Cão abandonado ... ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Dudapf
Membro
Mensagens: 80
Registado: sábado fev 14, 2015 1:28 pm

quinta fev 26, 2015 11:46 am

Bom dia,

Venho aqui expor uma situação que aconteceu com uns amigos meus e com o qual me sinto mal por não puder fazer nada, ou achar que não posso fazer nada.
O que aconteceu foi o seguinte:

Uns amigos meus encontraram uma cadela amarrada a correntes com dois potes ( água e comida , espero ) vazios ao seu lado.
Mal a viram soltaram-na e trouxeram-na para casa. A cadela já era sénior, raça Pastor Belga. Decidiram logo ficar com ela porque a cadela era um amor e adaptou-se logo à quinta e aos outros animais todos ( aconteceu numa sexta-feira ).
Passado uns dias foram contactados pelo dono a dizer que queria a cadela de volta pois a cadela aparentemente tinha-se perdido à dois dias (o telefonema foi feito numa segunda ).
O Sr. conseguiu o contacto dessa minha amiga, porque sem permissao nenhuma, uma outra senhora que trabalhava mesmo ao pé onde o cão foi abandonado, sabia quem eram os donos e então decidiu dar o numero de telefone ao dito cujo...
O que o dono da cadela disse foi o seguinte :
" Alguem a roubou de nós, por isso quero a minha cadela de volta ".

Concluindo, a cadela voltou para o seu dono ( sabemos que é mesmo o dono porque toda a gente daquela zona conhece o Sr. e sempre o viu com a cadela ), mas para nós esta história está mal contada...
Nós todos achamos que eles foram de fim de semana, não tinham onde deixar a cadela, então amarraram-na naquela zona com água e comida e voltaram na segunda, não viram lá a cadela, perguntaram a toda a gente e lá conseguiram o contacto dos meus amigos.
Eu gostava de saber se podemos fazer alguma coisa ?? O problema é que nós não temos provas, mas temos quase a certeza que foi essa a situação :? :x
TheOne
Membro Veterano
Mensagens: 3802
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quinta fev 26, 2015 11:51 am

E porque é que a história está mal contada?? :roll:

Com tanto cão para adoptar, porquê fazer uma guerra com um cão que até tem dono??
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Dudapf
Membro
Mensagens: 80
Registado: sábado fev 14, 2015 1:28 pm

quinta fev 26, 2015 11:57 am

Sim, pode ter dono, mas se realmente foi isto que se passou , ele teria donos 5 vezes melhores que nunca fariam o que eles lhe fizeram.
A minha pergunta é se em caso de dúvidas, podemos na mesma apresentar queixa ou fazer alguma coisa... ?
TheOne
Membro Veterano
Mensagens: 3802
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quinta fev 26, 2015 12:41 pm

Queixa de quê? De um cão que se perdeu e de uns donos que o procuraram??
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Dudapf
Membro
Mensagens: 80
Registado: sábado fev 14, 2015 1:28 pm

quinta fev 26, 2015 12:47 pm

TheOne Escreveu:Queixa de quê? De um cão que se perdeu e de uns donos que o procuraram??
Não sei se me estou a fazer entender... Vamos lá tentar mais uma vez. :wink:
Nós temos razoes para desconfiar que aqueles donos abandonaram um cão, abandono é crime em Portugal, no entanto não temos provas.
Segundo a lei Portuguesa podemos fazer queixa apenas tendo suspeitas de alguma coisa?
:roll:
icecosta
Membro Veterano
Mensagens: 420
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am
Localização: Faisca

quinta fev 26, 2015 2:13 pm

Se não tem provas acabou de fornecer a si própria a resposta.

Nunca se deve acusar nimguem se não se tem a certeza do que se está a afirmar, vai agora entrar numa guerra com o proprietário da cadela sem provas do que está a afirmar?

Suspeitas? baseadas em que ?

Se não tem a certeza o melhor que tem a fazer é não fazer nada a cadela está com os donos.

Se tem certezas apresente uma queixa é a unica coisa que pode fazer mas vai precisar de provas.

As pessoas ás vezes fazem filmes na cabeça sem razão nenhuma.

Diga lá as razões que tem para desconfiar do dono?
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT


"Malcom X"
lesleyanne
Membro
Mensagens: 178
Registado: terça jul 01, 2014 11:00 am

quinta fev 26, 2015 2:17 pm

Se a cadela estava bem tratada e sem sinais de agressão, não tem nada que ir apresentar queixa.

Muito menos, pois os seus amigos podem ser acusados de invasão. Pois a cadela estava numa propriamente privada, certo?

Cumps, Lesly
Dudapf
Membro
Mensagens: 80
Registado: sábado fev 14, 2015 1:28 pm

quinta fev 26, 2015 2:25 pm

Não, a cadela não estava em propriedade privada, estava amarrada a uma árvore no meio "do nada".
Estava super magra e cheia de pulgas...
Dudapf
Membro
Mensagens: 80
Registado: sábado fev 14, 2015 1:28 pm

quinta fev 26, 2015 2:29 pm

icecosta Escreveu:
Diga lá as razões que tem para desconfiar do dono?
Cadela magra, abandonada e amarrada a correentes um fim de semana inteiro, o dono diz que foi roubada, mas mesmo assim nao esteve na cidade e só quando voltou é que se lembrou que lhe tiraram a cadela?
Eu acho que se a mim me desaparecesse um cão a primeira coisa que faria não era ir de fim de semana e não mostrar que ando à procura dele :| :|
St0pAF
Membro Veterano
Mensagens: 601
Registado: quarta jun 18, 2014 9:32 am

quinta fev 26, 2015 3:41 pm

TheOne Escreveu: Com tanto cão para adoptar, porquê fazer uma guerra com um cão que até tem dono??
É porque este é de raça 8)
Specops
Membro Veterano
Mensagens: 436
Registado: quinta jun 06, 2013 2:43 pm

quinta fev 26, 2015 3:45 pm

Boas tardes.

Isso para mim está aí algo que não bate certo.
E por acaso, até me faz lembrar uma infeliz história que vi há pouco no Facebook, de um senhor que tinha três cães na caixa da carrinha, acorrentados, magrinhos e todos sujos, com fezes espalhadas por todo o lado, que no entanto foi abordado por umas pessoas que ali moravam perto.

Creio que queriam ficar com eles ou ajudar, que ficassem com uma família que tratasse deles, quando o sujeito (dono dos cães) disse que os ia entregar a uma associação de animais abandonados.

Estranho, que essa associação foi a própria a confirmar, que ele não os tinha chegado a entregar.
Para onde foram? Possivelmente abatidos em mato escondido...

E quanto a este caso meus caros, eu só tenho a dizer...
Esse senhor, de certeza que sabia a punição, de abandonar um animal...ou pelo menos a noção, do que se iria sujeitar, caso alguém visse e denunciasse, o seu acto de crueldade.

Porque na verdade, quem é o CROMO DA M**** que vai de férias, não podendo levar o animal consigo, deixa-o amarrado a uma árvore no meio de nada, com duas tijelas, todas sujas e sem nada?? Sujeito a todo o tipo de barbaridades, dos próprios humanos.
É a pergunta que eu faço.

É verdade que não tem provas nenhumas. E este tipo de casos, são daqueles tramados, porque não há onde apontar, sem provas. Mas esse sujeito não é digno de ter nenhum animal com ele. Escuzado, será dizer que não deve é jogar com o baralho todo.

Esta é a minha opinião.
E de uma próxima vez, quando for de férias vai arranjar outra solução, para o deixar algures.
De qualquer das formas, não perdia nada em ir falar com a polícia, nem que pelo menos, seja para pedir opinião.

Cumpts
Dudapf
Membro
Mensagens: 80
Registado: sábado fev 14, 2015 1:28 pm

quinta fev 26, 2015 3:49 pm

St0pAF Escreveu:
TheOne Escreveu: Com tanto cão para adoptar, porquê fazer uma guerra com um cão que até tem dono??
É porque este é de raça 8)
Não , não é esse o caso.
Eles têm uma quinta com vários tipos de animais e com mais de 10 cães, todos abandonados, só têm um raça e foi porque uma Senhora não podia ficar mais com o cão, pois ficou muito grande :wink: :roll:
St0pAF
Membro Veterano
Mensagens: 601
Registado: quarta jun 18, 2014 9:32 am

quinta fev 26, 2015 3:53 pm

Specops Escreveu: Porque na verdade, quem é o CROMO DA M**** que vai de férias, não podendo levar o animal consigo, deixa-o amarrado a uma árvore no meio de nada, com duas tijelas, todas sujas e sem nada?? Sujeito a todo o tipo de barbaridades, dos próprios humanos.
E como é que sabe que foi o dono que o deixou acorrentado?
Dudapf
Membro
Mensagens: 80
Registado: sábado fev 14, 2015 1:28 pm

quinta fev 26, 2015 3:54 pm

Specops Escreveu:Boas tardes.

Isso para mim está aí algo que não bate certo.
E por acaso, até me faz lembrar uma infeliz história que vi há pouco no Facebook, de um senhor que tinha três cães na caixa da carrinha, acorrentados, magrinhos e todos sujos, com fezes espalhadas por todo o lado, que no entanto foi abordado por umas pessoas que ali moravam perto.

Creio que queriam ficar com eles ou ajudar, que ficassem com uma família que tratasse deles, quando o sujeito (dono dos cães) disse que os ia entregar a uma associação de animais abandonados.

Estranho, que essa associação foi a própria a confirmar, que ele não os tinha chegado a entregar.
Para onde foram? Possivelmente abatidos em mato escondido...

E quanto a este caso meus caros, eu só tenho a dizer...
Esse senhor, de certeza que sabia a punição, de abandonar um animal...ou pelo menos a noção, do que se iria sujeitar, caso alguém visse e denunciasse, o seu acto de crueldade.

Porque na verdade, quem é o CROMO DA M**** que vai de férias, não podendo levar o animal consigo, deixa-o amarrado a uma árvore no meio de nada, com duas tijelas, todas sujas e sem nada?? Sujeito a todo o tipo de barbaridades, dos próprios humanos.
É a pergunta que eu faço.

É verdade que não tem provas nenhumas. E este tipo de casos, são daqueles tramados, porque não há onde apontar, sem provas. Mas esse sujeito não é digno de ter nenhum animal com ele. Escuzado, será dizer que não deve é jogar com o baralho todo.

Esta é a minha opinião.
E de uma próxima vez, quando for de férias vai arranjar outra solução, para o deixar algures.
De qualquer das formas, não perdia nada em ir falar com a polícia, nem que pelo menos, seja para pedir opinião.

Cumpts
Obrigada pela resposta :)
O problema é que eles são estrangeiros e não fazem muito bem a ideia de como funciona os direitos dos animais por Portugal, eu sinceramente não estou muito dentro do assunto e por isso é que vim pedir ajuda de alguém que soubesse mais ou menos o que poderíamos fazer ou não, mas aparentemente não fui bem sucedida...
Exactamente por sabermos que ele pode voltar a fazer isso se for de férias queríamos tentar fazer algo.
A cadela tem dono sim, mas donos à muitos, maus e bons, quanto aos bons podemos ficar descansados porque aí sim é ótimo ter uns donos desses. Se ficarmos calados sabendo que os donos não tratam os animais conforme legalidade e senso comum, acho que então os animais sofrerão sempre porque não nos devemos preocupar por já "ter um dono" e haverem muitos cães abandonados.
Enfim, obrigada a todos pelas respostas.
Eles vão à policia hoje ver o que podem fazer.
:wink:
Dudapf
Membro
Mensagens: 80
Registado: sábado fev 14, 2015 1:28 pm

quinta fev 26, 2015 3:57 pm

St0pAF Escreveu:
Specops Escreveu: Porque na verdade, quem é o CROMO DA M**** que vai de férias, não podendo levar o animal consigo, deixa-o amarrado a uma árvore no meio de nada, com duas tijelas, todas sujas e sem nada?? Sujeito a todo o tipo de barbaridades, dos próprios humanos.
E como é que sabe que foi o dono que o deixou acorrentado?
Eles perceberam logo pela maneira como o Sr. lhes falou ao telefone e quando lhe tiveram de entregar a cadela. Com a história mal contada , é mesmo 1+1 ... mas eles hoje vão-se informar sobre isso.
Mais uma vez,
Obrigada :wink:
Responder

Voltar para “Cães”