Ajuda para Reeducar

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Esmarques321
Mensagens: 1
Registado: terça jun 30, 2015 5:23 pm

terça jun 30, 2015 5:30 pm

Tenho uma cadelinha pequena com o nome kika, com cerca de 5 kilos. A kika é adulta, com 4 anos de idade.
À cerca de 3 meses mudamos de uma casa para um apartamento. Antes, a kika fazia as suas necessidades num terraço. Desde que mudamos, que frequentemente faz na cozinha. Tirando algumas vezes, que fez em cima do sofá e cama, algo que nunca tinha feito. A situação está a ficar complicada, porque quer de manhã, tarde ou noite encontramos xixi e cocó principalmente na cozinha. Estou a tentar que ela faça na varanda, mas não estou a conseguir. Não sei o que posso fazer? Alguém me ajuda?
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quarta jul 01, 2015 8:34 am

Marcação de um novo território.
Toda a vez que um cão muda de território, é como se um novo baralho de cartas fosse distribuído, tenta subir na hierarquia e alguns chegam a desafiar os donos mais activamente.
Mas 3 meses é já tempo demais, ou estão a deixar a kikas levar a sua avante ou terei que pôr a hipótese da cadela não ir muito à rua.
Não é suposto fazer as necessidades nem no terraço nem na varada, é suposto ela fazer na rua.
Também existe outra possibilidade, a kikas pode não se sentir muito confortável (ainda) com as novas ruas, mas 3 meses já é um tempo considerável para se ela ambientar ao novo meio.
surprisedog
Membro Veterano
Mensagens: 407
Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm

quarta jul 01, 2015 10:57 am

A ideia que dá é que a cadela não deve ir à rua...
Devia estar habituada a fazer em casa ( no terraço)... quando queria.
Agora devem querer que a cadela de repente deixe de fazer as necessidades e casa e que as passe a fazer na rua a horas determinadas.
Isso demora tempo e têm de ter disponibilidade (tempo) para ensinar a cadela a fazer na rua.
Você basicamente tem um cão ADULTO que nunca foi educado a esperar para fazer as necessidades na rua :?
Fazer cócó em casa não tem nada a ver com marcação de território...

Acho que andam a tratar mal a cadela... para fazer.. em cima da CAMA? :o :o
Anafcs
Membro Veterano
Mensagens: 282
Registado: sábado jul 20, 2013 3:47 pm
Localização: Cães: Mic, Isa, Becky, Nino, Preta e Bianca.
Gatos: Wally e Ninja
Aquário 200L com peixes tropicai

quarta jul 01, 2015 5:33 pm

surprisedog não é bem assim... quando mudei de casa a minha Isa tinha cerca de 2 meses, sempre foi á rua e já não fazia nada em casa. Aquela primeira semana na casa nova foi exatamente o que o botas96 disse! xixi xixi xixi por TODO O LADO na cama dela, nos tapetes TODOS, em TODO O LADO da casa e até uma vez em cima da minha cama!!! (a sorte foi que tinha um resguardo de plástico no colchão, parecia que estava a adivinhar..)

o meu concelho é muita paciencia repreende-la quando a apanha a fazer (não depois quando vai limpar que não serve de nada para além de libertar a nossa frustração) e voltar a fazer exatamente como se faz com os cachorros, uma festa enorme feitos maluquinhos na rua porque a cadela fez xixi lá fora, e idas mais regulares á rua :wink: com a Isa resultou :D
<strong><u>Ana Filipa</u></strong>
Responder

Voltar para “Cães”