Dúvida

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Livelife
Mensagens: 4
Registado: sábado jan 30, 2016 12:23 am

quarta fev 03, 2016 12:13 am

Boas!
Já sigo este forúm a algum tempo e tem sido de grande ajuda!
Precisava agora que alguém me tira-se uma dúvida...já foi muitas vezes aqui falado!!

Tenho um amigo que por motivos pessoais vai sair do país e não pode levar o seu cão, então ele sabendo que adoro cães, perguntou-me se não queria ficar com o cão. Claro que não me importo mas existe um problema, o cão tens as orelhas cortadas, sei que é proibido em Portugal. Caso algum policial me pergunte e eu diga que não fui eu, que quando me o ofereceram ele já estava assim, não teria problemas?
Gostaria muito de ficar com o cão, mas também já li a lei sobre amputações e não gostava nada de ter problemas em relação a isso!!

Alguém me sabe responder a isto?
Obrigado
Uranak
Membro Júnior
Mensagens: 35
Registado: sexta set 22, 2006 1:39 pm

quarta fev 03, 2016 1:47 pm

Não ligue a isso que ninguém liga também.

E posso estar enganado mas penso que seja ilegal cortar as orelhas o que não significa que seja ilegal ter um cão com orelhas cortadas. Qualquer das formas dúvido muito que alguma vez algum o vá chatear por causa disso.

Ainda para mais se o cão não é seu... podes fazer um (novo) registo na junta e tudo para comprovar que é seu recentemente.
kitttten
Membro Veterano
Mensagens: 1434
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

quarta fev 03, 2016 2:41 pm

Que idade tem o cão e de que raça é?
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Livelife
Mensagens: 4
Registado: sábado jan 30, 2016 12:23 am

quarta fev 03, 2016 10:17 pm

kitttten Escreveu:Que idade tem o cão e de que raça é?

O cão neste momento tem 4 meses, se ficar com ele, mudarei o registo claro, mas o seu atual dono só irá para fora daqui a 1/2meses mais ou menos. É um dogue argentino.
kitttten
Membro Veterano
Mensagens: 1434
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

quarta fev 03, 2016 11:34 pm

Se é um dogo com 4 meses não acredito que não tenha que apresentar atestado do veterinário. Mas sendo um dogo que é uma raça faz parte da portaria dos potencialmente perigosos o corte de orelhas será o menor dos seus problemas.

Tem que ser maior de idade (para poder ter um PP), o cão tem que andar sempre de trela curta e açaime (na via publica), tem que obrigatoriamente ser castrado (se não tiver LOP) e ter seguro de responsabilidade civil.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Livelife
Mensagens: 4
Registado: sábado jan 30, 2016 12:23 am

quinta fev 04, 2016 1:47 am

kitttten Escreveu:Se é um dogo com 4 meses não acredito que não tenha que apresentar atestado do veterinário. Mas sendo um dogo que é uma raça faz parte da portaria dos potencialmente perigosos o corte de orelhas será o menor dos seus problemas.

Tem que ser maior de idade (para poder ter um PP), o cão tem que andar sempre de trela curta e açaime (na via publica), tem que obrigatoriamente ser castrado (se não tiver LOP) e ter seguro de responsabilidade civil.
Sim, estou bem a par da lei em relação aos PP, por isso a minha dúvida. já terei de tratar disso tudo para estar legal, imagine agora se me arranjam problemas pelo corte de orelhas.
Duvido que tenha atestado algum do veterinário. Pois já veio assim do criador ou do senhor que lhe vendeu o cão.
Só quero mesmo saber se há alguma fiscalização ou maneira de provar que não fui eu que mandei fazer o corte, que quando o adoptei já estava assim.
TheOne
Membro Veterano
Mensagens: 3802
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quinta fev 04, 2016 11:08 am

Se tem tudo legalizado, eu não me preocupava com o corte.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Livelife
Mensagens: 4
Registado: sábado jan 30, 2016 12:23 am

sexta fev 05, 2016 3:38 pm

Ok! Obrigado a todos pelas respostas.
Já tomei a minha decisão.
Responder

Voltar para “Cães”