tamanho de cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
barbas19
Mensagens: 2
Registado: terça abr 30, 2013 8:05 pm

terça abr 28, 2015 2:28 pm

Boas, estou mesmo interessado em ter um cão e pensei que poderia adoptar. Só que algo que me deixa na ´dúvida é o tamanho, como maioria são rafeiros não tenho muito a noção de tamanho que irão atingir quando adultos. Moro num apartamento e já tenho uma gata por isso o tamanho é algo que considero factor importante. Estiver a ver na net e encontrei tamanho/peso do porte (grande, médio, pequeno) só que vem em cm e por aí eu não me guiu será que me podem ajudar comparando o porte com algumas raças conhecidas para ficar com a noção do que consideram ser porte grande, médio e pequeno ?

cumps
Dudapf
Membro
Mensagens: 80
Registado: sábado fev 14, 2015 1:28 pm

terça abr 28, 2015 3:22 pm

Um rafeiro é sempre uma incógnita, no entanto um veterinário, ou pessoas mais experientes conseguem ver mais ou menos qual será o tamanho de um cachorro em adulto através de variados aspectos.

Vou então dar alguns exemplos de raças mais conhecidas para distinguir mais facilmente:

Raças de porte pequeno :

Beagle
Jack Russell Terrier
Shih Tzu
Bulldog Francês
Teckel
Yorkshire

Raças de porte médio :
Pitt Bull
Cocker Spaniel
Sharpei
Chow Chow
Epagneul Breton
Border Collie

Raças de porte grande :

Labrador
Pastor Alemão
São Bernardo
Pointer
Perdigueiro
Mastiff
Doberman
Dálmata
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

terça abr 28, 2015 4:24 pm

É simples, pegue numa fita métrica e veja por si, o que acha grande e pequeno.
Normalmente Há 4 portes principais.
Pequeno, médio, grande e gigante.
depois pelo menos no médio tem mais 2, médio pequeno e médio grande e abaixo do pequeno tem as miniaturas.
Assim a olho muito grosso, nos pequenos a cabeça dos pequenos dão-lhe até +- meio da tíbia, os médios à roda dos joelhos, os grandes já se atiram pelo fémur, etc.
Mas isso não interessa nada a não ser por preferências pessoais, o que realmente lhe interessa para o caso (casa e felino) é temperamento e nível de energia.
Em relação ao felino, mesmo que o futuro cão não esteja socializado com gatos, não quer disser que não socialize de futuro, e isso é válido também para a sua gata. Esse processo pode ser +- demorado ou mesmo impossível consoante o temperamento dos intervenientes.
Se for uma pessoa activa não aconselho cães muito pequenos (não aguentam muitos kms de seguida e ou regimes mais intensos e continuados), se for uma pessoa pouco activa, então é melhor cães mais pachorrentos e mesmo entre o mesmo porte há muitas diferenças, tudo depende do nível de energia, mesmofalando entre raças diferentes do mesmo porte há raças a evitar e outras para preferir consoante o tipo de pessoa que é e para o fim que quer o cão.
Depois há outros factores secundários tais como:
Preferência de porte, tipo de pelo, baba, etc, etc.
Última edição por botas96 em terça abr 28, 2015 4:30 pm, editado 1 vez no total.
apires123
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: quinta fev 20, 2014 8:45 am

terça abr 28, 2015 4:25 pm

O S. Bernardo é mais raça gigante..
assim como o rafeiro alentejano :D :D
Responder

Voltar para “Cães”