Ainda bem que há sempre uma 1ª vez para tudo!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

anioska
Membro Veterano
Mensagens: 1380
Registado: sexta fev 19, 2010 3:16 pm
Localização: Anny e Max(Cocker Spaniel Inglês), Donny e Jamaica (PDI) e Pudim (coelho anão)

quinta set 18, 2014 12:00 pm

Olá!

Nunca pensei chegar ao Fórum dos gatos, mas eis-me aqui.

Ofereci-me para cuidar de uma ninhada de 3 gatinhas, que estima-se que tenham agora cerca de 3 semanas.
Sou completamente inexperiente, trouxe os conselhos da vet, mas resolvi vir aqui fazer mais pesquisa.
Agradeço o tópico dos inamoviveís, dedicado a experiências destas :).

Penso que até agora está a correr tudo menos mal.Elas estão a desenvolver, muito espertalhonas.
Já não as consigo manter dentro do caixote, descobriram que há mais para além das paredes de papelão!
Há problema deixá-las andar pelo chão da casa?
Hoje vou colocar a taçinha com areia e tentar que elas comecem então a usar o WC.

Devo acrescentar que não só sou inexperiente com bébés, mas com gatos mesmo.Nunca lidei com gatos, e as experiências q tive com os que me cruzei não foram boas.Ganhei mesmo "receio" (para não dizer medo) dos gatos :oops:

Se houver mais algum conselho que me possam acrescentar agradeço.Aproveito para aprender
:wink:
Sheeva22
Membro
Mensagens: 141
Registado: segunda ago 25, 2014 9:22 am

quinta set 18, 2014 4:22 pm

eu acho que 3 semanas ainda são bastante pequeninas. Pode sempre aumentar o campo de brincadeira (deixa-las sair um pouco pela divisão da casa mas sempre vigiadas) mas deixa-las sempre a dormir no espacinho delas (neste caso a caixinha).
Elas com 3 semanas ainda não comem certo? acho que ainda é cedo para a caixinha porque quando começarem a querer comer podem começar a comer as pedrinhas da areia.
Ainda lhes dá biberão? comem bem e fazem bem as necessidades?
anioska
Membro Veterano
Mensagens: 1380
Registado: sexta fev 19, 2010 3:16 pm
Localização: Anny e Max(Cocker Spaniel Inglês), Donny e Jamaica (PDI) e Pudim (coelho anão)

terça set 30, 2014 9:45 am

Obrigada Sheeva, pela sua ajuda.

Aconteceu um acidente muito triste, que me deixou em baixo.
Já só tenho 2 gatinhas... :(

Já terão por esta altura entre 4 e 5 semanas.
Já desmamaram e neste momento estão a comer patê Babycat Instinctive da RC, e dois dias depois começe a juntar ração Babycat também da Rc.Misturo um pouquinho de água quente.

Qual o número de vezes que eles comem por dia?
Estou a distribuir a quantidade diária recomendada por 5 tomas ao dia, não sei se é correto.

Já usam a caixinha da areia, mas de vez em quando vão fazer num tapete, ou mesmo no chão.Adoram brincar dentro da caixa da areia, é normal?
Desculpem as perguntinhas da treta, mas é mesmo uma grande novidade para mim, e se estou a começar, gostaria de fazê-lo da melhor maneira.

Obrigada
anioska
Membro Veterano
Mensagens: 1380
Registado: sexta fev 19, 2010 3:16 pm
Localização: Anny e Max(Cocker Spaniel Inglês), Donny e Jamaica (PDI) e Pudim (coelho anão)

terça set 30, 2014 10:03 am

Deixo umas fotos das minhas pequeninas...

Imagem

Imagem
Alexpat
Membro Veterano
Mensagens: 862
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

terça set 30, 2014 11:17 am

Tão lindas :) espero que corra tudo bem com as outras
:wink:
anja-azul
Membro Veterano
Mensagens: 3256
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

terça set 30, 2014 12:39 pm

ai as amarelinhas :D :P
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

terça set 30, 2014 1:07 pm

anioska,

Se puder, e apenas enquanto forem tão pequenas, não use areia. Use silica. Há sempre a possibilidade de uma delas meter a areia na boca e a coisa correr muito mal.

Sempre que apanhe uma a tentar pôr-se na posição de fazer, pegue nela, coloque-a no WC e escave com as patinhas da frente dela. Elas não têm a mãe para as ensinar e precisam perceber. Costuma ser muito fácil.

Se já estão a comer patê não tente dar-lhes leite. Pode também correr muito mal mesmo com quem tem experiência.

Nesta fase mexa-lhes o mais que puder. Pegue-as ao colo, deite-as nos seus braços, acaricie, vire-as de barriga para cima no seu colo. É fundamental que aprendam a gostar do contacto humano. Mexa-lhes nas boquinhas, limpe-lhes as orelhas por dentro (com cuidado e só no pavilhão auricular), corte-lhes as unhas, etc.

O que fizer agora vai definir como serão com pessoas em adultas. Esta é a fase em que têm que aprender que a manipulação é normal e boa.
homeless
Membro Veterano
Mensagens: 1069
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

terça set 30, 2014 1:26 pm

se evacuarem fora da liteira ponha as fezes dentro da liteira...os gatos funcionam pelo cheiro.
anioska
Membro Veterano
Mensagens: 1380
Registado: sexta fev 19, 2010 3:16 pm
Localização: Anny e Max(Cocker Spaniel Inglês), Donny e Jamaica (PDI) e Pudim (coelho anão)

quarta out 01, 2014 7:55 am

Obrigada pelas dicas :wink:

Por acaso, apanhei-as a tentar comer a areia só no primeiro dia que a viram, não voltaram a tentar (claro que impedi de imediato).
Fartam-se é de brincar na caixa :roll:
Vou hoje mesmo comprar a sílica.

Ontem voltei a apanhar uma delas a fazer xixi na cama do cão, e fiz como diz a Watermonitor, levei-a para a caixa.

Em relação à comida já não dou o leite, só o patê que vou misturando e alternando com ração:De manhã dou patê + ração, meio dia ração, meio da tarde ração, à noite patê + ração, e no fim da noite ração.

Não sei se é demais.

Fico muito aliviada é pelos seus conselhos em relação ao manuseamento delas.Ontem a vet perguntou-me o que é que lhes estava a fazer, porque estavam a ficar muito humanóides.Se calhar estava a brincar comigo...

O que tenho feito é isso mesmo, muito colo, muitas festinhas, convivem com os cães, namoram o coelho e os porquinhos da Índia(estes últimos não sei se há algum problema a nivel de saúde, uma vez que ainda não estão vacinadas).
Unhas já cortei 2 vezes!Cruzes, aquilo cresce!
Tenho-as lavado, não é bem um banho, molho uma compressa suave em água morna com umas gotas de shampo johnson + óleo de amêndoas doces, espremo e passo no corpinho delas.Uma tolera, a outra detesta.
Ontem usei secador, para elas se irem habituando.Também já conhecem aspirador, e toda a panóplia de sons domésticos.

Já têm brinquedos, e brincam ue se farta!
Já começam a querer afiar as unhas, e procuram as mobílias :evil:
Nestas alturas repreendo-as.Elas vão percebendo?

É melhor arranjar já um arranhador, não é?
E pronto, vamos indo :)
anioska
Membro Veterano
Mensagens: 1380
Registado: sexta fev 19, 2010 3:16 pm
Localização: Anny e Max(Cocker Spaniel Inglês), Donny e Jamaica (PDI) e Pudim (coelho anão)

domingo out 12, 2014 4:14 pm

As gatuxas já estão aproximadamente com 6 semanas de vida, e super sónicas.São mais rápidas que a própria sombra, e com a velocidade delas e a minha falta de tacto vêm as minhas angústias.

Moro numa moradia r/c e 1º andar.Para além do meu receio das escadas, dentro de casa, acresce o pânico da rua.
Já andei a ler uns tópicos por aqui, com receios parecidos ao meu.

Dentro de casa perco-as constantemente.Dentro dos armários, em estantes, até no saco do lixo :oops: ...Não sei até que ponto elas têm noção da altura, já andam em ensaios de voo das costas do sofá para o chão, enfim...

Na rua então nem me digam nada!Ainda outro dia fechei a porta da cozinha para elas não sairem, e passados uns minutos tinha uma a bater à porta...do lado de fora!!

O meu coração não aguenta.Tenho pesadelos por causa disto!
Como posso guardar as gatinhas?Alguma dica para as ensinar/habituar?

Como impedir que me fujam?Os cães estão habituados a entrar e sair permanentemente, não os consigo segurar sempre dentro, nem sempre fora de casa, as portas estão sempre em constante movimento.

Tentei colocar-lhes uma fitinha com um pequeno guizo no pescoço, mas ficam loucas, e enquanto não tiram não páram :(
Sheeva22
Membro
Mensagens: 141
Registado: segunda ago 25, 2014 9:22 am

segunda out 13, 2014 11:48 am

anioska Escreveu:As gatuxas já estão aproximadamente com 6 semanas de vida, e super sónicas.São mais rápidas que a própria sombra, e com a velocidade delas e a minha falta de tacto vêm as minhas angústias.

Moro numa moradia r/c e 1º andar.Para além do meu receio das escadas, dentro de casa, acresce o pânico da rua.
Já andei a ler uns tópicos por aqui, com receios parecidos ao meu.

Dentro de casa perco-as constantemente.Dentro dos armários, em estantes, até no saco do lixo :oops: ...Não sei até que ponto elas têm noção da altura, já andam em ensaios de voo das costas do sofá para o chão, enfim...

Na rua então nem me digam nada!Ainda outro dia fechei a porta da cozinha para elas não sairem, e passados uns minutos tinha uma a bater à porta...do lado de fora!!

O meu coração não aguenta.Tenho pesadelos por causa disto!
Como posso guardar as gatinhas?Alguma dica para as ensinar/habituar?

Como impedir que me fujam?Os cães estão habituados a entrar e sair permanentemente, não os consigo segurar sempre dentro, nem sempre fora de casa, as portas estão sempre em constante movimento.

Tentei colocar-lhes uma fitinha com um pequeno guizo no pescoço, mas ficam loucas, e enquanto não tiram não páram :(
ahahah, parece-me o caos total! :p
Elas ainda são pequeninas não precisam da casa inteira para elas.
Porque não as deixa na sala por exemplo, onde tem muitas brincadeiras? Não convem elas tarem na rua nem muito menos em sitios onde os cães andam dado que elas ainda não foram vacinadas e podem apanhar alguma doença.
Mantenha-as num sitio só delas onde não possam sair e tenham espaço para brincar a vontade até que sejam vacinadas e desparazitadas. Não aconselho que andem pela casa toda e muito menos na rua.
Vá dando noticias.
anioska
Membro Veterano
Mensagens: 1380
Registado: sexta fev 19, 2010 3:16 pm
Localização: Anny e Max(Cocker Spaniel Inglês), Donny e Jamaica (PDI) e Pudim (coelho anão)

segunda out 13, 2014 12:37 pm

Obrigada Sheeva,

Elas andam sempre ao pé de mim, para tentar não as perder de vista.O problema são as fugas.Com os hábitos instalados lá em casa, como em qualquer outra, em princípio, as portas não se conseguem manter fechadas.Está cada um em sua divisão, e porta fechada significará arranhadela até entrarem, ou saírem (da parte do cão).

Se as mantiver fechadas num quarto, onde não está ninguém, passam o dia sózinhas :(
Eu vivo na cozinha :roll:

E embora sejam pequenas, vão crescer.Vão concerteza conhecer a rua... e querer mais.É aí que a porca torce o rabo!

Quanto aos cães, a vet não me falou nada sobre isso.Desparasitadas já estão.Só não estão vacinadas, mas levarão a 1ª dose para breve, provavelmente esta semana ainda.Vou falar com a vet de novo sobre isso.
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

segunda out 13, 2014 7:44 pm

Gatos na rua não é comigo. Os meus vivem a vida inteira dentro de casa e nem sequer ao jardim vão. Tenho vizinhos com gatos que andam soltos, de vez em quando aparecem aqui no meu jardim, e as doenças entre gatos são altamente contagiosas e ... fatais.

Também tenho cães, se bem que bastante sossegados, e deixo-os sair e entrar quando querem, mas abro e fecho a porta. Os gatos não saem nunca.

Uma das gatinhas que vejo na foto é uma tartaruga ou é preta? Se for preta, prepare-se: é a que vai perder mais e que lhe vai pregar grandes sustos. Os pretos podem estar ali à nossa frente que não os vemos e corremos tudo à procura. Muita lágrima chorei eu por causa das minhas duas Persas pretas, até na rua andei. Ambas estavam calmamente em casa :roll:

E conheço inúmeras histórias iguais à minha sempre com pretos. Fecham os olhos e simplesmente não os vemos.

Continue a manipular sempre. Mexa o mais que puder e habitue-as a tudo o que tenciona continuar a fazer. Abra as boquinhas, limpe os ouvidos, corte as unhas, penteie, dê banho e seque se tenciona fazê-lo mais tarde.

Lembre-se que um dia pode haver um problema de saúde e manipular um gato que não está habituado é um horror e uma luta inglória.
Magnolya
Membro Veterano
Mensagens: 298
Registado: sábado jul 05, 2008 12:04 am

segunda out 13, 2014 10:20 pm

Olá Anioska,

Também vivo numa vivenda com r/c e 1º andar.

Por desgostos anteriores, num intervalo inferior a 2 meses, e que me levaram, na altura, a decidir não voltar a ter gatos, o meu gatinho simplesmente não sai.

Ao princípio andava só na cozinha, sala pequena junto à cozinha e despensa (grande e onde tenho a casinha da areia). Durante a noite, fechava-lhe a porta da sala e ficava apenas confinado à cozinha e despensa. Agora já tem acesso também à sala.

Quando vejo que está aborrecido, apesar dos 500 brinquedos, ou quando vai passar um dia inteiro sozinho em casa abro-lhe a porta da cozinha e passa a ter acesso ao hall do r/c e do 1º e às escadas, desde que tenha todas as portas das outras divisões fechadas, por onde adora andar e onde tenho uma janela enorme pela qual ele tanto gosta de espreitar.

A única altura do dia em que tem acesso a tudo é de manhã, quando nos levantamos. Quando os miúdos estão por cá, também gostam muito de o levar com eles para os quartos e claro que ele nunca diz que não a uma boa cama ou pouf :lol: .

Somos 5 cá em casa e todos têm o cuidado de manter a porta da cozinha, que dá acesso ao quintal, fechada. Se por qualquer motivo preciso de a ter aberta, "fecho-o" na salinha ou nas escadas.

Com alguns cuidados e organização tudo é possível.
anioska
Membro Veterano
Mensagens: 1380
Registado: sexta fev 19, 2010 3:16 pm
Localização: Anny e Max(Cocker Spaniel Inglês), Donny e Jamaica (PDI) e Pudim (coelho anão)

terça out 14, 2014 8:53 pm

Obrigada pelos conselhos.

Portanto, não é impossível, apenas mudanças de hábitos.Também não as quero na rua.
Tenho receio é de não as conseguir segurar, somos tão maçaricos :oops: !
Elas dão-nos conta dos nervos!

A gatinha é tartaruga, e na realidade já me apercebi do sistema de camuflagem dela :o Tão bandida!

Apesar de já não me conseguir separar de nenhuma das duas, a tartaruguinha é a minha preferida, é tão meiguinha!

Já me estou a sentir uma acumuladora de animais, mas não consigo dá-las.Se me aparecesse um dono capaz, mas o destino delas era uma loja de animais...
Saírem do contentor, serem criadas com tanto carinho, para serem só mais umas...não posso.Cá me hei-de arranjar.
Responder

Voltar para “Gatos”