Tartarugas... Macho ou fêmea?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Tartaruga De Faces Rosadas! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
anacs
Membro
Mensagens: 92
Registado: segunda ago 09, 2004 12:06 am
Localização: Cão: Pequinês (Boqui)

quarta ago 11, 2004 2:33 am

Uma informação muito interessante que, provavelmente, já será do conhecimento da maioria...
O modo de saberem se têm um "tartarugo" ou uma tartaruga é olharem para o comprimento das unhas! O "tartarugo" tem as unhas muito compridas, enquanto que a tartaruga as tem mais curtinhas!

Achei engraçado descobrir isto, pois o meu namorado tinha uma tartaruga com o nome de Fred e viemos a descobrir que ele era uma ela e, portanto, não Fred mas sim "Freida" - por assim dizer.

Quem nos explicou foi uma das responsáveis pelo Parque Zoológico de Montemor-O-Velho, que tem um lago cheio de tartarugas de diversas idades e tamanhos.
Por falar nisso, é um Parque lindíssimo se estiverem interessados em vê-lo. E, não fui paga para o dizer, é mesmo a minha opinão.

;)
AfonsoBorges
Mensagens: 7
Registado: quarta dez 01, 2004 2:04 pm

quarta dez 01, 2004 4:30 pm

mas eu pensava q apenas dava para identificar o sexo a partir dos 5 anos de idade. nao e assim? eu tenho as minhas taratarugas a poco tempo e sou ainda um pouco inexperiente
anavet
Mensagens: 1
Registado: sexta fev 20, 2004 6:53 pm

quinta dez 02, 2004 10:49 pm

olá. Para se ver se uma tartaruga é macho ou fêmea, temos de procurar as diferenças que estão relacionadas com os caracteres sexuais secundários, ou seja: características que surgem após a puberdade. Tal como nas pessoas, essas características aparecem após o início da produção de hormonas e vão acentuar as diferenças entre machos e fêmeas- os rapazes passam a ter barba, voz mais grossa, pêlos no corpo, ... ; as raparigas ganham formas mais arredondadas, crescem os seios, ...
Nas tartarugas as características que vão distinguir os machos das Fêmeas também só surgem depois destas atingirem a maturidade sexual , que pode variar de espécie para espécie e também com as condições de alojamento e alimentação. Pode dizer-se que de um modo geral uma tartaruga com mais de 12 cm de carapaça já se tornou adulta, e apesar de continuar a crescer, já se vão notando as características sexuais.
Macho: unhas mais longas, plastron (parte inferior da carapaça) côncavo, saída da cloaca (abertura anal e genital) mais "á ponta" da cauda.
Fêmea: plastron plano, cloaca situada mais próximo da carapaça- esta característica só se vê bem comparando duas...
Boa sorte e boas sexagens.
Ana
AnaMSYPinto
Mensagens: 1
Registado: sexta ago 05, 2011 2:35 pm

segunda ago 08, 2011 8:07 pm

quando comprei a minha Tartaruga Hieroglífica disseram-me que era macho porque tinha manchass na parte debaixo da carapaça... provavelmente não é verdade , visto que talvez ma quisessem vender. :twisted: A minha ainda nem uma semana tem mas é bastante hiperactiva : anda de um lado para o outro , trepa as pedras e fica longos tempos a apanhar banhos de sol , o "problema" é que ainda não comeu... será que há algum problema :idea: ? :oops: a minha prima comprou uma no mesmo dia , no entanto são o contrario em tudo! Será que as tartas tambem tem personalidades? =D
:idea:
Beijinhos
Agradecia que me respondessem.
Responder

Voltar para “Tartaruga De Faces Rosadas”