está aqui: home

Envie a um amigo
Recomende o vivapets
de:

para:

mensagem:

[ enviar ]
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas 

Testes FIV e FELV
Ir à página 1, 2  Seguinte

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum vivapets.com -> Gatos
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
AutumnCat
Membro Veterano

Animais: 2 gatos

MensagemColocada: Sáb Out 12, 2002 10:37 pm    Assunto: Testes FIV e FELV Responder com Citação

Olá, gostava de saber a vossa opinão sobre um assunto.
O meu gatarrão preto, o Luto sempre foi saudavel, nunca teve doenças, estava castrado e vacinado e continua assim, o que se passa é que eu queria saber se devo fazer estes testes porque tivemos uma gatinha que tinha fiv e acabou por morrer, na altura ficamos mto preocupados que o luto tb apanhasse pois n inicio n sabiamos o que era e só os separamos qd soubemos, mas passou o periodo de incubação e o vet disse que já n havia risco de ter apanhado, porque senão já teria sintomas...entretanto passou-se já um ano.....só que me lembrei que o Luto poderia ter ficado apenas como portador sem revelar sintomas...será possivel?...é que temos outro gato tb completamente saudavel que tb nunca teve sintomas, quer dizer se o luto tivesse ele deveria ter apanhado.
Desculpem o discurso longo mas quero saber se devo mm fazer os testes, n quero ter mais fins infelizes.
Obrigado
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Reportar esta mensagem
Piolha
Membro Veterano

Animais: 14 gatos

MensagemColocada: Sáb Out 12, 2002 11:18 pm    Assunto: Responder com Citação

olá!

uma coisa k não percebi: a gata k morreu tinha fiv e morreu de quê? foi eutanaziada? estava sintomática há quanto tempo?

separaram os gatos da gata porkê?

se ele está castrado não andou a saltar-lhe em cima, certo? alguma vez houve lutas em k ela mordesse o luto e este ficasse com ferida? ele sai à rua?

se não aconteceu nada disto a probabilidade de ele ter apanhado fiv da gata é muito remota

no entanto se estivesse no teu lugar, com animais com fiv ou não, com felv ou não, eu fazia os testes a todos por uma kestão de alerta, se um gato com fiv espirra é mais preocupante do k se não tiver fiv.... convém saber o k se tem e com k se conta

além disso os portadores podem ser assintomáticos durante anos e anos!!! parecerem completamente saudaveis

se moras em lisboa pede ao vet para colher sangue e entrega o sangue com a rekisição no LNIV k é mais barato e mais fiável do k o teste de kit e visto k não há urgencia em saber o resultado podes esperar uns dias e poupas uns cobres....

quando um gato com fiv tem alguma doença esta é mais dificil de tratar mas não ker dizer k esteja condenado pode recuperar dessa e de outra e mais outra, existem medicamentos k estimulam o sistema imunitário e k ajudam a combater as doenças em gatos com fiv

tal como nas pessoas os portadores de hiv teem doenças k curam mais lentamente mas por terem uma doença não ker dizer k estejam à beira da morte!!!

se kiseres bibliografia sobre isso pede (eu tenho fiv e felv em casa, já peskisei muito....infelizmente) se kiseres vets com especial "keda" para isso tb te dou nomes

bjs
piolha
AutumnCat
Membro Veterano

MensagemColocada: Dom Out 13, 2002 12:31 pm    Assunto: Responder com Citação

A gatinha só esteve em contacto com o luto, na altura n tinhamos manchinha, ele só apareceu aí meio ano depois. Ela morreu c\ fiv, foi p\ eutanasia, porque já estava com muitas dores, a definhar, ela tinha aí uns 4 meses e deve ter apanhado da mãe. Só os separamos um mês depois por ordem do vet, pk n sabiamos o que tinha. O vet nunca falou em testes e por isso fui perguntar a outra clinica se lá faziam. Estava a pensar fazer no hospital vet. da estefânia, eles têm os testes rapidos e os que demoram 5 dias, são mais caros, mas mais fiaveis e vão para cabo verde. Mas agradeço mais contactos, pois preocupo-me muito com isto...
O luto nunca sai á rua e nunca andaram á luta que resultasse em feridas, mas o vet disse para os separar por causa de se andarem a lamber um ao outro e por causa das fezes e tb por adarem sempre a comer da tigela um do outro, apesar de ser a mm ração.
Obrigado pela atenção.

P.S.- O que é o LNIV ? desculpa a ignorancia...
Piolha
Membro Veterano

MensagemColocada: Dom Out 13, 2002 12:45 pm    Assunto: Responder com Citação

LNIV- laboratório nacional de investigação veterinária, fica na estrada de benfica
cada teste de fiv e felv custa 12 euros

mandar para cabo verde?!?!?!?! mais caro?!?!?!?!
geralmente o teste répido custa cerca de 30 euros e não é tão fiável

disse para separar por causa das fezes?!?!?! da comida e de se lamberem?!?!?!? estaria a falar de felv?????
o fiv é um virus tão fragil k ao passar no trato digestivo (ao ser "lambido" da saliva de um portador) é eliminado
só é transmissivel saliva infectada com sangue do saudavel

o felv já é mais contagioso

foi eutanaziada aos 4 meses com fiv? tentaram fazer interferon?!?! dá menos trabalho e preocupações administrar uma injecção de eutasil....

aconselho a fazeres peskisa sobre esse virus e a arranjares um vet (se algum dos teus outros tiver) k PERCEBA do assunto e k tenha EXPERIENCIA nessa area....

desejo melhor "sorte" aos teus outros meninos....

piolha
AutumnCat
Membro Veterano

MensagemColocada: Dom Out 13, 2002 2:20 pm    Assunto: Responder com Citação

O caso da gatinha já foi á um ano, não me lembro bem dos medicamentos que lhe foram dados...mas sei que um era o "cefa-cure" por causa de infeção, andei a dar-lhe aquela papa do vet (a/d)por uma seringa, porque ela já não comia, nem conseguia ir á caixa...sei que qd foi eutanasiada ela já mal se mexia...estava c\ dores e não comia por ela e fazia xixi em qq sitio...e não parecia a mesma...tinha liquido nos pulmões..já há prai meio mês que andava apatica....aquilo foi muito rapido..mas o facto é que n me lembro desse medicamento de que falas-te... Fico fula só de pensar que não se fez tudo por ela...
Uma coisa...peço no vet para tirarem sangue e para enviarem para lá, ou sou eu que tenho de lá ir entegar?
No hospital vet da estefania o rapido custa 22 Eur e o outro mais fiavel custa 25 se não me engano..
VascoV
Membro Veterano

Animais: Politicos com anti-rábica em dia

MensagemColocada: Dom Out 13, 2002 2:42 pm    Assunto: Responder com Citação

Autumn Cat

Acho que o melhor mesmo é falar com o seu veterinário sobre as dúvidas que tem e ignorar a mensagem abaixo porque tem imprecisões a mais.

Note que não estou a tentar criar polémicas. Lamento a morte de seu gato, no meu entender deveria ter-se efectuado uma autópsia para ficar mais sossegada, não sei se fizeram, pelo que diz a sua veterinária agiu bem e aqui está-se a opinar sobre algo que não se sabe porque não se observou o caso clinico nem que se saiba quem fez as afirmações é veterinário para fazer alguns palpites.

Tudo de bom

Vasco

Piolha escreveu:

olá!

uma coisa k não percebi a gata k morreu tinha fiv e morreu de quê? foi eutanaziada? estava sintomática há quanto tempo?

separaram os gatos da gata porkê?

se ele está castrado não andou a saltar-lhe em cima, certo? alguma vez houve lutas em k ela mordesse o luto e este ficasse com ferida? ele sai à rua?

se não aconteceu nada disto a probabilidade de ele ter apanhado fiv da gata é muito remota

no entanto se estivesse no teu lugar, com animais com fiv ou não, com felv ou não, eu fazia os testes a todos por uma kestão de alerta, se um gato com fiv espirra é mais preocupante do k se não tiver fiv.... convém saber o k se tem e com k se conta

além disso os portadores podem ser assintomáticos durante anos e anos!!! parecerem completamente saudaveis

se moras em lisboa pede ao vet para colher sangue e entrega o sangue com a rekisição no LNIV k é mais barato e mais fiável do k o teste de kit e visto k não há urgencia em saber o resultado podes esperar uns dias e poupas uns cobres....

quando um gato com fiv tem alguma doença esta é mais dificil de tratar mas não ker dizer k esteja condenado pode recuperar dessa e de outra e mais outra, existem medicamentos k estimulam o sistema imunitário e k ajudam a combater as doenças em gatos com fiv

tal como nas pessoas os portadores de hiv teem doenças k curam mais lentamente mas por terem uma doença não ker dizer k estejam à beira da morte!!!

se kiseres bibliografia sobre isso pede (eu tenho fiv e felv em casa, já peskisei muito....infelizmente) se kiseres vets com especial "keda" para isso tb te dou nomes

bjs
piolha
AutumnCat
Membro Veterano

MensagemColocada: Dom Out 13, 2002 3:06 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu sei que na altura o vet agiu bem em recomender a eutanasia, dado que a gatinha estava a sofrer, achei foi estranho o facto de não recomendar fazer testes de fiv ao outro gato dado que esteve em contacto com ela. Nem seqer falou nesses testes...fiquei a saber desles depois de frequentar o forum...isso é que n acho correcto, até porque gosto muito daquela clinica..só que não parece ter todos os meios necessarios em casos mais graves
VascoV
Membro Veterano

Animais: Politicos com anti-rábica em dia

MensagemColocada: Dom Out 13, 2002 3:23 pm    Assunto: Responder com Citação

Muitos veterinário enviam os testes para um laboratorio espanhol certificado.Levam uma semana a dar a resposta.
Piolha
Membro Veterano

MensagemColocada: Dom Out 13, 2002 9:44 pm    Assunto: Responder com Citação

olá outra x!

quando encontro um gato doente e o levo ao vet tenho urgencia em saber os resultados faço o do kit
se não tenho urgencia eles tiram o sangue põem numa caixa "tipo congelados" e vou entregar ao laboratório

este fica na:
estrada de benfica nº 701 1549-011 lisboa

se entregares durante a semana o porteiro dá o nº com o qual fica a amostra k dá entrada, o resultado são 3 dias uteis por telefone mediante o tal nº

se entregares ao fim de semana tem k ser mt bem catalogada e para teres o resultado tens k dar o nome do animal, o dono e o sitio k fez a rekisição, e claro o dia em k entrou

posteriormente o resultado é enviado para a clinica k fez o pedido por carta

no meu vet sou eu k entrego as amostras (sangue, fezes, exsudado nasal, etc....) se eles teem k lá ir por outro motivo (ex: entregar peças cirurgicas para anatomia patologica, fazem o favor de me ir entregar as minhas....)

para além de ser mais fiável e barato k o de kit, como o laboratório está aberto até tarde, pode entregar-se amostras até às 11/meia-noite o k a mim me dá mt jeito por causa dos meus horários

bjs
piolha
AutumnCat
Membro Veterano

MensagemColocada: Dom Out 13, 2002 10:07 pm    Assunto: Responder com Citação

Obrigado pelo contacto piolha. Vou falar c\ o vet e depois logo se vê...espero que ao menos conheçam o tal laborarório.
JAntunes
Membro Veterano

MensagemColocada: Dom Out 13, 2002 10:29 pm    Assunto: Responder com Citação

Toda a gente conhece o LNIV mesmo não sendo vet mas dizem que é a mesma rebaldaria que no hospital veterinario da universidade em monsanto
AutumnCat
Membro Veterano

MensagemColocada: Dom Out 13, 2002 10:41 pm    Assunto: Responder com Citação

J Antunes consideras o outro laboratorio em Espanha credivel? quer dizer, mais preciso nos resultados...estou só a tentar obter mais opiniões.
Obrigado
AutumnCat
Membro Veterano

MensagemColocada: Sáb Out 19, 2002 5:04 pm    Assunto: Responder com Citação

Hoje o Luto foi finalmente fazer o tste de Fiv azao hosp. vet. da estefânia...estou triste, porque enquanto lá estava morreu um gatinho, era parecido com o meu manchinha Sad
Custou-me fazer-lhe o teste...tiveram de lhe dar anestesia porque ele estava bravo e parecia que chorava de medo...está com 3 peladas, nas patas da frente e no pescoço...é que só lhe conseguiram tirar sangue da jugular Crying or Very sad
Ele ainda está meio tonto dos sedativos...fiquei c tanta pena do bichano
JAntunes
Membro Veterano

MensagemColocada: Dom Out 20, 2002 1:41 pm    Assunto: Responder com Citação

Não sei se é credivel, mas tanto numa como noutra clinica aqui na amadora preferem mandar para lá.

Essa historia de na Estefânia madarem para cabo verde é que me deixa perplexo,

O seu gato ficou com peladas? Deixe lá, cresce depressa e foi por uma boa causa ;)
AutumnCat
Membro Veterano

MensagemColocada: Dom Out 20, 2002 2:48 pm    Assunto: Responder com Citação

Sim, realmente também fiquei surpresa quando me disseram, mas se não se confiar nos vets. para cuidar dos nossos animais em quem confiamos?
Ele hoje já está melhor, já lhe passou o efeito da anestesia Wink
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum vivapets.com -> Gatos Todos os tempos são GMT
Ir à página 1, 2  Seguinte
Página 1 de 2

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens