Algumas dúvidas ração/comportamento

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Daddycool
Membro Veterano
Mensagens: 403
Registado: domingo set 19, 2010 3:59 pm

domingo jul 27, 2014 12:01 am

Boa noite a todo(a)s.
Temos cá em casa uma menina da raça maltês com 13 semanas que está connosco há 15 dias. Ela foi alimentada até vir para nossa casa com uma ração da marca Óptima. Decidi alterar a ração dela para a Royal Canin Mini Júnior após me terem aconselhado essa ração em algumas lojas de animais. Fiz a alteração da ração gradualmente tal como me aconselharam e ela já a come há cerca de uma semana.

Quando lhe dava a ração da Óptima ela devorava a comida de tal forma que até metia impressão, limpava o prato em menos de 20 segundos. Agora, talvez por a termos habituado a dar-lhe a ração à mão para lhe ir ensinando a sentar e a deitar e a manter-se menos frenética, ela passou a não ligar nenhuma ao prato da ração. Ou seja, a comida dela funciona como treats, o que por vezes não dá muito jeito sobretudo quando precisamos de nos ausentar, mas nós é que criamos o monstro…

Poderia deixar o prato da comida disponível durante todo o dia mas optamos por lhe dar 3 refeições ao dia para controlar os xixis e cócós. Neste momento ela já faz tudo no sítio certo o que nos facilita e muito a vida. Ela ainda não tomou as vacinas todas daí a rua não ser ainda uma opção.
É a primeira vez que tenho um canito e como é natural tenho algumas dúvidas porque não tenho experiencia prévia e por conseguinte não tenho forma de comparar os comportamentos dela. Após a alteração da ração os cócós continuaram com a mesma consistência mas notei que ela se coça/lambe com mais frequência sobretudo sobre a cauda e zona do rabo. Continua bastante activa mas vejo que por vezes tem alguma dificuldade em evacuar, fazendo com que fique a ganir um bocadinho mas depois lá acaba por terminar o serviço. Acontece raramente mas acontece. Poderá ser paranóia minha mas este tipo de comportamento será normal ou poderá estar associado à ração da RC ou será fruto da transição de ração?

Li bastantes tópicos aqui na Arca e noto que há várias pessoas que têm reservas em relação à ração da Royal Canin, no entanto, confesso que ainda não consegui entender bem porquê. Li até um user que não gostava da Royal Canin e que enviaria por mp a outro user as razões para o seu descontentamento. Compreendo que cada caso é um caso e não estaria aqui a debitar palavras se não estivesse incerto se toda esta coceira e dificuldade em evacuar não estivesse relacionada com a ração.

Gostava de saber se alguém me pode dar umas luzes sobre o assunto. Se devo experimentar outra ração ou se devo estar atento a outro tipo de comportamentos que indiciem que é a ração que a está a afectar. Quero o melhor para ela e comendo ela tão pouquinho, o preço da ração não é problema.
E tal como já várias pessoas mencionaram um sub-fórum sobre os malteses seria um must porque aparentemente ainda não existe.

Qualquer bom conselho ou opinião é sempre benvinda.

Cumprimentos
icecosta
Membro Veterano
Mensagens: 420
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am
Localização: Faisca

domingo jul 27, 2014 12:12 am

Boa noite em relação ás suas duvidas com a royal canin o que lhe posso dizer é que na minha opinião á rações melhores, mas no entanto a royal canin é uma ração com uma certa qualidade apenas acho que pelo preço há melhor.

Como já deve ter reparado é um tema que suscita alguma discórdia aqui no forum :D

Quanto aos sintomas que descreve, a meu ver torna-se complicado (pelo menos para mim) afirmar se são resultado ou não da ração, o ideal seria falar com um veterinário e ver qual é a opinião dele.

No entanto e qualidades de ração á parte, por vezes á animais que não se dão com a ração xpto independentemente da qualidade da mesma.

E nesses casos a solução passa mesmo por experimentar outra ração.

O coçar e o lamber poderá realmente ser indicio de intolerancia á ração, nota mais alguma coisa como zonas vermelhas tipo irritado na pele do animal?
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT


"Malcom X"
Daddycool
Membro Veterano
Mensagens: 403
Registado: domingo set 19, 2010 3:59 pm

domingo jul 27, 2014 1:08 am

Obrigado pela resposta.
Sim, é uma questão que irei colocar ao veterinário quando lá for com ela tomar nova dose da vacina. Mas como ainda falta mais de uma semana e como já estou à espera de uma resposta vaga, achei por bem ouvir algumas opiniões da malta aqui do fórum. Digo isto porque tive a experiência do:
- Que acha da ração Óptima?
- É boa.
- E que acha da Royal Canin?
- Tb é boa.

Ok, fiquei informado.

Já agora a que rações se refere quando fala em melhores? Sei que o melhor é relativo mas como normalmente me falam na Royal Canin nas lojas quando peço pela melhor, fico meio perdido.

Em relação a zonas vermelhas ou irritadas não noto nada não.
paws
Membro
Mensagens: 63
Registado: quinta jun 26, 2014 5:14 pm

domingo jul 27, 2014 4:20 am

Se a cadelinha comia bem a óptima porque lhe mudarem a ração ?
Tem rações melhores que a royal tais como a Aca, Orijem, Totw entre outras
Aletheia
Membro Veterano
Mensagens: 772
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

domingo jul 27, 2014 8:22 am

Daddycool, diz que a sua cachorra se lambe e coça na zona da e junto à cauda. Como está o controle das pulgas? NNão será uma manifestação àquele parasita?

A Royal Canin é uma boa ração, embora a mini júnior não seja muito do agrado deles. A minha preferência vai para a Hill's Science Plain. Foi com a Hill's que alimentei a minha cachorra schnauzer mini.

Nem tudo o que lê na net, é correcto e tem informações com bases científicas, e o fórum não é excepção.

Boa sorte!

Editei para corrigir o nome da ração.
Última edição por Aletheia em domingo jul 27, 2014 3:55 pm, editado 1 vez no total.
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
icecosta
Membro Veterano
Mensagens: 420
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am
Localização: Faisca

domingo jul 27, 2014 8:41 am

Daddycool Escreveu: Em relação a zonas vermelhas ou irritadas não noto nada não.
Então possivelmente não será nenhuma alergia, mas convem na mesma falar com o vet só ele é que poderá descartar isso, a coceira e o lamber em exagero normalmente apontam nessa direcção, tb costumam ficar com os olhos avermelhados e ganhar muita remela.

Quanto a rações as superpremium mais conhecidas como a Acana, hill´s e outras são boas opções a royal canin.
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT


"Malcom X"
dianne
Membro Veterano
Mensagens: 486
Registado: sexta fev 26, 2010 4:38 pm

domingo jul 27, 2014 9:12 am

Em relação à ração acho que já responderam. É uma questão que pode colocar ao veterinário, até mesmo através do telefone.

O facto de ela já trabalhar para comer é óptimo. E eu deixava mesmo de lado o comedouro, e dava apenas a ração durante os treinos que façam com ela, ou quando têm que se ausentar, deixava dentro de brinquedos interactivos (já existem várias marcas, como Kong, Bussy Buddy, Nina Ottosson), para ela seguir o mesmo conceito e trabalhar para obter a comida. :)

"Every original idea is first ridiculed, then vigorously attacked, and finally taken for granted."
Arthur Schopenhauer
kitttten
Membro Veterano
Mensagens: 1434
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

domingo jul 27, 2014 1:01 pm

Não percebi, se a cadela estava a comer optima e estava bem porque mudou?
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
maraya
Membro Veterano
Mensagens: 4217
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

domingo jul 27, 2014 1:21 pm

A cachorra está desparasitada?
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Daddycool
Membro Veterano
Mensagens: 403
Registado: domingo set 19, 2010 3:59 pm

domingo jul 27, 2014 3:34 pm

Obrigado a todos pelas respostas, vou tentar esclarecer o melhor possível e já agora obrigado pela paciência.

Decidi mudar a ração da Óptima para a Royal Canin porque, ainda antes da cadela estar comigo, tentei obter algum feedback nas lojas que tinham e não tinham a Óptima à venda sobre a qualidade da mesma. De uma forma geral disseram-me que não era má e que dentro das mais baratas seria uma boa opção. Houve até quem nunca tivesse ouvido falar. Logo surgia a opção Royal Canin como sendo muito superior daí ter optado por mudar a ração. Tal como disse fiz a mudança de forma gradual.

Em relação a pulgas, penso que não as tenha. Ela está numa playpen na sala e quando está fora dela só tem acesso à sala. E sim, está desparasitada.

Não tem os olhos vermelhos e mesmo remelas não tem em grande quantidade. Tem algumas mas vamos limpando usando soro fisiológico e um produto que penso que se chama Angel Eyes para tentar manter o pelo branquinho junto aos olhos. Aquilo é uma bolinha de pelo.

Dois dos brinquedos dela são precisamente desses tipo Kong. Às vezes congelo-os com comida dentro e temos entretenimento para 15 minutos. Ela é bastante activa e adora receber comandos. Daí que estou na dúvida se a relutância em comer do comedouro vem do facto dela gostar menos da RC ou se prefere mesmo interagir enquanto come. Impressionante, pelo menos para mim que não estou habituado, como com tão pouco tempo de vida já percebe o senta, o deita, o “high five”, o vai fazer xixi e identifica a palavra “trela” (que para ela é mais um brinquedo).

Ontem após ter aberto o tópico e por coincidência, ela vomitou os 3 ou 4 bocadinhos de ração que tinha acabado de comer. Mas julgo que se entalou. Depois tive que a forçar a voltar à playpen porque foi uma luta para a impedir de voltar a comer o que tinha vomitado.

Eu e a minha família fizemos tudo para estarmos bem preparados para receber a cadelinha cá em casa. Ponderamos muito bem a raça porque tenho membros da família alérgicos e um filho que morre de medo de cães, o que sempre me causou alguma tristeza. Para já nada de alergias e aos poucos o medo vai desaparecendo. Ele já consegue estar na sala com a cadela mas sempre em cima do sofá. Mas aos poucos a coisa vai.

Depois e porque sou um bocado obcecado quando me meto em alguma coisa, li alguns livros ( Puppies for Dummies, Dog Training for Dummies, Before you get your puppy, Puppy Housetraining – Ultimate Guide to Dog Training). Mas claro está que a prática e o dia a dia é que nos trazem as dificuldades e as dúvidas.

Só fui com ela uma vez ao veterinário para receber a vacina e no exame prévio detectaram uma hérnia na zona da barriga mas não deram grande importância, daí que se calhar as dúvidas que coloquei, nomeadamente em relação à ração, foram relativizadas porque afinal aquilo não era uma consulta propriamente dita, mas isto sou eu a supor.

De qualquer forma e seguindo o conselho vou tentar marcar mesmo uma consulta para colocar todas as dúvidas, nomeadamente sobre as coceiras e a dificuldade que de vez em quando tem em evacuar e se for caso disso mudarei a ração. Já fiquei aqui com algumas opções.

Cumprimentos
Aletheia
Membro Veterano
Mensagens: 772
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

domingo jul 27, 2014 3:52 pm

Daddycool Escreveu:Obrigado a todos pelas respostas, vou tentar esclarecer o melhor possível e já agora obrigado pela paciência.

Decidi mudar a ração da Óptima para a Royal Canin porque, ainda antes da cadela estar comigo, tentei obter algum feedback nas lojas que tinham e não tinham a Óptima à venda sobre a qualidade da mesma. De uma forma geral disseram-me que não era má e que dentro das mais baratas seria uma boa opção. Houve até quem nunca tivesse ouvido falar. Logo surgia a opção Royal Canin como sendo muito superior daí ter optado por mudar a ração. Tal como disse fiz a mudança de forma gradual.

Em relação a pulgas, penso que não as tenha. Ela está numa playpen na sala e quando está fora dela só tem acesso à sala. E sim, está desparasitada.

Não tem os olhos vermelhos e mesmo remelas não tem em grande quantidade. Tem algumas mas vamos limpando usando soro fisiológico e um produto que penso que se chama Angel Eyes para tentar manter o pelo branquinho junto aos olhos. Aquilo é uma bolinha de pelo.

Dois dos brinquedos dela são precisamente desses tipo Kong. Às vezes congelo-os com comida dentro e temos entretenimento para 15 minutos. Ela é bastante activa e adora receber comandos. Daí que estou na dúvida se a relutância em comer do comedouro vem do facto dela gostar menos da RC ou se prefere mesmo interagir enquanto come. Impressionante, pelo menos para mim que não estou habituado, como com tão pouco tempo de vida já percebe o senta, o deita, o “high five”, o vai fazer xixi e identifica a palavra “trela” (que para ela é mais um brinquedo).

Ontem após ter aberto o tópico e por coincidência, ela vomitou os 3 ou 4 bocadinhos de ração que tinha acabado de comer. Mas julgo que se entalou. Depois tive que a forçar a voltar à playpen porque foi uma luta para a impedir de voltar a comer o que tinha vomitado.

Eu e a minha família fizemos tudo para estarmos bem preparados para receber a cadelinha cá em casa. Ponderamos muito bem a raça porque tenho membros da família alérgicos e um filho que morre de medo de cães, o que sempre me causou alguma tristeza. Para já nada de alergias e aos poucos o medo vai desaparecendo. Ele já consegue estar na sala com a cadela mas sempre em cima do sofá. Mas aos poucos a coisa vai.

Depois e porque sou um bocado obcecado quando me meto em alguma coisa, li alguns livros ( Puppies for Dummies, Dog Training for Dummies, Before you get your puppy, Puppy Housetraining – Ultimate Guide to Dog Training). Mas claro está que a prática e o dia a dia é que nos trazem as dificuldades e as dúvidas.

Só fui com ela uma vez ao veterinário para receber a vacina e no exame prévio detectaram uma hérnia na zona da barriga mas não deram grande importância, daí que se calhar as dúvidas que coloquei, nomeadamente em relação à ração, foram relativizadas porque afinal aquilo não era uma consulta propriamente dita, mas isto sou eu a supor.

De qualquer forma e seguindo o conselho vou tentar marcar mesmo uma consulta para colocar todas as dúvidas, nomeadamente sobre as coceiras e a dificuldade que de vez em quando tem em evacuar e se for caso disso mudarei a ração. Já fiquei aqui com algumas opções.

Cumprimentos
No início, fazia uma lista de todos os tópicos que queria abordar na consulta, senão acabava sempre por me esquecer de algum.

Boa sorte!!!:-)
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
Daddycool
Membro Veterano
Mensagens: 403
Registado: domingo set 19, 2010 3:59 pm

quinta jul 31, 2014 3:29 pm

Estou com uma dúvida e gostava de partilhar convosco.

Actualizando, a minha cadela de 13 semanas tem de vez em quando algumas dificuldades em fazer cócó. Faz um bocadinho depois começa a ganir e vai fazendo bocadinhos aqui e ali, roça o rabo pelo chão e lambe-se com alguma frequência junto à cauda. Isto acontece de 2 em 2 dias mais ou menos. Além disso já vomitou duas ou três vezes. Eu mudei-lhe a ração gradualmente. Já come a nova ração (RC mini junior) há cerca de 3 semanas.

Decidi então levá-la ao vet, ela fez nova desparasitação (a última tinha sido há 22 dias) e receitou-lhe um laxante para ela tomar durante 10 dias. Eu fiquei um bocado perplexo e disse que não tinha problemas nenhuns em lhe mudar a ração, mas ela disse que não convinha andar sempre a mudar a ração.
Eu ainda não comprei o laxante e estou um pouco hesitante se não procuro mas é uma ração diferente (Hill's, Acara ou Orijen, por conselho aqui da malta) ou se vou mesmo a uma farmácia buscar laxante.

Alguém me pode dar umas luzes sobre este assunto? Eu sei que o vet é que é o profissional mas estou muito renitente. É normal prescreverem laxante? Sinto que não devia dar laxante à cachorrinha.

Obrigado pela atenção.
Daddycool
Membro Veterano
Mensagens: 403
Registado: domingo set 19, 2010 3:59 pm

quinta jul 31, 2014 4:11 pm

Bem, após alguma pesquisa verifiquei que o laxante é uma das soluções possíveis. Vou experimentar.

Cumptos
icecosta
Membro Veterano
Mensagens: 420
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am
Localização: Faisca

quinta jul 31, 2014 4:15 pm

O vet é que sabe se diz para manter e tomar o laxante...
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT


"Malcom X"
Daddycool
Membro Veterano
Mensagens: 403
Registado: domingo set 19, 2010 3:59 pm

quinta jul 31, 2014 4:33 pm

Sim claro. Mas ela é tão pequenina que me faz confusão. Uma das soluções que li em vários sítios é dar-lhe abóbora por causa da fibra ou mesmo uma colher pequenina de azeite misturada com a comida.
O meu problema com o laxante é que ela tem esta dificuldade de 2 em 2 ou de 3 em 3 dias e tenho receio que seja demasiado.
Vou também tentar que ela beba mais água.
Responder

Voltar para “Cães”