Esterilização? Talvez não.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Daddycool
Membro Veterano
Mensagens: 403
Registado: domingo set 19, 2010 3:59 pm

terça set 02, 2014 11:57 pm

Tenho uma cadela da raça maltês com 4 meses. Vivo num apartamento, a cadela não tem contacto com outros cães à excepção daqueles que se cruzam com ela nos nossos passeios diários.
Foi-me dito pelo veterinário para esterilizá-la por volta dos 6 meses. Mas nem era preciso ele dizer porque na própria sala de espera fazem publicidade à esterilização por todo o lado.
Fiquei um pouco admirado por não me ter sido perguntada a minha opinião. Foi como se a esterilização fizesse parte de algum plano de vacinação. De qualquer forma e pela tal publicidade apercebi-me que esterilizar só trazia vantagens. Depois de ler meia dúzia de coisas na net (sobretudo em português) ainda mais convencido fiquei.

Noutro dia, em conversa com um amigo que tem experiência e uma paixão desde miúdo pelos cães, fiquei surpreendido por ele, em casos como o meu, estar contra a esterilização. Até discutimos um pouco sobre o assunto, eu baseado nas informações a que tive acesso, ele baseado na sua experiência.
Decidi aprofundar mais a leitura e por algumas coisas que li, vi que afinal a esterilização não são só vantagens e benefícios na saúde das cadelas. Nos links abaixo, que penso que até já foram mencionados aqui na Arca, li coisas que me deixaram bastante apreensivo e a ponderar até esquecer a esterilização.

http://www.naiaonline.org/pdfs/LongTerm ... InDogs.pdf

http://www.thedogplace.org/Spay-Neuter/ ... _coats.asp

Percebo o objectivo da esterilização no controlo populacional dos cães mas como acho que no meu caso não se aplica estou seriamente a ponderar não esterilizar a minha cadela. Estarei a ir contra o resto do mundo, contrariando o “senso comum” ou estarão a ser-nos sonegadas informações para melhor fundamentarmos as nossas decisões?
Operá-la por uma questão de comodismo para mim, nunca.

Mais informação sobre o assunto será muito benvinda.

Cumprimentos a todos.
kellyboxer
Membro
Mensagens: 66
Registado: domingo jul 13, 2014 10:26 am

quarta set 03, 2014 8:02 am

ola bom dia!

eu nao sou a favor da esterilização da cadela/ gata logo aos 6 meses.... pode trazer riscos para a saude futura da bichinha, é imaturo o sistema reprodutor e tudo em volta.....
se for para esterilizar que seja no 2º/3º cio.... e seria ideal a bichana ter uma criação.... mas isso ja é contra algumas outras opiniões....

cumprimentos
Lourenca
Membro Veterano
Mensagens: 782
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

quarta set 03, 2014 8:52 am

Eu quando adoptei a minha cadela (adulta) queria esteriliza-la imediatamente, pois achava que o cio era um bicho de 7 cabecas. Afinal ela entrou logo em cio e nao tive qualquer problema com isso, continuamos a fazer a nossa vida normal. Pelo que por comodismo nem vi vantagens.
Depois disso informei-me melhor (conheco por exemplo o primeiro link) e nunca esterilizei. Sei que há 25% de probabilidades de ter uma piómetra, pelo que convém ter mais atencao. O resto das doencas tem uma probabilidade bastante reduzida. Nao quis mandar abrir o bicho só porque sim e já a tenho nao esterilizada há mais de 3 anos.
A desvantagem é que se algum dia ela tiver alguma doenca em que seja necessária a esterilizacao, além de já estar mais velha, a doenca já pode estar avancada e haver mais riscos, além de que a operacao é mais cara. Mas nos 75% de probabilidades de nao adoecer... evitei uma operacao desnecessária.
St0pAF
Membro Veterano
Mensagens: 601
Registado: quarta jun 18, 2014 9:32 am

quarta set 03, 2014 9:55 am

kellyboxer Escreveu:ola bom dia!
e seria ideal a bichana ter uma criação....
Que benefícios para a saude isso traz?
TheOne
Membro Veterano
Mensagens: 3802
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quarta set 03, 2014 9:57 am

Na sua condição, eu não esterilizava a cadela, não há razão alguma para o fazer, e pode sim acarretar riscos, sendo um deles a incontinência urinária, que acredite, é 1000 vezes pior que 2 cios por ano...
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Agaboy
Membro
Mensagens: 127
Registado: terça jul 22, 2014 11:13 am

quarta set 03, 2014 10:32 am

TheOne Escreveu:Na sua condição, eu não esterilizava a cadela, não há razão alguma para o fazer, e pode sim acarretar riscos, sendo um deles a incontinência urinária, que acredite, é 1000 vezes pior que 2 cios por ano...
As cadelas só têm 2 cios por ano ?

È que li já não sei onde que a média são 2, mas que podem ter 4 cios por ano.

E uma outra pergunta provavelmente ridicula... fora do cio as cadelas não ficam prenhes, certo ?

Abraço
Lourenca
Membro Veterano
Mensagens: 782
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

quarta set 03, 2014 11:04 am

Em media sao 2, de 6 em 6 meses, mas algumas tem com mais frequencia que outras. A minha no início tinha de 5 em 5 meses. Mas com muito mais frequencia que isto, penso que nao.
As cadelas podem engravidar mais ou menos a meio do cio. O cio em si dura por volta de 3 semanas, eles estao receptivas por volta da 2. semana. Durante essas 3 semanas convem nao estar perto de caes inteiros, porque mesmo nao estando receptivas os caes estao interessados e acaba por dar confusao.
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quarta set 03, 2014 12:05 pm

Uma esterilização precoce poderá trazer mais riscos do que a incontinência, a cadela poderá ficar mais atreita a infecções urinárias (vagina infantil), poderá aumentar o grau de incidência de certos cancros, etc, além de interferir com o normal desenvolvimento do animal
Isso já foi muito debatido aqui, ao ponto de chegar ao ketchup ou polpa de tomate.
Há cadelas que tem 2 cios ou 1 cio por ano e o seu espaçamento depende de bicho para bicho. Mas, sim, normalmente há dois.
Quem é a favor da esterilização é o controlo populacional dos cães que pretendem implementar, validando-o através do argumento que o animal de uma pessoa fica mais exposta ao tumor mamário se não o fizer.
E as vantagens dessa esterilização vai atenuando quanto mais tarde o fizer.
Em resumo:
Se fizer cedo de mais poderá estragar um animal são
Se fizer tarde demais não vai trazer benefícios. (evitar o tumor mamário)
Poderá moderar o seu temperamento ou não (se for já um comportamento adquirido e embutido)

poderá afectar o nível de energia do cão e logo o "drive, como poderá não afectar, é uma roleta.

É um jogo de probabilidades.

Pessoalmente não fiz e a caminho do 3º ano e com 3 cios na bagagem tudo o.k. até agora (mas não quer disser que não o farei no futuro).

Informe-se muito bem, decida o melhor possível, não vá em cantigas do que são pró e os que são contra.

O importante é ver por si, decidir o que é melhor para o seu animal, e isso é tudo o que importa.
As "cruzadas", deixe para os "cruzados", a sua única missão deverá ser o bem estar e boa saúde do seu animal.

Tem é que ser uma pessoa responsável (ainda tenho na memória um tópico de uma user completamente idiota que queria saber quem era o responsável pela cruza que lhe aconteceu, o dono do cão ou ela, e ela tinha deixado uma corda a tomar conta da cadela com o cio (amarro-a a uma porta aberta ).
Portanto se for desse calibre, não tenha é animais.
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta set 03, 2014 12:29 pm

Também pertenço ao grupo dos que defendem que a esterilização só se deve fazer por motivos de saúde. (Editei esta frase porque estava esquisita e dava lugar a mal-entendidos.)

Só esterilizei a minha cadela (já falecida) aos seis anos, precisamente por um motivo de saúde. E tinha mais três cães inteiros dentro de casa, junto com ela. Nunca tive problemas de lutas nem houve nenhuma monta por descuido.

E com ela passou-se como nos livros: após a esterilização, o desequilíbrio hormonal de que sofria atenuou-se, é verdade, mas à medida que foi envelhecendo foram-lhe surgindo os problemas apontados na literatura. Também teve um tumor mamário e por causa dele retirou uma cadeia mamária aos catorze anos, mas a análise citológica confirmou o diagnóstico veterinário: não era maligno. Nem todos os tumores são malignos, ao contrário do que agitam os defensores da esterilização a todo o custo.

Se não tivesse sido castrada, provavelmente teria vivido menos tempo, mas se calhar teria tido melhores condições de saúde até ao fim. Não sei e nunca saberei, esta é daquelas coisas que pertence ao campo das incógnitas e a futurologia não pertence às minhas competências.
Última edição por Floripes3 em quarta set 03, 2014 1:38 pm, editado 1 vez no total.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta set 03, 2014 12:40 pm

Agaboy Escreveu:As cadelas só têm 2 cios por ano ?

È que li já não sei onde que a média são 2, mas que podem ter 4 cios por ano.
Sim, a maior parte das cadelas têm dois cios por anos, desde que num deles não sejam cobertas e tenham ninhada. Neste caso, entre o final do aleitamento e o próximo cio o calendário pode prolongar-se.

Mas, como disse o Botas96, há cadelas que só têm um cio por ano, depende do indivíduo e de outros factores endógenos, como a raça. E até há cadelas que "saltam" os anos e o seu normal é terem-no de dois em dois anos, mas esses casos são muito raros.

Também podem ocorrer mais cios por ano, mas em geral isso acontece por desequilíbrios internos. E há muitas que fazem os chamados cios silenciosos, pelos quais ninguém dá senão quando deparam com os cães presos à fêmea ou com os desafios ao acasalamento que ela faz. Mas que também pode não fazer.

Varia tudo muito de cadela para cadela, mas o "normal" são de facto dois cios por ano, um na altura da Primavera e outro na do Outono.
E uma outra pergunta provavelmente ridicula... fora do cio as cadelas não ficam prenhes, certo ?
Não é uma pergunta ridícula, quem não sabe pergunta. :wink: E a resposta é: "Certo".
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Vandocasmm
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

quarta set 03, 2014 1:18 pm

Ler tudo isto assusta-me um pouco.
A Guida foi operada já depois de ter um cio. mas no caso dela, não tive muita escolha, fui buscá-la ao canil e era condição que assim fosse...

não sei dizer em que foi afectada, a energia se era mais, OMG... que ela é eléctrica..
está mais gorda, penso eu.
e tem um comportamento que não sei se é normal, quando não estou ataca a perna da minhas filhas, para trás e para a frente.
mas tb n sei muito bem o que é a normalidade, quando ela foi operada, já aberta ligaram para saber se já tinha tido cio, pois não encontravam os orgãos reprodutores. eles estavam lá, não estavam era no sitio usual.
TheOne
Membro Veterano
Mensagens: 3802
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quarta set 03, 2014 1:38 pm

St0pAF Escreveu:
kellyboxer Escreveu:ola bom dia!
e seria ideal a bichana ter uma criação....
Que benefícios para a saude isso traz?
Tsss tsss.... Vou reformular... 8)

"Que benefícios para a carteira isso traz?"
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Specops
Membro Veterano
Mensagens: 436
Registado: quinta jun 06, 2013 2:43 pm

quarta set 03, 2014 1:54 pm

Boas tardes.

Eu esterilizei a minha cadela aos 8 meses (salvo erro).
Antes de decidir, informei-me com 3 veterinários e por último, pedi conselhos a um grande amigo meu, que é veterinário. Além de muito profissional é muito conhecido a nível internacional.

Basicamente todos me aconselharam esterilizar a cadela. E assim o fiz.
Hoje em dia vejo a minha cadela, super bem. Tem muita energia. É muito animada. É muito dada às pessoas e aos cães. Ela por acaso ficou pequena (altura) e até achei que a esterilização tivesse influência. Mas até não, pois na verdade os pais além de serem pequenos, tirando 1 ou 2 da ninhada é tudo pequeno como ela.
Desenvolveu muito bem a massa muscular e posso dizer que está perfeitamente saudável.

A razão pela qual fiz, apenas por dar mais garantias de não ter problemas de saúde, tais como os tumores, etc...
Também nunca me passou pela cabeça, nem quero, fazer ninhada desta raça, por saber que a maioria vai tudo parar a mãos erradas.

Portanto é esta a minha opinião.
Cumpts
Daddycool
Membro Veterano
Mensagens: 403
Registado: domingo set 19, 2010 3:59 pm

quarta set 03, 2014 1:58 pm

Obrigado a todos pela vossa opinião civilizada. 8)

Ainda estou em fase de ponderação mas confesso que ver a minha cadela perfeitamente saudável e feliz como está e estar a submetê-la a uma operação cirúrgica, sob anestesia, para lhe ser retirada uma parte do corpo e ainda por cima correndo o risco de ficar incontinente ou com maior probabilidade de infecções urinárias ou com problemas ósseos não me está a agradar muito.
Não fazer a esterilização implica sujeitá-la às contingências da vida, como os cios ou as tais gravidezes psicológicas que tanto se fala e à maior probabilidade de cancros mamários.

Vou continuar a pesquisar mas para já a esterilização, sem ser por razões de necessidade, não me parece bem. Tenho a sensação que vou estragar o que nos parece perfeito.

Esta decisão anda-me a tirar o sono.... :o
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quarta set 03, 2014 2:37 pm

Não perca o seu sono, ainda tem muito tempo.
Normalmente nas associações só libertam o animal para o novo dono já castrado ou esterilizado ou com uma garantia que o animal o seja na idade adequada, isso porque os deixa mais em controlo do nº de animais que não vão ser abandonados.
Depois há os vets, uns defendem aos 6 meses, outros após o 1º cio, e também há por ai uns malucos que defendem aos 2 meses.
Antes de procurar as opiniões, leia e informe-se (mas não perca o sono), para quando for à procura dos dois lados da "barricada" levar o seu sentido crítico.
E tudo correrá pelo melhor.
Entretanto vá gozando a vida.
Responder

Voltar para “Cães”