a minha gata está com o cio...e eu estou a perder a paciência!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Diogo
Mensagens: 2
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça jan 22, 2002 12:47 am

já nao aguenta tanta miadeira, e o rabinho sempre espetado para o ar, é a primeira vez que ela está assim; há algum remédio?
Florinda
Membro Veterano
Mensagens: 764
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am
Localização: gatos (16); aves

terça jan 22, 2002 1:26 am

Olá

O único remédio é a esterilização!
Há gatas que têm cios discretos, e, se não saírem à rua nem conviverem com gatos macho, até nem precisam de ser esterilizadas. Mas há outras que são umas chatas e não deixam dormir ninguém.

Uma das gatas da minha irmã mais velha passava 350 dias por anos com o cio (não estou a exagerar), dando com ela em doida. A gata era super magra, porque desgastava-se literalmente por causa do cio! A última vez que a gata tirou férias, foi esterilizada. Remédio santo. Até já está mais gordinha. Agora já se parece com uma gata. :lol:

Fique bem

Florinda
Vaboufleur
Mensagens: 5
Registado: terça jan 22, 2002 12:29 pm
Localização: gatos himalaia, persa, siamês e angora. Cachorro: Coli, Canário e Esquilos da Mongólia

terça jan 22, 2002 1:18 pm

[quote=Diogo]
já nao aguenta tanta miadeira, e o rabinho sempre espetado para o ar, é a primeira vez que ela está assim; há algum remédio?
[/quote]

Diogo, tive dois problemas como estes: Na primeira vez, minha gata estava igual a sua, não dormia mais, levei a um veterinário, que indicou um remédio para cortar o sio, minha gata morreu de reação alérgica.
na segunda vez, minha outra gata, tbem me deixava maluca, eu era contra castrá-la, mas o fiz. Foi a melhor coisa, ela esta mais dócil comigo e com os outros gatos. Te aconselho a não usar remédios. Ou de carinho, passando a mão na barriga dela, ou leve a um veterinário para castrá-la.
flaxodude
Membro
Mensagens: 73
Registado: terça jan 15, 2002 10:49 pm
Localização: 1 teckel, 3 gatos, 2 tartarugas, 1 coelho angorá

quinta jan 24, 2002 11:06 pm

8) 8) :evil: ha ha ha..nao sabias antes de ter adquirido a gatita que isso ia acontecer?? mas deixa lá ..isso tem remédio..é a esterelização, desconheço qq medicamento eficaz mas se nao estás interessado que o teu gato tenha filhotes é a melhor alternativa.
caso contrário arranja lhe um namorado e espera plos resultados..em vez de um ficas com a casa cheia de gatos.. :p
olha..se optares pela esterelização não caia no erro de dar 40 cnts pela operação... juntas o útil ao agradável e fazes te sócio da catus e obténs gandes descontos em determinadas clinicas da especialidade.
se estiveres interessado podes contactar me :!:
tb tenho gatos mas felizmente ainda são pequenitos e ainda não sei o que é o cio na práctica..
passa bem e felicidades!!
8)
Flora
Membro Veterano
Mensagens: 417
Registado: terça mai 06, 2003 2:02 pm
Localização: 3 gatos(Pirilampo,Jasmim e Nina) e 3 peixes(Shizuka,Silver e Preta)
Contacto:

quarta mai 07, 2003 3:03 pm

:roll: 8) :p :p Quando a escolheste devias ter te lembrado que as gatas têm cios :!: :?: :!: :?: :!: :?:
:idea: Se achas que os cios dela são incómodos estiriliza-a!!!

Mas se não quiseres........ terás de passar anos sem dormir sossegado!!!!! :o :o :o :o :o


Boa sorte,Diogo!!!!! :p :p :p
Jolie602
Membro Júnior
Mensagens: 47
Registado: quarta mai 07, 2003 10:48 am

quarta mai 07, 2003 3:14 pm

Esterilizar é a melhor solução. Mas só depois de lhe passar o cio!
Entretanto se a coisa tá mesmo má, aconselho a ires ao Vet e comprar Vetranquil que são uns calmantes próprios para animais. Dás 1/4 do comprimido e ela fica mais calma. Mas isto não é sistema, até porque eles sob o efeito perdem o controlo da segunda palpebra e pode fazer-te impressão. De qualquer maneira não arranjes o medicamento sem falar com o Vet. Isto foi só uma ideia para uma solução temporária.
GUISMO
Membro Veterano
Mensagens: 211
Registado: sexta mai 24, 2002 1:09 pm

quarta mai 07, 2003 3:33 pm

Olá, realmente percebo muito bem o que está a passar.
O melhor conselho é realmente a esterlização, mas para que enquanto isso não acontece consiga controlar a situação, compre Piludog numa farmácia e de-lhe 1/2 comprimido ou 1 que fará efeito cortando-lhe o cio.
Não de deve dar este comprimido aos gatos mas como será provisório não vejo qualquer problema ( os problemas que podem surgir são a longo prazo os quistos ) por isso não tenha problemas, de-lhe agora e depois opte pela esterlização e acho melhor quando for para esterlizar a levar com o cio ao contrário do que já aqui lhe disseram, porque a minha gata tem que ir novamente para ser esterlizada porque não ficou em condições, ficou com tecido ovárico por baixo dos ovários o que apesar de estar esterlizada e não ficar prenha tem cios e muito prolongados.
Por esta razão o vet. disse-me que quando ela fosse re-operada tinha que a levar num periodo de cio para que esse tecido estivesse mais saliente.
conselho de amigo não corra o mesmo risco que eu corri, porque vou ter que passar por tudo outra vez.
Boa sorte,
Kathleen
Membro Veterano
Mensagens: 5273
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta mai 07, 2003 8:51 pm

Olá

Pois, quando se adquire um animal convém pensar em tudo e as gatinhas com o cio são um caso complicado. Os cios se não existir fertilização tornam-se cada vez mais frequentes.
Convém estrelizar a gata. Antes de tudo porque deixa de ter cios e depois por questões de saúde. As gatas quando não são estrelizadas têm uma maior tendência para desenvolver tumores.
Pode tentar ajudá-la agora tentando aliviar um pouco o "sofrimento" com um cotonete ou um termómetro, mas com cuidado para não a magoar, são conselhos dados pelo vet.
Quanto a estrelizar na altura do cio eu não estou bem certa...

Beijokas
Kathleen
Pereira
Membro
Mensagens: 98
Registado: segunda mar 11, 2002 10:42 pm
Localização: 1 gato siamês,3 gatas,siamesa,europeu e tartaruga

quarta mai 07, 2003 10:53 pm

Esterelização logo que possível. Minha gata foi operada sexta-feira depois de 3 ou 4 cios, só porque me apavorava a idéia de cortarem a barriguinha dela e, tive uma amiga que perdeu a sua gata devido à alergia a anestesia. Por isso que operei + tarde, mas vale a pena!
Próximo mês vou esterelizar a minha outra gata.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Mensagens: 8292
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quarta mai 07, 2003 11:06 pm

Kathleen Escreveu: .
Pode tentar ajudá-la agora tentando aliviar um pouco o "sofrimento" com um cotonete ou um termómetro, mas com cuidado para não a magoar, são conselhos dados pelo vet.
Que raio de veterinário dá essa indicação ? Só podia estar no gozo.



Flaxodude...obarato pode sair caro. Nem todas as intervenções são feiats com os mesmos meios, e qusnto mais baratucho, regra geral mais perigoso é...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Kathleen
Membro Veterano
Mensagens: 5273
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta mai 07, 2003 11:31 pm

Olá

Vasco não não foi no gozo, eu posso eventualmente não me ter explicado bem. O que o veterinário explicou a uma amiga minha que tem uma gatinha já com o cio, foi que ela podia tentar masturbar a gatinha com um cotonete ou um termómetro com cuidado para não a ferir ou magoar. Ela fica um pouco mais aliviada e sossega mais. A minha amiga fez isso à gatinha e ela sossegou.

Beijokas
Kathleen
Jolie602
Membro Júnior
Mensagens: 47
Registado: quarta mai 07, 2003 10:48 am

quinta mai 08, 2003 8:55 am

Guismo,

Pelo amor de Deus não aconselhe ninguém a ir esterilizar uma gata com cio!!!!
O que aconteceu à sua foi que o Vet não a operou em condições e deixou escapar tecido dos ovários ou então, e isso é pior, foi como aconteceu à minha, as hormonas levam tempo a passar depois da esterilização quando a gata é operada com cio ou a entrar nele, e pode acontecer que depois ela apresente sinais de cio. O seu Vet fez uma ecografia à sua gata para ver se havia mesmo tecidos que escaparam à primeira operação? Tenha cuidado com isso.
Esterilizar uma gata com cio ou a entrar nele é mais complicado para o Vet pois há no organismo da gata mais fluxos, mais irrigação sanguínea os vasos estão mais dilatados e é mais complicado "ver" bem o que lá está dentro e ter a certeza que se retirou tudo (isto em termos muito simplistas).
É só a minha opinião e baseada no que me aconteceu e no que a Vet me explicou.
Bjokas
Jolie
Jolie602
Membro Júnior
Mensagens: 47
Registado: quarta mai 07, 2003 10:48 am

quinta mai 08, 2003 9:06 am

Guismo, outra coisa:
Não se aconselha calmantes de cães a gatos! Eu falei no Vetranquil porque foi a minha vet que o receitou à minha gata! E depois, você aconselha 1 comprimido inteiro para dar à gata?!!!! Já pensou que a gata é o primeiro cio que tem logo deve ter uns 6 ou 7 meses e ainda é pequena?! A minha tinha 8 meses quando a vet me aconselhou o vetranquil e disse-me para lhe dar 1/4 de comprimido!!!! Com os seus conselhos ainda mata a gata!!!
Medicação deve ser sempre receitada pelo Vet! Sempre. Eu só falei no Vetranquil para dar uma ideia de solução temporária e frisei que devia ir falar ao Vet antes de lha administrar.
GUISMO
Membro Veterano
Mensagens: 211
Registado: sexta mai 24, 2002 1:09 pm

quinta mai 08, 2003 1:48 pm

cara jolie, o Piludog não é um calmante mas sim um contraceptivo para cães e gatos e como tal retira os cios, não sou MALUCA e sei muito bem o conselho que dei, o único senão que este comprimido tem é quando usado a longo prazo poder provocar quistos ok? Foi um conselho de urgência, e mais a mais gosto imenso de animais para que da minha boca pudesse sair um conselho que poderia provocar a morte da gata.
Quanto à operação sim a minha gata fez ecografia e citologia vaginal porque o local onde a levo é considerado um dos melhores aqui na zona Norte apesar de também de tambem poderem cometer erros, afinal errar é humano não?
A Rita quando foi ser esterlizada não estava com o cio até porque com o piludog em 4 anos ela nunca os teve.
Agora tem que ir numa altura de cio para que esse dito tecido esteja saliente.
Jolie602
Membro Júnior
Mensagens: 47
Registado: quarta mai 07, 2003 10:48 am

quinta mai 08, 2003 2:15 pm

Eu acho que não a chamei maluca, mas pronto...
Não sabia que era contraceptivo. Eu a minha gata esterelizeia-a logo antes do 1º cio porque isso não estou familiarizada com as marcas das pílulas. Como não especificou e estavamos a falar de calmantes, assumi que fosse também. As minhas desculpas.
Quanto à sua opinião de esterilizar com o cio, mantenho a minha opinião que já justifiquei.
Responder

Voltar para “Gatos”