Cadela bruta a brincar com cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sábado abr 06, 2013 2:38 pm

Engana-se Luís.

Não pode aplicar ao geral uma regra que só faz sentido aplicar ao indivíduo.

estevez

Já frequentei mais, Weimaraners são mais que às mães, se o outro que diz é quem eu penso que seja, então sim.

Desculpe lá o off-topic Lourenca.

Denoto alguma insatisfação com esta afirmação.

"O que me chateia é que muitas vezes as associações onde se adoptam os animais escamoteiam essas características para os animais serem adoptados e depois os donos ficam com um animal que nao é como queriam."

Diga lá o que o apoquenta, a falar é que a gente se entende.
estevez
Membro
Mensagens: 142
Registado: terça ago 21, 2012 9:10 am

sábado abr 06, 2013 6:45 pm

O que me apoquenta é o que eu disse. Enquanto procurava cao para adoptar vi isso mil vezes, descrições que nao batiam certo com a realidade, so para ver se os bichos eram adoptados. Mas tal como disse, no meu caso e no caso da minha cadela nao me poderia sentir enganado porque ela era tudo o que eu esperava, salvo um detalhe ou outro que era impossível de avaliar antes de ela estar connosco. Isto apesar de a associação onde fui buscar a minha cadela tambem ter tentado um pouco pintar a cadela perfeita e esquecerem-se de mencionar algumas coisas, mas no geral foram dos menos maus que vi ou que contacte. Mas já vi muitos cães que foram uma surpresa. E depois? Sujeitam-se os donos a carregar aquela cruz o resto da vida do cao, quando o companheiro que supostamente ia ser fonte de alegria e amizade se transforma num fardo pelos mais variados motivos... Depois admiram-se que muitos sejam devolvidos.

E o weimaraner de que falo é um enorme que anda sempre solto sem trela nem coleira e que é dos cães mais equilibrados e educados que alguma vez vi...

Quanto ao tópico, so para nao estar exclusivamente a desviar a conversa e tentar contribuir um pouco:

As melhores opções realmente parecem ser treinar a chamada, cansa-lá antes de ela ir brincar com os outros cães e escolher bem os cães com quem ela pode ou nao brincar, ainda que isto seja complicado num dog park... se for como se vê nos estados unidos, la dentro com eles todos a solta nao é fácil escolher, eles é que se escolhem.
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sábado abr 06, 2013 7:38 pm

Penso que a perfeição não exista.
Há sempre um kinco algures, o que diz pode ser verdade, não ponho isso em causa, até porque faz sentido, pois há quem tenha centenas de cães e que tenha só capacidade para uma fracção disso. Logo as condições deterioram-se ao ponto de ser residual e os sacrificados são os cães.
Qualquer que seja a razão, o facto é que os animais não recebem o que necessitam para prosperar e não estou a falar de comida e bebida mas sim qualidade de vida.
Mas também há que ver o outro lado, quem procura um animal porque sim, que não caia pêlo, que seja pequeno, que tenha um botão do off, etc.
A minha cadela, quem a viu e quem a vê, foi daquelas que nem chegou ao patamar do não presta para a caça.
E apesar dos muitos defeitos que ela tem, o essencial está lá.
Têm energia , têm bom"drive", têm "cabeça", ela é equilibrada, ela é teimosa, ela é extremamente brincalhona, ela é meiga (podia era ser mais arisca), uma pilha galinhas do pior, só não apanha quando não quer ou não pode, etc.
Pelo menos para mim, tem o principal, o resto é secundário, é um prazer vê-la a mexer.

Se for um grande que anda com outro igual, sim.

Eu uma vez vi-me lá com 5 ou seis cães de repente e foi uma rambóia pegada.
ElMariachi
Membro Veterano
Mensagens: 2423
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm
Localização: Lucky (SRD), Kyra (Dobermann)

domingo abr 07, 2013 12:22 pm

LuisSB Escreveu:As cadelas são sempre brutas, por isso é que eu só tenho cães.
Como é que é? :o

Pedro
Lourenca
Membro Veterano
Mensagens: 782
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

segunda abr 08, 2013 8:56 am

Obrigada a todos pelas respostas!
dragablue Escreveu:de que zona pertence?
Estou na Áustria. Acho que não posso pedir conselhos de escolas e treinadores aqui. :-)
lds6 Escreveu:Anteriormente faltou-me o conselho mais óbvio de todos. Antes de ir para o parque, faça primeiro um bom passeio e/ou uns exercícios de desgaste e estimulação.
Sim, já pensei nisso. Infelizmente não é assim tão fácil, ela não se cansa! :-) Não posso andar com ela à solta sem ser no parque, eu não corro e ela não corre atrás de bolas. Só a consigo cansar em caminhadas de dia inteiro, o que durante a semana não dá. Sei que não é ideal levá-la cheia de energia para o parque, mas o passeio à trela antes não ajuda muito.
lds6 Escreveu:Mas chamá-la de modo a interromper a escalada de "brutalidade" da brincadeira da sua cadela é já uma forma de treiná-la a ser mais "delicada".
Percebi a ideia. Vou treinar o chamamento no parque, é capaz de ajudar.
botas96 Escreveu:Ela é dominante?
Ela é agressiva?
Boa pergunta. Resposta parva... Não sei. Como é que vejo isso? Comigo e com pessoas não! Com outros cães... o comportamento descrito é característica de dominante? Agressiva em geral não. É pouco paciente com outros cães, se não gosta de alguma coisa mostra logo o dente, mas de resto não é agressiva.
botas96 Escreveu:Partindo do princípio que as respostas às perguntas de cima se mantêm negativas, direi que é só um instinto de presa muito apurado,
Instinto de presa releva-se também no interesse pelo churro ou por coisas que arrastem no chão (mas nada de "apanha bolas")? Se sim, é forte. Como é que posso usar?
botas96 Escreveu:Arranje "amigos" tão energéticos ou mais que ela.
Ainda ando á procura! Aqui na zona não encontro, só às vezes em passeios.
botas96 Escreveu:Sinceramente, se ela é como imagino que seja (igual à minha)
Pelo que tenho lido fico a pensar que devem ser irmãs. :-) A minha tem 12,5kg. Pena que não se possam encontrar. Estamos a 3000km, de carro demora muito e no porão do avião é de evitar.
botas96 Escreveu:Se soltar a sua cadela e a ordem não estiver em fundamentada, lebe uma "presa" e biscoitos.
Já me lembrei disso, de treinar com o churro. É o único brinquedo que lhe interessa. Bolas ou coisas de roer não são com ela. Ainda lhe vou ensinar o "busca a bola"... O que acham de usar o churro no parque? Tenho medo que alguém ache que ando a treinar a cadela para lutas ou para morder. Já ouvi tantos comentários que ela tem aspecto de pitbull ou staff, que se a virem atrás do churro ainda me arranjam problemas. Tenho reservado o churro para casa ou escola.
estevez Escreveu:Quanto à cadela do tópico, já sabia que ela era assim quando a adoptou? Que era bruta, que tinha medo de crianças, nao se dava bem com estranhos, etc? Já agora onde é que a adoptou?
Adoptei-a de um canil municipal e ficou logo claro que não me iam dar qualquer tipo de informação. Confesso que não procurei muito, o que eu queria era um cão. Achei que se tivesse algum problema logo se corrigia. Alguns problemas eram óbvios, por exemplo extremamente tímida e medrosa. Isso já melhorou bastante. Os problemas que ainda tem não me causam grande incomodo, são para ir resolvendo, e está bastante melhor que no início. O que me chateia mais é ter "personalidade de gato" (muito independente e nada meiga - sem ofensa aos gatos), logo eu que queria um cão. :-)
estevez Escreveu:escolher bem os cães com quem ela pode ou nao brincar, ainda que isto seja complicado num dog park... se for como se vê nos estados unidos, la dentro com eles todos a solta nao é fácil escolher, eles é que se escolhem.
Sim, é isso mesmo, um dog park. Onde vou com mais frequência tem 11.000 m2, pode chegar a mais de 20 cães. Eu própria não conheço a maioria dos cães. Fico a controlar o que ela faz para não ser muito chata. É o único sítio onde pode correr à vontade, fora do dog park já arrisco multa.
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda abr 08, 2013 10:26 am

O único conselho que posso dar-lhe é que não a solte assim que chega ao parque. Sente-se tranquilamente num banco, deixe-a acalmar-se e só a solte quando ela se mostrar tranquila, mesmo que os outros cães venham farejá-la e contactar com ela. Se e quando eles o fizerem, não a deixe levantar-se e começar na brincadeira: está à trela, e quando assim é não há brincadeiras.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

segunda abr 08, 2013 4:16 pm

Lourenca .

A sua pelos vistos tem o pavio mais curto que a minha, o que não implica nada.
veja isto.
http://www.lordcao.com/lcn015.htm
https://sites.google.com/a/k-9pontedeso ... o-dos-caes
http://kuyaverachows.blogspot.pt/2010/1 ... anina.html

Agora quanto à "entrada" antes do "prato principal", ou seja a volta em si antes da brincadeira, olhe que não, olhe que não.
Talvez só precise de aumentar a extensão dessa volta antes do parque.
E digo-lhe mesmo mais, Ouso dizer que o passeio à trela ao nosso ritmo normal a canse mais, do que ao ritmo normal deles optimizado para conservação de energia (a trote). Isto mal comparado, deve ser o mesmo que a user passar o dia inteiro de pé ou passar o dia inteiro a andar.
Por experiência digo-lhe que se cansa muito mais e mais depressa se ficar parada.
Aumentar a volta, até quanto?
Até vir que já chega, dentro das suas disponibilidades. Faça isso de forma gradual e passo a passo.
Fique aquém dos limites do cão.
Meta o vet a aconselhá-lo e dentro do desenvolvimento.
Tenha em conta a idade , o porte do animal, assim como a altura do ano.

Quanto ao churro.

Pode e deve utilizá-lo, não ligue ao que os outros possam pensar, o importante é munir-se do que achar melhor para conseguir atingir o que pretende.
Um churro, bola, o que for, é uma óptima recompensa para o instinto de presa.Quando ela fizer o que lhe é pedido.
Assim como comida, biscoitos, etc, é para o instinto de comida.
Ambos excelentes auxiliares para conseguir apelar-lhe quando a ordem falha.
(convém é a ordem estar minimamente interiorizada).
Eu ando sempre com os dois.

já lhe disse, se vier a Lisboa, diga-me qualquer coisa, conheço uns sítios óptimos para moer esse espírito.

Diga-me lá outra vez, qual a parte do reino da ostra em que está?

Deixe estar ela ser independente, preferia um cola ou um carente?
lds6
Membro Veterano
Mensagens: 599
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

segunda abr 08, 2013 11:24 pm

Lourenca Escreveu: Sim, já pensei nisso. Infelizmente não é assim tão fácil, ela não se cansa! :-) Não posso andar com ela à solta sem ser no parque, eu não corro e ela não corre atrás de bolas. Só a consigo cansar em caminhadas de dia inteiro, o que durante a semana não dá. Sei que não é ideal levá-la cheia de energia para o parque, mas o passeio à trela antes não ajuda muito.
Lourença,
em primeiro lugar, é um bocado como o Botas lhe diz. Tente experimentar andar mais um pouco. (Embora tenha muitas reservas em aceitar a ideia de que um cão se canse mais a andar ao nosso passo do que se andar mais rápido; de facto, cansamo-nos mais se estivermos em pé parados do que se estivermos a andar; mas a analogia só pode ser feita para o caso da diferença entre um cão parado e um cão a andar!; dificilmente um cão consegue estar de pé, parado, por muito tempo...)
Em segundo lugar, e mais importante. Não se trata de cansar o seu cão. Ou pelo menos, não é só isso. Anda ultimamente uma obsessão no ar com a questão de se cansar "quantitativamente" os cães... de onde é que virá?
Lourença, um passeio com o seu cão tem muito mais a ver com a quantidade de diferentes estímulos que ele recebe na caminhada do que com o desgaste energético/muscular que ocorre. Experimente andar com o seu cão na mesma rua de sempre, para trás e para a frente, durante duas horas; no dia seguinte, vá para um pinhal ou para um parque onde não vá habitualmente. Passeie por lá uns 20 minutos. Faça uma comparação entre as duas experiências e avalie em qual das duas a sua cadela lhe pareceu mais "cansada".
Em suma, ir dar um bom passeio antes de entrar no parque é impedir que toda a euforia de início de passeio vá ser escoada no parque, com os outros cães. Se assumir uma postura de querer cansar a sua cadela, isso vai fazer ricochete, porque provavelmente vai pensar em não parar, continuar sempre a andar a um bom ritmo, tudo para cansá-la. Mas não... pelo contrário, pare, deixe-a cheirar os cantos, promova curtas brincadeiras a meio do passeio, etc. Se o passeio for uma fonte de estímulos para ela, certamente no parque a excitação tenderá a baixar.
O conselho da Floripes também é bom, mas depende sempre da gestão do espaço. Faça isso, mas com considerável distância dos outros cães, porque se estiver demasiado perto, pode aumentar a frustração dela. (uma coisa é os cães virem cumprimentá-la, e voltarem para o sítio deles, outra coisa é ela permanecer perto deles mas com trela... só vai piorar a situação, como imagina). À medida que a sua cadela for percebendo que só tem a ganhar quando se acalma dentro do parque (porque é a altura em que vai brincar), vá encurtando as distâncias aos poucos.
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

segunda abr 08, 2013 11:32 pm

Exploração do meio =moer o espírito = cansar muscularmente e mentalmente o cão.
Estamos a falar da mesma coisa.
Mas com um condicionamentozinho físico à mistura.
Última edição por botas96 em segunda abr 08, 2013 11:36 pm, editado 1 vez no total.
lds6
Membro Veterano
Mensagens: 599
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

segunda abr 08, 2013 11:35 pm

Lourenca Escreveu: Já me lembrei disso, de treinar com o churro. É o único brinquedo que lhe interessa. Bolas ou coisas de roer não são com ela. Ainda lhe vou ensinar o "busca a bola"... O que acham de usar o churro no parque? Tenho medo que alguém ache que ando a treinar a cadela para lutas ou para morder. Já ouvi tantos comentários que ela tem aspecto de pitbull ou staff, que se a virem atrás do churro ainda me arranjam problemas. Tenho reservado o churro para casa ou escola.
Tudo é ensinável. Até mesmo os gostos. Pode parecer abusivo e desnecessário estar a impingir um gosto a uma cadela, mas se sente que haveria vantagens (para a sua cadela também, claro) em gostar de brinquedos para roer ou de bolas, então não é desnecessário; e se ela passar a gostar, então não é abusivo, no máximo, iria tolerar, mas nunca iria gostar verdadeiramente.
Quanto ao uso do churro no parque, o Botas tem razão... num mundo perfeito o que os outros pensam deve permanecer assunto deles,e não seu; mas eu também percebo a sua preocupação, e a esmagadora maioria das pessoas (mesmo muitos donos de cães de longa data) associa esse tipo de brincadeiras ao incentivo de agressividade. A melhor coisa que poderá fazer, parece-me, é treiná-lo a largar o churro ao comando, de forma calma e imediata (sendo o comando, também ele, extremamente calmo). Ao ver que a sua cadela não só larga imediatamente o objecto, como fica tão calma a olhar para ele quando a dona lho retirou, a impressão que deixa no transeunte será mais próxima daquilo que na realidade é: um simples jogo e brincadeira entre um dono e a sua cadela. Quem quiser problemas, vai colocá-los de qualquer forma, nem que não seja pela cor do pêlo da cadela, ou pelo tipo de coleira que usa...
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

segunda abr 08, 2013 11:55 pm

Aí não concordo muito.
Mas cada um molha-se com a chuva que quer.
Já cheguei a fazer kms até casa e a pé com as calças cheias de lama ou routas, com os ténis brancos castanhos, com bolsos do colete rasgados.
Houve uma vez que ela esfregou-se em nhanha fétida e lavei-a na altura para tirar o maior, a madame sacudiu-se e não foi só as minhas mãos a ficar a cheirar a fétido.
Ainda ontem deixou-me as impressões da sua pata em lama nas calças.
Vicissitudes do "matagal".
Chegar com as solas cheias de "minas anti-pessoais", etc.
O que quero disser, não é que tenha que sofrer isso necessariamente.
Agora, tem que decidir se a exposição a certos "ossos do ofício" vale a pena ou não.
Os ganhos sobrepõem-se ás perdas ou não?
E isso só a própria poderá ver o que é melhor no seu caso.
Infelizmente é assim mas o churro deve ser associado como deve ser, à canalização da frustração ou à pura brincadeira para elevar o espírito do cão, inclusive, e se necessário.
lds6
Membro Veterano
Mensagens: 599
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

terça abr 09, 2013 1:47 am

botas96 Escreveu:Aí não concordo muito.
Mas cada um molha-se com a chuva que quer.
Já cheguei a fazer kms até casa e a pé com as calças cheias de lama ou routas, com os ténis brancos castanhos, com bolsos do colete rasgados.
Houve uma vez que ela esfregou-se em nhanha fétida e lavei-a na altura para tirar o maior, a madame sacudiu-se e não foi só as minhas mãos a ficar a cheirar a fétido.
Ainda ontem deixou-me as impressões da sua pata em lama nas calças.
Vicissitudes do "matagal".
Chegar com as solas cheias de "minas anti-pessoais", etc.
O que quero disser, não é que tenha que sofrer isso necessariamente.
Agora, tem que decidir se a exposição a certos "ossos do ofício" vale a pena ou não.
Os ganhos sobrepõem-se ás perdas ou não?
E isso só a própria poderá ver o que é melhor no seu caso.
Infelizmente é assim mas o churro deve ser associado como deve ser, à canalização da frustração ou à pura brincadeira para elevar o espírito do cão, inclusive, e se necessário.
Botas, não percebi mesmo nada do que disse; a que é que se está a referir?
lds6
Membro Veterano
Mensagens: 599
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

terça abr 09, 2013 1:58 am

botas96 Escreveu:Exploração do meio =moer o espírito = cansar muscularmente e mentalmente o cão.
Estamos a falar da mesma coisa.
Mas com um condicionamentozinho físico à mistura.
Não, não estamos a falar da mesma coisa. A diferença entre as duas coisas vê-se na diferença de consequências que ambas podem ter. Vejamos.

Se um treinador aconselha um seu cliente a cansar o seu cão, o que acha que esse cliente irá fazer? (ou mesmo, quais acha que serão os exercícios que irão ser sugeridos?)

- Fazer jogging com o cão (muitas vezes sem qualquer tipo de treino prévio, nem avaliação das condições)
- fazer longas caminhadas (que, exercício físico a quanto obrigas, implica que não se pare nunca, nem mesmo para o cão cheirar aquele arbusto ou aquela árvore)
- pôr o cão numa passadeira de ginásio (com todos os estímulos que o mofo do quarto tem para oferecer)

Mas se o treinador disser ao mesmo cliente que tem de estimular o seu cão, a interpretação é diferente:

- vai tentar arranjar actividades lúdicas para o seu cão, podendo algumas ser mais movimentadas, outras, menos.

E se estas actividades de estimulação necessariamente cansam o cão na componente física, o inverso não é necessariamente verdade, pois nem todos os exercícios físicos têm um efeito estimulante para o cão.

A conclusão, para mim, não oferece dúvidas: não só não são as mesmas coisas, como as consequências de uma e outra coisa podem ser bem bem distantes.
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

terça abr 09, 2013 10:41 am

Eu estava a referir-me a isto.

"...num mundo perfeito o que os outros pensam deve permanecer assunto deles,e não seu; mas eu também percebo a sua preocupação, e a esmagadora maioria das pessoas (mesmo muitos donos de cães de longa data) associa esse tipo de brincadeiras ao incentivo de agressividade..."

Penso que estava a referir a preconceitos, certo?
O que quis dizer é que uma pessoa não deve ser seu refém.

Quanto ao exercício, a culpa foi minha, por omissão neste tópico, mas não estava a falar de passadeiras nem de condicionamentos só físicos.
Como poderá constatar em tantos outros tópicos. Até para o cão estar equilibrado é preciso que a mente esteja saciada e ocupada, é um dos requisitos.Capacidade sociais bem desenvolvidas é outro.
Responder

Voltar para “Cães”