Construir Terrário para DragãoBarbudo

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
marx91
Mensagens: 7
Registado: terça jun 16, 2015 12:11 am

quarta jun 17, 2015 12:05 pm

Bom dia.

Decidi que vou adquirir um Dragão Barbudo :)

Como tal, é necessário ter tudo pronto para o receber antes. Pelo que percebi, além de parecer não ser muito complicado, sai bem mais barato construir o terrário do que o comprar.
Como sou novo nisto, necessito efectivamente de toda a ajuda e mais alguma para me orientar, de forma a que tudo fique em condições.

A minha ideia para a estrutura era a seguinte,

Dimensões ~: 70cm L, 65cm A, 31cm P

Materiais: Placa de aglomerado hidrófugo com 16MM espessura na base, topo, laterais e traseira. Na frente teria uma ripa em baixo com 70x14cm e vidro (acho que não é temperado) de 2 MM de espessura (janelas) com 70x50cm.

Isto será o primeiro enquanto ele é pequeno, que no entanto servirá para o transportar caso seja necessário e para férias por exempo.

Acham que as dimensões em vidro são suficientes, ou deveria ter mais vidro?
Posso também pôr rede no topo em vez de madeira, mas tenho ideia que isso aumentará os consumos de energia, pois há mais fuga de calor.

Com estes materiais e a ver preços ainda só em duas lojas, ficaria por volta de 40€, só a estrutura. Acham caro?
Conhecem lojas e/ou outros materiais mais apropriados e de preferência mais económicos?

Para já, para não dar confusão penso que deveria focar-me só na estrutura, as luzes e afins penso que só depois, não deixando de ter em conta o espaço e recortes que necessito para eles.

Aguardo a Vossa opinião, pois sou mesmo leigo nesta matéria
:?: [/b]
Skined
Membro Veterano
Mensagens: 229
Registado: quarta jul 07, 2010 2:47 pm

quinta jun 18, 2015 6:28 am

Esse terrario depressa vai ficar pequeno para o teu dragao, se queres fazer um definitivo faz 1.20x40x40
psylizart
Membro Veterano
Mensagens: 1765
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm
Localização: com escamas ; penas ; picos.

quinta jun 18, 2015 12:15 pm

ja pensou em quanto lhe vai sair a alimentaçao diaria ? Ja pensou em quanto vai gastar em electricidade ? Ja investigou se existe um vet que perceba de repteis perto de si ? Pois pk tem que ser um que perceba de repteis e nao um que diga que é de exoticos...
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
marx91
Mensagens: 7
Registado: terça jun 16, 2015 12:11 am

quinta jun 18, 2015 12:31 pm

A eletricidade realmente não tenho muita noção. Qual é a estimativa?
Quanto à alimentação além de vegetais e fruta vou fazer criação de insectos pois alem de fácil sai mais barato, com uns complementos penso que não vai sair muito caro. Mas Vocês saberão melhor do que eu.
Moro em VN Gaia, conhecem algum bom e acessivel de preferência?
psylizart
Membro Veterano
Mensagens: 1765
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm
Localização: com escamas ; penas ; picos.

quinta jun 18, 2015 2:04 pm

para um so DB e vai fazer criaçao ??? gostava de saber ao que vai fazer as baratas, grilos, zophobas, que ira ter em excesso ? Ja pensou nisso..Ja sabe quais sao as lampadas que vai ter que comprar ? ou vai usar tapete, ou cabo ? ou pedra aquecida ???

Para um so db fica muito mais barato comprar comida viva...e para nao falar do pratico.
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
marx91
Mensagens: 7
Registado: terça jun 16, 2015 12:11 am

quinta jun 18, 2015 5:39 pm

Não, não tenciono fazer criação.
Tenho um conhecido que faz criação de insectos, ou compro-lhe ou crio eu e vendo-lhe.

Tinha pensado num spot, num uvb e um uva. Pedra não ponho, pois pode se queimar. Tapete ponderaria em pôr numa parte do terrario só (a que não tem àgua)
Estou a pensar bem?
E em relação aos custos de eletricidade?
psylizart
Membro Veterano
Mensagens: 1765
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm
Localização: com escamas ; penas ; picos.

sexta jun 19, 2015 10:15 am

marx91 Escreveu: vou fazer criação de insectos pois alem de fácil sai mais barato
eu entao entendi mal.. ou entao nao sei ler portugues.

E qual é a radiaçao da uvb que vai usar ? as temperaturas que vai colocar ?
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
Rickardo
Membro
Mensagens: 84
Registado: domingo jul 13, 2003 5:54 pm

terça jun 23, 2015 1:56 pm

As dimensões do terrário, embora seja para um dragão jovem, acho pequeno porque ele numa questão de alguns meses cresce tornando essas dimensões limitadas, especialmente a largura, pense antes em algo como 80x50x60, pode transportar com alguma facilidade e já aguenta mais tempo pois o ideal para um dragão adulto são as medidas que em cima referiram.

Além do que referiu é importante também pensar na ventilação do terrario, convém existirem duas aberturas, devidamente protegidas, em níveis diferentes.

É igualmente importante pensar como vai instalar a parte eléctrica para a iluminação e aquecimento, e não aconselho cabo de aquecimento, lâmpada de cerâmica para um terrario dessas dimensões é suficiente, é preciso é escolher a potencia certa e ligar a mesma a um termostato, o que possibilita uma temperatura constante e poupança na luz.

Como pode verificar existem muitos aspectos a considerar pesquise muito sobre o assunto e só quando se achar preparado comece a pensar em comprar o animal e não o contrario.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”