Dúvida

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

thacunha
Mensagens: 4
Registado: segunda mai 13, 2013 2:46 pm

segunda mai 13, 2013 3:26 pm

Boas a todos.

Como disse na minha apresentação, nunca tive um cão que pudesse dizer que foi meu. Convivi com muitos durante a minha infância, mas nunca fui dono de um.
Ora, agora, aos 25 anos, estou a pensar comprar um cão para meu companheiro. Acontece que estou com algumas reservas em relação à raça. Eu adorava ter um Jack Russel Terrier e, embora viva num apartamento, tenho bastante jardim perto de casa e alguma facilidade em passear o cão pelo menos 1 hora por dia. O animal nunca iria ficar sozinho em casa pelo que tenho sempre alguém em casa.
As minhas reservas em relação à raça são:
Acham que é a melhor raça para treinar uma vez que não tenho muita experiência?
Acham que é a melhor raça para ter como companheiro?


Cumprimentos
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

segunda mai 13, 2013 6:25 pm

São teimosos que se fartam, enérgicos e dentro daqueles corpinhos vivem leões.

Se é uma pessoa enérgica e firme muito bem. Se não tem experiência vai-se ver à nora.
MiMoo
Membro Veterano
Mensagens: 1184
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

segunda mai 13, 2013 7:58 pm

Teimosos, energéticos e "fearless"... têm tendência a reagir mal quando enfrentam uma situação em que se vêem encurralados ou com medo (claro que não é regra geral... conheço uma super energética e simpática, dá-se bem com todos os cães e nunca a vi a reagir mal).
Precisam de muito exercício físico (parece que têm pilhas duracell!! :P

Vou fazer uma sugestão, espero que não leve a mal, porque não adoptar um rafeirinho de pata curta? (supus que o Jackrussel fosse também pelo tamanho por ser para apartamento; se bem que por vezes cães grandes são mais calmos...)
kat149
Membro Veterano
Mensagens: 565
Registado: sábado set 12, 2009 7:16 pm
Localização: Kaya

segunda mai 13, 2013 8:03 pm

WaterMonitor Escreveu:São teimosos que se fartam, enérgicos e dentro daqueles corpinhos vivem leões.

Se é uma pessoa enérgica e firme muito bem. Se não tem experiência vai-se ver à nora.
É isto. E eu só tenho uma "traçada" (digo eu), imagino se fosse pura!

Se não pode dar pelo menos 2/3 horas por dia de exercício acho que é melhor esquecer. Pelo menos falo por mim mas como também não conheço os antepassados da Kaya, só posso fazer suposições por aspectos físicos e psicológicos dela.
lunathar
Membro Veterano
Mensagens: 321
Registado: quarta dez 26, 2012 3:17 pm

segunda mai 13, 2013 9:58 pm

so conheço pessoalmente 1 jack e tenho a dizer que apesar de ser um cão muito brincalhão tem o diabo no corpo
parece que esta ligado a corrente e nunca ta quieto
pessoalmente não acho o mais indicado para um dono inexperiente, mas se está motivado força nisso
Arranje uma boa escola, sociabilize-o e gaste-lhe as energias todas
Se quiser outra raça menos energética também encontra
Tudo depende do propósito para o cão
thacunha
Mensagens: 4
Registado: segunda mai 13, 2013 2:46 pm

segunda mai 13, 2013 11:22 pm

lunathar Escreveu:so conheço pessoalmente 1 jack e tenho a dizer que apesar de ser um cão muito brincalhão tem o diabo no corpo
parece que esta ligado a corrente e nunca ta quieto
pessoalmente não acho o mais indicado para um dono inexperiente, mas se está motivado força nisso
Arranje uma boa escola, sociabilize-o e gaste-lhe as energias todas
Se quiser outra raça menos energética também encontra
Tudo depende do propósito para o cão
Pois, realmente já me estive a informar com criadores e todos dizem o mesmo. Que é melhor optar por outra raça, tanto devido à minha inexperiência em treinar cães como ao espaço a que vão estar sujeitos.
O meu ideal de raça será sempre de pequeno porte e pêlo curto, que sejam bons cães de companhia, e com uma dose de boa disposição para alinhar nas brincadeiras.
Aceitam-se Sugestões... :?
Flashorde
Membro Veterano
Mensagens: 1226
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Localização: Cão - Bolt
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

segunda mai 13, 2013 11:38 pm

Considere talvez o bouledogue francês.
É uma raça que se dá extremamente bem em apartamentos, é bastante divertido (conheço pessoalmente uns quantos) e não deixa de ser pequeno.
Quanto ao treino, com uma dose de boa vontade, aprende facilmente ;)
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
teru1992
Membro Veterano
Mensagens: 425
Registado: segunda out 01, 2012 11:33 am

terça mai 14, 2013 12:31 am

Flashorde Escreveu:Considere talvez o bouledogue francês.
É uma raça que se dá extremamente bem em apartamentos, é bastante divertido (conheço pessoalmente uns quantos) e não deixa de ser pequeno.
Quanto ao treino, com uma dose de boa vontade, aprende facilmente ;)
os bulldog franceses tbm tem que se tem um bom pulso sao caes bem teimosos e se nao forem treinados podem ficar agressivos
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

terça mai 14, 2013 12:51 am

Ao autor do tópico.

Faça uma lista do que quer ver no cão e faça outra com os defeitos que poderá conviver.
Faça uma pesquisa pelos grupos fci.
Use critérios válidos, o companheiro e fiel substitua por temperamento, energia, "drive", aptidão.
Não se esqueça dos srd's.
Boa sorte.
Se optar pelo JRT, dê uma vista de olhos no Parson Russel Terrier e não se esqueça de exploração do meio, socialização e exercício, afinal são de caça, não são uma coisa qualquer. (sou suspeito).

p.s-Teimoso é bom, dá mais trabalho mas é mais persistente
ReginaVieira
Membro Veterano
Mensagens: 3984
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

terça mai 14, 2013 7:15 am

Se nao tem mente a raça ideal, apenas caracteristicas, porque nao vê uns quantos canis e associaçoes e procura um cao com as caracteristicas que quer? Ate pode ficar em FAT nos primeiros tempos para ver se é mesmo aquele que quer, e ainda tem a vantagem de salvar uma vida e nao gastar dinheiro na compra.
Flashorde
Membro Veterano
Mensagens: 1226
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Localização: Cão - Bolt
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

terça mai 14, 2013 11:23 am

teru1992 Escreveu:
Flashorde Escreveu:Considere talvez o bouledogue francês.
É uma raça que se dá extremamente bem em apartamentos, é bastante divertido (conheço pessoalmente uns quantos) e não deixa de ser pequeno.
Quanto ao treino, com uma dose de boa vontade, aprende facilmente ;)
os bulldog franceses tbm tem que se tem um bom pulso sao caes bem teimosos e se nao forem treinados podem ficar agressivos
Como qualquer outro cão.
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

terça mai 14, 2013 12:22 pm

Se só tem uma hora por dia para passear o cão esqueça o JRT.

Têm pilhas que nunca mais acabam, na minha opiniao sao caes bons para desportistas, para além disso, sao teimosos que nem um raio.

Já tem aqui respostas com dicas que o podem ajudar a decidir.

boa sorte
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

terça mai 14, 2013 1:02 pm

E sempre pode optar por adquirir um e juntar-lhe uma fêmea Bulldog Inglês.

Aqui há tempos estava a passear uma bullie enérgica de uma amiga e um casal que estava a observar-nos abordou-me perguntando de podia deixar a dita fêmea brincar com o JRT deles.

O tipo dava-se mal com machos e adorava fêmeas brutas. Quando a bullie da minha amiga o esmagou, o ar de felicidade dele todo esborrachado debaixo dela era de chorar a rir.
thacunha
Mensagens: 4
Registado: segunda mai 13, 2013 2:46 pm

terça mai 14, 2013 1:33 pm

Surgiu a possibilidade de ter um Teckel. Já pesquisei, mas não encontro muita informação sobre a raça. Alguém me pode dar umas dicas se é uma raça a optar tendo em conta as condições que anteriormente foram referidas por mim...


Obrigado a todos!
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

terça mai 14, 2013 1:53 pm

LOL Water,

Estamos a falar de raças opostas no que diz respeito à energia.

Agora a parte do esmagar é típico. A minha irmã “apanhou” um cão na rua tipo miniatura, que durante meses achou que ele era mudo, até que o apresentou à Sissi…
:lol: :lol:
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Responder

Voltar para “Cães”