Luta Gatos "manos"- Ajudem-me :(

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
NessieG
Membro Veterano
Mensagens: 451
Registado: segunda set 14, 2009 8:38 am
Localização: 3 gatinhos:Buffy;Mia;Simão e 3 porquinhas da india: Pitchu, Blitzen e Vixen

quarta mai 25, 2016 9:04 am

Bom dia,

Desculpem já de partida pelo longo post, mas acho que só assim consigo explicar a situação toda.

tenho 3 gatos, todos castrados/esterilizados.
1macho o Simão, uma femea preta, a Mia, e uma calico, a Buffy (a calico, como é obvio foi sempre a manda chuva da casa).
O Simão e a Buffy nunca foram os melhores amigos, mas também nunca foram inimigos, não estavam sempre juntos, mas nos dias frios lá estavam juntinhos a dormir, de resto cada um no sei espaço.
Mas a Buffy e a Mia sempre foram as maninhas e sempre dormiram juntas, agarradinhas uma à outra.
A Mia sempre se deu com todos, mas lá de vez enquanto quando se fartava de estar a lamber o Simão chateava-se com ele e dava-lhe uma patada, nestas alturas a Buffy ia sempre defender a Mia e por ordem, mas nunca houve nada agressivo.

No final de março numa noite normal às outras, com todos a dormir juntos cnc, começaram à luta, como nunca tinham lutado antes... Separamos logo.
Dia seguinte estavam normalíssimos.
Passado uma semana, depois de termos dado a refeição da tarde, a Buffy e o Simão começaram à luta daquelas terriveis. Entretanto a Mia já se tinha envolvido na luta e no fim estava ela e a Buffy a lutar. Separamos todos.
O Simão cheio, cheio de medo, ficou horas agachado debaixo da sanita.
A Buffy e a Mia passado umas horas estavam bem, assim como a Mia e Simão, este mais calmo, mas nervoso à mesma.
Mas a Buffy assim que via o Simão assanhava-se logo para ele.

Fizemos como as regras dizem, separamos eles durantes dias, iamos trocando dos sitios, começamos a junta-los às refeições, brincávamos separadamente, até sentirmos eles mais à vontade começámos a bricnar com eles juntos... e começaram a estar mais à vontade.

Isto num periodo de 1 mes conseguimos que a Buffy e o Simão estarem à vontade num mesmo sitio (apenas o fazemos quando estamos em casa, de resto sempre separados). Mas ainda houve uns momentos de tensão, principalmente quando o Simão demonstrava "medo" para a Buffy e os tinhamos de separar.
E também houve mais 1 luta ou outra, não tão má como a 1ª, mas acabava sempre da mesma forma a Mia a lutar com a Buffy, mas passado umas horas era como se nada fosse com as duas, voltavam ao normal.

No principio desde mes conseguimos que quase houvesse paz entre eles, houve 1 dia que esquecemos deles e ficaram todos juntos, e quando chegámos a casa estavam todos na mesma cama a dormir.

Passado uns 15 dias em "paz", a guerra começou. E é aqui que vos peço ajuda!


começou a haver uns momentos de tensão que começamos a ter a sensação que era a Mia que começava, mas depois a Buffy dirigia para o Simão.

Sábado passado a Mia dormiu com o simão cnc na cama, por volta das 6h da manhã o meu marido foi buscar a Buffy que dormiu com todos nós, e até o meu marido voltar a levantar-se para tratar do pequeno almoço deles, estavam todos em paz.
O meu marido tratou do pequeno almoço, foram todos comer, elas voltaram para a cama para ao pé de mim, e quando o simão voltou a luta começou novamente!

Separamos eles todos, passado umas horas juntámos o simão e a Mia e assim ficaram de manhã.

à tarde voltámos a juntar a Mia à Buffy, a Mia estava normal, mas até que a se foi deitar no sofá e a buffy foi para ao pé dela (já se tinham cruzado e cheirado e nada tinha acontecido), a Mia de repente assanhou-se para a Buffy.
Voltámos a por a Mia junto o Simão.
à noite, iamos novamente dormir com a Mia e o Simão, já estavamos todos deitados, passado uns 10min o Simão saiu da cama para ir beber água, quando voltou a Mia assanhou-se para ele.

E assim tem acontecido, desde então estão os 3 sempre separados, porque a Mia do nada, depois de estar muito bem com eles, e sem qualquer tipo de instigação dos outros (os outros muitas vezes nem percebem o que se passou) a Mia assanha-se e começa a "rosnar" para eles.
Já alguns dias está separada deles, hoje ela fugiu da porta e já foi a correr sempre a assanhar, ainda mais violenta que antes..

E eu não percebo o porquê, do nada assanhar-se para eles.... quando esteve minutos bem e de repente deixa de estar.

Pode haver um factor, a Mia anda com uma colite desde fevereiro, anda a ser tratada, e esta sexta vai fazer uma endoscopia (andei a evitar e com o conselho do vet andámos a testar várias coisas para resolver).

será que é por estar doente que anda stressada???
Será que agora depois destas lutas ela começou a ficar com medo dos outros e começar a ser agressiva??

Faço bem em ela estar completamente isolada dos outros??

Eu mandei vir agora o novo Feliway, o Feliway Friends, que é indicado para estas situações, espero que ajude em alguma coisa.
Porque me sinto completamente impotente. A Buffy e a Mia sempre foram muito amigas e vê-las assim custa-me imenso.

Além de sentir que eles andam super triste por estarem sozinhos, tanto a Mia e a Buffy que sempre fizeram companhia uma à outra. A Mia, mia imenso quando a deixo no quarto e vou para a Sala, a buffy fica na porta da Mia a olhar para a porta pq sabe que a Mia está lá.
A Buffy agora anda sempre a dormir numa caixa alta que temos na sala sempre sozinha.

E eu ando super triste sem saber o que fazer com eles :'(.

Talvez devesse ir a um especialista comportamental, mas neste momento não tenho mesmo dinheiro para isso :( :(. Por isso peço-vos a vossa ajuda nesta situação.


obrigada,
Vanessa
<p>Uma gata &eacute; uma princesa de casaco de peles.</p>
NessieG
Membro Veterano
Mensagens: 451
Registado: segunda set 14, 2009 8:38 am
Localização: 3 gatinhos:Buffy;Mia;Simão e 3 porquinhas da india: Pitchu, Blitzen e Vixen

quarta mai 25, 2016 10:25 am

Só uma nota sobre a colite da Mia, ela está extremamente bem, come bem, o pelo está excelente, e as fezes têm melhorado, já teve diarreia com grandes gotas gotas de sangue, a passar para fezes com muito muco com algum sangue.
Neste momento tem ligeiramente muco, fezes verdes e muito muito pouco sangue.

Daí termos feito várias tentativas antes de fazermos a endoscopia (sempre decisões tomadas junto com o Vet).

E uma vez que ela esteve sempre animada, nunca mostrou sinais de estar "mais calma" que o normal, nunca associei as lutas a ela estar assim.
Mas agora nesta fase em que supostamente está melhor do que estava antes está mais "nervosa" fico na duvida se será mesmo de estar doente.

Mas a minha esperança é que seja, porque assim poderá vir a calmar-se mais facilmente (espero)

:(
<p>Uma gata &eacute; uma princesa de casaco de peles.</p>
Responder

Voltar para “Gatos”