apresentacao de gatos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
SFPMF
Membro Júnior
Mensagens: 21
Registado: terça set 29, 2015 9:35 am

quarta set 30, 2015 6:00 pm

olá!
Tenho gato de 9 anos e apanhei uma gata na rua e levei-a para casa.
Fui ao vet e está tudo bem com ela e deve ter cerca de 1 ano.
Não sabia era que a adaptação entre 2 felinos era complexa...
Por ele, já estavam a brincar e a partilhar tudo (ele que é mais bravo, engraçado).
Ela, que é tão meiga, rosna-lhe!
Aos poucos tem melhorado: ela está numa parte da casa, ele noutra.
Quando estou, já abro as portas para eles se verem e ela já não bufa.
Já lhes dei comida mesmo perto um do outro e troquei de pratos a meio e tudo bem.
Ela vê-o brincar comigo mas não quer participar e se ele se aproxima demais (a correr ou curioso), ela rosna e poe-se baixinha...
Apresentei-os há 4 dias.
Que acham que posso mais fazer? Acham que está a correr bem? Posso usar feliway? Onde compro?

obrigada
picolata
Membro
Mensagens: 109
Registado: domingo jun 28, 2015 10:59 pm

quarta set 30, 2015 6:12 pm

Pode e deve trocar roupa onde eles durmam, para se habituarem ao cheiro.
Para já, não deixe que estejam no mesmo espaço sem supervisão. Pode correr mal.
SFPMF
Membro Júnior
Mensagens: 21
Registado: terça set 29, 2015 9:35 am

quinta out 01, 2015 8:50 am

Olá!
O tommy (gato residente) continua curioso com a tita, não mudou o seu comportamento para comigo (continua a dormir na minha cama); a tita quando o vê (quando abro as portas) fica mais alerta e continua a bufar se ele se aproxima muito. ele depois fica "ofendido" com as bufadelas e vira costas e vai-se embora...
Hoje - e só à hora da comida - ficaram a comer mesmo perto um do outro! Quando acabam, não espero pelo que vem a seguir e fecho novamente a porta.
o tommy não tem lugar fixo para dormir, mas ela já tem. vou trocar umas toalhas entre eles (pelo menos ela fica a dormir por cima).
até agora não tiveram uma experiência (muito) má entre eles. torçam que eles se dêm bem para convencer definitivamente o meu marido a ficar com ela:-)
mOreirinha01
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

sexta out 02, 2015 1:00 am

Olá,

Tenho dois gatos, uma com 8 anos e um com 7 meses, já estão juntos há 5 meses!
Durante os primeiros 15 dias não os deixei nunca juntos quando ficavam sozinhos, mas quando estava alguém em casa deixei-os sempre à vontade...
Ele gosta muito dela e por ele andavam sempre juntinhos, já ela, gosta dele sim, mas à maneira dela! Ainda lhe bufa, ainda lhe ronca e, volta e meia, la aparece ele com o nariz esmurrado... Mas, por outro lado, comem juntos, às vezes dormem no mesmo sitio (sempre com uma certa distância)...
Não são os melhores amigos do mundo, mas também não se são mal...
A mim já não me faz confusão nenhuma... Já estabeleceram uma relação entre eles e eu não me meto, eles entendem-se lá à maneira deles :P
Acho que o segredo é ter paciência e esperar que se entendam... E eu sei que custa ouvir os roncos e as Bufadelas, principalmente quando há patadas à mistura... :wink:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
SFPMF
Membro Júnior
Mensagens: 21
Registado: terça set 29, 2015 9:35 am

sexta out 02, 2015 1:04 pm

Obrigada!
Ontem ficaram comigo no mesmo espaço, ela atrás de umas cortinas (agachada), ele no meio da sala a tentar tudo por tudo passar por mim para fazer sei lá o quê...houve uma altura que ela saiu por detrás das cortinas e aí ele começou a correr...nem sei o que queria fazer pq dei-lhe uma borrifadela!
Hoje já comeram de novo juntos...vamos ver, aos poucos.
picolata
Membro
Mensagens: 109
Registado: domingo jun 28, 2015 10:59 pm

sexta out 02, 2015 1:11 pm

Podem nunca se tornar amigos, mas normalmente os gatos tem um bom grau de tolerância e convivem sem problemas.
SFPMF
Membro Júnior
Mensagens: 21
Registado: terça set 29, 2015 9:35 am

segunda out 05, 2015 5:49 pm

Olá!
Novidades: quando estou em casa já deixo as portas abertas e o tommy (residente) é muito curioso e quer mesmo aproximar-se da tita, mas ela quando ele está a cerca de 1/2 mts, continua a bufar...agora estão cada um no seu canto da casa (ela no mesmo espaço que eu, ele não sei...).
Comem perto um do outro e se necessário do mesmo prato.
Ela não faz nenhum movimento para ir ter com ele; é ele que queria ir ter com ela.
Ela não está esterilizada (não a quero submeter para já a uma operação porque há muitas mudanças na vida dela).
Acham que isto pode comprometer o entendimento entre eles? Devo antecipar a esterilização?
Passou-se 1 semana desde que ela veio cá para casa.
SFPMF
Membro Júnior
Mensagens: 21
Registado: terça set 29, 2015 9:35 am

sexta out 09, 2015 2:49 pm

Olá,
Novidades: quando os chamo para a cozinha, vêm os dois e comem do mesmo prato. Mais, faço de propósito para demorar a preparar o prato e eles cheiram-se no focinho e ela faz uns miados.
Quando acabam de comer, é que já não sabem o que fazer e: tommy começa a olhá-la fixamente e ela começa a querer fugir e ele, mal a apanha a correr "faz-lhe medo" e ela bufa, por vezes deita-se para lhe mostrar que é ele que manda, mas para ele isto não chega.
Ele tem noção que é grande e imponente e "mete medo" (até ele nota as pessoas que vêm cá a casa e que têm medo dele e faz por elas terem mais medo ainda; ex: mete-se dentro das malas, quer morder-lhes o pescoço qdo estão sentadas, deita-se em cima dos casacos qdo as pessoas se querem ir embora,etc). O tommy não bufa à tita, mas anda como se "fosse um gigante" (até me dá vontade de rir, se não fosse a tita a mostrar-lhe medo).
A tita tenta andar já pela casa (isto sempre comigo por perto), mas ele aparece sempre e quase que a empurra novamente para o sítio onde ela costuma estar...não sei se o que ele quer é meter medo, brincar, curiosidade, enfim.
Agora, sempre que estou em casa, deixo as portas abertas.
Nunca houve luta nem patadas.
Força tita, estou contigo, mostra-lhe que não tens medo dele!
SFPMF
Membro Júnior
Mensagens: 21
Registado: terça set 29, 2015 9:35 am

terça out 13, 2015 2:13 pm

Olá,
Faz 17 dias que a tita veio para casa.
o tommy não tem alterado relacionamento connosco: dorme comigo, brinca, come bem.
a tita não tem alterado relacionamento comigo (os restantes membros da casa não se interessam ou ainda não deram pela sua existência): deixa fazer festinhas, ronrona e agora já brinca.
entre tommy e tita já se percebeu quem manda: ele. ela faz uns miados, às xs esfrega-se nos móveis enquanto se dirige para ele, deita-se no chão ou espreguiça-se, mas ele ainda a assusta e aí ela bufa e muito. ele não bufa mas tem uma atitude intimidatória.
tento que eles brinquem juntos com o mesmo fio com bola: brincam mas cada um a seu tempo.
a tita quer sempre sair do quarto onde está para explorar o resto da casa, eu deixo até ouvir ela bufar...ele às xs corta-lhe os caminhos de fuga...por isso ponho-me só a jeito para lhe abrir caminho.
quando saio deixo-a sempre fechada num quarto.
encomendei feliway, quando utilizar venho cá dizer se as coisas evoluem.
fabio7
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: quinta abr 03, 2014 7:52 am

domingo out 18, 2015 9:29 pm

Boa noite,

Estava a passar por uma situação igual à sua e a conselho da minha veterinária comprei o feliway, graças a deus está a resultar =) vou na primeira semana de utilização e acalmaram-se bastantes... Era também entre um gato de dois anos e uma gata de 6 meses. Nunca lutaram mas ele apresentou sempre uma postura que a intimidava e ela bufava que era de dois x) agora estou em paz... Espero que resulte também com os seus =)
SFPMF
Membro Júnior
Mensagens: 21
Registado: terça set 29, 2015 9:35 am

segunda out 19, 2015 1:44 pm

Olá!
Obrigada Fábio...espero que sim...ainda estou à espera que chegue a encomenda...
Ele tem 9 anos e pelo que a vet disse ela deve ter cerca de 1 ano.
Quando estou em casa deixo as portas abertas, mas quando ela tenta passear no resto da casa, ele percebe e faz-lhe umas corridas que a relegam para o quarto onde ela está a viver, e ela a bufar (o quarto, mesmo de porta aberta, parece que foi determinado território neutro).
Ele entra no quarto onde ela está, come a comida dela e entra no caixote de pedrinhas dela...e ela não faz nada.
Só comem bem juntos e tivémos um momento de paz com eles os dois deitados mesmo sofá por uns minutos.
Sabe dizer-me se eu tenho de usar depois sempre o feliway ou depois de 1, 2 meses já não vale a pena?
fabio7
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: quinta abr 03, 2014 7:52 am

segunda out 19, 2015 2:19 pm

Olá,

Pois, os meus era exatamente igual. Isso eu não sei porque só comecei a usar há pouco mais de semana, mas é algo que vou testar... Quando este acabar vou deixar uma ou duas semanas a ver se eles continuam caminhos ou se tenho de ter feliway permanentemente... Mas de facto até agora foi a minha única salvação... Porque isto estava a ser uma festarola de bufos e corridas para todo o lado... E sempre que saia lá tinha que os separar, um ficava solto e o outro preso a uma divisão, apenas os ia trocando, ora ficava ela presa e ele solto, ora faia o contrário a ver se se acostumavam com os cheiros, mas só mesmo depois do feliway é que a paz regressou a está casa x)
SFPMF
Membro Júnior
Mensagens: 21
Registado: terça set 29, 2015 9:35 am

segunda out 26, 2015 4:08 pm

Olá,
Ainda não recebi o feliway porque enganei-me e encomendei só recargas...
Já faz 1 mês que a tita está em casa...quando estamos deixo sempre portas abertas e os restantes membros da família já a conhecem!
Ela tenta sempre conhecer o resto da casa, mas o tommy continua a fazer-lhe (agora menos) perseguições até a repor no quarto onde a tita vive temporariamente.
As coisas já estão mais calmas, mas ainda não estão bem. Quando saímos ainda não os deixamos sozinhos.
Agora o que estão a fazer é cada um ir fazer chichi à caixa do outro...e eles deixam.
Outra é o tommy comer da comida dela mesmo à frente dela.
Não me intrometo em nada, só quando ele faz perseguições mais agressivas é que abro caminho de fuga para a tita.
SFPMF
Membro Júnior
Mensagens: 21
Registado: terça set 29, 2015 9:35 am

sexta out 30, 2015 6:31 pm

Olá!
Desde hoje deixo-os sozinhos em casa.
Não se dão de dormirem juntos, mas a coisa está a compor-se.
O feliway chegou! vamos ver se (ainda) melhora mais.
Durou cerca de 1 mês a habituação destes meus 2 felinos adultos, mas também eu trabalho muito de casa e deu para os supervisionar.
Próxima semana a tita vai ser esterilizada, talvez melhore a relação entre eles também.
SFPMF
Membro Júnior
Mensagens: 21
Registado: terça set 29, 2015 9:35 am

quinta nov 12, 2015 3:40 pm

Olá!
Só para dizer que quase 2 meses depois, o tommy e a tita já se entendem.
Com isto quero dizer que já podemos sair de casa e deixá-los à vontade, de portas abertas.
Não dormem juntos (o tommy dorme comigo) e ainda há umas desconfianças de parte a parte.
Se eu estou na sala, os 2 estão na sala; mas se eu não estiver, é provável que cada um faça a sua vida.
Brincam é todos os dias por volta das 19h: fazem corridas que no início me pareciam perseguições, mas agora é mesmo brincadeira.
PS: continuo com o feliway; sinceramente, não sei se foi do feliway se foi apenas o tempo que passou que fez com que se adaptassem.
Responder

Voltar para “Gatos”