o que se passa com a minha gata? Ajudem-me por favor!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
merrymary
Membro Júnior
Mensagens: 17
Registado: sábado jul 05, 2008 12:32 pm

sexta jul 18, 2014 1:31 pm

olá,
adoptei uma gatinha com 2 meses e meio, entretanto já tem 4. Embora eu já tenha tido outra gata, sinto que ainda não compreendo bem os comportamentos deles.
Ela é muito feliz em minha casa, tem tudo o que precisa, muita atenção e mimo, é muito brincalhona e curiosa, tal como um gatinho bebé deve ser. O único problema é que mia o dia todo. Mia principalmente de manhã, quando já acordou e eu ainda estou a dormir, e é capaz de ficar a miar à porta do meu quarto durante 1 hora sem interrupção. É um desespero, eu sei que ela quer entrar e quer colo (ela não é muito sôfrega com a comida, muitas vezes levanto-me para a alimentar e ela não liga nenhuma), mas não posso ceder todos os dias e a situação está a tornar-se insuportável para os vizinhos.
Não sinto que tenha dores, que tenha febres, come normalmente, brinca muito, mas passa o dia inteiro a miar sem razão aparente. Os outros gatos com quem tenho contacto, miam de vez em quando, quando querem chamar a atenção, ou em situações pontuais, mas esta mia sem parar...
Digam-me por favor o que hei-de fazer para controlar este comportamento, se haverá algum problema com ela que eu não consiga ver.

Muito obrigada pela atenção e ajuda!
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta jul 18, 2014 1:46 pm

Penso que se sinta sozinha. Se puder, arranje-lhe um mano.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Tfvs
Membro
Mensagens: 57
Registado: sexta mai 16, 2014 8:05 am

sexta jul 18, 2014 5:34 pm

Por favor tente ver se a razão desse miado todo não é uma doença ou algo que doa à gatinha. Muitas vezes eles miam para dizer que algo não está bem. Se mesmo assim continuar, tente brincar com ela (com rotina: por exemplo brincar de manhã ou à noite , alimentar, a seguir ela iria dormir de cansaço) ou então arranje um gatinho, como foi sugerido em cima.
Elianarags
Membro Veterano
Mensagens: 303
Registado: terça jan 29, 2013 12:02 pm
Localização: Afonso,Samuel,Inês,Lúcio,
Alexa,Frederico.

sábado jul 19, 2014 12:20 pm

Pode ser cio...a partir dos 4 meses já pode ser, a minha Alexa com 5 meses já estava com o cio, e andava insuportável...tinha uma cantora de ópera em casa, e não era só de manhã, era dia e noite.
anja-azul
Membro Veterano
Mensagens: 3256
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sábado jul 19, 2014 2:06 pm

os meus começam logo a miar às 6 da matina :x enquanto não lhes ponho comida não se calam.
se não é fome, nem doença, o melhor é deixá-la ficar consigo durante a noite. fiz isso durante 15 anos com 2 gatos e há muito, com as cadelas. estou de perfeita aúde :)
AnaNuno
Membro Veterano
Mensagens: 634
Registado: terça abr 05, 2011 10:42 pm
Localização: Blue Velvet - Bosques da Noruega, Freyja - Bosques da Noruega, Vili - Bosques da Noruega, Noah - Bo

sábado jul 19, 2014 5:51 pm

anja-azul Escreveu:os meus começam logo a miar às 6 da matina :x enquanto não lhes ponho comida não se calam.
se não é fome, nem doença, o melhor é deixá-la ficar consigo durante a noite. fiz isso durante 15 anos com 2 gatos e há muito, com as cadelas. estou de perfeita aúde :)


anja_azul assino por baixo o que disse e ainda acrescento, eu sou asmática, muito medicamento, muita vacina em toda a minha vida e desde que tenho gatos (ainda por cima maioritariamente de pelo comprido), nunca mais tive uma crise!!!! Há 3 anos que não sei o que é uma bomba de s.o.s nem vou parar ao hospital!! Chamem-lhe defesa do organismo, chamem amor.. o que quiserem o que é verdade é que os meus patudos curaram-me e andam por toda a casa e dormem comigo ou aonde quiserem :wink:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

segunda jul 21, 2014 10:26 am

Ter um gato "bebé" requer atenção e tempo. Sendo bebé, a diferença neste aspecto não é muito diferente de ter em casa um "bebé humano"...
Se o animal mia de dia e tudo está bem no que respeita a saúde, então, está a pedir atenção, seja para brincar ou seja para miminhos. Repare que ele perdeu toda a sua família biológica, logo, sente-se só! cabe a quem o detém, fazê-lo sentir-se melhor para assim conseguir ter um animal bem integrado e socializado, mais importante ainda, sem "traumas"...!
Se ele mia à porta do seu quarto, está a dizer-lhe que sente saudades suas, que se sente só!!!!! Logo, deixe a porta do quarto aberta para que ele se aconchegue perto de si! Tenho 5 gatos e todos têm acesso a toda a casa, incluindo o meu quarto e nunca me passou pela cabeça ser de forma diferente pois os meus gatos fazem parte integrante da família!

Preste mais atenção ao animal ou arranje-lhe outro para ele se entreter...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Lucci
Membro Veterano
Mensagens: 2562
Registado: quarta jan 19, 2011 5:58 pm

segunda jul 21, 2014 10:59 am

Eu acho que a própria já identificou o " Problema2 quando diz que ela quer atenção e mimo, e para tal mia!

Se mia, porque quer atenção, dê lhe! Deixe a entrar no quarto, deixe que se aconchegue e ela propria encontrará o seu espaço!
Como diz a Leonilde, é extamente como um bebe Humano se chora e não tem fome , nem a fralda suja ou doente, é porque quer atenção e ninguém fica a ouvir um bebe chorar!!??!!!
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

quarta jul 23, 2014 8:15 pm

Há gatos que praticamente não emitem um ruído e há gatos que não se calam e são altamente vocais.

Não estão doentes, não querem atenção, não querem nada, apenas falam pelos cotovelos.

Tenho um macho, nascido nas minhas mãos, que é assim. Acho que na maioria das vezes está só a dizer "aqui vou eu, vou beber água, estou a passar e já passei, até já" e coisas do género. :lol: :lol: :lol:
Responder

Voltar para “Gatos”