Cadela com esgana - partilha de experiências

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

diogob
Membro
Mensagens: 75
Registado: terça jun 10, 2003 12:10 am

terça ago 10, 2004 7:36 pm

Olá a todos!
Recentemente acolhi uma cadela vadia (+/-1mês)... fui com ela ao vet e diagnosticaram-lhe tosse de canil... pareceu melhor. Passados 15 dias, os olhos dela começaram a andar mais fechados e ela gania... novo vet e disseram-me que não tinha lágrimas e que timnha ulceras num dos olhos e que nao devia melhorar nunca mais.... novamente outro vet(para ter uma segunda opiniao) e disseram-me que ela que ela devia melhorar dos olhos mas que ia demorar :lol:
Só que o que ela tinha tido era ESGANA :o
passou mais uma semana e ela teve uns ataques, uns espasmos, salivava... novamente vet... a esgana ao contrario do q me tinham dito continua por ca... :cry:
esta a ser medicada com umas coisas para as convulsoes... e a tomar vitaminas para ajudar o sistema imunitario dela... ontem a noite parecia ter dificuldade em respirar.... :cry:
Mas hoje está boa... menos dos olhitos... mas isso são muitas gotas por dia e muito tempo... essa parte ja sabia.

Algum de voces já teve um cão com Esgana? Salvou-se? Será que me podem ajudar a acreditar que ela ainda se safa??!?!? è que ainda por cima ela e muito meiga...
Desde ja obrigado,
Diogo
espe
Membro Veterano
Mensagens: 270
Registado: sexta fev 28, 2003 10:33 am
Localização: 3 Serra da Estrela, 3 srd, 2 chinchilas, 2 piriquitos, 1 égua

terça ago 10, 2004 8:55 pm

Olá Diogo,

Infelizmente não te posso ser de grande ajuda; só vou partrilhar a experiência que tive com o primeiro cachorro Serra da Estrela que comprei, há uns 13 anos. Foi numa sexta-feira: O cahorro chegou enjoado, até aí tudo normal, só que durante o fim de semana começou a apresentar uns símptomas de constipação (lacrimejar, olhos e nariz com algum corrimento...). Segunda-feira, fui com ele ao Vet que começou a tratá-lo; segundo ele, era um problema de intestinos :?
Durante uma semana, todos os dias, ia ao Vet. Já não me recordo muito bem do tratamento, que era à base de injeições e comprimidos, mas a meio da semana, como o cachorro tinha começado com uns sons guturais, questionei o Vet sobre a hipótese de esgana, ao que ele respondeu: não senhora, isto é um problema de intestino.
Resultado, Sexta-feira, ainda no consultório, o cachorro teve um ataque horrível, terminal.. de tal forma que ainda hoje me arrepio só de me lembrar!

Penso (não sei nada sobre tratamento e sequelas da esgana) que actualmente haja já bons tratamentos para esta doença :?:

Boa sorte e as melhoras da cachorra!
catopa
Membro Júnior
Mensagens: 23
Registado: quarta dez 17, 2003 9:41 am
Localização: 3 cães, 2 gatos, 2 peixes

terça ago 10, 2004 9:17 pm

Olá

Eu tenho uma cadela com cerca de 11 anos tipo caniche que me foi oferecida quando tinha 2 meses. Levei-a ao veternário que começou a admnistrar-lhe as vacinas. No dia em que fui lá para lhe dar a 3ª vacina ela estava com um tique numa pata (sempre a levantá-la ligeiramente repetidamente tipo batida do coração). A vet disse que poderia ser derivado a várias coisas e fez-lhe vários exames. Entretanto chegou à conclusão que era esgana. Ele esteve muito mal, chegou mesmo a deixar de andar. Passei um mês desesperante, pois cada vez piorava mais. Quando deixou de andar o vet chegou a aconselhar-me a eutanásia, mas não fui capaz e continuei a tratar dela, até que subitamente começou a melhorar e hoje ainda cá anda, já velhota e ainda com o tique na pata que nunca perdeu.

É certo que existem muitos casos com fins tristes, mas acho que deves acreditar que ela se vai curar, e dar-lhe muito carinho para ela ter força para lutar contra a doença.

Espero que a tua cadelinha se cure como a minha, e não desistas.

Carla
Guida__F
Membro Veterano
Mensagens: 1301
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

quarta ago 11, 2004 9:41 am

Tive um cão que teve esgana quando era bebé. :(
Sobre os tratamentos nada te posso dizer porque eu própria era ainda bebé. :)
Só te posso dizer é que quando ele morreu eu já andava na Universidade :D
Tchinho
Membro Veterano
Mensagens: 1809
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm
Localização: 1 cão, 2 gatos, 2 coelhos, pássaros e peixes

quarta ago 11, 2004 10:06 am

Olá,

O meu Tião tem 16 meses e foi-lhe diagnosticado esgana com 8 meses. Esteve muito doente DEz/03 e Março/04, onde esteve internado durante 5 dias a soro 24h.

Em Dezembro ficou paralitico das patas traseiras e cego. Ao fim de alguns dias recuperou. Mas ficou com os olhos em midriase.

Em Março, ficou sem voz, com uma paralisia no pescoço, não conseguia levantar o pescoço do chão :cry: Vomitou durante uma semana. Teve de ser internado até deixar de vomitar e conseguir comer, sem vomitar.

Veio para casa, muito debilitado, tinha perdido 6 kg, ainda não tinha voz nesta altura, mas já levantava a cabeça do chão.

Tomou umas vitaminas durante 1 mês para se fortalecer.

Desde essa altura que tem de tomar um comprimido todos os dias para fortalecer o sistema nervoso, local onde está o virus da esgana. Este comprimido tem de tomar para toda a vida....

Hoje, está bem e não teve mais nenhuma crise, desde Março....

Rezo para que não tenha mais nenhuma :)
diogob
Membro
Mensagens: 75
Registado: terça jun 10, 2003 12:10 am

quarta ago 11, 2004 3:16 pm

Olá

Susana: Que comprimido é esse que o teu cachorro tem de tomar todos os dias?

A minha cadela veio para minha casa à um mês e está quase sempre bem... de vez em quando teve o que descrevi no 1º topico mas melhora logo com a medicação.
Desde segunda-feira que não tem nenhum ataque...
... e anda mt bem disposta!

Alguem me sabe dizer quanto tempo se pode passara ate termos a certeza que esta curada?
è uma burrice as pessoas não vacinarem os animais!
(a cadeita, que ainda nao tem nome, esta agora no meu colo!)
E como e que um cao acaba por morrer com a esgana...? Tenho medo de nao perceber se ela piorar!

Desde ja obrigado a todos os que deixaram mensagens!
Diogo
leoa_nova_
Membro Veterano
Mensagens: 2726
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
Localização: Muitos

quarta ago 11, 2004 5:51 pm

Bem já que estou em baixo, ñ faz mal vasculhar no saco das más memórias...

Eu tive um Perdigueiro que veio para minha casa já adulto, passado apenas uma semana começou por ñ comer, como eu era pequena, o meu pai ñ o levava com ele ao veterinário, quando levava o cão, só sei que ele queixava-se de pagar dezenas de contos todos os dias que lá ia com ele, tinha esgana nervosa...

Passado 1 semana de diagnóstico de esgana nervosa, este começou a ter convulsões, perdeu a consciência e tinha-se tornado um vegetal, mas ñ por muito...Depois de 2 dias mordeu a língua, tremia por todo o lado (inconsciente) a esgana afectava os nervos, por isso ele tremia, até que passado um dia faleceu...

Todos os esforços para o salvar foram inúteis...
diogob
Membro
Mensagens: 75
Registado: terça jun 10, 2003 12:10 am

quarta ago 11, 2004 9:16 pm

Olá a todos!
A cadelita continua boa... desde segunda-feira que está sempre alguém com ela e nunca mai teve nenhum ataque.
De resto, come, brinca e pede mimos como qualquer um dos meus outros cães! :lol:
Continuo a dar-lhe todos os medicamentos... alias de manha, antes de ir p o trabalho, tenho que acordar 40min mais cedo para dar tempo de lhe dar tudo(esencialmente por causa das gotas para os olhos que tenho de esperar p lhe colocar entre elas)! Mas tenho esperança ;)
Mais alguém c experiecias?
D
mareana
Membro Veterano
Mensagens: 404
Registado: domingo abr 18, 2004 10:59 pm
Localização: 1 Cão d'Água e 1 indefinida

quarta ago 11, 2004 9:56 pm

diogob Escreveu: Olá a todos!
A cadelita continua boa... desde segunda-feira que está sempre alguém com ela e nunca mai teve nenhum ataque.
De resto, come, brinca e pede mimos como qualquer um dos meus outros cães! lol
Continuo a dar-lhe todos os medicamentos... alias de manha, antes de ir p o trabalho, tenho que acordar 40min mais cedo para dar tempo de lhe dar tudo(esencialmente por causa das gotas para os olhos que tenho de esperar p lhe colocar entre elas)! Mas tenho esperança ;)
Mais alguém c experiecias?
D
Olá Diogo

Espero que tudo corra pelo melhor com essa cadelinha.

Deixo-lhe o link do relato da m/ experiência com a esgana que a minha rafeirita tinha.

Se tiver paciência para ler...

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... ght=esgana

Continuação das melhoras e não se esqueça que o rigor no tratamento é muito importante.

Um abraço

Ana
Tchinho
Membro Veterano
Mensagens: 1809
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm
Localização: 1 cão, 2 gatos, 2 coelhos, pássaros e peixes

quinta ago 12, 2004 10:15 am

Enviei-lhe uma pm ;)
Guida__F
Membro Veterano
Mensagens: 1301
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

quinta ago 12, 2004 10:27 am

Segundo parece a esgana pode afectar os cães em vários graus.

O meu cão teve-a em bebé, curou-se e nunca mais voltou a adoecer, tendo uma saúde de ferro durante toda a sua vida.
Morreu com 19 anos :cry: ;)
muffins
Membro Júnior
Mensagens: 46
Registado: domingo mai 04, 2003 7:56 pm

quinta ago 12, 2004 11:23 am

bom dia
o ano passado tb tive a minha cadelita que apanhou essse malvado virus qdo estavamos no vet para a 2º vacina, ela tinha 2 meses, opr isso ainda nao estava com defesasa fortes.
passado uma semana teve febre e diarreia, fui logo nessa manha ao vet que lhe administrou um antibiotico e frango com arroz para ela comer porque ficou desidratada , mais dois ou tres dias voltei la pois os olhos começaram a ficar enremellados e estava muito chochinha e entao ela diz que é esgana. estive julho e agosto a dar-lhe todos os dias vitamina b mais centrum, mais meio comprimido de antibiotico, a meio de julho deixou de andar, e tinha que lhe dar à boca. levou tb julho e agosto uma injecao diaria de soro hiper imune para lh eestimular o ssitema imunitario.
de duas em duas horas tinha que lhe dar de comida e de beber ( em biberao ), porque ela perdeu para ai uns 8 kilos.
em finla de agosto mal comia, estava em pre coma, no prinicpio de setembro ja nen bebia, nao comia e so faxia coco de dois em dois dias, ja nao tinha hipotese e acabou por falecer......
diogob
Membro
Mensagens: 75
Registado: terça jun 10, 2003 12:10 am

sexta ago 13, 2004 8:19 pm

Olá
Só para dizer que tem continuado tudo bem. bom fim-de-semana,
Diogo
diogob
Membro
Mensagens: 75
Registado: terça jun 10, 2003 12:10 am

sexta ago 13, 2004 8:20 pm

Olá
Só para dizer que tem continuado tudo bem. bom fim-de-semana,
Diogo
mareana
Membro Veterano
Mensagens: 404
Registado: domingo abr 18, 2004 10:59 pm
Localização: 1 Cão d'Água e 1 indefinida

segunda ago 16, 2004 12:20 am

Olá Diogo

Continuação das melhoras da cadela.

Um abraço

Ana
Responder

Voltar para “Cães”