Não para de saltar

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Agaboy
Membro
Mensagens: 127
Registado: terça jul 22, 2014 11:13 am

sexta ago 01, 2014 9:48 am

Boas

Preciso de ajuda.... a minha cadela labrador não pára de saltar. Ou melhor salta que se farta.
Quando a solto de manha se fosse 1 ou outro salto não me incomodava, mas não salta, salta, salta só pára mesmo quando está cansada.

Quando digo salta, é salta para as pessoas, seja eu ou a minha esposa... e mesmo nós a dizermos não, pára, senta... ela continua... e se nos virar-mos ou ao tempo que ela salta tentamos digamos afastar-lhe as patitas para o lado etc.... ao mesmo tempo dizendo não, etc.

Nada, não adianta nada.

Algum tipo de treino especial para o efeito ?

Abraço
KimaeBlota
Membro
Mensagens: 200
Registado: terça jul 02, 2013 10:40 am

sexta ago 01, 2014 3:56 pm

Agaboy Escreveu:Boas

Preciso de ajuda.... a minha cadela labrador não pára de saltar. Ou melhor salta que se farta.
Quando a solto de manha se fosse 1 ou outro salto não me incomodava, mas não salta, salta, salta só pára mesmo quando está cansada.

Quando digo salta, é salta para as pessoas, seja eu ou a minha esposa... e mesmo nós a dizermos não, pára, senta... ela continua... e se nos virar-mos ou ao tempo que ela salta tentamos digamos afastar-lhe as patitas para o lado etc.... ao mesmo tempo dizendo não, etc.

Nada, não adianta nada.

Algum tipo de treino especial para o efeito ?



Abraço

Ela ainda é novinha, e isso pode ser excitação e querer brincadeira.
Mas isto digo eu que não sou muito entendida nesta raça...
jaccarvalho1
Mensagens: 7
Registado: quarta jul 30, 2014 1:18 pm

sexta ago 01, 2014 4:14 pm

Agaboy Escreveu:Boas

Preciso de ajuda.... a minha cadela labrador não pára de saltar. Ou melhor salta que se farta.
Quando a solto de manha se fosse 1 ou outro salto não me incomodava, mas não salta, salta, salta só pára mesmo quando está cansada.

Quando digo salta, é salta para as pessoas, seja eu ou a minha esposa... e mesmo nós a dizermos não, pára, senta... ela continua... e se nos virar-mos ou ao tempo que ela salta tentamos digamos afastar-lhe as patitas para o lado etc.... ao mesmo tempo dizendo não, etc.

Nada, não adianta nada.

Algum tipo de treino especial para o efeito ?

Abraço
Quanto tempo tem? Tenho um com 1 ano e percebo exactamente isso!

O que fiz quando ele saltava era virar-me e mal ele se sentasse dar-lhe uma recompensa.
Dogzilla
Membro Veterano
Mensagens: 247
Registado: sábado jul 20, 2013 9:11 pm

sexta ago 01, 2014 4:41 pm

Normalmente é aconselhado o contra-condicionamento nesses casos.

O cão salta, nós pedimos para sentar (por exemplo) e assim que ele se sente, nós recompensamos. Enquanto estiver sentado, não poderá saltar. Daí o termo contra-condicionamento.

Os meus também têm esse vício mas tenho feito este tipo de trabalho e tem nutrido alguns resultados.

Vezes houve (e há) em que fui (e vou) para o trabalho com biscoitos de cão no bolso para que quando chego a casa os possa compensar quando se sentam. :lol:
Agaboy
Membro
Mensagens: 127
Registado: terça jul 22, 2014 11:13 am

sexta ago 01, 2014 5:05 pm

jaccarvalho1 Escreveu:
Agaboy Escreveu:Boas

Preciso de ajuda.... a minha cadela labrador não pára de saltar. Ou melhor salta que se farta.
Quando a solto de manha se fosse 1 ou outro salto não me incomodava, mas não salta, salta, salta só pára mesmo quando está cansada.

Quando digo salta, é salta para as pessoas, seja eu ou a minha esposa... e mesmo nós a dizermos não, pára, senta... ela continua... e se nos virar-mos ou ao tempo que ela salta tentamos digamos afastar-lhe as patitas para o lado etc.... ao mesmo tempo dizendo não, etc.

Nada, não adianta nada.

Algum tipo de treino especial para o efeito ?

Abraço
Quanto tempo tem? Tenho um com 1 ano e percebo exactamente isso!

O que fiz quando ele saltava era virar-me e mal ele se sentasse dar-lhe uma recompensa.
Não sei ao certo pois foi adoptada e ainda estou a espera da documentação do ex-dono.
Mas achamos que andará nos 9 mesitos +/-.

O problema da minha é que eu viro-me e ela anda há minha volta para puder saltar.
Agaboy
Membro
Mensagens: 127
Registado: terça jul 22, 2014 11:13 am

sexta ago 01, 2014 5:08 pm

Dogzilla Escreveu:Normalmente é aconselhado o contra-condicionamento nesses casos.

O cão salta, nós pedimos para sentar (por exemplo) e assim que ele se sente, nós recompensamos. Enquanto estiver sentado, não poderá saltar. Daí o termo contra-condicionamento.

Os meus também têm esse vício mas tenho feito este tipo de trabalho e tem nutrido alguns resultados.

Vezes houve (e há) em que fui (e vou) para o trabalho com biscoitos de cão no bolso para que quando chego a casa os possa compensar quando se sentam. :lol:
O problema da minha é que estou agora a ensina-la. E mesmo o senta, quando está euforica, não adianta. Espero na proxima semana iniciar o treino com o click a ver o efeito.
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

segunda ago 04, 2014 8:50 am

Volte-lhe as costas e vá à sua vida.
Ignore e não ralhe.
Ou então o senta, mas como ainda não está assimilado…
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
sportinguista
Membro Veterano
Mensagens: 1361
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm
Localização: Vários =)

segunda ago 04, 2014 11:43 am

Aqui está uma grande ajuda, é um dos melhores vídeos que encontrei sobre o assunto :wink:

Experimentei numa cadela com 1 ano que parecia um cãoguru e rapidamente deixou de saltar.

https://www.youtube.com/watch?v=lC_OKgQ ... 59887E7EA4

Dê uma espreitadela aos restantes vídeos, têm vários temas pertinentes também.

Uma vez que ainda não tem o clicker pode usar uma palavra curta e sempre da mesma forma (boa! yes! etc).

Atenção no treino com o clicker, sugiro que treine o timing de clicar antes de começar com o cão. Um exercício muito eficaz é o de atirar uma bola e clicar cada vez que a bola toca no chão :wink: Escusado será dizer que este exercício deve ser feito de maneira a que o cão não oiça o clicker :P
Charlie2
Membro Veterano
Mensagens: 4381
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

segunda ago 04, 2014 11:49 am

Agaboy Escreveu:Boas

Preciso de ajuda.... a minha cadela labrador não pára de saltar. Ou melhor salta que se farta.
Quando a solto de manha se fosse 1 ou outro salto não me incomodava, mas não salta, salta, salta só pára mesmo quando está cansada.

Quando digo salta, é salta para as pessoas, seja eu ou a minha esposa... e mesmo nós a dizermos não, pára, senta... ela continua... e se nos virar-mos ou ao tempo que ela salta tentamos digamos afastar-lhe as patitas para o lado etc.... ao mesmo tempo dizendo não, etc.

Nada, não adianta nada.

Algum tipo de treino especial para o efeito ?

Abraço
isso parece-me um exercício de dominância aliado a falta de estímulo ou estímulo excessivo. Ou seja, quando ela era pequenina provavelmente tinha graça, e agora que ela cresceu e já começa a deixar de ser brincadeira não sabem o que fazer.
Começar com um valente «não» de cada vez que ela salta, e se for precio um cega para lá, é um bom começo.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
RicMat
Membro Júnior
Mensagens: 13
Registado: segunda ago 04, 2014 10:31 am

segunda ago 04, 2014 1:47 pm

Boas...

A minha cadela, quando chegávamos a casa depois do trabalho, também se punha aos saltos e a correr no quintal feita doida, o que na altura fiz foi ignorar-la ate que se acalmasse, e só quando se chegasse ao pé de nos e se sentasse e que me abaixava e lhe dava toda a atenção, demorou alguns dias, mas passado algum tempo ela associou que para receber atenção quando chegávamos a casa ela teria de se acalmar e se portar bem...então ai teria toda a atenção e as vezes uma recompensa....hoje em dia quando chego a casa ela esta sentada em frente ao portão a nossa espera...nota-se que esta cheia de ansiedade para receber atenção, pois a cauda abana sem parar, mas ela aguenta-se quieta...

comigo resultou....é uma questão de experimentares...

tb podes experimentar isso de dar uma recompensa quando ela se senta
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

segunda ago 04, 2014 5:41 pm

O barril com pernas que tive aqui em casa para recuperação tinha esse lindo hábito.

E a esse belo comportamento, juntava a tenacidade da raça que no caso dele raiava a obsessão. Isto quer dizer que saltava e saltava e voltava a saltar de encontro às minhas pernas, raspando aquelas delicadas garras.

Rapidamente me apercebi que ele algures deve ter andado em reeducação e estava condicionado à coleira e trela. Os comportamentos obsessivos (que eram vários) paravam automaticamente quando lhe colocava a coleira.

Mas é evidente que isto não era solução para quem o adoptasse.

O que fiz, com sucesso, foi ignorá-lo a cada vez que começava com o raio dos saltos. Virava-lhe as costas e ia-me embora. Só resultou comigo e porque ele gostava de companhia. Com outras pessoas ele lá ia fazendo as suas tentativas.

Antes ainda experimentei a clássica palmada no rabo e o "não", mas com ele isso não dava porque se iniciava uma escalada de agressão que acabava comigo a virá-lo de barriga para cima.
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda ago 04, 2014 6:54 pm

A táctica de virarmos costas e não lhes ligarmos até se acalmarem ainda é a melhor. Mesmo que nos custe algumas arranhadelas nas barrigas das pernas.

Uma conhecida minha fazia ainda pior: quando estacionava o carro à porta da vivenda, saía, virava costas e ia dar uma voltinha ao quarteirão ou falar com um vizinho até o cão parar de ladrar e de se atirar ao portão. Em menos de quinze dias acabou com tais recepções.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

segunda ago 04, 2014 10:09 pm

Não sei a idade do animal, mas não convêm eles andarem a saltar, até pelo menos, bem depois dos 16/18 meses para labradores. Para evitar aparecimento de problemas ou agravamento de problemas genéticos. (labrador tem constituição pesada)

Eu não perderia tempo com comandos do tipo, dá a pata, salta, faz-te de morto, etc. (esse último truque, odeio, hão-de ver a piada disso quando eles morrerem de vez).

Os realmente importantes (pelo menos para mim) são:
Aqui, senta, fica, junto, deita.

O que eu faria, suprimir esse comando de vez, ele há-de de desaparecer.
" Quando digo salta..."
Não demonstre, qualquer tipo de emoção ou excitação (alegria ou chateado), quando ela o faz. Ponha um joelho à frente se necessário
redireccione essa excitação e os saltos com uma bola p.e. para ir apanhar.
Canse o bicho.
Responder

Voltar para “Cães”