Boxer com colite

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CCRS
Mensagens: 4
Registado: segunda jul 21, 2014 9:49 pm

segunda jul 21, 2014 10:26 pm

Boa noite!

Sou nova no Forum e registei-me com o intuito de obter alguma ajuda com um problema que ao longo dos últimos meses me tem vindo a atormentar... Deste modo, agradeço desde já a todos aqueles que possam partilhar comigo experiências semelhantes ou que me possam fornecer informações adicionais.

O meu boxer, o Zeus, tem 7 meses. Desde os dois meses que sempre apresentou fezes muito moles ou diarreia, sangue nas fezes e/ou muco. Todos os meses sem exceção vou com ele ao vet... Até acho que eu própria já estou a ficar deprimida, pois não sei o que mais posso fazer para o ajudar! Já fez várias ecografias, rx, análises ao sangue e às fezes e anda constantemente a mudar a medicação e a ração. Apresentou há pouco tempo problemas ao nível das glândulas anais, pois estas infetaram devido ao facto de andar constantemente a defecar! Sempre comeu bem, tem um peso perfeitamente normal e é brincalhão, com uma energia estonteante Smile

Como eu não andava descansada, insisti sempre com o vet no sentido de me dar um diagnóstico definitivo... então, o vet achou por bem interná-lo num hospital e fazer uma colonoscopia com biopsia. O resultado de todos estes testes conduziu a colite e inflamação do intestino delgado!

O vet diz-me que o Zeus vai ter de fazer medicação constantemente, mas será que o animal vive em sofrimento? Ele vai agora iniciar um novo tratamento, pois não respondeu bem à medicação inicial com Salazopirina.

Há algo mais que eu possa fazer???

Obrigada
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

terça jul 22, 2014 9:03 am

Olá,

As doenças inflamatórias intestinais são sempre complicadas, quer nas pessoas ou animais.

A grande dificuldade é acertar com a medicação adequada e claro, fazer a dieta apropriada.

Todos esses sintomas, das fezes moles, sangue e inflamação são a consequência de não estar a ser tratado (no sentido em que o medicamento não lhe está a fazer efeito).

Quando encontrarem a medicação adequada a qualidade de vida será praticamente igual a outro cão qualquer.

Não desista dele.
Boa sorte
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
icecosta
Membro Veterano
Mensagens: 420
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am
Localização: Faisca

terça jul 22, 2014 9:03 am

Se ele vive em sofrimento? Terá de fazer essa pergunta ao seu veterinário nimguem melhor do que ele.

Mas se diz que ele está sempre bem disposto, brinca e come bem, não me parece em constante sofrimento...

Esta raça é fantástica é de lamentar é a quantidade de exemplares que são afectados por doenças, muitas delas com origem genética.

De qualquer forma acho que consultar outro vet para ter uma 2ª opinião não seria má ideia, não é desconfiar de nimguem é simplesmente procurar uma 2ª opinião.
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

terça jul 22, 2014 9:43 am

Para além do que já foi dito, eu também deixaria de lhe dar ração e passá-lo-ia para uma dieta natural com carne fresca cozida, sem ossos, e um pouco de arroz cozido com a goma. Ou seja, não lavado, tal como se faz para os bebés humanos.

As rações, mesmo a específicas para esse tipo de problemas, têm muitos aditivos, e algum deles (ou alguns) pode estar a fazer esse efeito.

As melhoras.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
CCRS
Mensagens: 4
Registado: segunda jul 21, 2014 9:49 pm

terça jul 22, 2014 12:13 pm

Obrigada pela partilha de todos!

Deixa-me particularmente animada a opinião do LFGomes quando diz que: "Quando encontrarem a medicação adequada a qualidade de vida será praticamente igual a outro cão qualquer." Essas palavras de incentivo são muito importantes!

Cumprimentos
cbraga
Membro Veterano
Mensagens: 390
Registado: quarta jan 19, 2005 12:12 pm
Localização: gato, esquilos, peixes

terça jul 22, 2014 5:33 pm

O meu cão até um ano de idade, sempre teves fezes moles e diarreia.

Em termos de ração, e não sugerindo que seja a mesma situação, até porque depois deixou de ter esses episódios, a única que conseguiu travar a situação dele foi a Arden Grange, de peixe.

Claro que no seu caso será diferente, pois tem a colite diagnosticada.

As melhoras do seu pequenito.
Responder

Voltar para “Cães”