Opinião alimentação cadelas esterilizadas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
marinac
Mensagens: 5
Registado: sexta abr 29, 2016 11:45 pm

quarta mai 04, 2016 2:17 am

Olá a todos

Sou nova no fórum (registo) mas já leio opiniões por aqui à algum tempo.

Gostava que me dessem opiniões sobre a alimentação das minhas cadelas, por favor.

Likas:
- porte pequeno
- raça indeterminada
- +/- 8 anos (diz a vet)
- veio para nós com +/- 7 meses já esterilizada

Estava a ficar um potinho (má ração por ignorância nossa), por isso tivemos de a colocar a dieta (recomendação da vet). Está a fazer a SPECIFIC weight control

Fluffy:
- diziam porte pequeno, entretanto está com +/- 6 meses e já é porte médio; vamos ver se fica pelo médio... Smile
- raça indeterminada, mas a vet diz que ela tem umas "misturas" que talvez passem pelo lavrador ou golden retrivier
- +/- 6 meses (diz a vet) e foi esterilizada na passada sexta-feira
- veio para nós com +/- 2 meses
- Está a fazer a Puppy with chicken e rice da Libra (foi-nos recomendada numa loja de animais, supostamente de confiança).

Então a dúvida é esta...
A Likas vai ter de continuar a dieta mas a marca é caríssima. Sei que até pode ser boa, mas não haverá uma também boa mas um pouco mais acessível?

Relativamente à Fluffy, levamos na cabeça da vet.
Ela disse que quando a operou, notou que ela já tinha gorduras no abdómen e que sendo ela tão novinha que temos de controlar ao máximo a comida.
Nós damos-lhe exactamente a dose que vem na embalagem (Libra), logo não sei como poderei controlar mais.
De qualquer forma, ela já nos disse, que a Fluffy terá de passar para uma alimentação adequada a cadelas esterilizadas.

Até aí tudo bem, mas sinceramente não consigo dar cento e tal euros de cada vez para as duas.

Por mim só lhes dava o melhor dos melhores, mas tudo tem que ser quantificado... e nós somos uma família de 6 (2 adultos, 2 crianças e 2 cadelas)...

Qual é a vossa opinião?

p.s.: sei que não apreciam muito que se coloque aqui marcas, mas entendo pouco de composições e desta forma, é mais fácil para mim; que sou uma leiga na matéria.
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quarta mai 04, 2016 6:58 am

Isso dos cento e tal euros, não há volta a dar, tem duas cadelas de faixas etárias e portes diferentes, portanto precisará sempre de duas rações.
6 meses é muito cedo para ir à faca... mas isso é outra conversa.
Eu também me deixava dessas mariquices da obesidades e tal. Basta uma ração normal apropriada para a idade.
A DDR que vem na embalagem não é uma lei, é mais um ponto de referência, agora se não está satisfeita com o resultado comece a tirar você as gramas da tal DDR, a fazer pequenos acertos até encontrar a quantidade certa para a sua cadela.
Eu, p.ex, quando apertava a sério com a minha cadela cheguei à DDR de +- 550 g no entanto na embalagem está lá 260 g.
Actualmente dou-lhe à volta de 300, 350 g, conforme o dia.
Isto é um processo relativamente lento que deve conjugar com exercício físico adequado para a idade, condições dos cães e do tempo. Para optimizar os resultados.
E se não há convêm haver disciplina alimentar, incluir biscoitos e mimos na DDR.
yc0ne
Membro
Mensagens: 98
Registado: terça nov 10, 2015 9:57 am

quarta mai 04, 2016 8:00 am

Pelo que posso partilhar, subscrevo a 100% a opinião do Botas96.

Pode optar por uma ração mais em conta e ajustar a dose diária aos cachorros exactamente como o Botas96 descreveu.

Para ração é tentar ver o que lhe convém, de acordo com a opinião do botas96, ignore o facto de ser wieght control. Dê apenas uma ração de qualidade normal para puppy ou junior dependendo da marca e ajuste. para de 8 anos, dê uma de mature que normalmente já são baixas em gorduras.

A nível de ração mais em conta e pela composição gosto da ração criadores da Tiendaanimal, estou satisfeito com o uso da mesma. Se dependesse de mim e sem restrição alguma financeira, para a mais velha daria a criadores mas para a cachorra daria algo melhor tipo taste of the wild ou outro tipo de ração super premium pelo menos durante o primeiro ano.

Isto é uma opinião, pode dar ambos criadores, que na minha opinião, é bom.
marinac
Mensagens: 5
Registado: sexta abr 29, 2016 11:45 pm

quarta mai 04, 2016 9:03 pm

Obrigado pelas opiniões.
As duas foram adoptadas através de associações.
A Likas já veio esterilizada, com +/- 7 meses.
A Fluffy veio para nós como 2 meses e com a condição de ser esterilizada entre os 6 e os 7 meses.
Relativamente ao peso, não acho a Fluffy gordinha. Aliás, desde o primeiro dia que reparamos (talvez seja arraçada de alguma raça) que ela tinha a pele abaixo do queixo mais "solta". Não sei se estarei a explicar bem. Fora essa pele, nota-se apenas que a pele entre as costelas e a vagina dela também dessa forma; mas não é de uma forma absurda.
Tenho lido várias opiniões e só tenho receio que determinadas marcas a coloquem com problemas gastrointestinais. É que ela esteve internada mal veio para nós (esteve muito mal), devido a lombrigas (verdadeiros monstros). Não tinha sido desparasitada até ao dia que a fomos buscar. Entretanto a bicharada começou a sair mas largaram toxinas que a deixaram muito mal.
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quarta mai 04, 2016 10:11 pm

A menos que esses problemas gastrointestinais sejam latentes e declarados, então prudência.
Se for só receio, então não há como experimentar. Em princípio, uma ração "premium" de manuntenção senior e outra junior (esta super premium de preferência) devem chegar prefeitamente.

Nas grandes superfícies só duas é que valem a pena, o resto é palha.
No resto, há muitas, umas válidas, outras desnecessárias.

Informe-se o melhor que puder ( mas também não se perca no meio da confusão que é) e decida-se.

Dos 100 euros não se safa, mas pode optar por estratégias para poupar, quando tiver as rações já bem implementadas.
P.ex. se comprar uma saca para a Likas de 7.5 kg ou de 15 kg e a mesma durar 2 ou 3 meses e se a mesma custar... vá, por alto, 70 euros ( já é preço de super premium) já lhe vai sair a 35 euros mês ou até menos. E a prazo pode até gastar menos do que em sacas mais pequenas por igual período.
E a mesma coisa para a outra.
Bem, talvez isto ajude.
Última edição por botas96 em quarta mai 04, 2016 10:25 pm, editado 1 vez no total.
marinac
Mensagens: 5
Registado: sexta abr 29, 2016 11:45 pm

quarta mai 04, 2016 10:20 pm

Muito obrigada
Realmente é de uma pessoa se perder.
É uma confusão...
E depois ouvimos a vet, mas entretanto vem outro e diz que há mais acessível e com qualidade similar... e depois dizem-nos que é tudo marketing... :D
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quarta mai 04, 2016 10:40 pm

Ouça o vet, ouça os outros, "atire-se à confusão" (leia), tudo isso é necessário para formar a sua opinião e decidir-se como deve ser, o melhor que pode.
Para não seguir cegamente o que lhe dissem. Ao pesquisar as suas fontes, tenha sentido critico para não se ver às tantas "entincheirada" num dos lados da "barricada".
Estou-lhe a disser isto, porque o tópico das rações é extremamente controverso, mas assim que puser o "pézinho na água" vai perceber.
Seja em grupos do facebook
Seja aqui.
Seja em certos sites.
etc, etc.
Dentro das premium ou das super premium, quem lhe vai disser que presta ou não, vão ser as suas cadelas. A opinião delas é a que conta mais.
Pelos resultados observados.
Responder

Voltar para “Cães”