Malassezia

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
anhuska7
Membro Júnior
Mensagens: 40
Registado: domingo fev 08, 2015 1:57 pm

quinta fev 11, 2016 12:41 pm

Olá, o meu cão foi diagnosticado com malassezia, esteve a fazer dois banhos por semana, depois um e agora um por mês com o champo Malaseb. Vejo melhoras significativas na parte das peladas, porém o pêlo ainda cai em grandes quantidades, disseram-me para dar banho com sabão azul e branco. Não sei se é importante referir que é um DA com um ano, só come ração, toma suplemento de oléo de salmão e dou de vez em quando atum e sardinhas. Alguém que já tenha passado por isto, ou com conhecimento que possa dar umas dicas????? (Tenho que trocar os lençois da cama dele, todos os dias é um horror de pelos) :(
Obrigado
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quinta fev 11, 2016 3:29 pm

Olá,
Acho que deveria fazer apenas o que recomenda o Vet. Não vejo vantagens em usar o sabão azul e branco, pelo contrário, provavelmente irá secar muito a pele e não trará outros beneficios.
Importante é respeitar o tempo de atuação do shampoo e a frequência dos banhos.
Agora, é mesmo só isso que o cão tem? :wink:
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
kitttten
Membro Veterano
Mensagens: 1434
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

quinta fev 11, 2016 6:08 pm

Sabão azul e branco seca a pele e o pelo! Use apenas o que disse o veterinário e depois de tratada opte por um bom shampoo de cão
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
anhuska7
Membro Júnior
Mensagens: 40
Registado: domingo fev 08, 2015 1:57 pm

sexta fev 12, 2016 9:35 am

Muito Obrigado. Quanto a pergunta se é só isso que tem, eu penso que sim pois tem sido acompanhado pelo vet e fez raspagem.
Eu conheci há dias uma senhora que tinha um Golden, ela disse-me que o dela também tinha malassesia que fartou-se de gastar €€€ em vet e só quando começou a usar o sabão azul e branco (que dizem ser antifúngico) é que melhorou bastante. Ela realmente disse que o pelo ficava um pouco mais seco, mas que quando o cachorro estava mais aflito era o que resolvia. Daí a minha questão, vou continuar a seguir as indicações vet.claro.
Muito obrigado mais uma vez :wink:
JackTheRott
Membro Veterano
Mensagens: 491
Registado: sexta mai 10, 2013 11:12 pm

sexta fev 12, 2016 11:25 am

O que é um Da ?
tuchoslindos
Mensagens: 6
Registado: quinta mar 01, 2012 10:46 pm
Localização: 2 gatos, 2 gatas e 1 cão lindos !

sexta fev 12, 2016 10:14 pm

anhuska7 Escreveu:Olá, o meu cão foi diagnosticado com malassezia, esteve a fazer dois banhos por semana, depois um e agora um por mês com o champo Malaseb. Vejo melhoras significativas na parte das peladas, porém o pêlo ainda cai em grandes quantidades, disseram-me para dar banho com sabão azul e branco. Não sei se é importante referir que é um DA com um ano, só come ração, toma suplemento de oléo de salmão e dou de vez em quando atum e sardinhas. Alguém que já tenha passado por isto, ou com conhecimento que possa dar umas dicas????? (Tenho que trocar os lençois da cama dele, todos os dias é um horror de pelos) :(
Obrigado

Foi também diagnosticada malassezia no meu cão, um podengo de 14 anos. Está a ser tratado pelo Vet, com Omeprazol 20 em jejum, Clavamox DTde 12 em 12 horas ; Itraconazol Generis 100 mg 1 comp de 12 em 12 horas ; e ainda Legalon Drageias, uma de 12 em 12 horas (para o fígado). Para o banho um sh anti-fungos que custa caro 20 €. Tinha tb otite em consequência desta bactéria e foi tratado localmente com ampolas (oursin Gel), uma em casa ouvido na 1ª vez que foi ao Vet e de novo uma semana depois. Muito eficaz, durante 7 dias não devemos limpar o ouvido, é caro, 11 € cada ampola, mas resulta, já mão sacode a cabeça e deixa mexer nos ouvidos. :badgrin:

Ainda está a tomar os medicamentos e vai ser avaliado dia 15 próximo. O vet falou em análise ao fígado (26 €), para ver como está, imagino que seja por causa do Itraconazol que é muito tóxico. O tratamento começou no dia 28 de Janeiro, há 11 dias. Está melhor, mas ainda se lambe, e o cheiro é muito menos intenso.
O meu cão não tem crostas e onde eu notei mais foi nas partes traseiras interiores, que têm a cor negra e onde perdeu pelo.

Já pesquisei muito, mas não encontro muita informação em sites portugueses ; encontrei um site brasileiro "cachorrogato" que aborda o assunto e onde li vários comentários. Muitos animais com esta bactéria, e depoimentos sobre a ineficácia dos medicamentos, que são os mesmos que o meu cão toma. Falam de um "Polvilho antisséptico granado" muito eficaz, alguém conhece este produto cá em Portugal ? Aplica-se após o banho e muito bom resultado. Já procurei em Setúbal nas farmácias e não conhecem.

E agora muitas dúvidas. O Vet disse-me que não era transmissível aos humanos, mas sim a outros animais ?! Já li algures, o contrário. Tenho 4 gatos em casa que não se cruzam com o meu cão, porque está na varanda (marquise fechada) e não deixo que se encontrem. E as mantinhas podem ser lavadas na nossa máquina de lavar ? A bactéria pode estar nas mantas claro, será que morre na lavagem a 60º ?
Estranhamente o Vet não me alertou para isto nem para dar banho com frequência.

Ana Luisa
mada10
Membro
Mensagens: 52
Registado: quarta jul 01, 2015 1:05 pm

sábado fev 13, 2016 11:22 am

O meu cão também está com um problema idêntico, não sei se é o mesmo fungo porque o vet ainda não concluiu qual. Provavelmente vai ter que fazer uma biopsia.Foi a duas consultas de momento estou a dar banho duas vezes por semana com um champô antifúngico e a tomar omnicutis e oralfungi. Já não se coça muito, mas a queda de pelo é intenso e está cheio de peladas que apesar de não estarem piores também não vejo grande melhoria. A pele onde não tem pêlo principalmente há noite parece ficar muito vermelha.Daqui a uma semana volta ao vet. Vamos ver.
anhuska7
Membro Júnior
Mensagens: 40
Registado: domingo fev 08, 2015 1:57 pm

quarta fev 17, 2016 2:13 pm

Boas,
JackTheRott peço desulpa pela abreviatur,a Dogue Alemão.
:lol:
Penso que o caso do meu bichinho, não seja tão grave assim, pois ele não tem mau cheiro, nem fridas e náo está medicado, toma apenas os banhos. Tem algumas peladas, que já mal se notam e imensaaaaa queda de pêlo, é de dar em louca com tanto pêlo. Realmente, não existe muita informação sobre a doença, mas o vet garantiu que não há perigo de contágio, quer para animais, quer para humanos.
Já me falaram também que para aliviar a comichão se pode por fenistil.
tuchoslindos
Mensagens: 6
Registado: quinta mar 01, 2012 10:46 pm
Localização: 2 gatos, 2 gatas e 1 cão lindos !

quarta fev 17, 2016 6:07 pm

Desejo que os vossos "bicinhos" estejam melhores. O meu cão, graças a Deus, só com os medicamentos, e 1 banho com o Sh Malacebe, está muito melhor, o mau cheiro desapareceu, não se coça mais, apenas lambe as vrilhas, onde ainda deve sentir algum desconforto. O Vet nem fez biópsia e acertou logo. Tenho sorte em ter um Vet muito experiente.
Gostava de vos dizer que qualquer shampoo para curar a malassézia seca muito a pele, então há quem use um hidratante (li nas pesquisas que eu fiz). Vou perguntar se o Fenistil é bom ?
Consegui saber também que este problema aparece porque o animal tem o sistema imunológico em baixo, ( malassezia que é um fungo que habita normalmente no corpo do animal, mas sem causar nenhum dano quando a imunidade está boa ) daí a importância de o fortalecer com aminoácidos e vitaminas. Com análises ao sangue vê-se como esta o sistema imunológico. Pois o problema por cá é conseguir ter dinheiro para tanta coisa, é tudo muito caro, mas quando amamos os nossos animais, fazemos das tripas coração :)
mada10
Membro
Mensagens: 52
Registado: quarta jul 01, 2015 1:05 pm

quarta mar 30, 2016 4:14 pm

Depois de ter feito a biopsia chegou se å conclusao que o problema é DEMODICOSE CANINA. Tem sido dificil. Está a tomar injecções mas ainda não se notam grandes melhorias. A queda de pêlo continua. As melhoras são portanto muito poucas
Responder

Voltar para “Cães”