Problemas com cocker e criança pequena

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

amgomes
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: terça out 28, 2014 11:00 am

terça out 28, 2014 11:21 am

Bom dia,

trago várias dúvidas, peço apenas que tentem me ajudar e dispenso as criticas às quais nem sequer responderei. Todos erramos e eu sei que errei mas quero tentar remediar a situação da melhor forma sem ter de me desfazer da minha patuda.
Há 3 anos atrás fiquei com uma cadela Cocker Spaniel que um familiar comprou e depois se arrependeu. Era bebé. Fiquei com ela por pena da bichinha e porque achei que seria uma boa companheira. E ainda o é. O que realmente me está a desiludir é o facto de ela se estar a tornar agressiva tanto com estranhos como com outros animais (cães, gatos). Não sei mais o que lhe fazer. Tenho uma criança com 22 meses, e apesar de eu ter achado que ela teve ciúmes, até a aceitou mais ou menos bem. Na altura do nascimento demos-lhe a roupa a cheirar, etc. Mas, o meu filho está numa fase em que não mede a intensidade das brincadeiras com a cadela (tento sempre não os deixar sozinhos) e ontem o inevitável aconteceu, quando o meu filho lhe puxou uma orelha. Ela ladrou-lhe violentamente e ainda lhe apertou uma bochecha... Não quero de todo que isto volte a acontecer! Em tempos, quando morei na casa de uns familiares, tinha lá uma senhora já com uma certa idade que a acirrava. Quando me apercebi disso, chamei logo a atenção da senhora mas creio que isso teve as suas influências nos comportamentos da cadela. Infelizmente as pessoas antigas tem esse pensamento, de que os cães devem guardar a porta. Mas não é isso que eu quero. Entretanto mudei-me para minha casa e trouxe-a comigo.
Com a chegada do meu filho, inconscientemente remeti a cadela para segundo plano. Claro que ela se ressentiu e tenho um tremendo peso de consciência por isso mesmo. Atualmente tenho tentado dar-lhe mais atenção e até incluir o meu filho nas brincadeiras, mas ela é um pouco brusca e trapalhona. Noto, no entanto, que me segue para todo o lado, apenas a mim, por isso deduzo que se eu a tentar reeducar talvez consiga que ela acalme um pouco. Então, quero recuperar a minha cadela, sendo que não tenho hipóteses (€€€€) de recorrer a um profissional. Em tempos ensinei-lhe coisas básicas como sentar, deitar, dar a pata, etc., e até foi relativamente fácil mas sinto que ela nem sempre obedece aos meus comandos. Do tipo, quando vou retirar o carro de casa, abro o portão e ela sabe perfeitamente que não pode passar da linha do portão para a rua, ensinei-a assim mas se passar um cão, um ciclista, ou alguém ela dispara atrás da pessoa a ladrar, embora nunca tenha ferrado em ninguém mas é o suficiente para assustar e já me ter causado alguns constrangimentos e por mais que eu a chame, não há nada que demova. Outra coisa é o facto de ela teimar em colocar as patas em tudo, o que no Inverno não dá nada jeito.... já tentei levantar o joelho para a atrapalhar mas ela não perde este vicio. Sei que é a forma de ela me "cumprimentar" mas caraças, já deitou o meu filho ao chão várias vezes. Há cães que tem uma enorme sensibilidade com as crianças e a minha não tem :(.
Preciso de dicas, sites, vídeos AJUDA, o meu marido começa a perder a paciência :( e se assim continuar terei mesmo de a entregar para adopção. E isso não faz parte do meu feitio.
TheOne
Membro Veterano
Mensagens: 3802
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

terça out 28, 2014 12:25 pm

Não creio que mude alguma coisa sem recorrer a um profissional, e quando falo em profissional não me refiro obrigatoriamente a um treinador, mas por exemplo a um veterinário especializado em comportamento canino. Se vive em Lisboa ou perto, aconselhava-a a fazer uma visita à Prof. Ilda Rosa na Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa, a consulta não é cara e acredite que a vai poder ajudar bastante.

Essa cadela tem TUDO de errado, e há tanta, mas tanta coisa a mudar, que não vai lá com dicas ou vídeos...
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

terça out 28, 2014 1:08 pm

Entenda o seguinte como quiser, leia se quiser. Não quer críticas mas vai levar com elas nesse lombo à mesma.
Como isto é um tópico de animais, é no cão que vou centrar mais a atenção.
O que me faz saltar a tampa é como acaba o post, demostra falta de dedicação e paciência.
Se é frustração promovida por falta de conhecimento vamos tentar acabar com isso, aqui segue o meu contributo.


1ª bola a sair do saco.

O cocker é um cão de caça, mais propriamente um cão de levante, as suas presas tradicionais são galinholas, não é cão ou raça que esteja optimizado para guarda. precisam de exploração de meio, boa socialização e exercício como de pão para a boca, mais do que qualquer outro tipo de cão e independentemente se são linha de trabalho ou linha de beleza. Falha ao entender isto poderá levar a problemas futuros, ao contrário do que diz (que não sabe o que diz) o seu cão não é agressivo, está apenas antissocial devido à falha de lhe satisfazer as necessidades básicas



Os comandos não são eternos e imortais convém fazer a sua manutenção, exercitando sempre e pelo menos semanalmente os comandos, " olear" a coisa para que não se perca pelo caminho, que pelos vistos é o que aconteceu. É uma questão de recomeçar.




A criança tem lá idade para interagir com o cão, não o faça sem supervisão, primeiro a criança tem que obter ferramentas básicas para compreensão de conceitos básicos, até isso acontecer proteja os dois, momentos curtos de interacção com forte supervisão, eduque ambos.

Agora como isto não é só criticar, aqui vai o seguinte.

Treino de casa.

Os comandos básicos e fundamentais são: deita, fica, aqui, junto e senta. são estes os comandos que lhe permitem ter o controlo do animal.
Como fazer?
Por dia, Sessões de 5 minutos, cada sessão um único comando, intercalado de recompensa e muita brincadeira, inicie e acabe cada sessão com um comando que tenha a certeza que ele vai obedecer.

Nunca deixe um comando por obedecer.

Nunca repita muitas vezes o mesmo comando, ex. senta bobby, senta bobby, senta bobby, faça antes, bobby, senta... senta... senta. (+-15
segundos entre cada comando).

Se o cão não perceber o que pretendem dele, ajude-o , dê a ordem, sente-o e recompense-o.

Numa fase inicial tenha a recompensa à vista , mas depois esconda na mão ou atrás das costas senão o cão só vai obedecer se vir a recompensa.

Há outra coisa a ter em mente.
Isto é por níveis e por fases, com zonas de influências à mistura, ou seja, não se espante se o cão responder bem a um comando em casa e na rua não responde de todo, a casa é o mais fácil e quanto maior número de estímulos houver no exterior mais difícil se torna um cão pode obedecer a 5 metros mas a 7 já nem olha. Há que estimular a ligação dono cão e passar de nível para nível quando os objetivos da fase anterior forem atingidos.

Por agora é tudo mais se seguirá quando tiver + tempo
lesleyanne
Membro
Mensagens: 178
Registado: terça jul 01, 2014 11:00 am

terça out 28, 2014 2:58 pm

Parece-me que o problema é mesmo da raça do cão.
Eu tive um Serra da Estrela quando era criança, e eu fazia-lhe tudo, puxava-lhe o rabo, as orelhas, metia-lhe os dedos nos olhos, montava-me nele, e ele apenas se mudava de sítio (à conta disto andava sempre com a cabeça inchada).

Tem mesmo que agir rapidamente. E nunca deve deixar o seu filho sem vigilância perto ou longe do cão.



Cumps, Lesly
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

terça out 28, 2014 3:22 pm

lesleyanne Escreveu:Parece-me que o problema é mesmo da raça do cão.
:o :o
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

terça out 28, 2014 3:25 pm

amgomes Escreveu:Bom dia,

trago várias dúvidas, peço apenas que tentem me ajudar e dispenso as criticas às quais nem sequer responderei. Todos erramos e eu sei que errei mas quero tentar remediar a situação da melhor forma sem ter de me desfazer da minha patuda.
Há 3 anos atrás fiquei com uma cadela Cocker Spaniel que um familiar comprou e depois se arrependeu. Era bebé. Fiquei com ela por pena da bichinha e porque achei que seria uma boa companheira. E ainda o é. O que realmente me está a desiludir é o facto de ela se estar a tornar agressiva tanto com estranhos como com outros animais (cães, gatos). Não sei mais o que lhe fazer. Tenho uma criança com 22 meses, e apesar de eu ter achado que ela teve ciúmes, até a aceitou mais ou menos bem. Na altura do nascimento demos-lhe a roupa a cheirar, etc. Mas, o meu filho está numa fase em que não mede a intensidade das brincadeiras com a cadela (tento sempre não os deixar sozinhos) e ontem o inevitável aconteceu, quando o meu filho lhe puxou uma orelha. Ela ladrou-lhe violentamente e ainda lhe apertou uma bochecha... Não quero de todo que isto volte a acontecer! Em tempos, quando morei na casa de uns familiares, tinha lá uma senhora já com uma certa idade que a acirrava. Quando me apercebi disso, chamei logo a atenção da senhora mas creio que isso teve as suas influências nos comportamentos da cadela. Infelizmente as pessoas antigas tem esse pensamento, de que os cães devem guardar a porta. Mas não é isso que eu quero. Entretanto mudei-me para minha casa e trouxe-a comigo.
Com a chegada do meu filho, inconscientemente remeti a cadela para segundo plano. Claro que ela se ressentiu e tenho um tremendo peso de consciência por isso mesmo. Atualmente tenho tentado dar-lhe mais atenção e até incluir o meu filho nas brincadeiras, mas ela é um pouco brusca e trapalhona. Noto, no entanto, que me segue para todo o lado, apenas a mim, por isso deduzo que se eu a tentar reeducar talvez consiga que ela acalme um pouco. Então, quero recuperar a minha cadela, sendo que não tenho hipóteses (€€€€) de recorrer a um profissional. Em tempos ensinei-lhe coisas básicas como sentar, deitar, dar a pata, etc., e até foi relativamente fácil mas sinto que ela nem sempre obedece aos meus comandos. Do tipo, quando vou retirar o carro de casa, abro o portão e ela sabe perfeitamente que não pode passar da linha do portão para a rua, ensinei-a assim mas se passar um cão, um ciclista, ou alguém ela dispara atrás da pessoa a ladrar, embora nunca tenha ferrado em ninguém mas é o suficiente para assustar e já me ter causado alguns constrangimentos e por mais que eu a chame, não há nada que demova. Outra coisa é o facto de ela teimar em colocar as patas em tudo, o que no Inverno não dá nada jeito.... já tentei levantar o joelho para a atrapalhar mas ela não perde este vicio. Sei que é a forma de ela me "cumprimentar" mas caraças, já deitou o meu filho ao chão várias vezes. Há cães que tem uma enorme sensibilidade com as crianças e a minha não tem :(.
Preciso de dicas, sites, vídeos AJUDA, o meu marido começa a perder a paciência :( e se assim continuar terei mesmo de a entregar para adopção. E isso não faz parte do meu feitio.
Se o cão já mordeu a cara do miúdo....
Para mim, já passou o ponto das dicas.
Se não pede ajuda profissional, nesse caso será melhor arranjar uma nova família para o cão, antes que aconteça algo bem pior. A mordida do cocker não é das mais fortes, mas morde bem em tesoura e rasga.
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
amgomes
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: terça out 28, 2014 11:00 am

terça out 28, 2014 3:42 pm

Por partes:
TheOne: Tenho um filho na creche, uma casa a pagar que ainda não está terminada e eu e o meu marido ganhamos pouco mais do que o salário mínimo. Em tempos já tive melhor condição financeira mas a vida deu uma volta grande como aconteceu com muita gente neste país infelizmente e estivemos até ambos desempregados. Não me desfiz do cão. Pelo o meio tive um filho! Posto isto, não há, de todo, capacidade para suportar os gastos de um veterinário ou treinador. Não dá MESMO. E eu não sou assim tão descrente!!! A cadela pode ter tudo de errado mas eu tenho ainda mais vontade de mudar! Vai lá com dicas sim, foi assim que lhe ensinei os comandos básicos. Obrigada pela sua opinião mas com todo o respeito, não me serviu de nada. Já mencionei em cima que não tenho capacidade financeira para isso!

botas96: Eu assumi ao começar o tópico o meu erro e penso que isso já é um bom começo, não? Podia simplesmente deposita-lo no canil cá da zona, como muita gente o faz. E era assim, pronto nem me chatearia mas isso não faz parte da minha personalidade. Se peço ajuda, à partida quero DEDICAR algum tempo a recuperar a cadela. A nossa frustração é óbvia sim, mas pelo facto de um acumular de situações, que já expliquei em cima ao outro user e não só. Coisas da vida. Não tenho de dar explicações da minha vida a ninguém mas também gostava que entendessem o porquê de eu pedir ajuda. Eu acredito que sim, é possível com trabalho, dedicação, empenho, amor, etc., melhorar a mossa relação.
Depois, quer-me parecer que leu na diagonal o meu tópico, onde lê que o meu filho ficou com a cadela sem a minha supervisão?
O cão não é agressivo, ok! Eu não sei o que digo, ok! Mas tem atitudes agressivas, se isso é antissocial, na minha forma de ver é agressividade, ou uma pessoa antissocial que lhe espete um valente murro na testa porque você o empurrou no metro, não é agressividade? Olhe para mim é!
Tento sempre ensinar o meu filho a interagir com a cadela da melhor forma, mas se não o estou a fazer bem, por isso vim cá pedir ajuda! Não?
A ultima parte do seu comentário, é de onde eu tiro alguma utilidade. Obrigada por isso, era mesmo o que eu procurava.
Vandocasmm
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

terça out 28, 2014 4:09 pm

a Guida, é arraçada de cocker, e em tempos mordeu a mais nova no braço, fez sangue e deixou marcas de dentes.
também eu, não tenho recursos. a Guida é hipereléctrica e comandos obedece a um ou dois (nós também não nos esforçámos por mais)

chegámos à conclusão que a mordidela da Guida além de ciúmes, e talvez a mudança de casa, foi porque para ela a filha mais nova é uma igual na matilha ou mesmo inferior.

resolvemos o problema com mais atenção à Guida, vigilância às duas e respeito da Mariana pela Guida. Tomando atenção aos humores da Guida.

hoje em dia, de quando em vez rosna à Mariana, situações relacionadas com comida.

Não voltou a morder.
amgomes
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: terça out 28, 2014 11:00 am

terça out 28, 2014 4:14 pm

Vandocasmm Escreveu:a Guida, é arraçada de cocker, e em tempos mordeu a mais nova no braço, fez sangue e deixou marcas de dentes.
também eu, não tenho recursos. a Guida é hipereléctrica e comandos obedece a um ou dois (nós também não nos esforçámos por mais)

chegámos à conclusão que a mordidela da Guida além de ciúmes, e talvez a mudança de casa, foi porque para ela a filha mais nova é uma igual na matilha ou mesmo inferior.

resolvemos o problema com mais atenção à Guida, vigilância às duas e respeito da Mariana pela Guida. Tomando atenção aos humores da Guida.

hoje em dia, de quando em vez rosna à Mariana, situações relacionadas com comida.

Não voltou a morder.
Obrigada pelo seu testemunho! É um caminho que eu também quero tomar. Hoje, quando fui almoçar a casa, já perdi 10 minutos com ela... Algo que não fazia antes. Claro que sei que foi ERRO meu, admito mas antes tarde do que nunca para começar a tomar uma iniciativa. E o treino lá em casa vai passar a ser diário! Nem que sejam 5 minutos. Mas para já, preciso me informar da melhor forma de o fazer dentro das minha possibilidades.
Eu tenho a profunda convicção de que consigo contornar a situação. Não sou profissional, mas como em tudo na minha vida, sou persistente e não desisto à primeira contrariedade. A situação de ontem, fez-me um click, que se calhar era o que faltava.
amgomes
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: terça out 28, 2014 11:00 am

terça out 28, 2014 4:18 pm

Entretanto, nas minhas buscas na internet, encontrei este manual: http://pt.slideshare.net/DYNABRASIL/man ... nto-canino
Vandocasmm
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

terça out 28, 2014 4:27 pm

Gostaria de acrescentar que a Guida, ao contrário da sua veio do canil, com cerca de oito meses, quando na rua se a deixamos à porta do café ladra que nem uma desalmada. Foi abandonada assim por uma casal, quando o canil chegou estava ela amarrada.

quando mudei de casa uma das dificuldades foi encontrar casa que gostasse e onde o senhorio permitisse animais.

nunca jamais pensámos deixar a Guida (e agora o Sebastião - novo membro gato) para trás.

os animais tornam-se membros da familia e não devem ser jamais descartáveis. Desculpe a intromissão, mas tem de dizer ao seu marido que tal como não deixam o filho para trás também o patudo não deve ficar.

já agora aproveito para dizer que compro ração dog chow, que é boazinha para bolsas pequenas a preços bem simpáticos. se for da zona da linha siontra conheço vets muito em conta.
amgomes
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: terça out 28, 2014 11:00 am

terça out 28, 2014 5:04 pm

Vandocasmm Escreveu:Gostaria de acrescentar que a Guida, ao contrário da sua veio do canil, com cerca de oito meses, quando na rua se a deixamos à porta do café ladra que nem uma desalmada. Foi abandonada assim por uma casal, quando o canil chegou estava ela amarrada.

quando mudei de casa uma das dificuldades foi encontrar casa que gostasse e onde o senhorio permitisse animais.

nunca jamais pensámos deixar a Guida (e agora o Sebastião - novo membro gato) para trás.

os animais tornam-se membros da familia e não devem ser jamais descartáveis. Desculpe a intromissão, mas tem de dizer ao seu marido que tal como não deixam o filho para trás também o patudo não deve ficar.

já agora aproveito para dizer que compro ração dog chow, que é boazinha para bolsas pequenas a preços bem simpáticos. se for da zona da linha siontra conheço vets muito em conta.
Obrigada uma vez mais. Sim, já falei com o meu marido sobre isso. Mas essa é outra parte que terei de trabalhar.... mais tarde :)

Em pequeno, como tinha mais possibilidades dava Acana, mas agora tive de baixar a qualidade e sim é Dog Chow que dou. Compro numa casa de produtos para animais.
Não sou de Lisboa, nem de lá perto. Na verdade moro perto de Braga, Norte portanto. ;)
Vandocasmm
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

terça out 28, 2014 5:09 pm

:D
O Bom Jesus auxilia

Comprei 14 kg Dog chow frango por 24,11 €
amgomes
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: terça out 28, 2014 11:00 am

terça out 28, 2014 5:24 pm

Vandocasmm Escreveu::D
O Bom Jesus auxilia

Comprei 14 kg Dog chow frango por 24,11 €
Bem preciso que me ajude!

Não sei onde compra mas é um óptimo preço. Nem no tienda animal. Eu pago quase 30 €. Dá para 2/2.5 meses
Vandocasmm
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

terça out 28, 2014 5:28 pm

Vá ao site goldpet.
e pode fazer encomendas por telefone (eu fiz) o 96 e o 91 são moche e extreme.

Paguei contra entrega

o único senão é que tem ser mais 35 euros para não pagar portes.
Bloqueado

Voltar para “Cães”