as quantidades recomendadas.
Boa sorte! 8) :wink:
Nita77
Membro Veterano
Mensagens: 1339
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am
Localização: Osky, Mika

terça jun 02, 2009 10:41 am

Obrigada a todos pelos comentários.

A "mini-pulguita" come, corre, brinca... É um traquinas ou, como eu gosto de lhe chamar, é um grande sarilho em forma de gente pequena :)
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
pathelen
Membro Veterano
Mensagens: 2546
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

terça jun 02, 2009 10:55 am

Nita77 Escreveu:Obrigada a todos pelos comentários.

A "mini-pulguita" come, corre, brinca... É um traquinas ou, como eu gosto de lhe chamar, é um grande sarilho em forma de gente pequena :)
:lol: :lol:

... em forma de "gato" pequeno... :wink:

Felicidades!
Nita77
Membro Veterano
Mensagens: 1339
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am
Localização: Osky, Mika

terça jun 02, 2009 11:13 am

É mesmo isso pathelen :lol:
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
Responder

Voltar para “Gatos”