[Hamster] Dúvida sobre substratos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
tobinho
Mensagens: 4
Registado: quinta mar 26, 2015 11:31 pm

quinta mar 26, 2015 11:36 pm

Boa noite,
Gostaria que me ajudassem numa questão.
Recentemente tenho um hamster russo anão e não sei muito bem que tipo de substrato ter na gaiola. Quando o adquiri usei litter de papel prensado e agora estou a usar madeira prensada tipo pellets , mas a minha dúvida é. As aparas de madeira são seguras? que tipo de aparas aconselham, marcas, etc? A madeira prensada que tenho não diz de que tipo de madeira é feito, sei que eles podem fazer alergia a pinho , certo?

Em tempos tive um hamster e usava sempre aparas, mas não sei se é a melhor solução ou que marcas serão melhores, pois muitas não dizem que tipo de madeira é feito..

Vi hoje também numa loja local substrato de palha, não sei se também é bom.

Se alguém puder ajudar agradeço =)

Cumprimentos
CristinaFrr
Membro Veterano
Mensagens: 815
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

quinta mar 26, 2015 11:51 pm

Não consegue voltar a comprar o baseado em papel? São o melhor substrato que pode encontrar.

Quanto aos prensados de madeira, de maneira geral no nosso país todos são de pinho, por isso não são os mais indicados.

O Continente tem umas aparas boas da Vitakraft, vêm em sacos 30L e custam penso eu perto de 15€, mas cuidado, pois a Vitakraft tem aparas de pinho também que são vendidas lá igualmente mas com um preço muito mais baixo.
As adequadas são as de hemp/canhamo.
Qualquer madeira leve como o pinho e o cedro por exemplo, é perigosa, as adequadas seriam a aspen (faia) ou hemp (canhamo).

A palha não é boa para hamsters.
tobinho
Mensagens: 4
Registado: quinta mar 26, 2015 11:31 pm

sexta mar 27, 2015 12:08 am

Olá,
Obrigado pela resposta. Sim o de papel era da Vitakraft por acaso tinha aqui em casa quando adquiri o hamster. Consigo voltar a comprar mas como é papel prensado tipo as pellets acho aquilo muito duro e penso não sei confortável mesmo para eles poderem escavar um pouco ou assim.

Por isso falei na questão das aparas, não saber as mais indicadas, pois acho que serão mais confortáveis. Se bem que o que penso que era mesmo bom é substrato à base de papel mesmo, mas sem ser prensado, tipo aparas, mas não consigo encontrar em lugar nenhum, penso ser raro em Portugal...

Conseguem enviar imagem ou link dessas que falou?

Pois a palha logo vi que não era adequada :)
tobinho
Mensagens: 4
Registado: quinta mar 26, 2015 11:31 pm

sexta mar 27, 2015 12:36 am

Perfeito acho que era mesmo o Carefresh, mas não se vendem em portugal pelo que sei. Só encontrei ainda um site que vende. Acresce é os portes :)

E se for por exemplo aparas de papel branco? estive aqui a ver que vendiam no olx , mas julgo que sejam agressivas e possam cortar certo?

Peço desculpa tanta pergunta... :)
CristinaFrr
Membro Veterano
Mensagens: 815
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

sábado mar 28, 2015 11:02 am

Conheço dois sites que vendem, mas espanhóis...o que eu costumo fazer para comprar Carefresh é mandar vir diversos pacotes até fazer o montate para ter portes grátis, ou então aproveitar quando compro ração para o cão ou gato e mandar vir alguns pacotes de Carefresh com elas.

Sim, essas aparas não são a melhor ideia, uma das lojas espanholas por acaso tem umas aparas seguras, de canhamo, que duram imenso pois o saco é gigante (15kgs se não estou em erro) e ficam bastante baratas.
Costumava comprar 20kgs de aparas de faia, mas entretanto deixaram de vender e tive de recorrer a essas de 15kgs.
Mas após dois anos ainda tenho bastante do saco de 20kgs e as minhas gaiolas têm 1,20m x 75cm, ou seja, levam imenso substrato, rende muito.
tobinho
Mensagens: 4
Registado: quinta mar 26, 2015 11:31 pm

sábado mar 28, 2015 1:52 pm

Ola. Agradeco as respostas :)
Pode me enviar por mensagem privada ou por aqui os sites que referiu?

As aparas vitakraft que falou do continente ja vi no site quais eram, mas nao têm na loja da minha cidade.

Só mais uma coisa , quanto ao feno tambem é indicado para os hamsters ou nem por isso? Nunca comprei.
CristinaFrr
Membro Veterano
Mensagens: 815
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

sábado mar 28, 2015 7:29 pm

Depende imenso do feno, se for muito duro não aconselho, mas se for o mole, não tem problema, desde que não deixe por muito tempo na gaiola, pois pode causar alguns fungos.
Responder

Voltar para “Exóticos”