Persa...oleosidade no pelo.

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Elianarags
Membro Veterano
Mensagens: 303
Registado: terça jan 29, 2013 12:02 pm
Localização: Afonso,Samuel,Inês,Lúcio,
Alexa,Frederico.

domingo dez 14, 2014 9:46 pm

Olá.
Venho perguntar se alguém tem ou já teve algum gato (seja ou não Persa) com o pelo oleoso..?? O meu Frederico tem...quando o trouxe para casa não me pareceu que tivesse, na altura começou a comer royal canin kitten persian...mas não foi muito tempo, talvez 2 meses, depois disso passou para a Arden grange, não tenho bem a certeza se foi nessa altura que comecei a notar a oleosidade no pelo, mas penso que sim...tomou banhos, e nada de eliminar completamente a oleosidade, ate que optei pela tosquia, nas duas primeiras semanas após a tosquia não notei oleosidade, mas agora já se começa a notar novamente... não gosto mesmo nada :| ...ele esta muito bem, 7 meses 4kg, e cheio de energia...mas quero eliminar a oleosidade e não sei como... :roll:
ReginaVieira
Membro Veterano
Mensagens: 3984
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

segunda dez 15, 2014 8:39 am

Tosquiou-o porquê?
Que shampoo usa?
Criadores de persa que eu "conheço" bons usam Anju Beauté.
laurindaf
Membro Júnior
Mensagens: 45
Registado: quinta ago 05, 2010 1:32 pm

segunda dez 15, 2014 10:49 am

Tenho sete gatuxos, nenhum deles de raça. O Pantufa, de pelo semi-longo era o único que sempre apresentou oleosidade.

Troquei-lhes a ração, de RC para Advance e..... como por milagre a oleosidade desapareceu.

Seria a ração que lha provocava? não faço ideia.
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

segunda dez 15, 2014 5:18 pm

A All Systems tem o Texturizer que é excelente para pêlos oleosos.

O Crisp Coat, igualmente da All Systems, também ajuda a levantar o pêlo e a secá-lo mas, na minha opinião, também seca um bocadinho a pele.
Magnolya
Membro Veterano
Mensagens: 298
Registado: sábado jul 05, 2008 12:04 am

terça dez 16, 2014 7:08 pm

Poderei estar a dizer um grande disparate, mas penso que quando são castrados o pêlo tornar-se menos oleoso.

Já devo ter lido sobre o assunto algures, pois foi logo o que pensei quando li o post inicial...
Elianarags
Membro Veterano
Mensagens: 303
Registado: terça jan 29, 2013 12:02 pm
Localização: Afonso,Samuel,Inês,Lúcio,
Alexa,Frederico.

terça dez 16, 2014 8:25 pm

Peço desculpa por só agora ter tempo de responder...e vou tentar responder logo a tudo.
Optei pela tosquia porque um dia (eu não estava em casa) e o meu namorido deixou a tampa da sanita aberta (homens :evil: ) e o Fred caiu la dentro, alem de ter ficado com o pelo azul (por causa do liquido sanitário ) o "pai" deu-lhe banho e não o secou, em poucos dias o pelo ficou com muitos nos...como não tinha conseguido livrar da oleosidade, decidimos tosquia-lo a ver se melhorava.
Também já tinha ouvido falar que a castração diminui a oleosidade, foi mesmo uma veterinária que me disse isso há uns tempos, nessa altura falamos sobre isso porque o Nicolaus (➕) tinha oleosidade na cauda( disse ela que tem a ver com a testosterona), coisa que o Lúcio também tem!! O Fred é que tem muito mais. Para já ainda não falamos em castrar...porque as minhas miudas são esterilizadas, mas irá acontecer.
ReginaVieira
Membro Veterano
Mensagens: 3984
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

terça dez 16, 2014 10:09 pm

Bem aprendi uma coisa nova...
Não quero ofender mas... os homens são uns cabeça no ar e depois dá nisto :twisted: :evil:
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

quarta dez 17, 2014 2:58 pm

Chamamos a essa oleosidade da cauda "cauda de semental" e é simplesmente horrível nalguns machos.

Há inclusivamente um produto específico para aplicar nessa zona antes do banho mas não me recordo do nome.

Atenção que também existem fêmeas que apresentam alguma sujidade nessa mesma zona da cauda. Não sei porquê.

E sim, os homens podem ser grandes chatos mesmo se imbuidos das melhores intenções. O meu marido aqui há uns anos não me matou um bebé porque cheguei a casa a tempo e tive imensa sorte. Era uma fêmea branca, teve uma descarga intestinal, ficou muito fraquinha mas também toda suja. O meu marido nem pensou duas vezes, pegou nela (teria 1 mês e pouco) deu-lhe banho e secou-a.

Quando cheguei ela quase já não dava acordo de si, liguei para o vet que me disse que lhe desse um pouco de água com açucar e a seguir tentasse dar ração seca na boca. A sorte foi que ela aceitou a ração seca (os Persas com esta idade raramente já comem a ração seca) e consegui alimentar muito devagarinho ao longo de 3/4 horas. Isto com ela deitada de barriga para cima nas minhas gordas perninhas para a manter aquecida.
Responder

Voltar para “Gatos”