Como dar banho, tratar e preparar um gato Persa

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
ssequeira
Membro Veterano
Mensagens: 361
Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am
Localização: Pastor Alemão, Braco Alemão e Persa

sexta dez 23, 2005 4:01 pm

Petruska Escreveu: Se bem li há criadores que usam Fairy para dar banho aos gatos e depois é que aplicam o champoo indicado para gatos... :? Não quero estar a afirmar nenhum disparate mas comigo não faço isso. ;)
Sim, Petruska, é prática comum não só dos criadores mas também de donos de persas de companhia. É uma forma eficaz e segura de eliminar a oleosidade dos pêlos. Tente usar nos seus gatos e depois diga-nos se não nota a diferença. ;)
ssequeira
Membro Veterano
Mensagens: 361
Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am
Localização: Pastor Alemão, Braco Alemão e Persa

sexta dez 23, 2005 4:11 pm

:oops: :oops: :oops:

Respondi à Petruska e esqueci-me de agradecer a Uai Mori pelas suas valiosíssimas dicas. Já imprimi uma cópia e guardei o tópico nos meus favoritos. ;)
uaimori
Membro Veterano
Mensagens: 1532
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm
Localização: gatos

sexta dez 23, 2005 10:00 pm

ssequeira Escreveu: :oops: :oops: :oops:

Respondi à Petruska e esqueci-me de agradecer a Uai Mori pelas suas valiosíssimas dicas. Já imprimi uma cópia e guardei o tópico nos meus favoritos. ;)
Obrigado,... fiz o tópico com gosto exactamente para o usufruirem conjuntamente com os vossos animais, esses sim é que o apreciarão mais, aproveitem se o entenderem,... claro. ;)

Haaaaaaaaa,... já me estava a esquecer, Petruska, o fairy, não é perigoso, mas é perigoso, ainda não ter operado o seu gato á hérnia abdominal que tem,... que devia ter sido operado aos 6 meses e ele já tem para aí uns 3 anos ou mais não é??

Quando se está muito tempo com um animal nessas condições pode aumentar, haver um estrangulamento, do intestino e o animal morrer,... pelo que me disse por pm, a sua preocupação foi ter achado o preço da cirurgia caro, mas não é, foi esse o preço que eu paguei, 80 euros há 5 anos atrás,...

Digo-lhe isto porque como é uma pessoa muito preocupada e zelosa, perceber bem que o fairy é um mal menor,... :D ;)
Petruska
Membro Veterano
Mensagens: 498
Registado: segunda abr 28, 2003 11:16 am

terça jan 10, 2006 1:55 pm

:oops: Desculpem, só agora pude cá vir e mesmo assim tive dificuldades em aceder e reponder. :oops:

Pois é gente, mas faz-me confusão usar detergente... :? Mas se o dizem que alguns usam "fairy" ok.

Provavelmente não vão gostar do que vou dizer:

Nunca dei banho aos meus gatos exepto uma vez o Torby que foi no Vet. por um profissional (tinha criado nós nas costas). Por conselho do Vet. para eles basta dar umas boas escovadelas, arejar o pêlo e uma potalcada. Francamente tem resultado, eles não se sujam porque estão sempre dentro de casa. Algum descuido na liteira, um dodt ou água de rosas com umas ecovadelas e pó de talco, resulta.

São apenas gatinhos de companhia, não vão a exposições.

Nunca se aperceberam daquela situação em que gato larga aquele cheiro típico? Entra-se numa casa de pessoas que têm gatos e sente-se aquele cheiro típico a gato. Dá-me a impressão que quanto mais se dá banho a um gato, mas ele cheira a gato. Creio que é mais forte ainda nos comuns europeus. Felismente a minha casa não cheira a gato (não sei se tem a haver por serem persas).

uaimori, o meu Torby já foi operado à hérnia humbilical, correu tudo bem. Apesar dos nervos dele e um desarranjo intestinal pelas visitas ao Vet. Ele está bem. Pode visitar a companhiadosanimais e ver o historial. ;)
XenaBastet
Membro Veterano
Mensagens: 1250
Registado: terça set 14, 2004 4:16 pm

terça jan 10, 2006 5:06 pm

uaimori, parabens pelos seus meninos.
Não me leve a mal, e sem kerer "bagunçar" o k escreveu, até pk axei bastante pedagogico apesar de não ter um persa.
Mas não consegui evitar de me lembrar de uma brincadeira k me enviaram por eu ter uma gatinha, não concordo nada com o texto mas confesso k me ri bastante com este humor um bocado negro.
Aki vai, junto com desculpas pelo testamento:
"Há quem diga que os gatos não precisam de tomar banho. Dizem que os gatos se lavam a eles próprios com a língua. Dizem que os gatos têm uma enzima especial na saliva que funciona como um sabonete que limpa até os bocados de sujidade mais entranhados.
Passei a maior parte da minha vida a acreditar nisso tudo.
Tal como todas as pessoas que acreditam nisto, pude constatar que os gatos não são assim tão “limpinhos”, já que nos cantos da garagem cheirava a gato e o tapete da sala estava cheio de pelo de gato.
Chega a uma altura em que um homem tem de encarar a realidade: em que temos de fazer exactamente o contrário do que as outras pessoas pensam e dizem: “ Este gato cheira a caca de porco ao sol num dia quente no Alentejo.”
Quando esse dia chegar a vossa casa, tal como chegou à minha, tenho alguns conselhos para vos dar quando pegarem no vosso felino debaixo do braço e o levarem para uma banheira: Saibam que apesar do gato ter a vantagem de ser mais rápido e de não ter qualquer consideração pela vida dos humanos, nós teremos sempre a vantagem da força. Mentalizem-se que a escolha do campo de batalha é uma vantagem. Não tentem dar-lhe banho numa área aberta onde ele pode forçar-vos a persegui-lo. Escolham uma casa de banho bem pequenina. Se tiverem uma casa de banho grande, recomendo que entrem dentro da banheira com o gato e fechem as portas de correr, tal como se fossem tomar um banho. (Uma simples cortina de banho não serve. Um gato doido pode rasgar uma cortina com revestimento triplo mais rapidamente que uma bala).
Saibam que um gato tem garras e não hesitará a remover-vos toda a pele do vosso corpo. A nossa vantagem aqui é a de que somos mais espertos e sabemos como nos vestir para nos protegermos.
Recomendo um fato de macaco enfiado numas botas de borracha altas, um par de luvas iguais às do talho (em ferro) e um capacete.
Estejam preparados para tudo antecipadamente. Não há tempo para ir buscar uma toalha quando temos um gato a escavar um buraco no nosso fato de macaco. Encham a banheira. Certifiquem-se de que a garrafa de champô está “à mão”. Certifiquem-se também se a toalha está num lugar onde a possamos ir buscar, mesmo que estejamos deitados de costas dentro de água.
Usem o elemento surpresa. Peguem no gato carinhosamente como se o fossem levar para lhe dar de comer. (Os gatos não vão estranhar a vossa vestimenta. Eles normalmente não estão muito interessados em moda). Uma vez dentro da casa de banho, a velocidade é o essencial para a sobrevivência. Num movimento rápido, fechem a porta da casa de banho, entrem na banheira, deslizem a porta até fechar, mergulhem o gato na água e esfreguem-no com champô. Acabámos de começar os mais selvagens 45 segundos das nossas vidas.
Os gatos não têm pegas. Adicionando o facto de estarem ensopados em champô, o problema aumenta radicalmente. Não esperem conseguir segurá-lo por mais de 2 ou 3 segundos de cada vez. Quando o tiverem na mão, não se esqueçam de lhe deitar mais um pouco de champô e de esfregar que nem doidos. Ele acabará por se soltar e cair na água, lavando o champô.
De seguida, o gato deverá ser seco. Quem dá banho a um gato pela primeira vez pensa sempre que esta será a parte mais difícil da tarefa, porque os humanos normalmente já estão completamente estafados nesta altura, enquanto que os gatos ainda só estão no começo. No entanto, a secagem é relativamente simples comparado com aquilo pelo que já passámos. Isto deve-se ao facto de nessa altura o gato estar semi-permanentemente fixo na nossa perna direita. Apenas temos de tirar a rolha da banheira com o pé, pegar na toalha e esperar. (Ocasionalmente, o gato poderá subir para cima do capacete. Se isto acontecer, o melhor a fazer é abanar a cabeça até ele se voltar a agarrar à perna).
Depois da banheira estar vazia, basta inclinarmo-nos e secar o gato.
Dentro de alguns dias o gato já estará relaxado o suficiente para ser removido da nossa perna.
Normalmente não te dirá nada pelo menos durante 3 semanas e passará o tempo sentado de costas para ti.
Nesta altura assumes que ele estará zangado contigo. Não é o que normalmente acontece. Ele está apenas a engendrar maneiras de derrubar as tuas defesas e lesionar-te de forma permanente para o resto da tua vida na próxima vez que decidires dar-lhe um banho.
Mas ao menos sabemos que ele cheira muito melhor."
Turrinhas
uaimori
Membro Veterano
Mensagens: 1532
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm
Localização: gatos

terça jan 10, 2006 10:16 pm

XenaBastet Escreveu: uaimori, parabens pelos seus meninos.
Não me leve a mal, e sem kerer "bagunçar" o k escreveu, até pk axei bastante pedagogico apesar de não ter um persa.
Obrigado,... mas todos estamos de parabéns pelos nossos meninos, se os tratarmos como eles o exigem,...

Eu gosto de uma boa brincadeira,...não gosto é de algarviadas ;)
Petruska Escreveu: :oops: Desculpem, só agora pude cá vir e mesmo assim tive dificuldades em aceder e reponder. :oops:.
Eu estava preocupadíssima ,... :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll:
Petruska Escreveu:Pois é gente, mas faz-me confusão usar detergente... :? Mas se o dizem que alguns usam "fairy" ok.
:roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll:
Petruska Escreveu:Provavelmente não vão gostar do que vou dizer:

Nunca dei banho aos meus gatos exepto uma vez o Torby que foi no Vet. por um profissional (tinha criado nós nas costas). Por conselho do Vet. para eles basta dar umas boas escovadelas, arejar o pêlo e uma potalcada. Francamente tem resultado, eles não se sujam porque estão sempre dentro de casa. Algum descuido na liteira, um dodt ou água de rosas com umas ecovadelas e pó de talco, resulta.

São apenas gatinhos de companhia, não vão a exposições.
:roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll:

Olhe nem gosto nem desgosto,... é consigo,...agora:

E o facto de serem de companhia,... não devem estar limpos?????

Não sabe que o pó talco é péssimo, não deixa a pele respirar e seca-a,... será que ainda não percebeu????? havia de levar um persa com pó talco a um Juíz, que ele lhe dizia,... o gato era logo desclassificado e ouvia um sermão daqueles, pela forma como levava o gato. Não sabe, que há produtos que o substituem e que nutrem o pêlo, como o condicionador,...

Pois isso é porque o seu vet, não percebe nada de persas, ele é vet, não é cabeleireiro de animais pois não???, tem é que perguntar, a um vet que lide e trate normalmente persas, como por exemplo o Dr Rui Almeida e o Dr Luís Chambel, concerteza, pois eles por exemplo são a favor do banhos,...
A maior parte dos Vets, está habituado aos euiropeus, que em muitas coisas não são iguais aos persas,... eu por exemplo não levo uma gata minha fazer uma cesariana, a qualquer vet,... levo a um que esteja habituado a lidar com fêmeas persas, que quer se queira quer não não reagem como uma europeia, a rapidez com que se tem que actuar e a forma, numa inércia uterina numa persa e, numa europeia, não é a mesma coisa,...
Petruska Escreveu:Nunca se aperceberam daquela situação em que gato larga aquele cheiro típico? Entra-se numa casa de pessoas que têm gatos e sente-se aquele cheiro típico a gato. Dá-me a impressão que quanto mais se dá banho a um gato, mas ele cheira a gato. Creio que é mais forte ainda nos comuns europeus. Felismente a minha casa não cheira a gato (não sei se tem a haver por serem persas).
:roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll:

Se a sua casa cheira a gato não sei,... nunca fui lá,.... mas o seu gato de certeza que não cheira a água de malvas,...isso que disse é um dos maiores disparates que ouvi nos últimos tempos, já cheirou um persa que esteja numa exposição?deve cheirar bem diferente do seu Torby,...o que faz uma casa cheirar a gato ou não é a higiene,....
De qualquer forma, deve ser muito desagradável dormir com um gato na cama, e fazer festas, que não toma banho,... já agora porque não faz o mesmo consigo, em vez de lavar o cabelo,...e tomar banho, coloque pó talco,...Fazia-se assim há uns séculos atrás,também corria o esteriótipo que o banho fazia mal ás pessoas,...mas não era mais que ignorãncia,... que trouxeram problemas de saude,... depois estranham que os animais apanhem dermatites ou fungos,...
Petruska Escreveu:uaimori, o meu Torby já foi operado à hérnia humbilical, correu tudo bem. Apesar dos nervos dele e um desarranjo intestinal pelas visitas ao Vet. Ele está bem. Pode visitar a companhiadosanimais e ver o historial. ;)
:roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll:

Aproveite então o tópico para perguntar lá, sobre o banho,... pode ser que consiga aprender alguma coisa,...porque aqui na arca,... já vi que não,... pode ser que lá lhe façam um desenho melhor para ver se consegue,...eu já lhe expliquei, com todos os pormenores,... como se fosse muito burra,... mais não consigo fazer,...

:roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll:
Petruska
Membro Veterano
Mensagens: 498
Registado: segunda abr 28, 2003 11:16 am

quarta jan 11, 2006 10:39 am

Este forum é sempre a mesma palhaçada. ;) O que a gente se diverte aqui. :lol:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

quarta jan 11, 2006 5:45 pm

DUUUUUUUUUHHHHHHHHHHHHHHHHHH !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Imagem

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
PauloSantos
Membro Veterano
Mensagens: 1461
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

quarta jan 11, 2006 6:19 pm

leonildecarvalho Escreveu: DUUUUUUUUUHHHHHHHHHHHHHHHHHH !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Imagem

Leo

eu diria ainda mais....



DAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH :!: :!: :!:
uaimori
Membro Veterano
Mensagens: 1532
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm
Localização: gatos

quarta jan 11, 2006 10:10 pm

Petruska Escreveu: Este forum é sempre a mesma palhaçada. ;) O que a gente se diverte aqui. :lol:
Isso é verdade,... não deixe de postar,...isto sem o seu tico e o teco, não seria é mesma palhaçada. :D :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
XenaBastet
Membro Veterano
Mensagens: 1250
Registado: terça set 14, 2004 4:16 pm

quinta jan 12, 2006 10:41 am

1º - Eu tenho um SRD e a minha casa não cheira a gato. O vet perguntou-me se a Xena vai p/ a rua, como não é o caso, não precisa de banho, a menos k surja alguma situação k leve a isso. De resto, agua de rosas ou soro p/ lavar os olhos e escova para remover pelos mortos e por fim, gosto mt de cheira-la (adoro "enterrar" o meu nariz nakele pelinho fofo).
Claro k se um dia me cheirar mal... banho com a menina. MAS, o k eu kero dizer é k os gatos, regra geral não cheiram mal, por isso, se a casa cheira a gato, ou gatum, é pk alguem não anda a fazer o trabalho de casa, ou seja, limpar a liteira, geralmente é daí k vem o cheiro.

2º Ingradientes: pó de talco q.b.; 2 discos desmakilhantes; agua de rosas q.b.
Preparação: Pegar na vitima, ker dizer gato, humedecer os discos com agua de rosas e colocar sobre os olhos. Polvilhar com po de talco e está pronto a secar.
Não me leve a mal, mas é do conhecimento geral k o po de talco seca a pele. Até eu k não tenho bebes sei k nem os pediatras aconcelham po p/ o rabioske dos bebes, precisamente pk seca a pele. Já p/ não falar k a impede de respirar.
Dp... e se o po vai p/ os olhos dos gatos??? Em suma, o gato fica a cheirar bem, mas cheio de problemas.

3º Nunca lidei com persas, mas, como em td na vida, se optamos por algo, k seja de forma consciente, tendo em atenção o tempo k temos disponivel e as exigencias k as nossas opções nos "cobram". Kem opta por um persa sabe, ou deveria saber, os cuidados k deve ter, incluindo tratar do pelo, pk, e deixando o meu senso comum falar (corrijam-me se ele tiver enganado) não me parece k um persa consiga lamber (lavar) akele pelo td, e mesmo k conseguisse, não o conseguiria pentear e é aí k entram os donos... ou deveriam entrar.

4º Turrinhas p/ tds
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

quinta jan 12, 2006 11:31 am

XenaBastet Escreveu: (...) é do conhecimento geral k o po de talco seca a pele. Até eu k não tenho bebes sei k nem os pediatras aconcelham po p/ o rabioske dos bebes, precisamente pk seca a pele. Já p/ não falar k a impede de respirar.
Dp... e se o po vai p/ os olhos dos gatos??? Em suma, o gato fica a cheirar bem, mas cheio de problemas.
Ora nem mais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Para mim, usar pó de talco para disfarçar sujidades ou cheiros, é o mesmo que a pessoa cheirar a suor e disfarçar com desodorizante em vez de se lavar!!!!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
zuca_05
Membro Veterano
Mensagens: 1550
Registado: terça mar 22, 2005 6:42 pm
Localização: cinco gatos
Zuca; Maggie;Lara, Zé Matias e Maria da Paz

quinta jan 12, 2006 1:12 pm

hihihih!.)
também nao sei o que é isso do cheiro a gato.....
nunca dei banho às minhas e uma até é meio branquinha e vai esgravatar a terra dos vasos nas escadas do prédio e tudo nunca me apareceu muito suja eu limpo-lhes regularmente o rabiosque e as patas com dodot ou daquele wet toilet paper que é um must....:)
hehihhih elas nao gostam muito mas prontessss....

gostava de as ter habituado a tomar banho acho que elas se sentiriam mais limpas se se tivessem habituado agora sinceramente se um dia o tiver de fazer tenho de ter coragem....lol :lol: :lol: :lol:
mas compreendo que um persa é diferente ou outra raça de pelo comprido, são neccessários cuidados muito acrescidos, mesmo que nao saiam de casa eles necessitam de escovadela diária e banho quinzenal ou semanal... sob pena de prejudicar a saude do proprio animal, e i seu àvontade...
texuga
Membro Veterano
Mensagens: 9196
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta jan 12, 2006 1:23 pm

PauloSantos Escreveu:
leonildecarvalho Escreveu: DUUUUUUUUUHHHHHHHHHHHHHHHHHH !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Imagem

Leo

eu diria ainda mais....



DAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH :!: :!: :!:
Paulo!!!

Pensei que tinhas emigrado :lol: :lol: :lol: :lol:

Tás com uma assinatura toda pomposaImagem

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
XenaBastet
Membro Veterano
Mensagens: 1250
Registado: terça set 14, 2004 4:16 pm

quinta jan 12, 2006 3:44 pm

Zuca, permite-me uma sugestão? Não sei se o pode fazer, ja k são vasos do predio, mas a minha pimpolha tb gostava de ir p/ dentro dos vasos e kd eu regava as plantas, parecia k ela ainda gostava mais. O resultado? Pinturas rupestres no chão e afins... vai daí, colokei pedras da praia nos vasos... fica giro, dá p/ regar, e acima de td acabei com a criatividade rupestre la por casa.
Turrinhas
Imagem
Responder

Voltar para “Gatos”