Testes FIV e FELV

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

AutumnCat
Membro Veterano
Mensagens: 413
Registado: sábado ago 31, 2002 7:19 pm
Localização: 2 gatos

sábado out 12, 2002 10:37 pm

Olá, gostava de saber a vossa opinão sobre um assunto.
O meu gatarrão preto, o Luto sempre foi saudavel, nunca teve doenças, estava castrado e vacinado e continua assim, o que se passa é que eu queria saber se devo fazer estes testes porque tivemos uma gatinha que tinha fiv e acabou por morrer, na altura ficamos mto preocupados que o luto tb apanhasse pois n inicio n sabiamos o que era e só os separamos qd soubemos, mas passou o periodo de incubação e o vet disse que já n havia risco de ter apanhado, porque senão já teria sintomas...entretanto passou-se já um ano.....só que me lembrei que o Luto poderia ter ficado apenas como portador sem revelar sintomas...será possivel?...é que temos outro gato tb completamente saudavel que tb nunca teve sintomas, quer dizer se o luto tivesse ele deveria ter apanhado.
Desculpem o discurso longo mas quero saber se devo mm fazer os testes, n quero ter mais fins infelizes.
Obrigado
Piolha
Membro Veterano
Mensagens: 322
Registado: terça jun 11, 2002 9:55 pm
Localização: 14 gatos

sábado out 12, 2002 11:18 pm

olá!

uma coisa k não percebi: a gata k morreu tinha fiv e morreu de quê? foi eutanaziada? estava sintomática há quanto tempo?

separaram os gatos da gata porkê?

se ele está castrado não andou a saltar-lhe em cima, certo? alguma vez houve lutas em k ela mordesse o luto e este ficasse com ferida? ele sai à rua?

se não aconteceu nada disto a probabilidade de ele ter apanhado fiv da gata é muito remota

no entanto se estivesse no teu lugar, com animais com fiv ou não, com felv ou não, eu fazia os testes a todos por uma kestão de alerta, se um gato com fiv espirra é mais preocupante do k se não tiver fiv.... convém saber o k se tem e com k se conta


além disso os portadores podem ser assintomáticos durante anos e anos!!! parecerem completamente saudaveis

se moras em lisboa pede ao vet para colher sangue e entrega o sangue com a rekisição no LNIV k é mais barato e mais fiável do k o teste de kit e visto k não há urgencia em saber o resultado podes esperar uns dias e poupas uns cobres....

quando um gato com fiv tem alguma doença esta é mais dificil de tratar mas não ker dizer k esteja condenado pode recuperar dessa e de outra e mais outra, existem medicamentos k estimulam o sistema imunitário e k ajudam a combater as doenças em gatos com fiv

tal como nas pessoas os portadores de hiv teem doenças k curam mais lentamente mas por terem uma doença não ker dizer k estejam à beira da morte!!!

se kiseres bibliografia sobre isso pede (eu tenho fiv e felv em casa, já peskisei muito....infelizmente) se kiseres vets com especial "keda" para isso tb te dou nomes

bjs
piolha
AutumnCat
Membro Veterano
Mensagens: 413
Registado: sábado ago 31, 2002 7:19 pm
Localização: 2 gatos

domingo out 13, 2002 12:31 pm

A gatinha só esteve em contacto com o luto, na altura n tinhamos manchinha, ele só apareceu aí meio ano depois. Ela morreu c\ fiv, foi p\ eutanasia, porque já estava com muitas dores, a definhar, ela tinha aí uns 4 meses e deve ter apanhado da mãe. Só os separamos um mês depois por ordem do vet, pk n sabiamos o que tinha. O vet nunca falou em testes e por isso fui perguntar a outra clinica se lá faziam. Estava a pensar fazer no hospital vet. da estefânia, eles têm os testes rapidos e os que demoram 5 dias, são mais caros, mas mais fiaveis e vão para cabo verde. Mas agradeço mais contactos, pois preocupo-me muito com isto...
O luto nunca sai á rua e nunca andaram á luta que resultasse em feridas, mas o vet disse para os separar por causa de se andarem a lamber um ao outro e por causa das fezes e tb por adarem sempre a comer da tigela um do outro, apesar de ser a mm ração.
Obrigado pela atenção.

P.S.- O que é o LNIV ? desculpa a ignorancia...
Piolha
Membro Veterano
Mensagens: 322
Registado: terça jun 11, 2002 9:55 pm
Localização: 14 gatos

domingo out 13, 2002 12:45 pm

LNIV- laboratório nacional de investigação veterinária, fica na estrada de benfica
cada teste de fiv e felv custa 12 euros

mandar para cabo verde?!?!?!?! mais caro?!?!?!?!
geralmente o teste répido custa cerca de 30 euros e não é tão fiável

disse para separar por causa das fezes?!?!?! da comida e de se lamberem?!?!?!? estaria a falar de felv?????
o fiv é um virus tão fragil k ao passar no trato digestivo (ao ser "lambido" da saliva de um portador) é eliminado
só é transmissivel saliva infectada com sangue do saudavel

o felv já é mais contagioso

foi eutanaziada aos 4 meses com fiv? tentaram fazer interferon?!?! dá menos trabalho e preocupações administrar uma injecção de eutasil....

aconselho a fazeres peskisa sobre esse virus e a arranjares um vet (se algum dos teus outros tiver) k PERCEBA do assunto e k tenha EXPERIENCIA nessa area....

desejo melhor "sorte" aos teus outros meninos....

piolha
AutumnCat
Membro Veterano
Mensagens: 413
Registado: sábado ago 31, 2002 7:19 pm
Localização: 2 gatos

domingo out 13, 2002 2:20 pm

O caso da gatinha já foi á um ano, não me lembro bem dos medicamentos que lhe foram dados...mas sei que um era o "cefa-cure" por causa de infeção, andei a dar-lhe aquela papa do vet (a/d)por uma seringa, porque ela já não comia, nem conseguia ir á caixa...sei que qd foi eutanasiada ela já mal se mexia...estava c\ dores e não comia por ela e fazia xixi em qq sitio...e não parecia a mesma...tinha liquido nos pulmões..já há prai meio mês que andava apatica....aquilo foi muito rapido..mas o facto é que n me lembro desse medicamento de que falas-te... Fico fula só de pensar que não se fez tudo por ela...
Uma coisa...peço no vet para tirarem sangue e para enviarem para lá, ou sou eu que tenho de lá ir entegar?
No hospital vet da estefania o rapido custa 22 Eur e o outro mais fiavel custa 25 se não me engano..
VascoV
Membro Veterano
Mensagens: 5619
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Localização: Politicos com anti-rábica em dia
Contacto:

domingo out 13, 2002 2:42 pm

Autumn Cat

Acho que o melhor mesmo é falar com o seu veterinário sobre as dúvidas que tem e ignorar a mensagem abaixo porque tem imprecisões a mais.

Note que não estou a tentar criar polémicas. Lamento a morte de seu gato, no meu entender deveria ter-se efectuado uma autópsia para ficar mais sossegada, não sei se fizeram, pelo que diz a sua veterinária agiu bem e aqui está-se a opinar sobre algo que não se sabe porque não se observou o caso clinico nem que se saiba quem fez as afirmações é veterinário para fazer alguns palpites.

Tudo de bom

Vasco
Piolha Escreveu: olá!

uma coisa k não percebi a gata k morreu tinha fiv e morreu de quê? foi eutanaziada? estava sintomática há quanto tempo?

separaram os gatos da gata porkê?

se ele está castrado não andou a saltar-lhe em cima, certo? alguma vez houve lutas em k ela mordesse o luto e este ficasse com ferida? ele sai à rua?

se não aconteceu nada disto a probabilidade de ele ter apanhado fiv da gata é muito remota

no entanto se estivesse no teu lugar, com animais com fiv ou não, com felv ou não, eu fazia os testes a todos por uma kestão de alerta, se um gato com fiv espirra é mais preocupante do k se não tiver fiv.... convém saber o k se tem e com k se conta


além disso os portadores podem ser assintomáticos durante anos e anos!!! parecerem completamente saudaveis

se moras em lisboa pede ao vet para colher sangue e entrega o sangue com a rekisição no LNIV k é mais barato e mais fiável do k o teste de kit e visto k não há urgencia em saber o resultado podes esperar uns dias e poupas uns cobres....

quando um gato com fiv tem alguma doença esta é mais dificil de tratar mas não ker dizer k esteja condenado pode recuperar dessa e de outra e mais outra, existem medicamentos k estimulam o sistema imunitário e k ajudam a combater as doenças em gatos com fiv

tal como nas pessoas os portadores de hiv teem doenças k curam mais lentamente mas por terem uma doença não ker dizer k estejam à beira da morte!!!

se kiseres bibliografia sobre isso pede (eu tenho fiv e felv em casa, já peskisei muito....infelizmente) se kiseres vets com especial "keda" para isso tb te dou nomes

bjs
piolha
AutumnCat
Membro Veterano
Mensagens: 413
Registado: sábado ago 31, 2002 7:19 pm
Localização: 2 gatos

domingo out 13, 2002 3:06 pm

Eu sei que na altura o vet agiu bem em recomender a eutanasia, dado que a gatinha estava a sofrer, achei foi estranho o facto de não recomendar fazer testes de fiv ao outro gato dado que esteve em contacto com ela. Nem seqer falou nesses testes...fiquei a saber desles depois de frequentar o forum...isso é que n acho correcto, até porque gosto muito daquela clinica..só que não parece ter todos os meios necessarios em casos mais graves
VascoV
Membro Veterano
Mensagens: 5619
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Localização: Politicos com anti-rábica em dia
Contacto:

domingo out 13, 2002 3:23 pm

Muitos veterinário enviam os testes para um laboratorio espanhol certificado.Levam uma semana a dar a resposta.
Piolha
Membro Veterano
Mensagens: 322
Registado: terça jun 11, 2002 9:55 pm
Localização: 14 gatos

domingo out 13, 2002 9:44 pm

olá outra x!

quando encontro um gato doente e o levo ao vet tenho urgencia em saber os resultados faço o do kit
se não tenho urgencia eles tiram o sangue põem numa caixa "tipo congelados" e vou entregar ao laboratório

este fica na:
estrada de benfica nº 701 1549-011 lisboa

se entregares durante a semana o porteiro dá o nº com o qual fica a amostra k dá entrada, o resultado são 3 dias uteis por telefone mediante o tal nº

se entregares ao fim de semana tem k ser mt bem catalogada e para teres o resultado tens k dar o nome do animal, o dono e o sitio k fez a rekisição, e claro o dia em k entrou

posteriormente o resultado é enviado para a clinica k fez o pedido por carta

no meu vet sou eu k entrego as amostras (sangue, fezes, exsudado nasal, etc....) se eles teem k lá ir por outro motivo (ex: entregar peças cirurgicas para anatomia patologica, fazem o favor de me ir entregar as minhas....)

para além de ser mais fiável e barato k o de kit, como o laboratório está aberto até tarde, pode entregar-se amostras até às 11/meia-noite o k a mim me dá mt jeito por causa dos meus horários

bjs
piolha
AutumnCat
Membro Veterano
Mensagens: 413
Registado: sábado ago 31, 2002 7:19 pm
Localização: 2 gatos

domingo out 13, 2002 10:07 pm

Obrigado pelo contacto piolha. Vou falar c\ o vet e depois logo se vê...espero que ao menos conheçam o tal laborarório.
JAntunes
Membro Veterano
Mensagens: 498
Registado: quarta jul 03, 2002 7:16 am

domingo out 13, 2002 10:29 pm

Toda a gente conhece o LNIV mesmo não sendo vet mas dizem que é a mesma rebaldaria que no hospital veterinario da universidade em monsanto
AutumnCat
Membro Veterano
Mensagens: 413
Registado: sábado ago 31, 2002 7:19 pm
Localização: 2 gatos

domingo out 13, 2002 10:41 pm

J Antunes consideras o outro laboratorio em Espanha credivel? quer dizer, mais preciso nos resultados...estou só a tentar obter mais opiniões.
Obrigado
AutumnCat
Membro Veterano
Mensagens: 413
Registado: sábado ago 31, 2002 7:19 pm
Localização: 2 gatos

sábado out 19, 2002 5:04 pm

Hoje o Luto foi finalmente fazer o tste de Fiv azao hosp. vet. da estefânia...estou triste, porque enquanto lá estava morreu um gatinho, era parecido com o meu manchinha :(
Custou-me fazer-lhe o teste...tiveram de lhe dar anestesia porque ele estava bravo e parecia que chorava de medo...está com 3 peladas, nas patas da frente e no pescoço...é que só lhe conseguiram tirar sangue da jugular :cry:
Ele ainda está meio tonto dos sedativos...fiquei c tanta pena do bichano
JAntunes
Membro Veterano
Mensagens: 498
Registado: quarta jul 03, 2002 7:16 am

domingo out 20, 2002 1:41 pm

Não sei se é credivel, mas tanto numa como noutra clinica aqui na amadora preferem mandar para lá.

Essa historia de na Estefânia madarem para cabo verde é que me deixa perplexo,

O seu gato ficou com peladas? Deixe lá, cresce depressa e foi por uma boa causa ;)
AutumnCat
Membro Veterano
Mensagens: 413
Registado: sábado ago 31, 2002 7:19 pm
Localização: 2 gatos

domingo out 20, 2002 2:48 pm

Sim, realmente também fiquei surpresa quando me disseram, mas se não se confiar nos vets. para cuidar dos nossos animais em quem confiamos?
Ele hoje já está melhor, já lhe passou o efeito da anestesia ;)
Responder

Voltar para “Gatos”